Vitamina k2 – Fontes, Benefícios e Deficiência

Vitamina k2 – Fontes, Benefícios e Deficiência

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NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Vitamina K2 possui uma grande quantidade de nutrientes. Além disso, a Vitamina K2 é extremamente importante para o nosso organismo, sua denominação vem da palavra alemã “koagulation.” Ela desempenha um papel fundamental na coagulação sanguínea, sem essa vitamina nosso sangue não se coagula. Também tem um importante papel na mineralização óssea.

Alguns alimentos são ricos em Vitamina K2, como o brócolis, couve-flor, o agrião, a rúcula, o repolho, o nabo, a alface, o espinafre e outros vegetais verdes, os óleos vegetais, o azeite, as oleaginosas, o abacate, o ovo e o fígado. Apenas 50 gramas tem a dose diária recomendada de Vitamina.

 

Principais Fontes de Vitamina K2:

O consumo de Vitamina K2 deve ser feito preferencialmente através de uma alimentação saudável, mas a suplementação também pode ser uma recomendação dependendo de cada caso. Esta vitamina é necessária para a utilização de proteínas, na coagulação do sangue, na cicatrização e na reposição de nutrientes nos ossos.

A quantidade recomendada deste nutriente é de 100 a 130 mc g por dia. Existem diversos alimentos ricos neste nutriente, veja alguns deles, a seguir:

  • Couve: Cada 70 g de couve possui, aproximadamente, 145 mc g de vitamina K2;
  • Espinafre: Cada 60 g de espinafre possui, aproximadamente, 96 mc g de vitamina;
  • Couve-de-bruxelas: Cada 80 g de couve-de-bruxelas possui, aproximadamente, 450 mcg de Vitamina K2, sendo um dos melhores alimentos ricos neste nutriente;
  • Brócolis: Cada 90 g de brócolis possui, aproximadamente, 250 mc g de vitamina k2;
  • Couve-flor: Cada 50 g de couve-flor possui, aproximadamente, 150 mc g de vitamina K2;
  • Alface: Cada 60 g de alface possui, aproximadamente, 120 mc g de vitamina k2;
  • Cenoura: Cada 80 g de cenoura possui, aproximadamente, 110 mc g de vitamina K2;
  • Pepino: Cada 100 g de pepino possui, aproximadamente, 76 mc g de vitamina K2;
  • Ovos: Cada 50 g de ovo possui, aproximadamente, 24 mc g de vitamina;

Benefícios da Vitamina K2:

1. Promove a Saúde Cardíaca:

Ela ajuda a prevenir a calcificação das artérias, uma das principais causas de ataques cardíacos, e isso acontece pois, a vitamina carrega o cálcio das artérias e não permite que ele se forme em depósitos de placas duras e perigosas. A Vitamina K2 também ajuda a prevenir o endurecimento das artérias por manter o cálcio fora de seus revestimentos e outros tecidos do corpo, onde possa causar danos.

2. Melhora a Densidade Óssea:

Ela aumenta a quantidade de uma proteína específica necessária para manter o cálcio ósseo, reduzindo o risco de osteoporose. Alguns estudos sobre ela descobriram que altas ingestões dela podem parar a perda óssea em pessoas com osteoporose, ou seja, seu corpo necessita dela para usar o cálcio para construir ossos.

Há evidências crescentes de que essa vitamina pode melhorar a saúde óssea e reduzir o risco de fraturas, especialmente em mulheres pós-menopáusicas que correm maior risco de osteoporose.

3. Diminui A Dor Da Cólica Menstrual:

Ao ingerir a quantidade suficiente da vitamina, pode ser um auxílio muito bom para reduzir as cólicas da TPM e outras dores menstruais, regulando a função de seus hormônios. E o que é melhor: como a Vitamina K2 é uma vitamina de coagulação do sangue, também pode ajudar com sangramento excessivo durante o ciclo menstrual.

4. É Essencial Para A Coagulação Sanguínea

Ela coagula o sangue e impede seu corpo de sangrar ou machucar facilmente, evitando até mesmo hemorragias. O processo de coagulação do sangue é muito complexo, pois exige pelo menos 12 proteínas para funcionar antes do processo ser concluído, e quatro desses fatores de coagulação proteica requerem a Vitamina K para sua atividade.

5. Ajuda A Manter A Saúde Das Gengivas E Dentes:

Uma dieta com poucas vitaminas solúveis em gordura, incluindo vitamina A, vitamina C, vitamina  D e Vitamina K2, tem sido associada a produção de cáries e sintomas relacionados à doença nas gengivas. Quando se tem muita decomposição dentária ou doenças em excesso nas gengivas, isso significa que você tem de aumentar as vitaminas solúveis em gordura que desempenham um papel importante na mineralização dos ossos e dentes.

Quantidade Recomendada de Vitamina K2:

Para adultos a orientação é não passar de 25 mg dia, no caso de mulheres que amamentam é orientação é até 10 mg dia. Entre crianças a conta é um micrograma para cada quilo de peso.

Problemas Causados Pela Deficiência de Vitamina K2:

Apesar de ser difícil de ocorrer, a deficiência de Vitamina K2 pode implicar em alguns problemas de saúde. Dificilmente uma pessoa sofre de deficiência desta vitamina, já que ela se encontra em diversos alimentos, como vegetais, além do nosso organismo ser capaz de produzi-la. Entretanto, caso a deficiência de Vitamina ocorra, um exame de sangue pode identificá-la.

Os principais problemas causados pela ausência de Vitamina K2 no nosso organismo são a coagulação do sangue e a perda da qualidade dos ossos. Os indivíduos que mais correm o risco de sofrer de deficiência de Vitamina são pessoas que realizaram cirurgia bariátrica, ou que ingerem medicamentos que dificultam a absorção da gordura por parte do nosso organismo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

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