Benefícios das Plantas

Tagetes – Origem, Benefícios e Como Usar!

Tagetes – Origem, Benefícios e Como Usar da forma correta, onde você possa aproveitar de todos os Benefícios da Tagetes, e ainda com o auxílio desta planta, melhorar o funcionamento geral do corpo. Além disso, as Tagetes, também são chamadas de Cravo de defunto, são plantas de ciclo anual com folhas verde escuras de forte odor e que produzem flores amarelas, laranjas e vermelhas alaranjadas.

Ela é uma erva que pode atingir de um a dois metros. Suas folhas são verdes ligeiramente brilhantes e as margens são finamente serrilhadas. A superfície inferior das folhas contém um número de pequenas e puntiformes glândulas multicelulares, de cor alaranjada, que exalam um aroma de alcaçuz quando rompidas. Seu fruto é um aquênio de cor escura.

tagetes beneficios

Crescem muito facilmente em qualquer tipo de solo. Contudo, prefere solos moderadamente férteis, bem drenados e com muita exposição solar. Ela também tolera bem o frio.

Relativamente às pragas e doenças, as Tagetes são por norma bastantes resistentes.
Na fase jovem da planta pode ser atacada por lesmas e caracóis que comem as folhas por completo.

Ela não suporta temperaturas muito baixas ou muito altas, mas é cultivada em diferentes regiões climáticas do mundo. Períodos com temperatura muito alta podem reduzir o número de inflorescências e prejudicar as plantas. Em regiões onde não há extremos de temperatura, pode ser cultivada durante o ano todo.

História Relacionada a Esta Planta:

A Tagetes também é chamada de cravo de defunto e esse nome foi difundido de duas maneiras. Primeiro, pelo costume mexicano, que chegou aos dias atuais através dos astecas e seus descendentes, mas cuja origem remonta ainda a um povo anterior, que habitava o estado de Malinalco, no México. Chamavam-na tonalxochitl, e tinham o costume de colocá-la sobre a tumba de seus mortos, acreditando que as pétalas amarelas eram capazes de guardar o calor do sol.

Ao passar pela região, os astecas teriam adotado o costume. A flor, contudo, parecera-lhes ainda muito singela e, por isso, seus jardineiros e paisagistas dedicaram-se a melhorá-la e, com o tempo, lograram aumentar o número de pétalas, obtendo vinte ao invés de algumas poucas. Por isso, passaram a chamá-la cempasuchil ou cempaxochitl, literalmente: vinte flores.

Até hoje, a Tagetes é a flor símbolo da festa dos mortos mexicana. O nome cravo de defunto, no entanto, se deve também ao costume hondurenho já abandonado, de utilizar os ramos (normalmente muito aromatizados) na limpeza e preparação dos mortos para o velório.

Propriedades da Tagetes:

Os estudos etnobotânicos destacaram os seguintes usos medicinais da tagetes: como vermífugo, analgésica, aperitiva, antiespasmódica, anti-reumática, antitussígena, imunoestimulante, laxativa, peitoral, pesticida natural, purgativa, sudorífera, vermífuga, digestiva, diurética, sedativa e contra males estomacais.

Benefícios da Tagetes:

Na medicina popular, uma decocção feita por maceração da planta seca em água quente durante 3 a 5 minutos, vem sendo utilizada e com os Benefícios da Tagetes ela tem sido um remédio para o Resfriado comum, incluindo inflamações do trato respiratório superior e inferior, e para as problemas do sistema digestivo, incluindo dores de estômago, diarreias e distúrbios no figado. A decocção é consumida quente.

tagetes

Internamente, é utilizado contra a indigestão, cólica, constipação, disenteria, Tosse e Febre. Em algumas regiões, as mulheres utilizam o chá da planta para acelerar a menstruação, proteger contra o aborto espontâneo e dores no peito.

Dentre os demais Benefícios da Tagetes, ela ainda tem sido usada para aliviar o catarro, congestionamento, para o tratamento de feridas, queimaduras, Pé de Atleta, doenças de pele, dermatites, Colites, etc.

Usos Decorativos:

Usada como bordadura de canteiros, deve-se cuidar para que a cor de suas flores, muito brilhante, não vá causar uma dose excessiva de coloração com o restante das plantas do canteiro.

Usada com plantas de flores brancas ou arbustos somente verdes, forma excelente opção para jardins pequenos.

Se colocar em vaso como preenchimento, deixar no vasinho ou saco em que vieram, ao terminar seu ciclo poderá substituir por outra facilmente.

Modo de Usar:

Compressas: Compressas preparadas com folhas e partes floridas secas (moídas), submetidas ao vapor de água quente e aplicadas sobre o local afetado: Reumatismo, Gota, nevralgias, dores lombares e inflamações articulares;

Banho: Prepara-se o chá com 3 colheres (das de sopa) de folhas e partes floridas secas ou frescas em 1 litro de água fervente. Fazer banho de imersão durante 10-15 minutos: Reumatismo, Gota, nevralgias, dores lombares e inflamações articulares;

Xarope: O Xarope é feito com a infusão de 1 colher das de sopa de folhas e partes floridas secas em 1 xícara (café) de água fervente. Após esfriar coar e adicionar 2 xícaras (café) de açúcar cristal. Tomar 1 colher (sopa) deste xarope 3 vezes ao dia (adultos): bronquites, Tosses, Gripes, resfriados e catarros;

Infusão: Infusão de 1 colher (sobremesa) de folhas e partes secas em 1 xícara (chá) de água fervente e adoçado com mel. Tomar 1 xícara para distúrbios menstruais (cólica) e para vermes intestinais (Ascaris e Oxiurus).

beneficios do tagetes

Efeitos Colaterais:

Mesmo os Benefícios da Tagetes sendo muitos, o excesso dela pode causar sensibilização e irritação. Em doses maiores ou com maior concentração pode ser difícil de suportar. E, portanto, deve ser evitado durante a gravidez.

O Tagetes ainda não apresentou reações negativas ao entrar em contato com o organismo humano. Contudo, é importante frisar que no caso de grávidas, lactantes e crianças menores de 12 anos o uso desta planta é contraindicado, por ainda não haver resultados claros sobre a sua utilização em todos os casos citados anteriormente.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.