Os 24 Benefícios da Condessa Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

A Condessa é uma fruta conhecida, entretanto não por esse nome, mais como fruta-do-conde ou pinha. Além disso, ela pertencente à família das Annonaceae, a  Condessa é um alimento muito consumido por pessoas de todas as idades. Além de ser bastante saborosa, a fruta possui algumas propriedades naturais que podem ser usadas no tratamento de algumas doenças, embora pouca gente saiba disso.

A árvore da Condessa é de pequeno porte, podendo chegar até cinco metros de altura. Suas folhas são ovais e na cor verde escura. Ela possui flores pequenas e brancas. Seu fruto é globoso quase esférico, com protuberância e muitas sementes, já sua polpa é da cor branca, envolvendo todas as sementes.

Benefícios da Condessa

Dependendo do local onde a Condessa é encontrada, ela pode ser conhecida por outros nomes. Entre os principais estão: anona, araticum, ata, cabeça-de-negro, condessa, coração-de-boi e fruta-pinha. Praticamente toda a planta pode ser utilizada, desde a raiz, passando pelas folhas, sementes, frutos e casca do tronco.

Valor Nutricional da Condessa:

Esta é uma fruta saborosa, doce e refrescante de riqueza nutricional significativa em sais minerais e vitaminas, para além de compostos antioxidantes.

  • Composição: peso – 212 g; diâmetro – 7,46 cm; altura – 9,95 cm; umidade – 71,5 %; sólidos solúveis totais – 18,7 (glicídios totais – 38,3); acidez total – 0,09%; fibras – mais de 4 g; proteínas – 1,3%; pectinas – 31,25%; rica em ferro – mais de 1 mg.
  • Minerais: cálcio (17-23 mg/100g), magnésio (25 mg/100g), fósforo (23 mg/100g), potássio (250-300 mg/100g) e ferro (0,3 mg/100g).
  • Vitaminas: C (10,1 mg/100g), niacina (0,8-1,58 mg/100g), tiamina ou B1 e vitamina B2 (0,7 a 0,9 mg/100g) e B3 (0,8 mg/100g).

Então confira agora os Benefícios da Condessa Para Saúde:

1. Benefícios da Condessa Para Pele:

A condessa contém uma grande quantidades de vitamina A e vitamina C, este nutriente são muito benéfico para a manutenção da pele e do cabelo.

2. A Condessa Ajuda Alivia Dores de Cabeça:

Uma folha umedecida ou folhas machucadas, colocada na testa e nas fontes, são usadas para provocar o sono e aliviar a enxaqueca.

Condessa

3. Benefícios Condessa Para os Olhos:

A Condessa contém riboflavina e vitamina C, este nutrientes ajudam a combater os radicais livres. Alem disso ela vai mantendo assim, uma boa qualidade da visão para você.

4. Ajuda na Recuperação de Gripes e Resfriados:

Rica em vitamina C e compostos com ação anti-inflamatória a atemoia é eficiente na recuperação dos estados gripais, anêmicos, de cicatrização da pele e suscetibilidade a infecções.

5. É Fonte de Energia:

Em cada 250 g. da fruta existem 243 calorias o que a torna uma poderosa fonte energética mas que também é indicação da necessidade de consumo moderado.

6. Beneficio da Condessa Para os Músculos:

A Condessa é rica em potássio, um micronutriente muito importante nos mecanismos de transmissão dos impulsos nervosos e da contração muscular.

O potássio permite uma melhor eficiência na contração dos músculos esqueléticos, o que é fundamental na prática de atividades físicas, como musculação, corrida, etc, melhorando o desempenho e evitando fadiga.

7. É Rica em Fibras:

Seu conteúdo em fibras ajuda o organismo de quem a consome a reduzir açúcares e gorduras equilibrando a absorção dos nutrientes mais importantes e reduzindo as taxas de glicose e colesterol.

8. Ajuda a Regular a Pressão Arterial:

Sua riqueza em potássio é um benefício para o equilíbrio da pressão arterial

9. Beneficio da Condessa Para o Câncer:

A Condessa ganhou prestigio por apresentar expressiva atividade anticancerígena. O extrato, semente e folhas da fruta foram capazes de matar células cancerosas até 10.000 vezes mais do que medicamentos utilizados na quimioterapia, por impedir que essa células produzam a energia que necessitam para crescerem e se multiplicarem.

Entretanto, estudos em humanos ainda devem ser realizados para verificar sua segurança e comprovar a eficácia como medicamento.

10. Benefícios da Condessa Para pele e Cabelo:

A Condessa é rica em varias vitaminas e minerais como a vitamina A e a vitamina C, por exemplo, e este nutriente podem trazer inúmeros benefícios para o cabelo.

11. Beneficio da Condessa Para os Ossos:

A Condessa é uma excelente fonte de cálcio e fósforo, essenciais na formação e manutenção dos ossos, evitando e auxiliando no tratamento da osteoporose. Além disso fornece também zinco, que trabalha permitindo a ação dessa vitamina na fixação do cálcio e outros minerais para formação de tecido ósseo.

12. Beneficio da Condessa Para Perda de Peso:

Devido ao alto teor de fibras que a Condessa possui, faz com que ela seja uma aliada no controle do peso. Ela ajuda a inibir a fome e a controlar a quantidade de calorias ingerida, fazendo com que sua dieta seja de baixa caloria.

Além disso, se ingerida com outros alimentos, as fibras ajudam a reduzir o índice glicêmico da refeição, diminuindo o acúmulo da glicose sanguínea como gorduras.

13. A Condessa ajuda a Combate Anemia:

A Condessa é rico em dois nutrientes essencial no combate da anemia. A combinação entre a vitamina Cferro potencializa a absorção desse mineral pelo organismo. Além disso, a Condessa ajuda na Regulação da pressão arterial e do ácido úrico no corpo também são alguns dos benefícios desta fruta.

14. Benefícios da Condessa Para Artrite:

A Condessa contêm uma elevada quantidade de magnésio, ela ajuda a equilibra a água do corpo e remove os ácidos das articulação, reduzindo os sintomas do reumatismo e artrite. O consumo regular também ajuda a combater a fraqueza muscular. Além disso, a Condessa contém também uma quantidade razoável de cálcio, que é vital para a saúde óssea.

Benefício da Condessa

15. A Condessa Melhora o Sistema Digestivo:

A Condessa é rica em fibras, que ajudam no combater a prisão ventre e regular funcionamento do intestino, além de saciar a fome por mais tempo e auxiliar na eliminação de toxinas do corpo.

Outros Benefícios da Condessa:

  • Condessa é indicada para o tratamento da anemia, colite, diarreia, desnutrição, verminose, espasmo; além de também ser indicada para combater o estresse, depressão e outros distúrbios do sistema nervoso;
  • Ao ser combinada com outros alimentos que contenham ferro, ajuda no combate à anemia;
  • As fibras presentes na Condessa garantem o bom funcionamento do intestino;
  • Quase nula em gorduras e cada 100 gramas da fruta contém 81 calorias;
  • A vitamina C fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças;
  • Regula os níveis do mau colesterol (LDL);
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Controle da pressão arterial;
  • Regula o ácido úrico.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 10 Benefícios da Banana Vermelha Para Saúde

Os 20 Benefícios do Óleo de Ricínio Para Saúde