Benefícios das Frutas

Os 32 Benefícios do Sapoti Para Saúde

beneficios do sapoti

Benefícios do Sapoti que muitas ainda não conhecem. Além disso, o Sapoti é um fruto tropical e tão popular quanto a manga, jaca e banana. A fruta de Sapoti cresce no sapotizeiro, que é uma árvore tropical frutífera e perene pertencente à família de Sapotaceae.

beneficio do sapotiO fruto é rico em calorias, facilita a digestão, é composto de açúcares simples como a frutose e sacarose que, quando absorvido repõe energia e revitaliza o corpo instantaneamente. Sapoti é conhecido também por ser uma fonte vital de vitaminas, minerais, taninos e antioxidantes benéficos.

O fruto de Sapoti é originado nas florestas tropicais da América Central, provavelmente no México e Belize, hoje o Sapoti se espalhou por todo o cinturão tropical e está sendo cultivado como um importante comércio cultural na Índia, Sri Lanka, Indonésia e Malásia.

Valor Nutricional do Sapoti:

Além de deliciosa, a Sapoti possui inúmeros nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, que incluem a vitamina A, vitaminas do complexo B (como vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3), vitamina C, além de minerais como potássio, cálcio, fósforo, cobre e ferro, que podem ajudar a prevenir e tratar diversos males, como retenção líquida, febres altas e infecções renais, por exemplo. Então, confira Os 30 Benefícios do Sapoti Para Saúde:

1. É Bastante Rico em Fibras:

Por ser uma boa fonte de fibra dietética, o Sapoti é um excelente laxante natural. As fibras presentes na fruta ajudam a evitar os episódios de constipação e a proteger a mucosa do cólon.

2. Melhora a Saúde dos Olhos:

O Sapoti é rico em vitamina A e, por este motivo, é uma fruta muito benéfica para a saúde dos olhos, pois auxilia na proteção contra danos da retina.

3. Ajuda no Aumento da Imunidade:

Esta fruta é rica em muitas vitaminas e minerais, incluindo a vitamina C, nutriente responsável pelo bom funcionamento do sistema imunológico. O Sapoti também contém taninos com propriedades antivirais e antibacterianas.

4. Auxilia no Processo de Emagrecimento:

Cada 100g da fruta contém 96 calorias, mas, se for consumida com moderação, o alimento pode ser um aliado no processo de emagrecimento, pois ajuda transformar o açúcar do sangue em energia.

5. Contém Boas Fontes de Minerais:

O Sapoti é uma boa fonte de minerais como potássio, ferro e cobre, que são essenciais para a manutenção da boa saúde. Por ser rico em minerais, esta fruta pode ajudar a proteger o organismo da anemia.

6. Evita o Envelhecimento Precoce:

Graças à presença de substâncias antioxidantes, o Sapoti combate a ação maléfica dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células e prevenindo algumas doenças.

7. Facilita a Digestão:

Por ser rico em fibra solúvel, o Sapoti melhora a digestão e é bastante eficaz na proteção contra infecções do trato digestivo.

8. Combate Câncer:

Rico em nutrientes como vitaminas A e vitamina C, além de substâncias antioxidantes e minerais, o Sapoti é útil na proteção dos danos celulares causados pelos radicais livres. Devido às suas propriedades, a fruta pode proteger contra câncer do cólon e da cavidade oral, além de também ser benéfica na proteção de outros tipos de câncer.

9. Fortalece os Ossos:

Por ser rico em minerais como fósforo, cálcio e ferro, o Sapoti também pode ser consumido mais frequentemente na rotina alimentar para fortalecer e aumentar a resistência dos ossos, evitando fraturas e doenças como a osteoporose. Além disso, inserir a fruta no cardápio diário também pode ajudar na formação e manutenção dos ossos, o que o torna ideal para a alimentação de crianças e mulheres grávidas.

10. Combate o Envelhecimento Precoce:

Os antioxidantes presentes na composição do Sapoti são capazes de combater o envelhecimento precoce da pele, uma vez que eles atuam na eliminação dos radicais livres, principais causadores do problema.

Sendo assim, ao incluir a fruta na sua rotina alimentar, é possível prevenir o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos na pele, além de outros sinais próprios do avanço da idade.

beneficios do sapotiAlém disso, ao combater a ação desses agentes, a produção de colágeno é automaticamente estimulada, o que significa uma maior elasticidade de firmeza da nossa derma, tornando-a mais jovem, saudável e bonita por muito mais tempo.

11. Previne a Anemia:

O Sapoti é uma fruta rica em nutrientes como o fósforo, ferro e ácido fólico, que são essenciais para promover uma maior produção de novas células do sangue. Portanto, ao incluí-la na dieta, é possível combater a ocorrência da anemia, uma doença causada justamente pela deficiência de ferro na corrente sanguínea.

Neste caso, muitos médicos e especialistas recomendam que o Sapoti esteja presente de forma regular no prato de gestantes e crianças, que fazem parte do grupo de pessoas mais afetadas por quadros de anemia.

12. Faz Bem à Gravidez:

Por conter altas quantidades de carboidratos e outros nutrientes importantes para a saúde em sua composição, o Sapoti também é indicado para compor o cardápio de grávidas e mulheres que estejam em fase de amamentação.

Além disso, ao consumir a fruta nos primeiros meses de gestação, é possível aliviar alguns dos sintomas mais incômodos da gravidez, como tonturas, enjoos e náuseas, que fazem parte da chamada “doença da manhã”.

13. Melhora a Saúde Mental:

Devido às suas propriedades sedativas, o Sapoti também pode ser consumido para acalmar o nosso sistema nervoso e aliviar os sintomas do estresse. Além disso, se você sofre com quadros de depressão, insônia e ansiedade, também pode aproveitar os benefícios da fruta na alimentação e deixar a saúde mental em dia para as atividades do dia a dia.

14. Fonte de Energia:

O Sapoti é rico em glicose, que fornece energia imediata para o corpo. Os atletas necessitam de muita energia e, portanto, recomenda-se comê-las.

15. Funciona Como Agente Anti-Inflamatório:

O alto teor de taninos faz do Sapoti um importante agente anti-inflamatório. Em outras palavras, ela ajuda a melhorar a condição do trato digestivo, através da prevenção de doenças como esofagite, enterite, síndrome do intestino irritável e gastrite. Ele também reduz a inflamação, reduzindo qualquer inchaço e dor.

16. Funciona Como Laxante:

O Sapoti fornece uma alta quantidade de fibras dietéticas (5,6 / 100 g). Assim, é considerado como um excelente laxante. O teor de fibra proporciona um alívio da constipação.

17. Propriedades Hemostáticas:

Sapoti é conhecida por suas propriedades hemostáticas, ou seja, interrompe a perda de sangue. Assim, ajuda na redução do sangramento, no caso, de pilhas e lesões. As sementes moídas podem ser aplicadas como uma pasta para aliviar as picadas de insetos.

18. Propriedades Antiviral e Antibacteriana:

Devido à presença de antioxidantes polifenólicos, o Sapoti possui várias propriedades antivirais, anti-parasitas e antibacterianas. Os antioxidantes impedem a entrada de bactérias para dentro do corpo humano. A vitamina C destrói os radicais livres prejudiciais enquanto o potássio, ferro e ácido fólico, niacina e ácido pantatênico facilita o bom funcionamento do sistema digestivo.

19. Age Como Antidiarreico:

O Sapoti é considerada um agente antidiarreico, devido às suas propriedades purgativas. A decoção feita pela fervura deste fruto em água pode curar diarreia. Ele também ajuda no alívio de pilhas e disenteria.

20. Combate Resfriado e Tosse:

O Sapoti é eficaz em manter o congestionamento e tosse crônica afastado, removendo o catarro e muco da passagem nasal e das vias respiratórias.

21. Ajuda a Expulsar Pedras nos Rins:

As sementes esmagadas desta fruta agem como um diurético, ajudando assim a expulsar a bexiga e pedras nos rins. Ele fornece proteção contra doenças renais também.

22. Ajuda na Perda de Peso:

O Sapoti ajuda indiretamente na perda de peso e previne a obesidade pela regulação da secreção de enzimas gástricas, assim, regulando o metabolismo.

sats

23. Benefícios do Sapoti Por Ser Rico em Fibras:

Por ser uma boa fonte de fibra dietética, o Sapoti é um excelente laxante natural. As fibras presentes no Sapoti ajudam a evitar os episódios de constipação e a proteger a mucosa do cólon.

24. Benefícios do Sapoti Por Ser Fonte de Minerais:

O fruto é uma boa fonte de minerais como potássio, ferro e cobre, que são essenciais para mante nossa saúde em dia. Por ser rico em minerais, o Sapoti pode ajudar a proteger o organismo da anemia.

Confira Outros Benefícios do Sapoti Para Saúde:

  • Intestino (rico em fibras) e tratar prisão de ventre;
  • Facilita a digestão;
  • Saúde dos olhos (rico em vitamina A);
  • Aumento da imunidade (rico em vitamina C e taninos com propriedades antimicrobianas);
  • Ajuda a emagrecer (consumida com moderação);
  • Fonte de minerais (ferro, fósforo, cálcio, potássio e cobre);
  • Rica em antioxidantes;
  • Ajuda no combate ao câncer de cólon pois promove limpeza eficiente da região.

Maneiras de Utilização do Sapoti Como Remédio Caseiro:

Em casos de febre: Faça um chá com a casca fresca de uma unidade de sapotis em 150ml de água, de preferência fervente.

Deixe a mistura descansar tampada por cerca de cinco minutos. Ao término deste período, ingira ainda morno o chá.

Em Casos de Retenção de Líquido: Misture uma colher de chá da semente do Sapoti (em pó) à medida de 500ml de água, ainda fervente. Beba a mistura resultante durante todo o decorrer do dia.

Em caso de Desnutrição: Procure ingerir de três a seis sapotis ao dia.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.