Kaempferol – Fontes, Benefícios e Como Consumir

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Kaempferol – Fontes, Benefícios e Como Consumir da forma mais adequada para saúde. Além disso, o Kaempferol é um antioxidante polifenol encontrado em frutas e legumes. Muitos estudos descreveram os seus efeitos benéficos na dieta na redução do risco de doenças crônicas, especialmente o câncer.

Estudos epidemiológicos mostraram uma relação inversa entre a ingestão de Kaempferol e o câncer. Ele pode ajudar aumentando a defesa antioxidante do corpo contra os radicais livres, que promovem o desenvolvimento do câncer.

O que é Kaempferol:

O Kaempferol é basicamente um fitoquímico (um composto vegetal que ocorre naturalmente) presente em numerosas frutas e vegetais. Do ponto de vista da ciência, ele é uma forma de flavonoide chamada polifenol que possui potentes atributos antioxidantes. Este polifenol tem uma aparência sólida cristalina amarela e também é conhecido como pelargidenolon, robigenina, rhamnoluteína e swartziol.

Ele  é um flavonoide que é relativamente abundante em várias plantas e algumas bagas comestíveis. Estes compostos têm efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, lipolíticos e anti-cancerígenos.

Fontes do Kaempferol:

Kaempferol é um flavonoide presente em várias fontes naturais, entre elas estão:

Benefícios do Kaempferol:

Vários estudos científicos foram realizados nele. Na verdade, especialistas em saúde são da opinião que ele possui a aptidão para diminuir os riscos de várias doenças e distúrbios de saúde. Veja alguns dos Benefícios do Kaempferol Para Saúde:

Atua Como Antioxidante:

Atua é um forte antioxidante e ajuda a prevenir o dano oxidativo de nossas células, lipídios e DNA.

Combate ao câncer:

Os flavonoides kaempferol e quercetina funcionam sinergicamente reduzindo a proliferação celular das células cancerígenas, sendo mais eficientes se trabalharem individualmente;

Um estudo sobre “a inibição da função de P-glicoproteína e expressão de campferol e quercetina” realizada pela Universidade na Tailândia, descobriram que kaempferol luta contra o cancro, reduz a resistência das células cancerosas a substâncias anti-câncer, como o yinbalstine e o paclitaxe.

Ajuda no Combate a Osteoporose:

Ele é bom para pessoas que sofrem de osteoporose. Em um estudo, verificou-se que flavonoides quercetina e kaempferol aumentaram significativamente a atividade do fosfato alcalino (ALP), que pode estimular a atividade osteoblástica.

Previne a Arteriosclerose:

Ele também é conhecido por ser um potente antioxidante e auxilia na prevenção de danos oxidativos às nossas células e DNA. Acredita-se também que este mecanismo ajuda este flavonoide a prevenir a ocorrência de arteriosclerose.

kaempferol fontes

Outros Benefícios do Kaempferol:

  • Possui efeito antimicrobiano.
  • Tem efeitos estrogênicos.
  • Ele também atua como um antidepressivo e aumenta o metabolismo.
  • Atua como um fitoestrógeno, que regula os níveis de estrogênio no corpo.
  • Tem efeitos anti-alérgicos.
  • Efeitos hipoglicemiantes e antioxidantes.
  • Também pode prevenir a arteriosclerose, inibindo a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade e a formação de plaquetas no sangue.
  • Resposta do tipo ansiolítica.
  • O mais interessante é que atua como agente quimiopreventivo, impedindo a formação de células cancerígenas.
  • Possui efeitos neuroprotetores.
  • Possui efeitos analgésicos
  • Possui efeitos anti-inflamatórios.
  • Efeito cardioprotetor.

Como Consumir:

O consumo de duas xícaras (500 ml) de Brócolis por dia ou quatro xícaras (1000 ml) de chá preto ou verde todos os dias é suficiente para obter este benefício para a saúde desta substância.

Os 20 Benefícios do Araçá Para Saúde

Os 32 Benefícios do Bacupari Para Saúde