Frutas

Licuri fruta: 15 benefícios, informação nutricional e malefícios

beneficios do licuri

O Licuri (Syagrus coronata) é um coquinho pequeno que dá em cachos grandes, numa palmeira alta, abundante no norte de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. É comido cru, quando maduro, torrado, em diversas receitas culinárias e seu óleo tem uso medicinal.

Licuri fruta: 15 benefícios, informação nutricional e malefícios

A palmeira do Licuri é uma dádiva – tudo se aproveita dela, das folhas ao fruto, que é abundante. “As folhas são utilizadas na fabricação artesanal de sacolas, chapéus, vassouras, espanadores, entre outros.

A amêndoa produz um óleo utilizado na culinária, similar ao óleo de coco, sendo também considerado o melhor óleo do país para a fabricação de sabão.

A amêndoa é também utilizada na fabricação de doces, como a cocada, de licores e do leite de Licuri, especialidade da cozinha baiana. Os resíduos da extração do óleo da amêndoa são empregados na alimentação animal.

Propriedades do Licuri

Uma pesquisa do Ministério da Educação concluiu que o Licuri é um alimento muito nutritivo, com elevado teor de cobre, ferro, manganês, zinco, cálcio e magnésio. Seu conteúdo nutricional ajuda o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, previne a osteoporose, fortalece os ossos, previne aterosclerose, problemas cardíacos, artrite reumatóide, infecções, hipoglicemia, inflamações, lúpus e muitas outras doenças. Então, confira

Benefícios do Licuri Para Saúde

1. Ajudar a Melhorar a Concentração:

Por conter grande quantidade de ferro, quando consumido em quantidades suficientes, pode ajudar a melhorar a concentração, que potencializará a performance mental e cognitiva. O fluxo aumentado de sangue ao cérebro devido à atividade do ferro na corrente sanguínea é o que resulta nesse importante benefício.

2. Benefícios da Licuri Para Combater a Insônia:

O ferro contido nesta fruta também é útil no tratamento de insônia e promove hábitos de sono e qualidade às pessoas ao regular seu ritmo cardíaco.

A contagem adequada de células vermelhas pode resultar em menos flutuações da pressão arterial, que frequentemente é a causadora do despertar durante a noite.

3. Benefício da Licuri Contra Desordens na Próstata:

O zinco presente nesta fruta é muito importante para o tratamento de desordens na próstata. Sua deficiência causa o inchaço da glândula e a torna vulnerável ao câncer. É aconselhável tomar 15mg de zinco diariamente, sob observação médica, ao sofrer de desordens desse tipo.

4. Ajuda a Combater a Anemia:

Este é outro rico Benefício da Licuri por ser rica em ferro. O ferro contido na Licuri é interessante principalmente para as crianças, uma vez que a carência dele costuma provocar distúrbios de várias ordens, da aprendizagem a disfunções do aparelho digestivo e ao decréscimo na produção de energia.

Licuri fruta: 15 benefícios, informação nutricional e malefícios

Outros Benefícios do Licuri Para Saúde

  • Fortalece o sistema nervoso e imunológico;
  • Previne a osteoporose;
  • Fortalece os ossos;
  • Previne aterosclerose;
  • Combate problemas cardíacos;
  • Previne a artrite reumatóide;
  • Ajuda a combater infecções;
  • Combate a hipoglicemia;
  • Ajuda a reduzir inflamações;
  • Ajuda a prevenir a lúpus e muitas outras doenças.

Como Usar o Licuri

  • A palmeira é uma dádiva – tudo se aproveita dela, das folhas ao fruto, que é abundante. As folhas são utilizadas na fabricação artesanal de sacolas, chapéus, vassouras, espanadores, entre outros.
  • A amêndoa produz um óleo utilizado na culinária, similar ao óleo de coco, sendo também considerado o melhor óleo do país para a fabricação de sabão.
  • A amêndoa é também utilizada na fabricação de doces, como a cocada, de licores e do leite, especialidade da cozinha baiana.
  • Os resíduos da extração do óleo da amêndoa são empregados na alimentação animal.

Atenção: Consulte seu médico antes de usar ou consumir a Licuri ou qualquer outro, e procure produtos 100% naturais, sem compostos que modifiquem as propriedades do óleo ou tragam substâncias químicas nocivas para o nosso organismo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.