Benefícios das Plantas

Hipérico – Origem, Benefícios e Como Usar!

Hipérico – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Hipérico possui uma grande quantidade de propriedades medicinais que são importantes para saúde do corpo humano. Planta da família das gutíferas, o Hipérico também é conhecido como hipericão, milfurada, ibitipoca, e, principalmente, como erva-de-são-joão. É um arbusto perene e robusto, composto de folhas pequenas, ovais, alongadas e perfuradas, além de possuir flores douradas.

hiperico

O Hipérico tem sabor amargo, azedo, levemente picante e fresco. Atua nos seguintes meridianos : coração, pericárdio, fígado, estômago. Tem ação anti-inflamatória, ansiolítica, adstringente, sedativa. O nome popular da Planta, erva-de-são-joão, foi dado em homenagem aos Cavaleiros de São João de Jerusalém, pois utilizavam a Planta para o tratamento de soldados feridos durante as cruzadas no campo de batalha.

Outra curiosidade é que, como o Hipérico produz uma cor vermelha, a erva acabou sendo associada ao sangue, motivo pelo qual é frequentemente utilizada no dia 24 de junho, em que se comemora o dia do banquete de João Batista. Ela também era usada como proteção contra o mal.

Propriedades do Hipérico:

Os benefícios do Hipérico se dão graças a algumas substâncias presentes em sua composição, que desempenham atividade biológica, como ácidos orgânicos, óleos essenciais, queratina, limoneno, taninos e outros. Então, confira agora os Benefícios do Hipérico Para Saúde:

Benefícios do Hipérico Para Saúde:

  • O Hipérico é uma erva singular no tratamento de feridas, fervida em vinha o tomada, ela cicatriza ferimentos ou contusões internas. Preparada como unguento, desobstrui, dissolve inchaços e fecha as bordas de feridas.
  • Uma das substâncias presentes no Hipérico, a hipericina, combate a acidez do estômago, o que acaba tratando os problemas decorrentes, como mal-estar estomacal, digestão pesada, vômitos e diarreias.
  • Por possuir alta concentração de hipericina e hiperforina, é muito indicado para o tratamento de ansiedade leve. Utilize esse tratamento, porém, sempre mediante de consulta médica.
  • O óleo extraído dessa Planta possui propriedades adstringentes que ajudam a manter o nível adequado de oleosidade da pele. Aplicado sobre a derme, age como normalizador dos níveis de oleosidade, além de ser um ótimo regenerador nos casos de feridas e queimaduras.
  • De fato, graças ao seu conteúdo de hipericina, o Hipérico teria propriedades antivirais que te protegeriam do risco de infecções.
  • Outra substância encontrada nessa Planta é o limoneno, que, por suas propriedades diuréticas, acaba facilitando a eliminação de toxinas do organismo.
  • Em qualquer caso, se você sofre de dor no pescoço e contraturas cervicais, a aplicação de óleo desta erva, acompanhada de massagens suaves, pode te dar alívio imediato.
  • Por outro lado, o consumo de infusão de Hipérico também seria bom para aliviar a dor e outros sintomas da fibromialgia. Se você sofre de fibromialgia, não deixe de levar em conta este remédio natural.
  • Esse é um dos usos mais comuns do Hipérico, e também o que mostra os melhores resultados. As substâncias presentes nessa planta atuam diretamente no combate à depressão, porém, sem os efeitos colaterais de medicamentos fármacos. Porém, o uso desta planta nesses casos deve ser adotado por períodos longos para começar a demonstrar resultados.

Como Usar o Hipérico:

Apenas um médico responsável por sua saúde cerebral deve lhe receitar Hipérico, independente de sua dose. Lembre-se que mesmo sendo natural, o tratamento é medicamentoso e necessita de acompanhamento e orientação médica.

Após obter o receituário médico, leve ao fogo meio litro de água juntamente com uma colher de chá desta planta. Deixe ferver, então abafe e aguarde até que a temperatura esteja agradável para consumo. Coe e beba entre uma e duas xícaras por dia, de acordo com a indicação médica.

Receita do Chá de Hipérico:

A erva Hipérico pode ser encontrada para venda em lojas de produtos naturais, farmácias e alguns mercados. Ela chega a ser, em países como a Alemanha, mais prescrita que o Prozac, famoso remédio mundialmente usado contra a depressão. Seu chá pode ser preparado em infusão.

Para fazer o chá desta planta, coloque 1 litro de água para ferver. Quando alcançar fervura, coloque duas colheres de sopa da erva, e deixe levantar fervura novamente. Desligue o fogo e abafe a mistura por cerca de dez minutos. O chá deve ser consumido de duas a três vezes ao dia, quente ou frio.

beneficios do hiperico

Efeitos Colaterais do Hipérico:

Os efeitos colaterais nas doses prescritas são raros, mas pode provocar eritema (manchas vermelhas) em algumas pessoas de pele muito clara que se expõem frequentemente aos raios ultravioletas entre as 10 e 16 horas.

O chá desta planta pode interferir nos efeitos de anticoncepcionais. O uso do chá deve ser evitado por gestantes e usuárias de contraceptivos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.