Os 30 Benefícios do Chá de Alfazema Para Saúde

Os 30 Benefícios do Chá de Alfazema Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá de Alfazema Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, o Chá de Alfazema possui ricas propriedades que favorecem e beneficiam a saúde do corpo humano. A alfazema, chamada ainda de lavanda ou lavândula, é uma planta medicinal que pode ser aproveitada na forma de chá usando suas flores secas ou sachês, além de óleo essencial.

beneficios do cha de alfazema

Seu nome oficial é Lavandula angustifolia, uma espécie com propriedades analgésicas, antiespasmódicas e antidepressivas muito fácil de encontrar em farmácias de manipulação, feiras, mercados e lojas de produtos naturais.

A alfazema é típica de locais mais quentes do Mediterrâneo, mas é encontrada em diversas partes do mundo devidamente aclimatada.

É um arbusto de pequeno porte, com lindas flores no tom azul violeta e aroma penetrante. Não é à toa que faz tanto sucesso na aromaterapia, medicina alternativa e cosmética, sendo as flores da planta a parte mais utilizada. Seu uso não é recente. Desde a antiguidade, há relatos de aplicação da planta em tratamentos variados.

Os gregos batizaram a lavanda de nardus, inspirados por Naarda, cidade síria à beira do rio Eufrates. A sensação de frescor e limpeza que a planta proporciona fez dela o complemento perfeito para o banho de gregos e romanos. Aliás, o nome da planta vem do latim, lavar. A fragrância de alfazema é associada à tranquilidade e à pureza.

Propriedades do Chá de Alfazema:

O Chá de Alfazema é rico em taninos, cumarina, princípio amargo, saponinas e óleo volátil – conhecido como linalol e que dá o cheiro característico – Este chá age como antiespasmódico, analgésico natural, antidepressivo, anti-inflamatório, antialérgico, antimicrobiano, antisséptico, calmante e, principalmente, antiasmático. Então, confira agora os Benefícios do Chá de Alfazema Para Saúde:

Benefícios do Chá de Alfazema Para Saúde:

1. Combate o Estresse:

As qualidades calmantes do Chá de Alfazema e seus componentes ativos o tornam ideal para pessoas que sofrem de estresse crônico e ansiedade. Ele pode estimular a liberação de certos neurotransmissores que podem compensar o excesso de hormônios do estresse em seu corpo e auxiliar na prevenção da exaustão mental.

2. Previne a Enxaqueca:

As propriedades calmantes do Chá de Alfazema aliviam os sintomas de hiperatividade nervosa e dores de cabeça relacionadas ao estresse e enxaquecas.

3. Benefícios do Chá de Alfazema Contra a Insônia:

Como um calmante natural, o Chá de Alfazema melhora consideravelmente a qualidade do sono. Ela pode ser utilizada com o óleo essencial – através de massagens ou com gotas num queimador , em flores secas – numa almofada de ervas, ou como chá. Ela pode ser aliada a outros remédios naturais para dormir como a cidreira e a passiflora.

4. Evita a Formação de Gases Intestinais:

Seu poder calmante também ajuda a aliviar dores digestivas, basta tomar uma xícara de Chá de Alfazema depois da refeição, o efeito é sentido minutos depois. Evita também a formação de gases intestinais

5. Promove o Sistema Respiratório:

O Chá de Alfazema é conhecido como um poderoso remédio natural para asma. Suas ações são justificadas pelas propriedades antiasmáticas que a planta carrega. Mas não é só: com propriedades antialérgicas, antiespasmódicas e antissépticas, a lavanda auxilia no tratamento da bronquite, facilita a eliminação dos catarros, combate a gripe, ameniza alergias, evita a sinusite e cura a tosse.

6. Benefícios do Chá de Alfazema Contra Problemas Gastrointestinais:

Constipação intestinal, gases, náuseas, azia e gastrite são outros problemas gastrointestinais que podem ser tratados com o auxilio da ingestão do Chá de Alfazema.

7. Previne a Constipação:

Chá de Alfazema ajuda a melhorar a absorção pelo trato digestivo, garantindo que você não sofra de indigestão, constipação, inchaço ou cólicas. Este chá também possui qualidades anticonvulsivas e antiespasmódicas que ajudam a sedentar estômagos e regular o movimento peristáltico.

8. Combate a Ação dos Radicais Livres:

Antioxidantes e compostos voláteis presentes no Chá de Alfazema são capazes de procurar e neutralizar os radicais livres no corpo, que são os subprodutos do metabolismo celular, inibindo a sua ação, para que não prejudiquem o organismo.

9. Combate a Ansiedade:

Este sem sombras de dúvidas é um dos principais benefícios do Chá de Alfazema. Desde há antiguidade, ele é amplamente conhecido por seus efeitos de aromaterapia no seu corpo, o que, sem dúvida, aliviará seu estresse e ansiedade em uma fração de segundos.

10. Benefícios do Chá de Alfazema Contra Infecções:

Chá de Alfazema possui um ótimo benefício para a sessão de relaxamento e aromaterapia, você pode consumi-lo também para curar muitas doenças no corpo causadas por infecções bacterianas.

11. Reduz Inflamações:

O Chá de Alfazema contem uma longa lista de benefícios anti-inflamatórios, incluindo o alívio das dores de cabeça, febre, irritação de pele, dor de artrite e os sintomas de certas doenças articulares.

A inflamação pode vir em muitas formas diferentes, e pode levar ao estresse oxidativo, mas os compostos ativos neste chá podem colocar um fim às respostas naturais do corpo.

12. Promove a Saúde do Coração:

O Chá de Alfazema tem propriedades anticoagulantes e redutoras de colesterol, tornando-se um ótimo tônico para o coração. Ao diminuir os níveis de colesterol LDL, também estará diluindo o sangue, reduzindo as chances de um coágulo sanguíneo. Este chá diminui significativamente o risco de aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

13. Combate a Anemia:

Estudos recentes revelaram que a Alfazema pode possuir diversas espécies diferentes, muitas das quais têm sido utilizadas em produtos medicinais e fragrâncias! A infusão dela possui uma concentração impressionante de cálcio, ferro, vitamina A e compostos fenólicos, bem como poderosos terpenos, como o linalol que ajudam a combater e prevenir a Anemia.

14. Benefícios do Chá de Alfazema Para o Sistema Nervoso:

O sistema nervoso também se beneficia com o consumo do Chá de Alfazema, pois suas propriedades diminuem tensões nervosas e musculares e ainda agem como calmante natural, tratando a insônia e controlando a depressão.

cha de alfazema

15. Promove a Saúde da Pele:

Com propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas, o Chá de Alfazema trata os abcessos da pele como a acne – cravos e espinhas – combate a congestão linfática, conhecida também como celulite, auxilia na recuperação de queimaduras e evita o aparecimento de dermatites. Além disso, seu óleo essencial hidrata, amacia e revitaliza a cútis.

16. Previne a Picada de Insetos:

É poderoso para limpar, amaciar e acalmar a pele inflamada, reduz a vermelhidão e alivia a coceira causada pela picada de inseto, acelerando a sua cicatrização.

17. Combate Diversos Tipos de Dores:

O Chá de Alfazema é analgésico e relaxante podendo ser utilizado como remédio em praticamente todo tipo de dor. Em dores musculares, dores de cabeça, dores menstruais, dor de ouvido, dor de dente e etc.

18. Benefícios do Chá de Alfazema Contra a Depressão:

O Chá de Alfazema possui efeito sedativo leve, sendo ideal para tratar depressão, desânimo ou falta de vitalidade, é indicada também para alívio de exaustão após um período de atividade física intensa ou de tensão/preocupação.

19. Favorece o Emagrecimento:

Por ser uma calmante natural, combater insônia e nervosismo, o Chá de Alfazema emagrece. É preciso cuidado, pois combate a inapetência. Faça reeducação alimentar, coma mais fibras e faça ingestão de muito líquidos.

20. Ajuda a aliviar Dores Digestivas:

Por possuir efeito calmante o Chá de Alfazema ajuda a aliviar dores digestivas, basta tomar uma xícara depois da refeição, o efeito é sentido minutos depois. Evita também a formação de gases intestinais.

Outros Benefícios do Chá de Alfazema Para Saúde:

  • Ajuda quem está com flatulências.
  • Alivia náuseas, congestão linfática, tosses, dores reumáticas, problemas digestivos e problemas menstruais (neste caso, regula a menstruação).
  • Combate problemas respiratórios como asma e bronquite têm os seus sintomas aliviados e/ou evitados.
  • Reduz o risco de problemas circulatórios.
  • Possui um efeito calmante, ótimo para quem sofre de tensão nervosa.
  • Promove a saúde do fígado.
  • Previne disfunções menstruais e urinárias, como: anúria, amenorreia, leucorreia, congestão linfática, gota, etc.
  • Combate a Fraqueza cardíaca, neurose cardíaca e problemas circulatórios;
  • Combate a Pediculose;
  • Previne a Inapetência.
  • Age como antiespasmódico e analgésico natural que ajudam a aliviar náuseas.

Receita do Chá de Alfazema:

O Chá de Alfazema é ótimo para tratar problemas de má digestão, irritações no estômago, enxaquecas, espasmo e asma brônquica e pode ser preparado do seguinte modo:

INGREDIENTES:

  • 70 g de flores de Alfazema;
  • 1 L de água fervente.

MODO DE PREPARO:

  • Numa panela, quando a água estiver a ferver adicionar as flores de Alfazema e deixar ferver durante 5 minutos. Passado esse tempo, retirar do fogo e deixar repousar durante 10 minutos, coando sempre antes de beber.

beneficio do cha de alfazema

Contraindicações do Chá de Alfazema:

Mas, como toda planta medicinal, a alfazema possui contraindicações e efeitos colaterais. Quanto às contraindicações, deve apenas ser evitado por aquelas pessoas que possuem úlcera. E quanto aos efeitos colaterais, o principal é a sonolência, que ocorre apenas quando são tomadas muitas doses desse chá. O outro efeito colateral é a irritação no estômago, que nem sempre ocorre.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

beneficio do inga dedo

Os 20 Benefícios do Ingá Dedo Para Saúde

Ácido Clorogênico – Fontes, Benefícios e Deficiência