Os 15 Benefícios do Chá de Saião Para Saúde

Saiba Mais Sobre Os 15 Benefícios do Chá de Saião Para Saúde!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 15 Benefícios do Chá de Saião Para Saúde aprenda agora, sobre todos os benefícios dessa planta para saúde. Além disso, osaião, de nome científico Kalanchoe brasiliensis Cambess, é uma planta pequena e binual, também conhecida como coirama, folha da fortuna, folha da costa ou orelha de monge.

Trata-se de uma planta que cresce facilmente como mato nos quintais brasileiros, mas que se destaca devido às suas propriedades e benefícios medicinais. Além de ser popularmente associado a crenças como ganho de dinheiro, o saião também é bastante utilizado no tratamento de diversas condições de saúde, como indigestão, dor de estômago, gastrite, feridas, entre outras.

beneficios do cha de saiao

Segundo alguns estudos que vinham sendo realizados desde 1993, a fabricação de um medicamento fitoterápico feito com o saião pode tornar o tratamento da leishmaniose mais barato. Os pesquisadores concluíram que o Chá de Saião não age especificamente contra a leishmaniose. Todavia, as substâncias ativas da planta estimulam a célula parasitada a eliminar o parasita.

Também conhecida como folha da fortuna, folha grossa ou courama, o saião apresenta folhas bem espessas associadas, popularmente, ao ganho de dinheiro. Além dessas crenças, o saião também é usado no tratamento de problemas de saúde como furúnculos, inflamações nos ovários e, principalmente, gastrite.

Os estudos vinham sendo feitos de 1993, com o objetivo de se compreender as substâncias ativas do saião que poderiam atuar no combate à leishmaniose. Apesar de termos hoje tratamento para a doença, as populações mais pobres do Brasil ainda são as principais vítimas do mosquito palha.

Por isso, os pesquisadores acreditam que a fabricação de um medicamento fitoterápico feito com o saião pode tornar o tratamento mais barato para essas pessoas. Esse Chá de Saião medicinal é excelente para diversos problemas de saúde, se tornando uma popular forma de melhorar vários problemas sem precisar necessariamente ir a um médico.

Benefícios do Chá de Saião Para Saúde:

1. Combate a Acne:

O Chá de Saião funciona como um desintoxicante, antioxidante e estimulante. Isso torna excelente para o tratamento da acne.

2. Diminui as Dores da Fibromialgia:

Como mencionado, as propriedades do Chá de Saião contribuem para diminuir dores nos nervos. Por esse motivo, o chá contribui para aliviar o terrível desconforto da fibromialgia, doença reconhecida por provocar intensas dores pelo corpo todo, atingindo os músculos e tecidos fibrosos.

3. Elimina os Furúnculos:

Os furúnculos ocorrem em local aleatório em sua pele, seja no rosto ou em outras partes do corpo, e é muito perturbador, pois isso afetará a aparência, como também afetará a confiança. O Chá de Saião pode tratar esse problema.

4. Reduz a Febre:

Beba o Chá de Saião e reduza a febre. A propriedade adstringente presente nas folhas pode reduzir a reação inflamatória e a febre.

5. Auxilia no Tratamento de Problemas na Pele:

Pelo fato de esta planta ajudar na cicatrização de pequenos cortes, feridas e diminuir dores nos nervos, o Chá de Saião em temperatura ambiente pode ser aplicado na pele, ajudando também a higienizar o local lesionado.

6. Trata as Hemorroidas:

As Folhas do Saião podem tratar hemorroidas devido suas propriedades adstringentes. Essas propriedades podem encolher os tecidos, bem como as hemorroidas. Para conseguir esse benefício, o Chá de Saião é uma ótima forma de tratar as hemorroidas.

7. Ajuda Parar de Fumar:

E por falar em ansiedade, não é novidade que este é um dos principais motivos pelos quais as pessoas fumam. O Chá de Saião ajuda a se livrar deste mal de uma vez por todas.

8. Diminui o Cansaço Físico e Mental:

O Chá de Saião combate a insônia e favorece noites de sono mais tranquilas, fazendo com que corpo e mente fiquem mais dispostos para as atividades do dia a dia.

9. Ajuda no Tratamento da Depressão:

Ainda que muita gente não saiba desse benefício, o Chá de Saião também ajuda no tratamento natural da depressão em nível moderado, já que ela contribui para o relaxamento mental e atua na diminuição da ansiedade.

10. Melhora a Digestão:

Para que a digestão funcione bem, é necessário que os músculos pertencentes ao estômago estejam relaxados, evitando vários desconfortos gastrointestinais. Pelo fato do Chá de Saião contribuir para o relaxamento muscular, ele também ajuda a digerir e metabolizar melhor os alimentos.

11. Trata Dores de Cabeça:

No Peru as pessoas misturam fazem Chá de Saião com rum de cana de açúcar como um tratamento para dores de cabeça.

12. Possui Propriedades Diuréticas:

Em seu clima nativo, o Chá de Saião assegura aos povos indígenas os ingredientes utilizados no tratamento da inflamação e febre. No Brasil, algumas pessoas usam o saião como um diurético, sedativo.

13. Trata Afecções da Pele:

O Chá de Saião trata picadas de inseto e queimaduras simples. Para isso, lave bem e enxugue as folhas frescas. Em um pilão, coloque 3 colheres de sopa de folhas fatiadas. Amasse até adquirir a consistência de uma pasta. Espalhe sobre um pano ou gaze e aplique nos lados afetados, 2 vezes ao dia. Cubra com um outro pano e deixe agir por 15 minutos.

14. Ajuda a Emagrecer:

A ansiedade muitas vezes está associada ao apetite exagerado. Por este motivo, o Chá de Saião é muito eficaz no controle do apetite.

cha de saiao

15. Possui Propriedades Anti Microbianas:

As propriedades do saião incluem sua ação antimicrobiana, hipotensora, anti-inflamatória, cicatrizante e emoliente.

Contraindicações e Cuidados do Chá de Saião:

O uso do saião ou do seu chá é contraindicado durante a gestação e amamentação. Os pacientes devem evitar o seu uso por longos períodos, devido ao seu efeito imunossupressor.

Lembre-se que é preciso consultar um médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, inclusive natural. As plantas também contêm substâncias que podem ser prejudiciais ao nosso organismo. Somente um profissional poderá analisar cada caso e indicar o melhor tratamento.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 10 Benefícios do Chá de Melissa Para Saúde

Ácido Ascórbico

Ácido Ascórbico – Fontes, Benefícios e Deficiência