Ômega 9 – Fontes, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Ômega 9 – Fontes, Benefícios e Deficiência é o assunto que você vai ficar por dentro lendo este artigo. Além disso, as gorduras insaturadas (boas gorduras) se subdividem em gorduras monoinsaturadas (ômega 9) e poli-insaturadas (ômega 3 e ômega 6).

O ômega-9 é uma gordura monoinsaturada e recebe essa classificação porque possui uma única dupla ligação de carbono em sua molécula, o que a torna muito mais flexível e fácil de ser metabolizada, diferentemente das gorduras saturadas.

omega 9 fontes

As gorduras, assim como os carboidratos, também são fontes de energia. Antes de abolir de vez a palavra gordura do seu vocabulário e de sua dieta, é preciso compreender melhor o seu papel no organismo. As gorduras possuem funções importantes e fundamentais para a saúde.

O que e Ômega 9?

Não adianta explicar os benefícios do ômega 9 sem entender direito o que ele é. Portanto, assim como fizemos com o ômega 3 e o ômega 6 cabe uma explicação mais apurada aqui sobre essa gordura monoinsaturada!

Ela recebe essa classificação, aliás (gordura monoinsaturada) porque tem uma única ligação dupla de carbono na sua molécula, o que acaba tornando-a muito mais flexível e assim fácil de ser metabolizada, em contraponto as gorduras saturadas.

O ômega 9 como todas as gorduras é uma fonte incrível de energia. Não precisa consumir com medo de engordar, porque ela não só é importante para o seu corpo, como também se for consumida adequadamente não significará quilos a mais na balança, de jeito nenhum!

Fontes de Ômega 9:

  • Azeitona;
  • Azeite de oliva extravirgem;
  • Nozes;
  • Amêndoas;
  • Abacate;
  • Amendoim (levemente torrados e sem sal);
  • Castanhas;
  • Óleo de canola;
  • Macadâmia;
  • Castanha de caju;
  • Óleo de Sésamo;
  • Óleo de gergelim;
  • Avelã.

No que diz respeito aos suplementos, eles são disponibilizados em formato de cápsulas e amplamente vendidos em farmácias, lojas de suplementação alimentar e lojas de produtos naturais (físicas e pela internet).

Vale ressaltar que esses suplementos devem ser recomendados por um médico ou nutricionista mediante avaliação de cada caso para que a dosagem diária e o tempo ideal para ingeri-lo sejam estabelecidos.

Benefícios do Ômega 9:

Importante Fonte de Energia:

A gordura boa presente no Ômega 9 é tida como uma das mais saudáveis fontes de energia para o corpo, favorecendo o bom funcionamento do metabolismo e da atividade hormonal. Essa energia é essencial para que as pessoas se sintam dispostas no dia a dia e tenham maiores condições de praticar atividades físicas.

Aumenta a Resistência Imunológica:

Por favorecer a absorção de vitaminas e desempenhar uma série de outras funções no organismo, esse ômega naturalmente contribui para a resistência imunológica. Ou seja, o organismo fica menos suscetível a quadros infecciosos em geral, gripes, dores de garganta, candidíase, viroses etc.

Previne Doenças do Coração:

A presença desse ômega no organismo é vital para a saúde do coração, já que ele reduz os níveis de colesterol ruim (LDL), equilibra a pressão arterial e diminui os triglicerídeos. A combinação desses três fatores é perfeita para reduzir drasticamente os riscos de infartos, derrames, tromboses etc.

Ajuda a Formar as Membranas Celulares:

Para que as células trabalhem da forma que se espera, elas possuem “camadas” que as envolvem e protegem, evitando o risco de oxidação ou alterações celulares muitas vezes responsáveis por causar o câncer.

Transporta Vitaminas:

Outra das atribuições do Ômega 9 consiste em colaborar para o transporte de vitaminas no organismo, principalmente as vitamina A, Vitamina D, Vitamina E e Vitamina K. Isso diminui os riscos de deficiência quanto a esses nutrientes, promovendo também o bom funcionamento do corpo como um todo.

Protege os órgãos Vitais:

Por exercer a função de um antitérmico natural, esse ômega é de suma importância na proteção dos órgãos vitais frente a situações em que eles ficam mais expostos a grandes temperaturas, como episódios de febre.

Atua na Produção de Hormônios:

Outro importante papel desempenhado por esse ácido graxo consiste na estimulação da produção de hormônios, evitando problemas relacionados à falta deles no corpo. O Ômega 9 é responsável tanto por produzir testosterona (no caso dos homens) quanto estrogênio (no caso das mulheres), sendo fundamental para a atividade sexual e fertilidade.

omega 9

Sintomas de Deficiência de Ômega 9:

Ao sofrer com a deficiência desse ácido graxo, o organismo sinaliza com os seguintes sintomas e problemas:

  • Maior incidência de caspa;
  • Queda de cabelo;
  • Problemas na pele, tais como erupções cutâneas;
  • Bruscas alterações de humor (a falta desse ácido graxo também afeta o sistema nervoso central);
  • Problemas de impotência sexual ou esterilidade nos homens;
  • Presença de hematomas na região que fica atrás da parte superior do braço;
  • Dificuldades de crescimento (crianças);
  • Pele ressecada;
  • Olhos secos;
  • Irregularidade quanto aos batimentos cardíacos;
  • Rigidez e dor nas articulações;
  • Aborto espontâneo.

Ao menor sinal dos sintomas e problemas relatados acima é imprescindível consultar um médico. Gestantes e crianças devem fazer um acompanhamento ainda mais detalhado quanto aos níveis de Ômega 9 no organismo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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