Benefícios dos óleos

Óleo de Gergelim para que serve? como tomar, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 11/04/2018 (atualizado em 27/08/2021)

Óleo de Gergelim para que serve? como tomar, benefícios e malefícios. Além disso, O óleo de gergelim também tem sido estimado há milhares de anos pelo Mediterrâneo e culturas conhecidas por sua longevidade.

A semente de gergelim rica em nutrientes é um símbolo de prosperidade e saúde no folclore antigo.

Os benefícios do óleo de gergelim são altamente elogiados em vários regimes ayurvédicos, sendo o mais popular para a massagem.

O que é Óleo de Gergelim?

O óleo de gergelim, chamado óleo “til” em sânscrito, é conhecido desde os tempos védicos. O antigo estudioso ayurvédico Charaka, em seu bem conhecido tratado sobre ayurveda, afirma que é o melhor de todos os óleos. O óleo de gergelim é o tradicional óleo de escolha para abhyanga , a auto-massagem ayurvédica diária. É rico em ácido linoleico e tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. O óleo pode ser um aliado muito versátil em seus esforços para melhorar a saúde.

Valor Nutricional do Óleo de Gergelim:

Rico em proteínas, Cálcio, Ferro, ômega 3 e vitaminas como a Vitamina E, Vitamina B1 e Vitamina B2,o óleo de gergelim pode ainda trazer diversos benefícios à saúde sendo utilizado como suplemento. Agora, veja Os 40 Benefícios do Óleo de Gergelim Para Saúde:

Benefícios do Óleo de Gergelim Para Saúde:

1. Excelente Fonte de Proteína:

O óleo de gergelim é cheio de proteína de alta qualidade, constituindo 20% da semente, com 4,7 gramas de proteína por onça.

2. Ajuda a Prevenir o Diabetes:

O óleo de gergelim contêm Magnésio e outros nutrientes. O óleo tem demonstrado prevenir o diabetes e também pode melhorar a glicose plasmática em diabéticos hipersensíveis .

3. Diminui o Colesterol:

O óleo de gergelim ajuda a baixar os níveis de colesterol, porque contém fitosteróis que bloqueiam a produção de colesterol. As óleo de sementes de gergelim preto são especialmente altas em fitosteróis.

4. Bom Para Digestão:

O alto teor de fibras no óleo de de gergelim ajuda os intestinos a eliminar os residuos.

5. Ajuda a Manter Pele Saudável:

O alto teor de Zinco ajuda a produzir colágeno, dando mais elasticidade à pele e ajudando a reparar tecidos danificados do corpo. O uso regular de óleo de gergelim pode reduzir o câncer de pele.

6. Aumenta a Saúde do Coração:

O óleo de semente de gergelim pode ajudar a saúde do coração, prevenindo as lesões ateroscleróticas com o composto antioxidante e anti-inflamatório conhecido como sesamol.

7. Previne Câncer:

Este óleo contêm compostos anti-câncer, incluindo ácido fítico, Magnésio e fitosteróis. Além disso, têm o maior teor de fitoesterol de todas as sementes e nozes.

8. Ajuda a Diminuir a Ansiedade:

O óleo de gergelim contêm os minerais Magnésio e Cálcio que aliviam o estresse. O gergelim também contém as vitaminas calmantes tiamina e triptofano que ajudam a produzir serotonina, o que reduz a dor, ajuda no humor e ajuda a dormir profundamente.

9. Alivia Anemia:

Os óleos de gergelim preto são particularmente ricas em Ferro, por isso são altamente recomendadas para pessoas com Anemia e fraqueza.

10. Alivia a Dor de Artrite:

O alto conteúdo de Cobre no óleo de gergelim evita e alivia a Artrite e fortalece os ossos, articulações e vasos sanguíneos.

11. Protege o Seu Fígado do Álcool:

O óleo de gergelim ajuda a protegê-lo do impacto do álcool no fígado, ajudando a manter uma função saudável do fígado.

12. Previne Rugas:

O óleo de gergelim evita que os raios ultravioleta nocivos do sol danifiquem sua pele, evitando o aparecimento de rugas e pigmentação.

13. Incentiva a Saúde Óssea e Previne a Osteoporose:

Um punhado de sementes de gergelim contém mais Cálcio do que um copo de leite. Além disso, o alto teor de Zinco do óleo de gergelim aumenta a densidade mineral óssea.

14. Ajuda a Saúde do Seu Bebê:

Uma massagem com óleo de gergelim melhora o crescimento e melhora o sono. As erupções na pele de um bebê – especialmente onde a fralda é – podem ser protegidas com óleo de semente de gergelim, esfregando-o. Como um bônus, o gergelim também ajuda a reverter a pele seca.

15. Bom Para a Saúde dos Olhos:

Na medicina tradicional chinesa existe uma relação entre o fígado e os olhos. O fígado envia sangue aos olhos para suportar o funcionamento. O óleo de gergelim preto é o melhor para isso.

16. Mantem a Saúde Bucal:

A extração de óleo tem sido usada para a saúde bucal há milhares de anos na Ayurveda para reduzir a placa dental, clarear os dentes e melhorar a saúde geral.

17. Bom Para a Saúde Respiratória:

O Magnésio no óleo de gergelim ajuda a prevenir distúrbios respiratórios, prevenindo o espasmo das vias aéreas e a asma.

18. Benéfico Para o Cabelo:

O óleo de semente de gergelim é cheio de nutrientes que são necessários para um couro cabeludo e cabelo saudáveis.

19. Reduz a Pressão Arterial:

O mesmo estudo acima revela como o óleo de gergelim reduz a pressão arterial em diabéticos. As sementes de gergelim estão cheias de Magnésio – um nutriente essencial conhecido por ajudar a baixar a pressão arterial.

20. Possui Ação Anti-inflamatória Natural:

Para a medicina chinesa, o óleo de gergelim atua como anti-inflamatório, antibactericida e ainda auxilia no combate à hipertensão arterial (pressão alta). Ao reduzir o nível de açúcar no sangue, ajuda também a controlar o diabetes.

21. Estimula a Queima de Gordura:

O óleo de gergelim contém compostos antioxidantes que aumentam a atividade das células do fígado responsáveis pela quebra dos ácidos graxos. Isso significa que as gorduras poli-insaturadas encontradas no óleo podem favorecer à queima de gordura.

22. Bom Para a Saúde da Pele:

O óleo de gergelim mantém certos nutrientes que contribuem tanto para a saúde interna quanto externa da pele. O Zinco, por exemplo, é um mineral encontrado em grandes quantidades na óleo e que atua na síntese de colágeno e na manutenção da jovialidade do tecido.

Os antioxidantes do óleo de gergelim também auxiliam na manutenção da elasticidade da pele. O óleo também hidrata profundamente a pele e previne o envelhecimento precoce, reduzindo assim o surgimento de rugas e marcas de expressão.

23. Melhora a Saúde Bucal:

Os bochechos com o óleo de gergelim ajudam a manter a saúde bucal e fortalecer o sistema imunológico. Há ainda estudos que sugerem que os bochechos com o óleo poderiam reduzir o desgaste natural do esmalte dentário e fazer um clareamento progressivo dos dentes.

Outros benefícios do óleo de gergelim à saúde bucal através do bochecho são tratamento do mau hálito, redução do tártaro, prevenção de infecções bacterianas e fortalecimento das gengivas.

24. Fortalece os Ossos:

Em pesquisas recentes, o óleo de gergelim foi capaz de promover o crescimento de osteoblastos, as células responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea. Essa propriedade do óleo se deve possivelmente à presença de Cálcio e Zinco na semente de gergelim. Enquanto o Zinco participa da síntese de colágeno, o Cálcio é o responsável pela mineralização óssea. Atua na prevenção da osteoporose.

25. Reduz Pressão Arterial:

O óleo de gergelim é hipotensivo, isto é, reduz a pressão do sangue sobre os vasos sanguíneos.

26. Combate o Estresse e a Depressão:

Níveis reduzidos do neurotransmissor serotonina podem ser uma das causas da depressão e das variações de humor. O óleo de gergelim contém tirosina, um aminoácido que participa da síntese de serotonina no cérebro e no intestino. O sesamol encontrado na semente de gergelim tem ação antidepressiva e pode reduzir inflamações associadas ao Estresse.

27. Controla a Glicemia:

Ótimo para quem está acima do peso como para aqueles que estão com taxas elevadas de açúcar no sangue.

28. Previne o Câncer e o Estresse Oxidativo:

O óleo de gergelim contêm uma lignina lipossolúvel com propriedades fitoestrogênicas, conhecida como sesamina. Há indicação científica de que esta substância inibe a proliferação de alguns tipos de câncer.

As propriedades antioxidantes do óleo de gergelim reduzem os danos ao DNA celular causados pela radiação e outros agressores – um dos fatores relacionados ao desenvolvimento descontrolado das células, característico dos tumores. Esse óleo também é muito eficiente no combate aos radicais livres.

29. Benéfico Para o Cabelo:

O óleo de gergelim é muito utilizado e indicado para tratamentos capilares, por ser nutritivo e lubrificante. Acrescentá-lo no cardápio é uma boa opção, afinal, apesar de muitas pessoas se esquecerem disso, a alimentação está fortemente ligada a saúde da pele e do cabelo.

Normalmente, ele é utilizado para auxiliar na recuperação dos fios danificados e no crescimento capilar. Além disso, ele pode ser utilizado em máscaras de hidratação para contribuir com o brilho, queda e maciez.

30. Contribui com Uma Pele Saudável:

Assim como contribui para os cabelos, o óleo de gergelim também é útil para revitalização da pele, ajudando a manter uma pele saudável e hidratada, pois seus nutrientes combatem o ressecamento, por isso, é indicado principalmente para rostos secos. Ele pode ser utilizado para fazer uma massagem facial ou na alimentação.

31. Ajuda no Emagrecimento:

Seus nutrientes favorecem a perda de peso, o ômega 3, por exemplo, presente no óleo, contribui para a diminuição das taxas de gordura e favorece um controle maior do apetite, ajudando a aumentar a sensação de saciedade.

Por ajudar a controlar o apetite e reduzindo as chances do organismo de acumular gordura e até mesmo toxinas, o óleo de gergelim pode ser um grande aliado na dieta, basta usá-lo de maneira adequada e tomando cuidado para não exagerar.

32. Auxilia no Controle do Colesterol:

Por conta do ômega 3 e seus nutrientes, a taxa de colesterol ruim (LDL), é reduzida, o que pode ser um fator muito benéfico para quem possui desequilíbrio no colesterol. Esse fator, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, como infartos e derrame cerebral.

33. Alivia as Dores:

O óleo de gergelim, nesse caso, também pode ser usado para massagens, acredita-se que ele proporciona alívio, principalmente, para juntas doloridas e contribua para o tratamento de dores crônicas. Esse benefício pode ser aproveitado por meio de uma massagem com o óleo morno.

34. Reduz o Nível de Açúcar no Sangue:

O óleo de gergelim possui propriedades antioxidantes que favorecem a redução do açúcar na corrente sanguínea. Tanto o baixo nível de açúcar no sangue, quanto o alto nível, pode causar doenças.

Por isso, é importante verificar esses níveis, para prevenir problemas ou controlar os que já fazem parte do seu quadro clínico. A hiperglicemia, por exemplo, é caracterizada pelo alto nível de açúcar no sangue e pode trazer complicações diabéticas.

35. Colabora com a Saúde Intestinal:

Às vezes, algumas dietas ou hábitos favorecem a ocorrência da Constipação intestinal ou algum outro desequilíbrio no processo digestivo. O óleo de gergelim, ajuda a lubrificar o intestino e favorecer seu funcionamento. O que acaba contribuindo para a prevenção da prisão de ventre e para que o fluxo intestinal mantenha-se normal.

36. Auxilia no Controle da Ansiedade:

Naturalmente, o controle da Ansiedade está ligado ao estilo de vida das pessoas e naturalmente, à alimentação. O óleo de gergelim pode ser um aliado para conter a Ansiedade, principalmente se for associado com outros tipos de terapias. Ele contribui para a melhora dos impulsos cerebrais. Nesse caso, ele pode ser utilizado na alimentação e também para fazer massagens, que ajudam a aliviar a Ansiedade e amenizar o Estresse.

37. Fortalece os Ossos:

Os minerais encontrados no óleo de gergelim contribuem para a estrutura óssea, para sua saúde e desenvolvimento. Além disso, a falta de algum fator, como o Cálcio, pode ser um agente de risco para o aparecimento de doenças que comprometam os ossos, como a osteoporose.

38. Contribui com a Saúde Bucal:

Acredita-se que o óleo desempenhe um papel desintoxicante, que fazendo bochecho com o de gergelim ou de coco por exemplo, você estará proporcionando uma melhor limpeza bucal, sendo aliado do combate ao mau hálito e a nutrição da gengiva.

Não esqueça de fazer apenas alguns minutos com uma colher de sopa e de tomar cuidado para não exagerar e causar danos aos dentes, bochechas e gengivas.

39. Reduz o Açúcar no Sangue:

Este óleo contém Magnésio que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. O óleo de gergelim também contém Vitamina E e é uma rica fonte de antioxidantes, que é conhecida por regular os níveis de açúcar no sangue. Vários estudos revelaram os notáveis ​​efeitos positivos da inclusão de óleo de gergelim na dieta de pacientes diabéticos.

40. Reduz Inflamação:

O Cobre é uma substância anti-inflamatória natural e pode ajudar a reduzir a inflamação e o desconforto de várias condições, como a Gota e a Artrite. Reduz o inchaço das articulações e fortalece os ossos e os vasos sanguíneos, ajudando a manter a sua estrutura forte e resistente durante muitos anos sem qualquer inflamação dolorosa.

Como Consumir o Óleo de Gergelim?

Para quem gosta de cozinhar, o óleo de gergelim é um aliado para dar um gostinho exótico nos pratos. Só cuidado para não exagerar na dose, pois ele tem o sabor forte. Nada de usar a mesma quantidade que você usaria de um óleo mais neutro: para começar, coloque só um pouquinho e vá experimentando para a quantidade ideal para você.

Pode usar para refogar a cebola ou alho no começo de uma receita, para dar uma douradinha nos legumes, para dar um gostinho especial na massa e até para sobremesas como crepes e panquecas doce. Para colocar na salada verde fica também muito especial. Se não quiser usar na culinária, basta tomar uma colher de sobremesa por dia.

Como Usar o Óleo de Gergelim?

Por ser bastante nutritivo, poder ser aquecido e, por causa de todos os outros benefícios citados acima, o óleo de gergelim pode ser um ótimo substituto na cozinha, mas alguns cuidados devem ser tomados principalmente em relação ao paladar.

O óleo de gergelim possui um gosto bastante forte e, por isso, é preciso que seja usado com cautela, ainda mais nos primeiros momentos. Por isso, é importante lembrar que o óleo de gergelim talvez não seja a melhor escolha para frituras, por exemplo, mas pode ser uma boa ideia na hora de refogar legumes, verduras, cebolas e olho que serão usados em outras receitas, etc.

Vá experimentando o óleo de gergelim e veja se o gosto lhe agrada e de que maneira você prefere utilizá-lo. A partir daí, é só começar a procurar novas receitas e incrementar antigas.

Outra forma de uso do óleo de gergelim é em forma de cápsulas, onde você poderá utilizá-lo como suplemento alimentar, aproveitando todos os benefícios que seus nutrientes podem trazer ao nosso organismo.

Ainda é possível utilizar o óleo de gergelim para a pele e cabelos através de produtos que o usem como base ou o próprio óleo de gergelim vegetal, vendido em farmácias.

Sair da versão mobile