Óleo de Borragem – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Óleo de Borragem Origem, Benefícios e Como Usar que você precisa conhecer. Além disso, a borragem ( Borago officinalis ), também conhecida como Estrela da Flor, é uma erva nativa de partes da Ásia, Norte da África e Europa. A borragem tem sido usada desde a antiguidade na medicina tradicional iraniana como tranquilizante. Quando consumida em doses adequadas, a erva oferece vários benefícios para lidar com doenças modernas.

Óleo de Borragem

O que é Óleo de Borragem?

Óleo de Borragem é um óleo extraído da Borago officinalis, uma erva verde frondosa mais comumente conhecida como a flor da estrela, graças a suas flores em forma de estrela azul brilhante. A planta comestível é nativa da Síria, mas agora é encontrada em muitas partes do mundo.

Com um leve sabor de Pepino, as folhas de borragem são frequentemente apreciadas em saladas, mas a verdadeira recompensa desta planta é encontrada em suas sementes.

O óleo de borragem natural é um segredo de cuidado de pele pouco conhecido, e como um remédio tradicional, o óleo de borragem tem sido usado medicinalmente por mais de 1.500 anos.

O grande valor do óleo de borragem é que ele é a mais rica fonte conhecida de ácido gama-linolênico (GLA), um ácido graxo essencial para a saúde humana. Outro suplemento bem conhecido, o óleo de prímula, também contém GLA, mas tem apenas cerca de 10% de GLA, em comparação com os impressionantes 24% encontrados no óleo de borragem.

Usado topicamente, óleo de borragem pode ajudar a tratar manchas e Acne, bem como proporcionar alívio de condições crônicas da pele, como Dermatite, Eczema e Psoríase.

Valor Nutricional do Óleo de Borragem:

Oitenta e nove gramas de porção de óleo de borragem contém 19 calorias e 0,62 gramas de gordura. A mesma quantidade concede 83 mg de Cálcio, 2,94 mg de Ferro, 46 ​​mg de Magnésio, 0,053 mg de Tiamina, 0,134 mg de Riboflavina, 0,801 mg de Niacina e outros. Ele fornece 36,75% de Ferro, 34,67% de Vitamina C, 26,71% de Vitamina A, 13,52% de Manganês, 12,89% de Cobre etc. Agora, confira Os Benefícios do Óleo de Borragem Para Saúde:

1. É Rica em Antioxidantes:

As propriedades antioxidantes do óleo de borragem são responsáveis ​​por muitos dos seus benefícios para a saúde.

O óleo tem altos níveis de taninos, flavonoides e fenóis. Esses compostos aumentam a capacidade antioxidante, que protege contra mutações que causam câncer, doenças e envelhecimento.

Em um estudo de 38 participantes, os indivíduos ingeriram o óleo de borragem duas vezes ao dia por duas semanas. A quantidade total de antioxidantes em suas amostras de sangue aumentou. Este estudo atribuiu a capacidade da erva para combater o estresse oxidativo em grande parte em seus principais antioxidantes.

2. Alivia a Inflamação:

Quando se fala em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, o que muitas pessoas não percebem é que eles podem ter efeitos antioxidantes no corpo, ajudando a aliviar inflamação e estresse oxidativo, diminuindo assim o risco de doença crônica, e até mesmo ajudando a afastar o crescimento do tumor canceroso.

3. Trata Problemas Respiratórios:

A mucilagem encontrada no óleo de borragem é capaz de eliminar de maneira rápida e eficaz problemas respiratórios, incluindo infecções e congestão. Pode cortar o catarro e o muco, além de atacar a infecção subjacente e aliviar dores de garganta e vias respiratórias.

4. Alivia a Dor:

Óleo de Borragem

O alívio da dor é comumente associado ao uso de óleo de borragem, particularmente para dor no peito, dor crônica e dor associada a lesões ou cirurgias. Estimulando a liberação de certos hormônios e impactando os receptores de dor no corpo, esse óleo pode aliviar a tensão e aliviar até mesmo as condições de dor crônica.

Os ácidos graxos ômega-6, que são encontrados em altos níveis no óleo de borragem, são capazes de controlar a produção de prostaglandina, que regula a inflamação em todo o corpo. Ácido gama-linolênico também está diretamente ligado à lubrificação das articulações, tornando-se um remédio ideal para aqueles que sofrem de Artrite reumatoide .

5. Previne Doenças Cardíacas:

Com uma enorme variedade de ácidos graxos e o mais alto nível conhecido de ácido gama-linolênico, esse óleo é extremamente bom para a saúde do coração. É um anticoagulante e uma substância hipotensora, ao mesmo tempo que equilibra os níveis de colesterol. Em combinação, este óleo protege contra aterosclerose, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

6. Benéfico Para a Pele:

Quando você aplicar este óleo topicamente em sua face, tórax ou no pescoço que é afetada pela Acne, ele pode rapidamente hidratar a pele, eliminar as toxinas, e retornar a produção de sebo para níveis normais. Além de inflamação, isso pode curar rapidamente e aliviar os sintomas da Acne, além de reduzir a aparência de cicatrizes e manchas desta condição.

7. Reduz Obesidade:

Não comumente conhecido como um suplemento de perda de peso popular, o óleo de borragem pode estimular o metabolismo e diminuir o apetite. Este óleo também melhora a sua perfil de colesterol, levando a uma menor deposição de gordura e mais energia para ser ativo e queimar calorias.

8. Cuidados com o Cabelo:

Tradicionalmente, o óleo de borragem foi usado no cabelo para melhorar enrolados ou cabelo seco, enquanto também esfregada no couro cabeludo de modo a hidratar a pele e prevenir a seca pele / caspa. Também pode eliminar o estresse oxidativo no couro cabeludo e estimular o crescimento do cabelo, mesmo que a pessoa esteja começando a ficar careca.

9. Alivia os Sintomas da TPM:

Este óleo é muito popular entre as mulheres que experimentam períodos dolorosos, estimulando as glândulas supra-renais. Isso afetará o equilíbrio hormonal, ajudando a aliviar a sensibilidade mamária, cólicas dolorosas, alterações de humor e outros sintomas típicos da TPM.

10. Controla Diabetes:

Para aqueles que lidam com a diabetes, numa base diária, utilizando óleo de borragem pode ajudar a regular a de açúcar no sangue e a resistência à insulina, evitando os picos perigosas e gotas em glicose que pacientes diabéticos temem.

11. Elimina Ansiedade e Estresse:

Os efeitos hormonais do óleo de borragem são conhecidos por eliminar a Ansiedade e os sintomas da Depressão e melhorar o humor de forma mensurável. Algumas pessoas optam por usar este óleo em práticas de aromaterapia, e embora este não seja o uso mais comum, é definitivamente eficaz manter suas emoções e preocupações sob controle o dia todo.

12. Trata Eczema:

Condições inflamatórias da pele podem ser difíceis de eliminar, particularmente se elas incendiarem sem aviso prévio. A pesquisa provou que a aplicação regular de óleo de borragem em Eczema, Psoríase e áreas afetadas pela rosácea pode ter um efeito rápido e calmante.

13. Ajuda a Eliminar a Ressaca:

Um dos usos mais importantes do óleo de borragem é para pessoas que podem beber demais. O óleo pode melhorar o metabolismo, acelerar a desintoxicação do corpo, cobrir o estômago e aumentar os níveis de energia, ajudando a superar até as piores ressacas.

14. Melhora a Saúde Cardíaca:

Óleo de Borragem

O óleo de borragem reduz o risco de doença cardiovascular aterosclerótica, reduzindo a placa bacteriana e a inflamação ao longo das paredes arteriais e aumentando a circulação sanguínea periférica, aumentando assim a saúde cardíaca.

15. Limpa os Rins:

O óleo de borragem ingerido como comprimidos de gelatina tem um efeito diurético devido à sua concentração de sais de Potássio. Isso limpa os rins e ajuda a desintoxicar o corpo.

Possíveis Efeitos Colateiras do Óleo de Borragem:

Pode Interferir com Medicamentos Para Diluir o Sangue:

O óleo de borragem pode aumentar a circulação periférica e interagir negativamente com medicamentos que afinam o sangue, como a varfarina, o Plavix e a aspirina. Consulte um médico antes de usá-lo.

Pode Ser Tóxico Para o Fígado:

O óleo de borragem contém amabilina, um alcaloide pirrolizidina, que pode ser tóxico para o fígado se tomado em altas doses. Por esse motivo, a Agência Federal de Saúde da Alemanha não recomenda mais do que 1 micrograma dessas substâncias diariamente. Certifique-se de usar óleo de borragem que é certificado livre de alcaloides pirrolizidina insaturados.

 

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Macela – Origem, Benefícios e Como Usar

Unha de Gato – Origem, Benefícios e Como Usar!