Os 32 Benefícios do Manjericão Roxo Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Manjericão Roxo Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, oManjericão Roxo possui ricas propriedades que beneficiam e favorecem a saúde do corpo humano. O Manjericão Roxo é uma erva altamente perfumada mais frequentemente usada como um tempero na culinária, mas também se tornou cada vez mais popular por seus vários benefícios à saúde.

beneficios do manjericao roxo

As Folhas de Manjericão Roxo e suas flores contêm muitos compostos químicos que são conhecidos por prevenir doenças e promover a saúde. Os benefícios do Manjericão Roxo não apenas são medicinais, mas também se diz que tem benefícios espirituais. O nome científico desta erva é Ocimum basilicum.

Há mais de 60 variedades de manjericão, todas diferem um pouco na aparência e no sabor mas compartilham, na sua maioria, as propriedades medicinais. A variedade Manjericão Roxo é a que mais investigações científicas possui.

O Manjericão Roxo é uma planta originária da Índia, Irã e outras regiões tropicais da Ásia. Utiliza-se na medicina ayurvédica como um “adaptógeno” para enfrentar as tensões da vida.

Desde a antiguidade, os benefícios do Manjericão Roxo o tornaram uma planta sagrada pelos hindus, por isso com frequência é visto enfeitando os arredores dos santuários da Índia.

Valor Nutricional do Manjericão Roxo:

O Manjericão Toxo é baico em calorias é rico em propriedades antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana. Além disso, oferece nutrientes essenciais, incluindo a vitamina A, vitamina C e vitamina K, bem como manganês, cobre, cálcio, ferro, magnésio e gorduras omega-3.

Todos estes nutrientes são muito bons para sua saúde geral. O Manjericão Roxo possui também uma essência rica estragol, eugenol e timol, que são propriedades usadas na medicina e que proporcionam um aroma extremamente agradável, o que o torna muito fácil de ser consumido. Então, confira também os Benefícios do Manjericão Roxo Para Saúde:

Benefícios do Manjericão Roxo Para Saúde:

1. Melhora o Sistema Digestivo:

O consumo de Manjericão Roxo faz bem para o sistema digestivo. O suco extraído de suas folhas pode tratar dores de estômago ou cãibras. Seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam ainda a curar úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.

2. Benefícios do Manjericão Roxo Contra o Câncer:

O Manjericão Roxo é conhecido por ter propriedades antioxidantes poderosos. Antioxidantes naturais encontrados no Manjericão Roxo podem proteger o corpo contra os danos dos radicais livres, e lutando contra a maioria dos cânceres.

Também contém flavonoides, que protegem as estruturas celulares contra a radiação e dano à base de oxigênio. É uma rica fonte de betacaroteno, que ajuda a proteger as células contra os danos dos radicais livres.

3. Combate Resfriados:

Um dos benefícios do Manjericão Roxo é a melhora do sistema imunológico. Suas folhas são utilizadas no tratamento de resfriados. É recomendável mastigá-las para o alívio de resfriados e gripes. As fortes propriedades do Manjericão Roxo antibióticas protegem o organismo contra bactérias e as infecções causadas por elas.

4. Promove a Saúde da pele:

Outros benefícios do Manjericão Roxo são a prevenção do surgimento de acnes e aceleração o processo de recuperação de feridas na pele. O seu extrato ajuda a eliminar as bactérias presentes na derme, que resultam no entupimento dos poros, a principal causa da acne.

Propriedades do Manjericão Roxo reduzem a inflamação da pele e são utilizadas no tratamento de outros problemas, como micose, psoríase e picadas de insetos. A erva é considerada excelente na prevenção e tratamento do câncer de pele.

5. Benefícios do Manjericão Roxo Contra Dores de Cabeça:

Mais um dos benefícios do Manjericão Roxo é sua função de relaxante muscular. A planta pode ser mastigada, ingerida como chá ou ainda ser aplicada como óleo diretamente no corpo para aliviar a tensão nos músculos e as dores de cabeça.

6. Melhora a Saúde Bucal:

Estudos apontam que as propriedades do Manjericão Roxo também são eficazes no combate ao mau hálito e doenças periodontais.

7. Combate a Tosse:

O Manjericão Roxo é um componente que faz parte da maioria dos xaropes para tosse e expectorantes, devido às suas propriedades. A dor de garganta também pode ser aliviada utilizando essa planta. Basta ferver água, acrescentar algumas folhinhas de Manjericão Roxo, abafar e deixar amornar. Depois, coe e faça um gargarejo com essa água.

8. Benefícios do Manjericão Roxo Contra a Arritmia:

É uma boa fonte de vitamina E, B3, B6 e zinco. Devido à presença do magnésio, melhora a saúde do sistema cardiovascular, pois estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas.

9. Combate a Bronquite:

O Manjericão Roxo é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite.

10. Promove a Saúde dos Olhos:

A vitamina A presente no manjericão possui propriedades antioxidantes, altamente benéficas à saúde ocular. Apenas 100g de manjericão fresco correspondem à dose diária recomendada de vitamina A ao organismo.

11. Benefícios do Manjericão Roxo Contra Pedras nos Rins:

A erva tem poderoso efeito no funcionamento dos rins. Para otimizar o órgão, é indicado o consumo de 6 folhas frescas com água, em jejum. Para quem sofre de pedras nos rins é bom misturar suco extraído da planta com mel e tomar a mistura diariamente durante aproximadamente 6 meses.

O procedimento facilita a eliminação das pedras nos rins pela urina. A planta ainda é benéfica para a cura de diversos problemas urinários.

12. Combate a Asma:

O Manjericão Roxo é um ingrediente chave em xaropes da tosse e expectorantes. Mas em vez de comprar aqueles, você pode fazer um remédio caseiro que funciona tão bem.

Vários compostos do banho de Manjericão Roxo ajudam na mobilização de muco, por isso também é um tratamento eficaz para outros problemas respiratórios como bronquite e asma.

13. Combate o Estresse:

As folhas desta erva também são apontadas por diminuir o estresse. Especialistas recomendam mascar 10 a 12 folhas de Manjericão, duas vezes por dia, para prevenir o estresse e os problemas decorrentes deste mal.

14. Melhora a Saúde do Coração:

Os poderosos componentes antioxidantes encontrados na planta ajudam a baixar o nível de colesterol e reduzir as chances do desenvolvimento da doença da artéria coronária. Propriedades do Manjericão Roxo como o magnésio auxiliam relaxando os músculos e melhorando o fluxo sanguíneo no organismo.

manjericao roxo

15. Benefícios do Manjericão Roxo Contra Bactérias:

O Manjericão Roxo foi mostrado para proporcionar uma proteção contra a proliferação bacteriana impressionante indesejada de muitos tipos, incluindo a capacidade de inibir várias espécies que se tornaram resistentes aos antibióticos habitualmente utilizados.

Estudos têm demonstrado que os produtos a base desta erva resultaram em matar essas bactérias, por isso faz sentido inclui-la em suas saladas.

16. Ajuda no Tratamento da Tuberculose:

A planta também favorece a saúde respiratória, pois ajuda a melhorar o desempenho dos pulmões. Os óleos essenciais de Manjericão Roxo são bons para curar a bronquite e congestão dos pulmões. A planta também é muito útil no tratamento da tuberculose.

17. Combate Inchaços:

A erva contém um fluido chamado eugenol, o qual pode inibir a atividade de ciclo-oxigenase, uma enzima que faz com que ocorra a redução do inchaço das articulações e ossos entre outros lugares.

18. Benefícios do Manjericão Roxo Para Fortalecer a Memória:

A melhoria das funções cerebrais ainda é outro dos benefícios do Manjericão Roxo, uma vez que ele normaliza os níveis de neurotransmissores no cérebro. O seu extrato funciona como um tônico cerebral e ajuda a aguçar a memória.

19. Aumenta o Sistema Imunológico:

A melhora do sistema imunológico também é um dos benefícios do Manjericão Roxo. Estudos mostram que vários componentes químicos da planta aumentam a produção de anticorpos em até 20%. Ao fortalecer o sistema imunológico a planta protege contra asma, alergias, artrite, câncer, gripes e resfriados. Para melhores resultados, recomenda-se dar preferência à folha fresca e não seca.

20. Combate Gases Intestinais:

O Manjericão Roxo tem propriedades digestivas que combate os vômitos e as náuseas. É um diurético muito útil contra as doenças dos rins e bexiga. E além de ser muito benefíco para a saúde e muito saboroso, a erva evita a formação de gases intestinais.

Outros Benefícios do Manjericão Roxo Para Saúde:

  • Esse manjericão é comumente utilizado em infusões para estimular a menstruação em mulheres com distúrbios de retenção.
  • Ele também é usado para combater as cólicas, reumatismo, entorses e dores musculares.
  • Você pode misturar o chá de Manjericão Roxo com um pouco de alecrim e álcool essa mistura é muito eficaz para combater as dores musculares, você precisa simplesmente fazer uma massagem na área dolorida utilizando este líquido.
  • Na alimentação, atua como energizante. Por ser muito delicado, deve ser usado na cozinha delicadamente.
  • Tem propriedades analgésicas, antissépticas e cicatrizantes.
  • É bom para casos de confusão mental. Pode ser usado ainda como tintura ou vinagre, queimado no aromatizador ou aspergido.
  • O Manjericão Roxo favorece aos que têm digestão difícil, gazes, asia, dores de cabeça em conseqüência de alimentação pesada ou inadequada.
  • Ele possui flavonóides, que protegem as estruturas celulares e os cromossomas contra a radiação e contra os efeitos dos radicais livres.
  • O alimento também é antiinflamatório, estimulante digestivo, calmante e previne problemas digestivos e infecções no intestino.
  • Pode aumentar a secreção de leite em mulheres grávidas.

Como Consumir o Manjericão Roxo:

As Folhas do Manjericão Roxo são usadas para dar sabor a qualquer vegetal, aves ou carnes. A planta também é usada em tomate, ovos, ensopados, sopas e saladas. A erva fresco pode ser macerado com alho e azeite de oliva para fazer uma variedade de pesto sem derivados do leite, que pode cobrir uma variedade de pratos, incluindo massas, salmão e brushetta de trigo integral.

Ou então, pode ser colocado em camadas inteiras sobre fatias de tomate e queijo mussarela de búfala para criar uma salada colorida e saborosa.

Podemos bater a erva com azeite de oliva e cebolas em um processador de alimentos ou liquidificador, formando um purê de manjericão que pode ser adicionado a uma deliciosa sopa de tomate.

manjericao roxo beneficios

Receita de chá de Manjericão Roxo:

INGREDIENTES:

  • 10 folhas de Manjericão Roxo
  • 1 litro de água

MODO DE PREPARO:

  • Em um recipiente, leve a água ao fogo. Aguarde até que alcance o ponto de ebulição e então desligue. Adicione as folhas lavadas e higienizadas da erva e então tampe.
  • Deixe descansar por um período de, aproximadamente, dez minutos – ou até amornar – e então coe e consuma.

Contraindicações do Manjericão Roxo:

A erva é segura nas quantidades utilizadas nos alimentos e também não oferece riscos quando usados por adultos medicinalmente em curtos períodos. Em algumas pessoas o consumo pode reduzir a quantidade de açúcar no sangue.

Os 40 Benefícios do Óleo de Patchouli Para Saúde!

Os 40 Benefícios da Casca de Abacaxi Para Saúde