Os 40 Benefícios do Coentro Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Coentro Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, o Coentro é uma planta de origem asiática que já era conhecida e utilizada pelos egípcios há mais de dois mil anos. Embora seu uso atual seja principalmente na forma de tempero na cozinha, os povos antigos usavam o Coentro como uma planta medicinal, devido às suas propriedades calmantes, digestivas e até mesmo afrodisíacas.

Coentro BenefíciosAlgumas pessoas não gostam do Coentro devido ao seu gosto forte e por ele praticamente esconder os outros sabores do prato. É possível, no entanto, utilizar o Coentro na salada, no suco verde ou até mesmo como chá, com receitas que permitem obter todos os benefícios do Coentro sem precisar comprometer o paladar do restante da família.

O Coentro pode ser encontrado na forma de folhas frescas ou sementes, sendo que ambos possuem propriedades importantes para o bom funcionamento do organismo.

Conteúdo do Artigo:

Valor nutricional do Coentro:

O Coentro e uma excelente fonte de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, como é o caso do ferro, manganês, magnésio, fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B ( vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3, por exemplo), vitamina C, cálcio, fósforo, sódio, potássio e zinco, que podem prevenir e tratar diversos males à saúde. Então, confira Os 40 Benefícios do Coentro Para Saúde:

1. Aumenta Energia:

O Coentro é uma rica fonte de carboidratos e proteínas que seu corpo utiliza para converter em energia. O Coentro também tem um alto teor de água, o que reduz seus níveis de sede, evitando que fique desidratado.

2. Benefícios do Coentro Para Auxiliar na Perda Peso:

Ele possui uma alta quantidade e fibra (cerca de 2 gramas por 100 gramas de fruta) e, ao mesmo tempo, muito baixa em calorias. Esta propriedade, juntamente com o alto teor de água da fruta, ajuda a manter longe as fadigas da fome, de modo que você não sinta a necessidade de fazer lanches.

3. Coentro é Afrodisíaco:

A folha do Coentro é conhecida por ser um afrodisíaco. Ferver as folhas na água e beber ajuda a estimular os hormônios responsáveis pelo aumento da libido sexual.

4. Benefícios do Coentro Para Tratar a Ansiedade:

Devido às suas qualidades relaxantes musculares, Pois, ele pode agir como um laxante. Ele ajuda a acalmar os nervos, aliviando a ansiedade e reduzindo os efeitos nocivos do Estresse. Beber suco dessa planta misturado com suco de pepino e aipo no final do dia é uma ótima maneira de reabastecer seu corpo com vitaminas B para ajudar a acalmar a mente.

5. Ajuda a Facilitar o Sono:

Ao reduzir a ansiedade e o Estresse, Essa planta ajuda a melhorar a qualidade do seu sono, pois é uma erva calmante. Esta erva também estimula a digestão através da ação peristáltica.

6. Benefícios do Coentro Para Evitar a Perda de Cabelo:

Essa planta é um remédio maravilhoso para promover o crescimento de um novo cabelo e combate a perda de cabelo, pois contém vitaminas e proteínas essenciais que ajudam no crescimento do cabelo.

7. Funciona como Desintoxicante:

O Coentro é um notável desintoxicante de metais pesados, uma vez que possui a capacidade de remover metais pesados do corpo. Estes metais geralmente entram no corpo através do consumo de alimentos não-orgânicos, fontes não convencionais de água, comer peixe, usar desodorantes, fumar, cozinhar em recipientes de alumínio, entre outras ações.

8. Benefícios do Coentro Para Melhorar o Sistema Digestivo:

As folhas de Coentro oferecem alívio aos problemas de indigestão, bem como sentimentos de náuseas. Eles permitem que os aparelhos digestivos produzam enzimas digestivas, bem como mais sucos digestivos, evitando assim a flatulência e desconforto no estômago.

9. Possui Propriedades Antidiabéticas:

O Coentro tem sido tradicionalmente referido como uma erva “antidiabético”, devido à sua capacidade de baixar os níveis de Colesterol e açúcar no sangue. É particularmente benéfico para pacientes diabéticos, uma vez que ajuda na regulação e mantém o açúcar no sangue estabilizado devido a alta quantidade de potássio e baixo teor de Sódio.

10. Possui Propriedades Anti-inflamatórias:

O Coentro possui potentes capacidades anti-inflamatórias que podem aliviar os problemas inflamatórias, como a Artrite, bem como reduzir o inchaço menor. Também evita a Conjuntivite.

Coentro

11. Benefícios do Coentro Para Tratar Transtornos Menstruais:

Ele possui sementes que são boas fontes de ácido linoleico, ácido ascórbico, ácido estérico e ácido palmítico. Eles apoiam a secreção adequada de hormônios e previnem os transtornos menstruais. Para este efeito, devem ser embebidos durante a noite em água e consumidos na manhã seguinte para obter o máximo de benefícios.

12. Fortalece os Ossos:

Ele é uma grande fonte de vitaminas e minerais essenciais. É rico em ferro, que é benéfico para pessoas com baixos níveis de hemoglobina e cura Anemia. O magnésio, por outro lado, facilita o funcionamento adequado do sistema nervoso e fortalece os ossos. A mastigação de folhas de Coentro cru é útil para pessoas que sofrem de Bronquite e Asma. O óleo extraído da planta tem propriedades antissépticas que ajudam na cura de úlceras na boca.

13. Ajuda no Tratamento de Cravos e Acne:

Essa Planta é bastante eficaz para se livrar de cravos e acne. Para este efeito, você pode misturar 1 colher de chá de suco de Coentro com 1 colher de chá de suco de limão. Aplicar nas áreas afetadas e deixar descansando por uma hora.

14. Trata de Distúrbios da Pele:

Ele atua como um agente antisséptico e antifúngico no tratamento de doenças da pele como Dermatite e Eczema. Possui substâncias antimicrobianas que podem prevenir e curar a varíola pequena também.

15. Benefícios do Coentro tem Propriedades Antissépticas:

O Coentro possui um conjunto impressionante de qualidades antissépticas, que protegem o corpo contra várias infecções. Ele também auxilia na cura de feridas com rapidez para que não haja formação de pus, assim como alivia efetivamente a coceira na pele e a inflamação causada por picadas de insetos.

16. Possui Propriedades Antioxidantes:

As propriedades antioxidantes do Coentro podem ser atribuídas à presença de um antioxidante chamado quercetina. Estes antioxidantes protegem suas células contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento e prevenindo as futuras doenças crônicas. Além disso, ele proporciona proteção contra as doenças mais degenerativas, como Câncer, Diabetes, degeneração macular, doença de Alzheimer e doenças cardíacas.

17. Combate a Pele Oleosa:

Ele pode absorver o excesso de óleo em seu rosto. Se você tem uma pele oleosa, você pode aplicar o suco de Coentro no rosto e lavar depois de uma hora.

18. Benefícios do Coentro Para Clarear os Lábios Escuros:

Se você está sofrendo de lábios escuros, você pode aplicar o sumo dessa planta em seus lábios para clarear.

19. Previne o Diabetes e Colesterol:

O Coentro ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue. Possui também antioxidantes, vitaminas, óleos essenciais e fibra alimentar, que atuam na diminuição das taxas de LDL (o colesterol ruim) e contribuem para elevar os níveis do bom colesterol (HDL).

20. Previne Câncer e Alzheimer:

São os antioxidantes também que combatem os radicais livres e impedem a degeneração precoce de células sadias. É esse processo que diminui o risco de algumas doenças degenerativas, como o Alzheimer e outras condições, a exemplo do câncer.

21. Benefícios do Coentro Para Reduzir o Colesterol LDL:

Além de reduzir o Colesterol LDL, o Coentro também pode reduzir a Hipertensão, reduzindo a Pressão Arterial. A erva é uma boa fonte de potássio, magnésio, cálcio, Manganês e ferro, bem como baixa quantidade de Sódio. Esta elevada proporção de potássio e de Sódio ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. O ferro é vital para a produção de glóbulos vermelhos e o Manganês é usado como um fator para a enzima antioxidante.

22. Possui Propriedades Antibacterianas e Antifúngicas:

Ele contém um composto antibactérias chamado dodecenal, que pode matar as bactérias salmonelas e prevenir a intoxicação por salmonelas. Suas propriedades antibacterianas ajudam a melhorar a saúde bucal. As substâncias antimicrobianas presentes ajudam a prevenir e curar a varíola pequena, bem como aliviar a Diarreia causada por infecções fúngicas ou microbianas.

23. Benefícios do Coentro Para Saúde Cardiovascular:

O Coentro é livre de Colesterol, mas rico em antioxidantes, óleos essenciais, vitaminas e Fibras alimentares que ajudam na redução do Colesterol ruim e aumento dos níveis de Colesterol bom. Desta forma, é benéfico para a saúde cardiovascular. Ele também ajuda a dissolver a acumulação de Colesterol nas artérias, auxiliando assim aqueles que sofrem de aterosclerose e doenças cardíacas.

24. Combate os Radicais Livres:

Como mencionado anteriormente, o Coentro é rico em vários antioxidantes que impedem que os radicais livres danifiquem as células da pele. A Vitamina A é uma importante vitamina solúvel em gordura e antioxidante que é vital para a manutenção de membranas mucosas e a pele. A Vitamina C é um poderoso antioxidante natural que combate os radicais livres, evitando assim sinais de envelhecimento, como rugas, flacidez da pele e pigmentação.

25. Benefícios do Coentro Para Combater a Prisão de Ventre:

Ele é considerada uma erva com alto poder laxante, devido à sua maior quantidade de fibras presentes principalmente nas suas cascas e sementes.

26. Previne Envelhecimento Precoce e Mantém a Pele Saudável:

Com todas essas propriedades antioxidantes, o Coentro ainda pode auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce e na preservação de um bom aspecto da pele. Isso graças às suas boas quantidades de vitamina C, que atuam na formação de colágeno essencial para evitar a flacidez e manter a saúde da pele em dia.

27. Impede a Arteriosclerose:

Outro dos benefícios do Coentro é impedir a arteriosclerose, que é o enrijecimento das artérias devido ao acúmulo de placas de gordura. Ele atuaria dissolvendo o colesterol que está acumulado nas paredes desses vasos e ajudando a desobstrui-los.

28. Benefícios do Coentro Para Melhora a Digestão:

Ele também estimula o peristaltismo, ou seja, os movimentos que facilitam e aceleram a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo. Isso torna o Coentro um laxante suave e natural.

29. Combate Vômito e Diarreia:

Suas folhas desidratadas podem ser utilizadas para combater crises de vômito e diarreia sendo excelente para problemas gastrointestinais e para regular o funcionamento do intestino.

30. Benefícios do Coentro Para Evita Gases e Náuseas:

Auxilia no tratamento de problemas digestivos, como gases, náuseas, má digestão e dores abdominais. Isso ocorre devidos às propriedades do Coentro de estimular o organismo a produzir mais enzimas e sucos digestivos, facilitando a digestão e impedindo a formação de gases.

31. Melhora a Imunidade:

O Coentro é uma excelente fonte de vitamina C e de outras vitaminas essenciais, como o ácido fólico, a vitamina A e o betacaroteno que, acima de tudo, contribuem para fortalecer o sistema imunológico.

Benefícios do Coentro

32. Coentro é Fonte De Vitamina C:

Ele considerado rico em vitamina C, pois a vitamina C é um importante antioxidante para fortalecer o sistema imunológico do seu corpo para que possa combater radicais livres e prejudiciais.

33. Coentro Funciona Como Desodorante Natural:

Essa planta age como um desodorante interno natural, pois contém uma grande quantidade de clorofila que pode desintoxicação do corpo de dentro para fora. Ao eliminar as toxinas do fígado, rins e trato digestivo, ele ajuda a remover o excesso de bactérias do corpo. A clorofila pode inibir bactérias devido ao seu alto teor de oxigênio e, portanto, esta erva ajuda seu corpo a desodorizar.

34. Impede o Acúmulo de Gordura:

As folhas de coentro contêm limoneno, uma substância química que age como um hormônio natural e dificulta o acúmulo de gordura na região abdominal. Isso ocorre porque o limoneno impede a absorção de uma parte das gorduras saturadas no sistema digestivo, o que permite que elas sejam mais facilmente eliminadas.

35. Melhora o Sabor dos Alimentos:

o uso de coentro como tempero pode ajudar você a sentir menos fome, pois um prato bem temperado oferece maior poder de saciedade. Além disso, o coentro pode substituir outros temperos mais calóricos, como caldos prontos e molhos para salada.

Confira Outros Benefícios da Coentro Para Saúde:

  • Reduz a dor muscular;
  • Redução da gordura abdominal;
  • Combate a tosse;
  • Controla a diabetes;
  • Alivia enxaquecas.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 30 Benefícios do Oxicoco Para Saúde

Os 40 Benefícios do Eucalipto Para Saúde