Camarão Amarelo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Camarão Amarelo – Origem, Benefícios e Como Usar de forma simples e sem prejudicar sua saúde. Além disso, o camarão amarelo contém muitos nutrientes que são essenciais para saúde de todo o corpo. O Camarão Amarelo é uma planta encontrada em boa parte da América do Sul, incluindo alguns países latinos de boa predominância. Um deles foi o Peru, onde a planta é até hoje cultivada. No Brasil, ela é amplamente empregada para enfeitar ambientes exteriores e canteiros pelas cidades brasileiras e especialmente as litorâneas.

Além de camarão amarelo a planta também é conhecida pelo nome planta-camarão e estes nomes devem-se à sua característica mais marcante que envolve especialmente o formato das flores da espécie.

 Benefícios do camarão amareloOrigem da Planta Camarão Amarelo:

O nome Pachystachys deriva da aglutinação do grego pachys (grande, robusto) e stachys (espiga). No Perú, é conhecida como choclo de oro ou “milho dourado”. O epíteto específico lutea vem do adjectivo latino luteus e significa “amarelo”, em referência às bracteas da espiga.

Inflorescências amarelo-ouro, com flores brancas, o camarão amarelo é uma planta muito vistosa. A sua folhagem não deixa por menos, o verde escuro ajuda a destacar as suas inflorescências.

No paisagismo é indicada para bordaduras e para atrair beija-flores. No entanto pode ser plantada em vasos com um efeito interessante. A poda e a fertilização anual são imprescindíveis para garantir uma floração majestosa. Vai bem a meia-sombra e a pleno sol. O seu substrato deve estar sempre húmido.

O que mais chama a atenção na planta camarão amarelo é o formato das suas flores. Elas parecem verdadeiros camarões enrolados e a semelhança é tanta que um dos seus nomes populares não deixa desejar.

É por causa desse aspecto tão diverso que a espécie é amplamente empregada para criar um clima bem diferenciado num quintal mais amplo ou por menor que ele seja. A planta camarão amarelo também é muito empregada para enfeitar locais externos, em ruas ou para decorar pátios e varandas.

Propriedades e Benefícios da Planta Camarão Amarelo:

Composta basicamente por açúcares, arbutrina e glicosídeos, essa planta é potente quanto a presença de ativos adstringentes.Os mesmos atuam na contração dos tecidos dando origem a uma camada de revestimento responsável por agir contra inflamações que acometem a garganta, boca, intestino e órgãos genitais.O camarão amarelo é conhecido por atuar ainda como hemostático, isso em decorrência do seu potencial adstringente, auxiliando assim na coagulação sanguínea e reduzindo as chances de sangramentos.

Eficaz também como agente diurético para o organismo, camarão amarelo é capaz de promover o melhoramento da atuação dos rins, intestino e bexiga, o qual colabora com a inibição da retenção de líquidos, este que é um dos principais causadores do inchaço no organismo. O combate a diarreia é outra função importante desempenhada por esta planta.

Utilização da Planta:

As folhas localizadas próximas à base da planta são consideradas as partes mais ricas em princípios ativos, configurando assim as mais importantes de serem consumidas.

Chá da planta Camarão Amarelo: 

O chá das folhas de camarão amarelo é uma das receitas mais indicadas devido a alta concentração de ativos capazes de fornecer inúmeros benefícios ao organismo humano. Deve-se ferver algumas folhas da planta em uma panela com água e, deixar amornar, coar e tomar até três xícaras por dia.

Camarão AmareloFluídos: 

Comercializado, geralmente, em farmácias de manipulação, o fluído da camarão amarelo deve ser tomado de 15 a 20 gotas duas vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições.

Contraindicações e Efeitos Colaterais:

Até o que se sabe, não.A planta camarão amarelo pode ser consumida por qualquer indivíduo. Entretanto, como todo tratamento natural, é importante ingerir dosagens equilibradas e sob orientação médica.

Os 10 Benefícios do Suco da Uva do Mato Para Saúde!

cha de picao da praia beneficios

Chá de Picão da Praia – Origem, Benefícios e Como Usar!