Os 30 Benefícios do Chá de Tribulus Terrestris Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá de Tribulus Terrestris Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, o Chá de Tribulus Terrestris possui ricas propriedades que são essenciais para saúde geral do corpo humano. A planta Tribulus terrestris é uma erva daninha originária da Índia, com grande tradição naquele país e no Norte da África, além de ser encontrada também na Europa.

beneficios do cha de tribulus terrestris

A Tribulus é conhecida ainda pelo nome de videira da punctura, abrolhos e abre olhos. E sempre foi aproveitada como planta medicinal, usada para tratar problemas como disfunção erétil, desequilíbrio hormonal e perda de libido.

Seja em forma de cápsulas, comprimidos, chá, suplementos e extrato, o vegetal está longe de ser apenas um facilitador do desenvolvimento dos músculos.

Porém, está ganhando fama no mundo todo na forma de suplemento natural voltado à hipertrofia muscular.

Tudo por causa de um agente ativo chamado de protodioscina, uma substância que favorece a produção de óxido nítrico – importante elemento vasodilatador, entre outras funções.

Propriedades do Chá de Tribulus Terrestris:

O Chá de Tribulus Terrestris tem sido usado há séculos na medicina tradicional ayurvédica. As propriedades ativas deste chá são: alcaloides, resinas, taninos, saponinas, açúcares, esteróis, óleo essencial, peroxidase, diastase e glucósido. Então, confira agora os Benefícios do Chá de Tribulus Terrestris Para Saúde:

Benefícios do Chá de Tribulus Terrestris Para Saúde:

1. Aumenta os Níveis de Testosterona:

Supostamente, o Chá de Tribulus Terrestris é capaz de aumentar as concentrações de testosterona, atuando como um adaptógeno. Ou seja, a planta seria capaz de regular a produção de testosterona, aumentando naturalmente a sua produção e liberação quando esse hormônio encontra-se abaixo do esperado, funcionando dentro dos limites naturais do corpo.

Um dos mecanismos de ação propostos é de que uma substância encontrada no tribulus, conhecida como protodioscina, aumenta os níveis de dehidroepiandrosterona (DHEA), um hormônio esteroide, precursor da testosterona.

2. Favorece a Retenção de Líquidos:

Por aumentar a massa muscular e o nível de hormônios de testosterona no organismo, muitos acreditam que o Chá de Tribulus Terrestris pode ajudar a engordar. Mas o que ocorre é o contrário, pode inclusive ajudar na definição corporal, trocando massa gorda por massa magra.

Sem contar que o Chá de Tribulus Terrestris pode contribuir para a redução do “inchaço”. Isso porque a erva possui ação diurética, que ajuda a diminuir e reter líquidos do corpo.

3. Benefícios do Chá de Tribulus Terrestris no Aumento da Imunidade:

Devido ao alto nível de testosterona que é produzida no organismo ao se consumir o Chá de Tribulus Terrestris, é possível ver um grande aumento na resistência e na força do corpo, além de melhorar a densidade mineral óssea, causar melhoria no metabolismo e no sistema imunológico.

4. Aumenta a Fertilidade:

O Chá de Tribulus Terrestris pode oferecer também benefícios para as mulheres assim como para os homens. Como ele consegue equilibrar os níveis hormonais, no sexo feminino foi verificado o aumento da libido, aumento da fertilidade e melhora no desempenho sexual.

5. Combate os Sintomas da Menopausa:

Sabemos que as mulheres sofrem muito durante a menopausa com muitos sintomas desagradáveis como alteração de humor, dores de cabeça, depressão, ansiedade, calor extremo, entre diversos outros fatores o Chá de Tribulus Terrestris ajuda a regular todos os sintomas da menopausa aliviando uma série de problemas que as mulheres enfrentam durante este período realmente complicado da menopausa.

6. Promove o Aumento de Energia:

O Chá de Tribulus Terrestris é frequentemente consumido por seu potencial para aumentar os níveis de testosterona e, por sua vez, geram massa muscular e aumentam a energia.

7. Benefícios do Chá de Tribulus Terrestris Contra Infecções:

O Chá de Tribulus Terrestris é conhecido por possuir fortes propriedades antibacterianas. Pode ser usado para tratar infecções da pele, sistema respiratório, cavidade oral e sistema urinário.

8. Promove a Saúde Digestiva:

O Chá de Tribulus Terrestris aumenta o funcionamento do sistema digestivo de várias maneiras. O medicamento Unani prescreve Tribulus como um laxante suave. Algumas pesquisas também indicam que as saponinas podem ser usadas para pacificar espasmos musculares lisos ou dores coliques.

O Chá de Tribulus Terrestris também reduz o nível de triglicerídeos e estimula o apetite. Ele proporciona alívio para os gases intestinais e para expulsar os vermes parasitas intestinais.

9. Favorece a Gestação:

O Chá de Tribulus Terrestris ajuda no fluxo de leite durante a amamentação. Facilita o parto ao tonificar os músculos lisos da área. A eficácia do tribulus no parto ainda é uma área cinzenta que está sendo pesquisada.

10. Benefícios do Chá de Tribulus Terrestris Para Saúde do Fígado:

Chá de Tribulus Terrestris também é conhecido por estimular o fígado, portanto, pode ajudar na degradação de gorduras e colesterol em hormônios e energia, resultando em aumento de resistência e desempenho físico.

11. Melhora o Sistema Circulatório:

O Chá de Tribulus Terrestris pode melhorar seu sistema circulatório. A maioria de nós tem sistemas circulatórios muito insalubres devido às toxinas que produzimos a cada dia, aos produtos químicos que inalamos quando respiramos e também aos alimentos que consumimos.

Esta planta foi demonstrada em estudos para ajudar a limpar todas essas toxinas e também expandir os vasos sanguíneos para obter um melhor suprimento de sangue por todo o corpo.

12. Combate Doenças Coronárias:

O Chá de Tribulus Terrestris pode ser utilizada para o tratamento e prevenção de doenças coronárias. Pode reduzir o risco desses distúrbios e proporcionar alívio de seus sintomas.

13. Benefícios do Chá de Tribulus Terrestris Contra Cálculos Renais:

O Chá é comumente usada no tratamento de cálculos renais. Ele pode proporcionar alívio dos sintomas de cálculos renais, como dor intensa no abdômen, dificuldade em urinar e sangue na urina.

14. Combate o IAM:

O Chá de Tribulus Terrestris melhora as condições do sistema cardiovascular prevenindo contra doenças como isquemia e enfarto agudo do miocárdio.

15. Melhora a Resistência Física:

Melhora também sua resistência física e faz crescer sua massa muscular, o que é muito bom nos resultados dos seus treinos físicos e sua saúde em geral. Definitivamente o Chá de Tribulus Terrestris é um suplemento completamente natural eficaz para a sua saúde como um todo, o que é muito bom, pois no envelhecimento outros problemas costumam surgir no tocante a doenças, e as plantas medicinais são ótimas para prevenir e tratar estes problemas.

16. Reduz os Níveis de Glicemia:

O Chá de Tribulus Terrestris ainda está em estudo aqui no Brasil. As pesquisas sobre essa planta ainda são recentes e merecem maior aprofundamento. Uma pesquisa realizada na China com ratos mostrou uma significante redução da glicemia, tanto em ratos diabéticos (40,67%) e saudáveis (redução de 26,25%). Os pesquisadores também conseguiram constatar uma redução dos triglicérides em 23,35%.

17. Benefícios do Chá de Tribulus Terrestris Contra a Hipertensão:

Este Chá inibe a angiotensina, uma enzima que quando presente em grande quantidade, favorecendo assim a diminuição da pressão arterial.

18. Combate a Impotência Sexual:

Também se especula a ação afrodisíaca do Chá de Tribulus Terrestris, agindo como um viagra natural, ou seja, um estimulante sexual, podendo atuar até mesmo contra a disfunção sexual, principalmente em mulheres pós-menopausa.

19. Promove o Aumento de Massa Muscular:

A testosterona presente no Chá de Tribulus Terrestris é um hormônio que tem efeitos anabólicos no organismo e é encontrado em grande escala nos homens e em menor quantidade nas mulheres. O aumento da testosterona no sangue promove o ganho de massa muscular. Além disso, a testosterona é responsável pelo desejo sexual.

20. Promove a Saúde Feminina:

Por ajudar na redução dos sintomas da menopausa, o Chá de Tribulus Terrestris é um forte aliado da mulher. Sem contar que a erva tem forte ação analgésica e pode auxiliar no alívio de dores, inclusive aquelas incômodas dores de cólicas menstruais.

Outros Benefícios do Chá de Tribulus Terrestris Para Saúde:

  • Promove a melhoria na ovulação e na libido, para mulheres;
  • Melhora de dores de cabeça e o humor;
  • Diminui o cansaço e teores de colesterol;
  • Aumenta a autoestima;
  • Aumento da produção de DHEA e estrogênio;
  • Melhora da libido e da ereção;
  • Promove a otimização da resistência física e da massa muscular;
  • Axília a espermatogênese e regulação da ovulação;
  • A protodioscina presente no chá também atua no sistema cardiovascular inibindo a angiotensina, uma enzima que, em grande quantidade, eleva a pressão arterial;
  • Outra função da protodioscina no chá é impulsionar o hormônio LH (localizado no testículo), que, por sua vez, estimula a produção de testosterona;
  • Pesquisas revelam que o Chá de Tribulus Terrestris foi capaz de reduzir a pressão arterial em animais, além de ajudar a prolongar a ereção em humanos;
  • Está relacionada à melhora na densidade mineral óssea, no metabolismo e no sistema imunológico.
  • E, ainda, há alguns estudos mostrando seu efeito na prevenção e tratamento da diabete.

cha de tribulus terrestris

Efeitos Colaterais do Chá de Tribulus Terrestris:

Algumas pesquisas isoladas sobre o Chá de Tribulus Terrestris apontam que ao chá pode provocar toxicidade e ginecomastia (crescimento de mamas em homens). Pela falta de comprovações científicas que estabelecem as suas doses seguras e efeitos colaterais, é precisa consumir o Chá de Tribulus Terrestris com cautela. E sempre procurar a recomendação de um nutricionista ou médico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 40 Benefícios da Feijoa Para Saúde

Os 25 Benefícios do Óleo de Prímula Para Saúde