Benefícios das Plantas

Yacon – Origem, Benefícios e Como Usar!

Yacon – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, o Yacon é uma planta da família das Asteraceae. Seu rizoma é um alimento dietético; é semelhante a uma batata doce e tem sabor parecido com a pera.

Ele se apresenta elevado teor de água e baixas calorias; o Yacon tem como principal carboidrato os frutooligossacarídeos, que têm se destacado em vários estudos por exercerem atividade bifidogênica, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias no intestino que protegem contra o efeito de bactérias patogênicas e invasivas.

yaconA planta é da origem da cordilheira dos Andes. Seu uso é feito há milhares de anos pelos incas. O Yacon é mais popular como batata Yacon e tem sido produzido no interior de São Paulo, desenvolve-se desde a Venezuela à Colômbia, até o noroeste da Argentina, em altitudes que vão de 2 a 3 mil metros.

A planta chegou ao Brasil na década de 90, trazidas por descendentes de japoneses para São Paulo. A planta adquiriu fama rápida como “batata dos diabéticos’, já que seu fruto é utilizado para melhorar a saúde dos diabéticos.

Propriedades medicinais: hipocolesterolêmica, Antidiabética, regulador intestinal e hipoglicêmica. Princípios Ativos: inulina (oligofrutano), glicose livre, frutose e fibras indigestíveis.

Indicações da Planta: diabetes, colesterol, indícios de queda de glicose no sangue, flora intestinal.

Modo de Usar a Planta:

Infusão de folhas a 0,5% m/v reduziu os níveis de açúcar no sangue de ratos de 348 para 214mg/dl, em 10 dias. – folhas: como adoçante. Nota: frutanos = açúcares não assimiláveis pelo trato digestivo.

Ao contrário da batata doce e da inglesa, a batata Yacon não deve ser frita, nem cozida. Ela é consumida crua, como uma fruta, ou na forma de suco.

Posologia:

Adultos: 10 a 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água 2g de folhas secas ou 4g de folhas frescas (1 colher de sopa para cada xícara de água) em infuso, até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs.

4g de raízes desidratadas (Colher de sopa para cada xícara de água) em decocto leve para as mesmas indicações; As folhas podem ser usadas como adoçante. O fruto para todas as indicações, especialmente como regeneradora da flora intestinal.

Contraindicações da Yacon:

Pacientes diabéticos que façam uso das plantas medicinais, devem ter o nível de glicose sob constante monitoramento e ter acompanhamento médico. A batata Yacon pode interferir nos níveis de glicose no sangue, mas não se conhece o mecanismo, nem sua interferência na insulina. Recomenda-se cautela.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.