Betacaroteno – Fontes, Benefícios e Deficiência

Betacaroteno – Fontes, Benefícios e Deficiência

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NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Betacaroteno, ou vitamina A, é um antioxidante muito importante e essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, ele é um caroteníde, encarregado de dar coloração vibrante para alguns alimentos como, o amarelo da manga e o laranja da cenoura.

Podemos consumir o Betacaroteno através da ingestão diária de alimentos ou por meio de cápsulas. E seu consumo com frequência, traz muitos benefícios para a saúde.

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Quando ingerimos a vitamina A, ele pode se transformar em Vitamina A, um componente muito importante para manter a saúde do nosso corpo. Ou ele pode agir como antioxidante, que auxilia na proteção das células contra a ação dos radicais livres.

Metade da Vitamina A de nosso corpo, é obtido através da ingestão de Betacaroteno, por esse motivo ele é conhecido como Pró-Vitamina A, a outra metade é adquirida por meio de alimentos de origem animal.

A vitamina A ainda auxilia na manutenção saudável da nossa pele e tem uma boa participação para manter a saúde dos nossos olhos. Ele diminui o risco de doenças coronarianas, degeneração macular, acidente vascular cerebral e outros problemas de saúde relacionados à idade.

Por ter uma boa ação antioxidante, ele também deixa nosso sistema imunológico mais fortalecido e beneficia todo o sistema respiratório. Com isso, seu consumo diário, auxilia na prevenção e na melhora de gripes e resfriados.

Fontes de Betacaroteno 

As dietas que contêm mais vitamina A são aquelas que carregam cores amareladas ou alaranjadas. Alguns exemplos:

  • cenoura;
  • melão;
  • batata doce;
  • laranja;
  • acerola;
  • manga tommy;
  • mamão formosa;
  • damasco;
  • abóbora cabotiá;
  • outros tipos de abóboras.

Em seguida, inclua na sua refeição alimentos que não têm exatamente essas cores, mas que disponibilizam Betacaroteno em uma proporção relativamente maior que outros. Por exemplo,

  • pimentões;
  • tomates;
  • nabo;
  • beterraba;
  • brócolis;
  • espinafre;
  • couve manteiga;
  • mostarda.

Benefícios do Betacaroteno

Benefícios do Betacaroteno Para Fortalece o Sistema Imunológico

O Betacaroteno fortalece seu sistema imunológico, ativando a glândula timo, que é uma das mais importantes fontes de proteção imunológica. A glândula timo permite que o seu sistema imunológico combata infecções e vírus, destruindo as células cancerosas antes que elas possam se espalhar.

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Previne a Caspa e outros Problemas do Cabelo

A deficiência de Vitamina A pode causar um cabelo seco, maçante, e sem vida. Desta forma, o consumo de alimentos ricos em vitamina A é inevitável para prevenir esses problemas.

Benefícios do Betacaroteno Para Prevenir a Diabetes

Vários estudos têm demonstrado que as pessoas com níveis adequados de Betacaroteno em seus corpos são menos propensas a sofrer de deficiência de tolerância à glicose e Diabetes.

Benefício do Betacaroteno Para o Cérebro

Uma pesquisa provou que o consumo de vitamina A é benéfico para o seu cérebro, uma vez que retarda significativamente o envelhecimento cognitivo. Além disso, ele pode combater o Estresse oxidativo, que pode danificar as células do cérebro ao longo do tempo, reduzindo o risco de demência.

Benefícios do Betacaroteno Para Prevenir o Câncer

O Betacaroteno ajuda a combater o Câncer através de sua capacidade antioxidante. Além disso, ajuda a manter suas células em comunicação adequada, impedindo o crescimento de células cancerosas. Desta forma, a ingestão dietética de alimentos ricos em Betacaroteno reduz o risco de Câncer de Mama, do Cólon, da cavidade oral e do pulmão.

Ajuda no Tratamento de Doenças Respiratórias

A alta ingestão de alimentos com Betacaroteno ajuda a aumentar a capacidade pulmonar e aliviar doenças respiratórias, evitando os problemas respiratórios como Asma, Bronquite e enfisema.

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Previne a Degeneração Macular

A degeneração macular relacionada à idade é uma doença ocular em que a mácula do olho, responsável pela visão central, começa a quebrar. O consumo de níveis adequados de Betacaroteno (15mg) juntamente com outros nutrientes pode retardar a progressão da degeneração macular relacionada com a idade.

Deficiência de Betacaroteno

A deficiência de vitamina A é, por sorte, rara em países industrializados, mas é muito comum nos países em desenvolvimento, onde é a principal causa de cegueira evitável em crianças de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Os indicadores incluem cegueira noturna, perda de cabelo, irritação da pele e olhos secos ou inflamados. O diagnóstico geralmente é considerado na aparência de indicadores clínicos, e testes de sangue para deficiência de vitamina A podem ser realizados.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

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