Os 30 Benefícios da Anchova Para Saúde

Saiba Tudo Sobre Os 30 Benefícios da Anchova Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Anchova Para Saúde são diversos, pois ela, carrega em si, propriedades benéficas e nutrientes que são capazes de proporcionar o bom funcionamento ao corpo. Além disso, a Anchova é um peixe de excelente qualidade e bastante apreciado pelo seu sabor. Facilmente encontrado em feiras, peixarias e mercados.

As Anchovas estão entre os peixes de menor tamanho, e esse detalhe acaba por ser um grande aliado. Frutos do mar, muitas vezes, contêm níveis preocupantes de toxinas ambientais, ou de mercúrio.Por seu tamanho e tempo de ciclo de vida muito curto, esses peixes acabam por não absorver essas substâncias em patamares nocivos.

benficios da anchova

Logo, acabam por ser a melhor opção. Apesar disso, muitas pessoas ainda não conhecem os benefícios da Anchova e/ou não sabem como utilizar este peixe.

Valor Nutricional da Anchova:

A Anchova é rica em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na manutenção de uma boa saúde. Contém Cálcio, Ferro, MagnésioFósforo, Potássio, Sódio e Zinco. As anchovas são uma boa fonte de vitaminas, como Tiamina, Riboflavina, Niacina, folato, Vitamina C, Vitamina B12,
Vitamina B6, Vitamina A, Vitamina E e Vitamina K. Também contém ácidos graxos e Colesterol. Então, confira Os 30 Benefícios da Anchova Para Saúde:

1. Uma Boa Fonte de Proteína:

Enquanto as Anchovas são baixas em calorias, elas não economizam em proteínas. Uma porção de Anchovas tem 12% de sua ingestão diária de proteínas. Embora isso não pareça muito comparado com outras fontes de carne, é uma boa quantidade para uma série de calorias que acompanham.

2. Reduz o Colesterol:

Entre os Benefícios da Anchova para saúde está a redução dos níveis de Colesterol no sangue. Esse efeito é possível principalmente graças ao ômega 3. Além de reduzir o LDL (Colesterol ruim), esse peixe ajuda a aumentar os níveis de HDL (o Colesterol bom).

3. Sem Carboidratos:

Hoje, com novas dietas, muitas pessoas estão tentando evitar a ingestão de muitos carboidratos. Felizmente para essas pessoas, as Anchovas não têm absolutamente nenhum carboidrato nelas. Isso também pode ser útil para os diabéticos saberem também.

4. Promove a Perda de Peso:

As Anchovas possuem quantidades significativas de proteína e uma baixa contagem de calorias, o que as torna ideais para pessoas que estão tentando perder peso. O aumento dos níveis de proteína produz saciedade, o que evita a vontade de comer em excesso, e proporciona uma ampla nutrição e benefícios para a saúde, sem adicionar calorias extras.

5. Aumenta a Disposição Física e Mental:

Entre os benefícios da Anchova para saúde, um dos menos conhecidos é o aumento da disposição física e mental. Esse efeito positivo é possível principalmente graças ao Magnésio, mineral que alivia o cansaço do corpo e da mente. Com isso, ao consumir Anchova de forma regular, as pessoas se sentem mais dispostas para as atividades do cotidiano e para a prática de atividade física.

6. Menos Risco de Toxicidade:

Um dos problemas atuais dos alimentos marinhos são os níveis de mercúrio existentes em alguns peixes e mariscos. No entanto, devido ao seu tamanho pequeno e ao ciclo de vida bastante curto, a Anchova nunca possui um nível alto de mercúrio.

7. Ideal Para Grávidas:

Também fornece ácido fólico, uma vitamina essencial na dieta de mulheres grávidas, além disso, não contém mercúrio e outras substâncias tóxicas presentes em alguns peixes.

8. Anchova é Rica em Ômega-3:

Um dos principais benefícios das Anchovas, sem dúvida, passa por seu alto teor de ácidos graxos ômega 3. Esse tipo de gordura saudável ajuda a prevenir doenças cardíacas, evitar a formação de trombos e coágulos sanguíneos e reduzir níveis elevados de Colesterol e triglicérides.

9. Melhora o Funcionamento do Intestino:

Pelo fato de o Magnésio (um dos minerais contidos na Anchova) agir como um suave laxante natural, o consumo desse peixe ajuda a regular o intestino, evitando problemas como prisão de ventre, infecções intestinais, dificuldades para evacuar etc.

Essa limpeza intestinal também permite a redução do inchaço na região do abdômen e evita o acúmulo de bactérias que prejudica a flora intestinal.

10. Aumenta a Massa Muscular:

Devido à sua elevada quantidade de proteínas, este alimento é particularmente recomendado para o desenvolvimento muscular. É por isso que as Anchovas são muito importantes para pessoas que praticam atividades físicas e atletas.

anchova

11. Beneficia o Sistema Cardiovascular:

Sendo uma importante fonte de ácidos graxos polinsaturados, o consumo regular de Anchova promove a redução do risco de problemas cardiovasculares.

12. Fonte de Magnésio:

O Magnésio acelera o trânsito intestinal, tendo um efeito laxante suave. Ele também participa do funcionamento dos nervos e músculos, o que é importante para as pessoas que praticam esportes e para aqueles com transtornos do humor.

13. Benefícios das Anchovas Para Prevenir Rugas:

As Anchovas possuem uma combinação muito útil para ajudar a combater e a regenerar a pele, sendo por isso excelente para prevenir o surgimento de rugas.

14. Previne a Anemia:

A Anchova é uma rica fonte de Ferro, 20 g de Anchovas frescas contêm aproximadamente 12% da ingestão diária recomendada para homens e 5% para as mulheres. O seu teor de Ferro é útil para a prevenção de anemia por deficiência de Ferro.

15. Aumenta a Massa Muscular:

Devido à sua elevada quantidade de proteínas, este alimento é particularmente recomendado para o desenvolvimento muscular. É por isso que as Anchovas são muito importantes para pessoas que praticam atividades físicas e atletas.

16. Previne Problemas da Tireoide:

O iodo é essencial para o bom funcionamento da glândula tireoide, que regula muitas funções metabólicas, bem como o crescimento fetal e desenvolvimento do cérebro.

17. Ajuda a Manter a Pele Jovem:

O consumo frequente de Anchova fornece ao organismo os nutrientes necessários para manter a pele jovem. Isso se deve ao seu conteúdo de ácidos graxos, Selênio e Vitamina A e E. A combinação desses nutrientes previne a formação de rugas e manchas na pele.

18. Proporciona o Aumento da Imunidade:

Seu conteúdo de Magnésio e Vitamina A, faz desse alimento um aliado para melhorar a imunidade.

19. Possui Boa Combinação de Vitaminas:

Graças ao seu teor de vitaminas solúveis em gordura (tais como Vitamina A e D) é um alimento que ajuda a melhorar a saúde da visão, melhora a resistência a infecções, promove a absorção de Cálcio e está envolvida na produção de hormônios sexuais e de enzimas do fígado.

20. Proporciona Ossos e Dentes Fortes:

A Vitamina D está cada vez mais deficiente na população. Esse peixe é rico nessa vitamina, que ajuda a regular os níveis de Cálcio no sangue e promove a absorção e fixação deste mineral nos ossos e dentes, mantendo-os fortes e saudáveis. Também contém Vitamina A, Magnésio, Fósforo e outros nutrientes que promovem a saúde dos ossos.

Apenas 20 g de filé de Anchovas frescas têm cerca 2% da ingestão diária recomendada de Magnésio, 3% de Cálcio e 5% de Fósforo. Os três minerais são essenciais para o crescimento e manutenção de ossos fortes.

21. Auxilia na Saúde dos Olhos:

Outro beneficio da Anchova é que ajuda a manter uma boa visão e pode prevenir doenças oculares relacionadas à idade, como degeneração macular e Catarata.

22. Boa Combinação de Vitaminas:

Graças ao seu teor de vitaminas solúveis em gordura (tais como Vitamina A e D) é um alimento que ajuda a melhorar a saúde da visão, melhora a resistência a infecções, promove a absorção de Cálcio e está envolvida na produção de hormônios sexuais e de enzimas do fígado.

23. Reparação Celular:

A proteína magra existente na Anchova é muito útil na reparação e crescimento do tecido celular conjuntivo, sendo por isso excelente para manter a firmeza da pele e aumentar a massa muscular magra.

Outros Benefícios da Anchova:

  • Previne doenças oculares como catarata e degeneração macular, por ser rica em Vitamina A;
  • Também é excelente na fase de desenvolvimento da criança, onde ajuda no crescimento;
  • Sua Proteína, ajuda na reparação do tecido celular conjuntivo e no ganho de massa muscular;
  • Mantém a saúde da pele com a combinação da Vitamina E, Ácido Graxo e Selênio;
  • Mantém a saúde dos dentes e dos ossos, prevenindo doenças como osteoporose e artrite;
  • Por conter Ácido Graxo Poli-insaturado, seu consumo regular ajuda a diminuir o mau Colesterol e previne doenças cardiovasculares;
  • Por se pouco calórica e rica em proteínas, ajuda na perda de peso.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

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