Os 30 Benefícios da Anchova Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Anchova Para Saúde são diversos, pois ela, carrega em si, propriedades benéficas e nutrientes que são capazes de proporcionar o bom funcionamento ao corpo. Além disso, a Anchova é um peixe de excelente qualidade e bastante apreciado pelo seu sabor. Facilmente encontrado em feiras, peixarias e mercados.

As Anchovas estão entre os peixes de menor tamanho, e esse detalhe acaba por ser um grande aliado. Frutos do mar, muitas vezes, contêm níveis preocupantes de toxinas ambientais, ou de mercúrio.Por seu tamanho e tempo de ciclo de vida muito curto, esses peixes acabam por não absorver essas substâncias em patamares nocivos.

benficios da anchova

Logo, acabam por ser a melhor opção. Apesar disso, muitas pessoas ainda não conhecem os benefícios da Anchova e/ou não sabem como utilizar este peixe.

Valor Nutricional da Anchova:

A Anchova é rica em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na manutenção de uma boa saúde. Contém Cálcio, Ferro, MagnésioFósforo, Potássio, Sódio e Zinco. As anchovas são uma boa fonte de vitaminas, como Tiamina, Riboflavina, Niacina, folato, Vitamina C, Vitamina B12,
Vitamina B6, Vitamina A, Vitamina E e Vitamina K. Também contém ácidos graxos e Colesterol. Então, confira Os 30 Benefícios da Anchova Para Saúde:

1. Uma Boa Fonte de Proteína:

Enquanto as Anchovas são baixas em calorias, elas não economizam em proteínas. Uma porção de Anchovas tem 12% de sua ingestão diária de proteínas. Embora isso não pareça muito comparado com outras fontes de carne, é uma boa quantidade para uma série de calorias que acompanham.

2. Reduz o Colesterol:

Entre os Benefícios da Anchova para saúde está a redução dos níveis de Colesterol no sangue. Esse efeito é possível principalmente graças ao ômega 3. Além de reduzir o LDL (Colesterol ruim), esse peixe ajuda a aumentar os níveis de HDL (o Colesterol bom).

3. Sem Carboidratos:

Hoje, com novas dietas, muitas pessoas estão tentando evitar a ingestão de muitos carboidratos. Felizmente para essas pessoas, as Anchovas não têm absolutamente nenhum carboidrato nelas. Isso também pode ser útil para os diabéticos saberem também.

4. Promove a Perda de Peso:

As Anchovas possuem quantidades significativas de proteína e uma baixa contagem de calorias, o que as torna ideais para pessoas que estão tentando perder peso. O aumento dos níveis de proteína produz saciedade, o que evita a vontade de comer em excesso, e proporciona uma ampla nutrição e benefícios para a saúde, sem adicionar calorias extras.

5. Aumenta a Disposição Física e Mental:

Entre os benefícios da Anchova para saúde, um dos menos conhecidos é o aumento da disposição física e mental. Esse efeito positivo é possível principalmente graças ao Magnésio, mineral que alivia o cansaço do corpo e da mente. Com isso, ao consumir Anchova de forma regular, as pessoas se sentem mais dispostas para as atividades do cotidiano e para a prática de atividade física.

6. Menos Risco de Toxicidade:

Um dos problemas atuais dos alimentos marinhos são os níveis de mercúrio existentes em alguns peixes e mariscos. No entanto, devido ao seu tamanho pequeno e ao ciclo de vida bastante curto, a Anchova nunca possui um nível alto de mercúrio.

7. Ideal Para Grávidas:

Também fornece ácido fólico, uma vitamina essencial na dieta de mulheres grávidas, além disso, não contém mercúrio e outras substâncias tóxicas presentes em alguns peixes.

8. Anchova é Rica em Ômega-3:

Um dos principais benefícios das Anchovas, sem dúvida, passa por seu alto teor de ácidos graxos ômega 3. Esse tipo de gordura saudável ajuda a prevenir doenças cardíacas, evitar a formação de trombos e coágulos sanguíneos e reduzir níveis elevados de Colesterol e triglicérides.

9. Melhora o Funcionamento do Intestino:

Pelo fato de o Magnésio (um dos minerais contidos na Anchova) agir como um suave laxante natural, o consumo desse peixe ajuda a regular o intestino, evitando problemas como prisão de ventre, infecções intestinais, dificuldades para evacuar etc.

Essa limpeza intestinal também permite a redução do inchaço na região do abdômen e evita o acúmulo de bactérias que prejudica a flora intestinal.

10. Aumenta a Massa Muscular:

Devido à sua elevada quantidade de proteínas, este alimento é particularmente recomendado para o desenvolvimento muscular. É por isso que as Anchovas são muito importantes para pessoas que praticam atividades físicas e atletas.

anchova

11. Beneficia o Sistema Cardiovascular:

Sendo uma importante fonte de ácidos graxos polinsaturados, o consumo regular de Anchova promove a redução do risco de problemas cardiovasculares.

12. Fonte de Magnésio:

O Magnésio acelera o trânsito intestinal, tendo um efeito laxante suave. Ele também participa do funcionamento dos nervos e músculos, o que é importante para as pessoas que praticam esportes e para aqueles com transtornos do humor.

13. Benefícios das Anchovas Para Prevenir Rugas:

As Anchovas possuem uma combinação muito útil para ajudar a combater e a regenerar a pele, sendo por isso excelente para prevenir o surgimento de rugas.

14. Previne a Anemia:

A Anchova é uma rica fonte de Ferro, 20 g de Anchovas frescas contêm aproximadamente 12% da ingestão diária recomendada para homens e 5% para as mulheres. O seu teor de Ferro é útil para a prevenção de anemia por deficiência de Ferro.

15. Aumenta a Massa Muscular:

Devido à sua elevada quantidade de proteínas, este alimento é particularmente recomendado para o desenvolvimento muscular. É por isso que as Anchovas são muito importantes para pessoas que praticam atividades físicas e atletas.

16. Previne Problemas da Tireoide:

O iodo é essencial para o bom funcionamento da glândula tireoide, que regula muitas funções metabólicas, bem como o crescimento fetal e desenvolvimento do cérebro.

17. Ajuda a Manter a Pele Jovem:

O consumo frequente de Anchova fornece ao organismo os nutrientes necessários para manter a pele jovem. Isso se deve ao seu conteúdo de ácidos graxos, Selênio e Vitamina A e E. A combinação desses nutrientes previne a formação de rugas e manchas na pele.

18. Proporciona o Aumento da Imunidade:

Seu conteúdo de Magnésio e Vitamina A, faz desse alimento um aliado para melhorar a imunidade.

19. Possui Boa Combinação de Vitaminas:

Graças ao seu teor de vitaminas solúveis em gordura (tais como Vitamina A e D) é um alimento que ajuda a melhorar a saúde da visão, melhora a resistência a infecções, promove a absorção de Cálcio e está envolvida na produção de hormônios sexuais e de enzimas do fígado.

20. Proporciona Ossos e Dentes Fortes:

A Vitamina D está cada vez mais deficiente na população. Esse peixe é rico nessa vitamina, que ajuda a regular os níveis de Cálcio no sangue e promove a absorção e fixação deste mineral nos ossos e dentes, mantendo-os fortes e saudáveis. Também contém Vitamina A, Magnésio, Fósforo e outros nutrientes que promovem a saúde dos ossos.

Apenas 20 g de filé de Anchovas frescas têm cerca 2% da ingestão diária recomendada de Magnésio, 3% de Cálcio e 5% de Fósforo. Os três minerais são essenciais para o crescimento e manutenção de ossos fortes.

21. Auxilia na Saúde dos Olhos:

Outro beneficio da Anchova é que ajuda a manter uma boa visão e pode prevenir doenças oculares relacionadas à idade, como degeneração macular e Catarata.

22. Boa Combinação de Vitaminas:

Graças ao seu teor de vitaminas solúveis em gordura (tais como Vitamina A e D) é um alimento que ajuda a melhorar a saúde da visão, melhora a resistência a infecções, promove a absorção de Cálcio e está envolvida na produção de hormônios sexuais e de enzimas do fígado.

23. Reparação Celular:

A proteína magra existente na Anchova é muito útil na reparação e crescimento do tecido celular conjuntivo, sendo por isso excelente para manter a firmeza da pele e aumentar a massa muscular magra.

Outros Benefícios da Anchova:

  • Previne doenças oculares como catarata e degeneração macular, por ser rica em Vitamina A;
  • Também é excelente na fase de desenvolvimento da criança, onde ajuda no crescimento;
  • Sua Proteína, ajuda na reparação do tecido celular conjuntivo e no ganho de massa muscular;
  • Mantém a saúde da pele com a combinação da Vitamina E, Ácido Graxo e Selênio;
  • Mantém a saúde dos dentes e dos ossos, prevenindo doenças como osteoporose e artrite;
  • Por conter Ácido Graxo Poli-insaturado, seu consumo regular ajuda a diminuir o mau Colesterol e previne doenças cardiovasculares;
  • Por se pouco calórica e rica em proteínas, ajuda na perda de peso.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Os 16 Benefícios da Begônia Para Saúde

cha de alcachofra

Os 25 Benefícios do Chá de Alcachofra Para Saúde