Os 10 Benefícios do Chá da Folha de Nêspera Para Saúde!

Os 10 Benefícios do Chá da Folha de Nêspera Para Saúde!

Revisado por

Formado em Medicina Geral pela USP!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá da Folha de Nêspera que além de ser um delicioso chá, possui nutrientes importantes para o corpo. Além disso, a árvore frutífera que recebe o nome de nêspera é comum na região de florestas tropicais no sudeste da China, espalhando-se posteriormente por todo o mundo.

É também conhecida como ameixa, maltês japonês ou ameixa japonesa. O fruto, suculento, possui sabor picante e doce, e é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes.

chá da folha de nêsperaA fruta aparece nas árvores até o final do inverno no Japão, e sua colheita ocorre em junho. A época de colheita varia, no entanto, de acordo com as regiões onde é cultivada. Os frutos amadurecem, de uma forma geral, antes da colheita e têm uma textura bastante macia. Suas sementes não são comestíveis e devem ser descartadas, pois podem conter tóxicos cianogênicos-glicosídeos.

Origem da Nêspera:

A nêspera tem origem na China mas é, atualmente, cultivada nos Estados Unidos, em Israel, na América do Sul, em Espanha, em Itália, na Tailândia e em Madagáscar. No Brasil, a principal região produtora encontra-se próxima a Mogi das Cruzes, em São Paulo.

Descrição da Nêspera:

A nespereira A nespereira (Eriobotrya japonica”) é uma espécie vegetal da subfamília Maloideae, da família Rosaceae. Apesar do nome, é originária do sudeste da China.

É erroneamente chamada de ameixa-amarela. É uma árvore pequena, com uma coroa circular e um tronco curto. Pode crescer até 10 m de altura, mas é geralmente menor, com cerca de 3 a 4 m. Suas folhas são alternadas, simples, de 10 a 25 cm, verde-escuras, de textura rígida e com a borda serrilhada.

Diferente das demais árvores frutíferas, suas flores aparecem no outono e início do inverno e seus frutos amadurecem no final do inverno e início da primavera. As flores têm cerca de 2 cm de diâmetro, são brancas, com cinco pétalas, produzidas em cachos com três a dez flores.

As frutas da nespereira são ovais, com 3 a 5 cm, com uma casca aveludada e macia de cor amarelo-alaranjada, às vezes rosada. A polpa é suculenta e doce ou ácida, dependendo da variedade e maturação da fruta.

Cada fruta contém de 3 a 5 sementes de cor marrom. A nêspera deve ser preferencialmente descascada para o consumo: a casca é fina e pode ser facilmente puxada quando a fruta está madura.

A nêspera é comparada à maçã em muitos aspectos, como a presença de alto teor de açúcar, acidez e pectina. É consumida in natura e combina bem com outras frutas frescas ou em saladas de frutas.

As folhas são ricas em triterpenos, elementos que ajudam a aumentar a produção de insulina no organismo, sendo, consequentemente, excelente para o combate ao diabetes.

Possui propriedades desintoxicantes, ajudando a limpar o fígado e remover toxinas do corpo. Combate os problemas de pele, reduzindo inflamações e atuando também na prevenção.

Valores Nutricionais de Nêspera:

A fruta é rica em açúcar, ácido e pectina. 100 gramas da fruta tem valores nutricionais como segue: Energia (47kcal), Carboidratos (12.14g), Fibra dietética (1.7g), gordura (0.2g), Proteína (0.43g), Vitamina A (76 μg), Tiamina ( 0,019mg), Riboflavina (0,024mg), Niacina (0,18mg), Vitamina B6 (0,1mg), Folato (14 μg), Vitamina C (1mg), Cálcio (16mg), Ferro (0,28mg), Magnésio (13mg) , Manganês(0,148 mg), Potássio (266 mg), Sódio (1 mg) e Zinco (0,05 mg). É comparativamente baixo em Sódio e rico em Potássio, fibra dietética e Vitamina A. Agora, confira Os 40 Benefícios da Nêspera Para Saúde.

Atua como antioxidante, neutralizando as toxinas prejudiciais e combatendo aos radicais livres do corpo. O extrato das folhas melhora o sistema imunológico, combatendo várias doenças e aumentando a perspectiva de vida. Então,confira agora Os 10 Benefícios do Chá da Folha de Nêspera Para Saúde:

1. Controla os Níveis de Colesterol:

O Chá da Folha de Nêspera controla os níveis de colesterol em indivíduos que frequentemente consomem as frutas e seu chá. Este benefício de saúde do Chá da Folha de Nêspera é muito estimulante, mas também relativamente não provada em grande escala.

2. Desempenho Mental:

A ingestão adequada de Chá da Folha de Nêspera que possui quantidades significativas de Ferro na energia e concentração que ajuda a melhorar o desempenho mental e cognitivo. Ajuda a elevar o fluxo sanguíneo para o cérebro devido à atividade dos glóbulos vermelhos do Ferro.

3. Melhora o Sistema Respiratório:

Expectorantes substâncias são importantes no tratamento de constipações e outras infecções respiratórias. Chá da Folha de Nêspera é usado como um expectorante, seja quando bebido ou fazendo gargarejo, pois pode causar tosse e expulsão de muco e catarro.

4. Prevenção Diabetes:

Chá da Folha de Nêspera é frequentemente recomendado para a prevenção ou tratamento da diabetes, como o açúcar no sangue foi exibida para diminuir consideravelmente naqueles que frequentemente ingeri-lo.

Os compostos orgânicos encontrados em excepcionais Chá da Folha de Nêspera ajuda a regular a insulina e níveis de glucose, o que ajuda a proteger o corpo contra a diabetes. Além disso, para aqueles que sofrem de diabetes, evitando picos e quedas de açúcar no sangue é essencial, que este chá também pode fazer.

5. Diminui o Risco de Câncer:

Numerosos antioxidantes são encontrados dentro  Chá da Folha de Nêspera que é extremamente benéfico para a saúde humana. Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres dentro do corpo que são produzidos como um subproduto natural do metabolismo celular.

Estas moléculas com seus elétrons desemparelhados podem causar células saudáveis de mutação, levando a doenças crônicas, incluindo o câncer. Chá da Folha de Nêspera foi especialmente ligado a baixar as taxas de ocorrência de pulmão e canceres orais.

6. Promove o Equilíbrio do Organismo:

Potássio é um dos componentes que fazem parte da Chá da Folha de Nêspera. Este componente tem a capacidade de manter níveis equilibrados de água no corpo, também promove o desenvolvimento celular e contribui para o bom funcionamento do corpo. sistema nervoso, ossos e músculos.

7. Ajuda a Regenerar o Tecido Celular:

O Chá da Folha de Nêspera é uma fruta rica em antioxidantes. Esta substância ajuda a reparar o tecido celular protegendo-o da ação dos radicais livres que causam danos ao DNA e às partes das células. Antioxidantes também têm a capacidade de retardar o envelhecimento e prevenir o aparecimento de problemas cardíacos.

8. Ajuda a Absorver Substâncias Nocivas ao Organismo:

Quase um quarto da composição de Chá da Folha de Nêspera é formada pela pectina. É um componente formado pela união de multidão de açúcares simples. A pectina é um absorvente intestinal que ajuda a prevenir o aparecimento de certas doenças, especialmente, desempenha um papel decisivo na redução dos níveis de colesterol.

9. Cura Insônia:

Ferro ajuda a tratar a insônia e melhora a qualidade do sono e os hábitos com a regulação dos ritmos circadianos. A contagem adequada de glóbulos vermelhos pode levar à baixa flutuação da pressão arterial, resultando em problemas de sono.

10. Reduz a Fadiga:

Ferro ajuda a eliminar a fadiga crônica que ocorre em mulheres e homens. A deficiência pode causar fadiga, que é vital para a hemoglobina. A ingestão diária de alimentos ricos em Ferro ajuda a tornar um saudável, apto, energético, tanto externamente e internamente.

NêsperaReceita do Chá de Folhas de Nêspera:

INGREDIENTES:

  • 3 folhas frescas,
  • 1 litro de água.

MODO DE PREPARO:

  • Em um recipiente, coloque a água e as folhas e leve ao fogo para ferver.
  • Quando começar a ferver, desligue e tampe, deixando descansar até amornar.
  • Depois disso, remova as folhas e consuma dois copos por dia.
  • Se comprar as folhas secas em lojas de produtos naturais, siga as instruções dadas no local ou rótulo da embalagem.

Efeitos Colaterais da Nêspera:

Nas sementes e em menor proporção nas folhas da nespereira ou ameixeira existe uma substância chamada glicosídeo cianogênico, que em excesso pode dar reações gastrointestinais, respiratórias e neurológicas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Osmar Junior Costa

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Dr. Saúde" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

Baga de Macaco – Origem, Benefícios e Como Usar!

cha de rosa vermelha

Os 10 benefícios do Chá de Rosa Vermelha Para Saúde