Visco Branco – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Visco Branco – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Visco Branco possui ricas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano. O Visco Branco (Viscum album) é uma planta medicinal também conhecida como visco-de-chamariz, visco-europeu, visqueiro, mistletoe (inglês), dentre outros nomes populares. Trata-se de uma trepadeira semi-parasita que se alimenta da seiva de árvores caducifólias, que concentram mais água e nutrientes na sua seiva.

beneficios do visco branco

Apesar disso, não causa muitos danos para a árvore hospedeira. Pertence à família Viscaceae. Devido a sua raridade, o Visco Branco já foi considerado uma planta sagrada, por isso mesmo foi muito relacionado ao Natal. As lendas também afirmam que o Visco Branco pode ser utilizado como amuleto que protege de forças malignas.

Além disso, algumas pessoas acreditam que o Visco Branco é um canal para o contato dos seres humanos com o divino e que ele pode causar sonhos místicos, além de aumentar a fertilidade masculinas e trazer poder, saúde e riqueza. Essa planta parasita é, entre nossas ervas medicinais, uma das de maior prestígio.

Visco Branco é um arbusto arredondado, resistente ao inverno, e que tem folhas de cor verde-amarelada, assemelhando-se ao couro. As bagas são esbranquiçadas, parecendo vitrificadas e têm a polpa pegajosa por dentro. As sementes são espalhadas quando os passarinhos, nos galhos de outras árvores, limpam seus bicos das sementes que ficaram grudadas ou por meio dos seus excrementos.

Somente desse modo essa planta se reproduz, visto que a semente não germina nem na água, nem é semeada em terra.

Origem do Visco Branco:

O nome de gênero, Viscum, recorre à viscosidade da planta devido ao suco viscoso nos frutos, característica essencial para que o vegetal consiga se aderir à outras arvores. O nome da espécie, album, significa branco, em referência aos frutos brancos. Os druidas consideravam o Viscum album sagrado e celebravam o começo do inverno o pendurando os ramos em suas casas. É referenciado como sendo o legendário ramo dourado que salvou Enéas do mundo dos criminosos no poema Eneida, de Virgílio.

Há uma tradição pagã de se beijar debaixo da trepadeira durante o Natal para as pessoas pudessem se lembrar do amor em vez de ódio. Um fruto deveria ser removido dos ramos a cada beijo. Dizia-se que durante conflitos e guerras, quando os inimigos se encontrassem no campo de batalha debaixo dos ramos, deveriam abaixar suas armas e esquecerem de suas diferenças durante um dia.

O Visco Branco é nativo da Ásia e Europa. Suas folhas são grossas e possuem textura semelhante ao couro, de cor verde amarelada. As bagas são brancas e a polpa é pegajosa. A reprodução é curiosa, vez que as sementes são disseminadas por pássaros quando limpam o bico com o conteúdo das bagas ou através das suas fezes.

Propriedades do Visco Branco:

A sua constituição química pode variar de acordo com a planta hospedeira. Pode conter ácido cafeico, alcaloides, acetilcolina, betulina, colina, fenilpropenos, flavonoides, glicoproteínas, lignanas, histamina, polipeptídeos (viscotoxina), polissacarídeos, saponinas triterpênicas e vitamina C, dentre outras substâncias químicas. Também possui quantidades de cádmio, cálcio, cobalto, cobre, iodina (vitamina B12), magnésio e potássio.

O Visco Branco também possui de ação antiespasmódica, antitumor, cardiotônica, diurética, emenagoga, hipotensa, imunoestimulante, nervino, sedativa e vasodilatadora. Então, confira agora os Benefícios do Visco Branco Para Saúde:

Benefícios do Visco Branco Para Saúde:

  • Como um sedativo natural, o Visco Branco auxilia em casos de ansiedade, estresse, insônia e nervosismo.
  • O extrato de Visco Branco, conhecido como Iscador, estimula o sistema imune, vez que aumenta a produção de células T (linfócitos T). Embora o Iscador seja considerado uma terapia complementar para o tratamento do câncer, é o medicamento oncológico mais comum da Alemanha.
  • O Visco Branco melhora a condição da arteriosclerose, vez que regula os batimentos cardíacos e fortalece a parede dos vasos sanguíneos.
  • Age como um tônico para o coração ao prevenir doenças cardíacas e melhorar a circulação sanguínea, sendo indicado para casos de hipertensão, dores de cabeça causada pela pressão sanguínea, zumbidos no ouvido e visão turva.
  • Também é útil no tratamento de convulsões, dores de cabeça, enxaqueca, epilepsia, hipertensão, reumatismo (cataplasma), dentre outras condições de saúde.
  • Para as mulheres, a planta é especialmente indicada para aquelas que já estão entrando na menopausa. Ela ajuda a reduzir os episódios de calor causados pela alteração hormonal e até a diminuir as palpitações. Já as mulheres em período fértil podem tratar de dores menstruais, infertilidade ou cólicas pós-parto.

Receita do Chá de Visco Branco:

Você pode fazer uso do Visco Branco de diversas maneiras: macerado, pílulas ou chá. A maceração pode ser em vinho e você pode tomar 100 ml por dia. Se você preferir, coloque 2 gramas do Visco Branco seco ou uma colher (de sobremesa) para cada xícara de água fria, deixe por 12 horas e depois tome até três vezes por dia.

Em forma de pílulas, você vai encontrar em casas especializadas. Já o chá, você pode fazer em casa, seguindo as recomendações a seguir:

  • Separe uma colher das de sobremesa do Visco Branco seco;
  • Ferva uma xícara de chá de água;
  • Insira o Visco Branco quando a água levantar fervura;
  • Desligue a panela e deixe apurar;
  • Espere de 5 a 10 minutos;
  • Coe;
  • Tome até duas vezes por dia.

Lembre-se: gestantes, crianças e idosos fragilizados não podem fazer uso de qualquer substância sem autorização e recomendação médica.

visco branco

Contraindicações e Efeitos Colaterais do Visco Branco:

Apesar de se tratar de um remédio natural, é necessário procurar um médico antes de iniciar a utilização do Visco Branco. Apenas um profissional de saúde está habilitado para identificar o problema e saber se determinado medicamento, seja ele caseiro ou não, irá servir para cada situação.

Grávidas ou em período de lactação não devem usar o Visco Branco de forma alguma. Além destes dois casos, o uso também é restrito para pacientes com infecções crônicas e doenças febris.

caroço de seriguela

Os 10 Benefícios do Caroço de Seriguela Para Saúde

Caiapia Verdadeiro – Origem, Benefícios e Como Usar!