Micronutrientes – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dr. Saúde

Micronutrientes – Fontes, Benefícios e Deficiência que vamos lhe mostra agora. Alem dissoMicronutrientes são substâncias como vitaminas e minerais que são essenciais para um crescimento e desenvolvimento saudáveis. Embora os micronutrientes sejam necessários apenas em pequenas quantidades pelo corpo, uma deficiência de micronutrientes pode causar sérios problemas.

Micronutrientes alimentos

As deficiências de vitamina A, ácido fólico, iodo, ferro e zinco são prevalentes em todo o mundo e podem ter graves conseqüências para crianças, mulheres grávidas e mulheres em idade fértil.

Como obtê-los:

Garantir que você obtenha uma dieta bem equilibrada é a chave. Você pode obter Micronutrientes através de uma variedade de carnes e frutos do mar, produtos lácteos, nozes e sementes, frutas, vegetais e grãos. Se você não receber Micronutrientes suficientes, você será deficiente nesses elementos vitais, resultando em menos do que o ideal.

Por exemplo, se você não receber vitamina A suficiente, sua visão pode sofrer, e se você não obtém ferro suficiente, você pode desenvolver anemia que leva à fadiga.

Vitamina A:

A vitamina A, ou retinol, é uma vitamina solúvel em gordura necessária para uma boa visão e pele saudável, dentes, ossos e tecidos moles. A vitamina A está presente na carne vermelha, fígado, rim, óleo de peixe, ovos, produtos lácteos e alimentos fortificados.

O betacaroteno, encontrado em frutas e vegetais amarelos e laranja, bem como vegetais de folhas verdes, é convertido em vitamina A pelo corpo. A deficiência de vitamina A pode levar a problemas de visão e aumentar a probabilidade de infecções.

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Ácido Fólico:

O ácido fólico, também conhecido como folato ou vitamina B9, é uma vitamina solúvel em água importante para síntese de DNA, crescimento celular, formação de tecidos corporais e prevenção de defeitos congênitos. O ácido fólico é encontrado em vegetais de folhas verdes, como espinafre e couve, suco de laranja e cereais de pequeno-almoço fortificados.

Tomar 400 mcg de ácido fólico diariamente antes da concepção e durante os estágios iniciais da gravidez ajuda a prevenir defeitos do tubo neural em um bebê em desenvolvimento.

Iodo:

O iodo é um mineral essencial necessário para fazer hormônios tireoidianos, que são necessários para o crescimento saudável. A principal fonte dietética de iodo é sal de mesa, mas também é encontrada em peixe, alga, alho, sementes de gergelim, espinafre e abóbora.

Uma deficiência de iodo pode causar crescimento tardio e desenvolvimento, fadiga, ganho de peso, sensibilidade a temperaturas variáveis ​​e pele seca. Pelo menos 1 bilhão de pessoas nos países em desenvolvimento podem estar em risco de deficiência de iodo.

Ferro:

O ferro é um mineral essencial necessário para a formação de hemoglobina, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio ao redor do corpo. O ferro está presente em carne vermelha, fígado, aves, salmão, atum, gema de ovo, feijão seco, frutas secas, grãos inteiros, nozes e vegetais de folhas verdes. Uma deficiência de ferro pode levar à anemia ferropriva, uma condição caracterizada por fadiga, falta de ar, tonturas, perda de peso e dores de cabeça. As mulheres grávidas e menstruadas e as crianças pequenas correm maior risco de deficiência de ferro.

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Zinco:

O zinco é um mineral essencial necessário para o crescimento e desenvolvimento normal, pele saudável, prevenção de infecções e cicatrização de feridas. O zinco é encontrado em carne vermelha, aves de capoeira, ostras, feijões, nozes, grãos integrais e cereais de pequeno-almoço fortificados.

Uma deficiência de zinco pode causar crescimento e desenvolvimento tardio em crianças e adolescentes, perda de cabelo, diarreia, cicatrização tardia de feridas, perda de apetite e perda de peso. Crianças em países em desenvolvimento que são deficientes em zinco podem estar em maior risco de infecções, como pneumonia.

Micronutrientes oferecem muitos benefícios para a saúde. Incorporar estas vitaminas e minerais em sua dieta, além de ter um estilo de vida ativo e boa rotina de fitness, é fundamental para manter a vida mais saudável possível. Combinando esses nutrientes com produtos como Gel pode ajudar na cicatrização de cortes e arranhões também.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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