Benefícios das Plantas

Planta Pau Tenente é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

planta pau tenente

A planta conhecida como Planta Pau Tenente, quina ou quassia, a Quassia ama L. é uma planta que cresce em regiões de clima tropical e que, portanto, se adapta bem ao solo brasileiro.

Planta Pau Tenente é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Embora comumente conhecida como um remédio natural que auxilia no emagrecimento, o chá da Planta Pau Tenente também ajuda no tratamento da anemia, filtra o sangue e melhora o sistema cardiovascular, contribui para a melhora na digestão, aumenta a frequência do movimento intestinal e ainda combate verminoses.

Propriedades do Pau Tenente:

Rico em quassina, pectina e taninos, o chá da Planta Pau Tenente age como adstringente, antiespasmódico, aperiente, depurativo, digestivo, febrífugo, anti-inflamatório e vermífugo.

Benefícios da Planta Pau Tenente Para Saúde:

1. Ajuda a Emagrecer:

Abastado em substâncias adstringentes, o chá que emagrece consegue limpar a gordura contida no sangue. A ação, além de ajudar na perda dos quilos indesejados, ainda combate o colesterol que, quando elevado, pode causar doenças cardiovasculares.

2. Combate Espasmos:

Os espasmos são movimentos involuntários do estômago, intestino ou bexiga que causam dores, vômitos e diarreias. As substâncias contidas na quina combatem estas ações.

3. Abre o Apetite:

Cheio de substâncias aperientes, o chá que emagrece, se ingerido de forma errada, pode apresentar o resultado contrário, já que abre o apetite atrapalhando aqueles que desejam diminuir a ingestão de alimentos para emagrecer. Neste caso, opte por alimentos saudáveis e integrais.

4. Elimina Toxinas:

Diariamente milhares de toxinas são ingeridas e produzidas através da digestão dos alimentos. Para eliminá-las, o organismo conta com a ajuda das substâncias depurativas, que captam as moléculas nos órgãos – rim – e na corrente sanguínea e eliminam através da urina.

Planta Pau Tenente é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

5. Melhora a Digestão:

Uma das características das substâncias do chá da Planta Pau Tenente é aumentar as secreções estomacais e intestinais, ação facilita e acelera a digestão e ainda melhora o movimento peristáltico do intestino e aumenta o volume do bolo fecal, combatendo a constipação.

6. Melhora o Sistema Hepático:

A folha da Planta Pau Tenente ainda é capaz de fortalecer o sistema hepático – fígado; combater cólicas uterinas e intestinais; tratar infecções; diminuir febres e combater a anemia.

Então, confira Outros Benefícios da Planta Pau Tenente Para Saúde:

  • Tratamento de úlceras estomacais, já que melhora o revestimento da mucosa do estômago;
  • Redução da prisão de ventre, pois o movimento peristáltico do intestino;
  • Facilita a digestão e estimula o apetite, devido ao seu efeito tônico para o estômago;
  • Controle da glicemia, melhorando os perfis glicêmicos no diabetes;
  • Tratamento de infecções como malária e leishmaniose, facilitando a recuperação;
  • Vermífugo, com ação contra parasitoses como giardíase e oxiuríase;
  • Ação antibacteriana;
  • Atividade contra o câncer parece ser promissora, sobretudo com efeitos contra a leucemia;
  • Efeito energético e antitérmico.

Como Fazer Chá da Panta Pau Tenente:

O chá de quina pode ser feito com as folhas in natura, desidratadas ou em pó. Para fins medicinais, são indicadas as folhas secas, o pó ou óleo do pau-tenente. O aproveitamento de todos os benefícios citados hoje aqui depende do preparo correto e de seguir direitinho as instruções de consumo.

Como Preparar:

  • Coloque 1 litro de água filtrada e 2 colheres (sopa) de folhas ou pó de pau-tenente em uma panela
  • Leve ao fogo, mas retire antes de começar a ebulição
  • Desligue e abafe por 10 minutos
  • O ideal é tomar 2 ou 3 xícaras por dia da bebida.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

3 comentários

  • […] – Origem, Benefícios e como Usar esta planta de maneira correta. Além disso, a Damiana possui muitas propriedades medicinais que promovem e […]

  • […] disso, a Erva de Jaboti possui muitas propriedades que beneficiam toda a saúde do corpo humano. A planta conhecida como Erva de Jaboti, cujo nome científico é peperômia pellucida (L.) Kunth pertence à […]

  • […] Alcarávia é uma planta usada na medicina alternativa por, pelo menos, 5 mil anos. Ela também leva o nome de kummel, […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.