Vitamina D3 – Fontes, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dr. Saúde

 Vitamina D3 – Fontes, Benefícios e Deficiência que Vamos te Mostra Agora. Alem disso, Colecalciferol mais conhecido como Vitamina D3 ou também vitamina do sol é produzido pelo nosso organismo através da exposição em níveis adequados de luz solar. É um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo, sendo que sua deficiência pode levar a uma série de complicações. Isso porque essa vitamina é a grande responsável por controlar 270 genes, principalmente as células do sistema cardiovascular.

Além da exposição solar, também é possível obter Vitamina D3 através da alimentação, com o consumo de peixe, por exemplo. Confira os tópicos abaixo e saiba mais sobre os benefícios da Vitamina D3 para a saúde.

Conheça Os Principais Benefícios da Vitamina D3:

1.Fortalece os Nossos Ossos:

A Vitamina D tem uma papel de extrema importância para os nossos ossos, pessoas com deficiência de vitamina D podem chegar a ter 30% menos de cálcio em suas dietas.

A falta desta importante vitamina pode causar o raquitismo em crianças e a osteoporose em adultos

2. Redução no Risco de Diabete:

O uso da vitamina D pode ajudar a reduzir o aparecimento da diabete, isso ocorre pois a vitamina D causa um tipo de secreção de insulina fazendo com que o corpo tenha condições de processar a açúcar e dessa forma evitar o aparecimento da diabete.

3. Ganho de Massa Muscular:

Pesquisadores comprovaram através de estudos que pessoas que tem deficiência de vitamina D em seu organismo tendem a ter diminuição da força muscular, por outro lado pessoas que fazem uso de suplementação ou alimentação contendo Vitamina D3 conseguem obter uma síntese de proteínas que ajudam a conseguir um crescimento de massa muscular, fazendo com que estes músculos consigam se gerar mais força e resistência.

Outra vantagem no ganho de massa muscular usando a vitamina D esta ligada a obter bons níveis de testosterona

4. Saúde Mental:

O uso da vitamina D pode ajudar pessoas mais “velhas” a contrair algumas doenças como mal de Alzheimer e Parkinson, alem de controlar transtornos de mudança de humor como casos de depressão

Aonde encontrar vitamina D3 nos alimentos ?.

Abaixo estão listados os principais alimentos que contem Vitamina D3:

Óleo de Figado de Bagalhau,Ovo (gema)Ostras, Suco de Laranja, Atum, Cogumelos, Sardinha, Salmão, Bife de Figado, Leite, Carne de frango, Carne de vaca, Carne de porco “A luz do Sol e uma Excelente fonte de Vitamina D3, alias seria a Principal”

Veja 10 doenças que podem estar relacionadas à deficiência de vitamina D3 no organismo

  • 1. Fragilidade óssea, como a osteomalácia e o raquitismo
  • 2. Asma
  • 3. Artrite reumatoide
  • 4. Autismo
  • 5. Pressão alta
  • 6. Osteoporose
  • 7. Fraqueza muscular
  • 8. Esquizofrenia
  • 9. Depressão
  • 10. Problemas cardiovasculares.

Efeitos Causados Pela Deficiência de Vitamina D3:

A deficiência de vitamina D no organismo pode ter efeitos adversos sobre a saúde de um indivíduo. Os efeitos em crianças geralmente são indicados pela presença de raquitismo, doença que deforma os ossos e dentes. Em adultos, as deficiências da Vitamina D3 são indicadas pela presença de osteomalacia, osteoporose, diabetes tipo 1, dor muscular e óssea e certos tipos de câncer.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

betacaroteno deficiencia

Betacaroteno – Fontes, Benefícios e Deficiência

Selênio – Fontes, Benefícios e Deficiência