Os 30 Benefícios do Chá de Verbasco Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá de Verbasco Para Saúde são diversos e eficazes. Além disso, o Chá de Verbasco, possui ricas propriedades nutricionais que favorecem e beneficiam a saúde do corpo humano. Conhecida também como barbasco, barrasco, calça-de-velho, vassoura, verbasco-brasileiro, barbasco-do-brasil e cezarinha, a erva verbasco é encontrada facilmente em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

cha de verbasco

De nome científico Verbascum phlomoides, a erva possui aplicações medicinais popularmente conhecidas. Em meados do século XVI, a planta foi usada para tratamento da tuberculose e seu uso foi comprovado em um experimento realizado no século XIX, onde a planta foi usada em sete pacientes com tuberculose em Dublin, na Irlanda, trazendo excelentes resultados para seis dos casos.

O verbasco brasileiro é uma planta da família das Loganiaceae que se reproduz por sementes, sem exigências no que se refere ao solo e à água. As flores da planta apresentam odor de mel e as suas folhas têm sabor levemente amargo.

Propriedades do Chá de Verbasco:

O Chá de Verbasco é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, expectorantes, calmantes, diuréticas, emolientes (que amaciam), espasmolíticas (que aliviam espasmos, antiespasmódicas), sedativas, analgésicas, antirreumáticas, anti-hemorroidais, béquicas (que combatem a tosse), diaforéticas (que induzem a transpiração, sudoríficas) e antibacterianas. Então, confira agora os Benefícios do Chá de Verbasco Para Saúde:

Benefícios do Chá de Verbasco Para Saúde:

1. Promove a Saúde Digestiva:

O Chá de Verbasco auxilia o tratamento de diversos problemas digestivos como prisão de ventre e diarreia, além de poder contribuir com a eliminação de vermes intestinais.

2. Combate a Insônia:

Por conta de seu efeito calmante, o Chá de Verbasco também pode ajudar a lidar com casos de ansiedade.

3. Benefícios do Chá de Verbasco Contra Problemas Respiratórios:

Chá de Verbasco é bastante utilizado para o tratamento de problemas respiratórios. Isso inclui a asma, a bronquite, a tosse seca, a amigdalite e a rouquidão.

O Chá de Verbasco possui um extrato que contém ação antioxidante e anti-inflamatória que ajudam a diminuir o muco e a aliviar a inflamação da garganta.

4. Combate Propriedades Antiespasmódicas:

O fato do Chá de Verbasco ser dotado de propriedades antiespasmódicas faz com que a erva possa contribuir com o tratamento das cólicas menstruais e das dores de estômago que aparecem em decorrência do desconforto gástrico.

5. Combate a Tuberculose:

O Chá de Verbasco é utilizado na Europa como parte do tratamento para a condição desde o século 16. Conforme a publicação, um experimento do século 19, realizado em Dublin, na Irlanda, apontou que a utilização do verbasco melhorou os sintomas de seis entre sete pacientes diagnosticados com a doença.

6. Benefícios do Chá de Verbasco Para Saúde Capilar:

Uma das maiores dificuldades atuais em relação a cabelos é a capacidade de deixá-los saudáveis por um longo período de tempo. A poluição e a exposição a diversos ambientes e circunstâncias prejudiciais prejudicam a qualidade dos fios. O consumo do Chá de Verbasco auxilia a limpar impurezas e hidratar o cabelo, tornando-o mais saudável.

Estudos mais recentes demonstraram, também, que o chá auxilia no combate à caspa no couro cabeludo. Não se sabe exatamente como chega-se a este efeito, mas o resultado já é comprovado e demonstrável. Atualmente, são desenvolvidas pesquisas para determinar se o verbasco possui capacidade de evitar ou matar piolhos.

7. Combate a Radiação de Raios UV:

A radiação UV é uma das principais causas de pigmentação da pele, câncer de pele e outros problemas relacionados à pele. Os pesquisadores descobriram que beber Chá de Verbasco pode ajudar a proteger a pele e melhorar os problemas de pele causados por exposição excessiva a UV. Além de beber este chá para evitar danos na pele, você também pode aplicá-lo topicamente para acalmar a pele.

8. Promove a Saúde dos Olhos:

Essas bolsas abaixo dos olhos é uma preocupação séria para mulheres e homens. Isso pode fazer você parecer cansado e pode torná-lo propenso a enrugamentos prematuros. Tente usar bolsas de Chá de Verbasco ou simplesmente mergulhe o algodão no chá frio e mantenha-o sob seus olhos durante 20 minutos por dia. Você pode ver uma redução visível no inchaço nos olhos em poucas semanas.

9. Promove a Saúde do Cérebro:

Se a sua atenção estiver no lado mais baixo, você pode se beneficiar muito com o Chá de Verbasco. Pesquisadores da Holanda descobriram que os participantes de um estudo que bebiam o chá tiveram a maior atenção e melhor atenção auditiva e visual. A L-teanina presente nos chás é dito para modular funções cerebrais e processo de atenção humana.

10. Benefícios do Chá de Verbasco Contra o Alzheimer:

O Alzheimer é um tipo de demência, que causa perda de memória e afeta o comportamento e o processo de pensamento. Agora, muitos acreditam que o consumo do Chá de Verbasco pode reduzir o risco de doença de Alzheimer, mas deixe-me dizer que a reivindicação não é apoiada por evidências científicas sólidas.

Existem estudos científicos que confirmaram que este chá propriedades de melhoria de Alzheimer.

11. Regula a Pressão Sanguínea:

Consumir Chá de Verbasco regularmente pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea . Cientistas da Holanda, Alemanha, Reino Unido e Itália realizaram um experimento onde um grupo de pessoas receberam o chá durante uma semana e sua pressão sistólica e diastólica verificou.

No final deste experimento, foi confirmado que os participantes que consumiram este chá apresentaram menor pressão arterial em relação ao grupo controle.

12. Combate Infecções Cutâneas:

A pele é o maior órgão e está trabalhando constantemente, mas é delicada e precisa de cuidados adequados. A maioria das infecções cutâneas são devidas à colonização microbiana. As catequinas e flavonoides presentes no Chá de Verbasco podem ajudar a prevenir infecções de pele.

Portanto, se você sofre freqüentemente de infecções de pele, além de tomar medicamentos, você também pode beber este chá para acelerar o processo de cicatrização.

13. Tem Poder Anti-séptico:

O Chá de Verbasco pode ser utilizado como um anti-séptico em feridas abertas e queimaduras menores. Possui efeito calmante, mas também irá ajudar a curar a ferida mais cedo do que a maioria de balcão drogas. O chá também tem a capacidade de limpar infecções de pele, como micose.

14. Benefícios do Chá de Verbasco Contra Desconfortos gástricos:

O fato do Chá de Verbasco ser dotado de propriedades antiespasmódicas faz com que a erva possa contribuir com o tratamento das cólicas menstruais e das dores de estômago que aparecem em decorrência do desconforto gástrico.

15. Reduz o Catarro:

O Chá de Verbasco é um ótimo tratamento para as alergias, asma e bronquite, pelas mesmas razões que ele ajuda com tuberculose, resfriados e Gripe. Além disso, Ele é um agente anti-bacteriana, anti-inflamatório, um expectorante natural e reduz o catarro .

16. Combate Bactérias:

Em um estudo publicado no ano de 2002, as propriedades do Chá de Verbasco como um antimicrobiano foram eficientemente comprovadas. Na publicação, demonstrou-se que o chá é capaz de matar diversas bactérias, em especial aquelas que surgem em alimentos estragados, e outras responsáveis pelo desenvolvimento de pneumonia e doenças de pele.

Em outro estudos, de 2012, demonstrou-se que o chá possui, ainda, capacidade de atacar pequenos parasitas, como vermes presentes em alimentos ou líquidos. Isso torna a planta uma grande aliada para o desenvolvimento de ambientes assépticos.

17. Benefícios do Chá de Verbasco Contra Infecções no Ouvido:

Acredita-se que o Chá de Verbasco possa contribuir com o tratamento das infecções de ouvido. Tal benefício é atribuído às propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas da planta medicinal.

Entretanto, antes de utilizar o ingrediente para esta finalidade, não deixe de consultar o médico de sua confiança.

18. Combate Gripes e Resfriados:

Devido ao fato de apresentar propriedades expectorantes e antibacterianas, acredita-se que o Chá de Verbasco medicinal possa colaborar com o tratamento de gripes e resfriados, principalmente nos casos em que tiver congestionamento.

19. Promove a Saúde da Pele:

Chá de Verbasco promove um alívio do desconforte de regiões irritadas por conta de problemas como erupções cutâneas, queimaduras, cortes e bolhas.

20. Combate a Insônia:

Podemos considerar que o Chá de Verbasco medicinal pode auxiliar a combater a insônia devido ao fato de que ela é dotada de propriedades sedativas, podendo assim melhorar a qualidade do sono.

Outros Benefícios do Chá de Verbasco Para Saúde:

  • O Chá de Verbasco auxilia no emagrecimento, reduzindo a gordura corporal;
  • Auxilia na diminuição da celulite;
  • Tem função energizante;
  • Por ter ação antioxidante, ajuda prevenindo doenças, como o câncer, combatendo células cancerígenas e, também, retardando o envelhecimento;
  • Ajuda fortemente na recuperação dos músculos, ótimo para quem realiza atividades físicas com frequência;
  • Ajuda evitando a retenção de líquido;
  • O Chá de Verbasco auxilia na redução do stress;
  • O Chá de Verbasco auxilia estimulando o cérebro;
  • Ajuda na sensação de saciedade;
  • Por conter muitas fibras, ele também ajuda reduzindo o colesterol ruim.

Receita de Chá de Verbasco:

beneficios do cha de verbasco

As partes utilizadas para o preparo são suas pétalas e estames. Para preparar o chá, use a proporção de duas colheres de sopa da erva para cada litro de água. Coloque a água em um recipiente, adicione a erva e leve ao fogo.

Ao alcançar fervura, desligue e tampe, deixando a solução descansar abafada por aproximadamente dez minutos. Passado esse período, coe e consuma. A dose indicada é de duas a três xícaras do chá por dia.

Contraindicações do Chá de Verbasco:

O Chá de Verbasco é contraindicado para pacientes gestantes ou em fase de lactação. Os efeitos colaterais são raros, e envolvem uma reação alérgica que tem como sintoma principal coceira nas mãos, braços e pescoço.

É importante que, antes de consumir medicamentos naturais, você converse com seu médico, uma vez que podem ocorrer interações medicamentosas negativas, além de que ele é o mais indicado para informar a dosagem correta para você.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 30 Benefícios do Óleo de Citronela Para Saúde

beneficios do cha de marcela

Os 40 Benefícios do Chá de Marcela Para Saúde