Benefícios das Frutas

Os 40 Benefícios da Graviola Para Saúde

beneficio da graviola

Os 40 Benefícios da Graviola Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, a graviola (Annona muricata) é uma fruta que tem formato de coração e cresce em regiões tropicais, em árvores que podem atingir altura de 5 a 6 metros. Portanto, ela tem uma polpa suculenta por dentro e tem o peso de 1 a 6 quilos.

Assemelha-se a uma pinha e é de cor verde escuro. Além disso, a medida que amadurece, torna-se ligeiramente macia e de cor verde claro por fora e contém pequenas sementes pretas brilhantes e veio das Antilhas. Portanto, sem tamanho específico, o fruto possui formato oval, casca verde e por dentro é branco e suculento. Seu sabor é um misto de ácido, doce e leitoso e sua safra ocorre durante o ano todo.

beneficio da graviola

Típica da América Central, a graviola é uma fruta saborosa cujo consumo é muito comum no Brasil. Portanto, reproduz-se facilmente no país, e prefere climas frios e amenos, apesar de crescer em todos os tipos de solo e ser comum no Nordeste. A árvore da fruta pode alcançar até 5 metros e possui folhas verdes e flores amareladas.

Devido à sua cremosidade, apresenta várias formas de consumo e aplicações culinárias, como in natura, sucos, sorvetes, geleias, mousses, outros doces e bebidas. Portanto, a graviola é extremamente nutritiva, porém além da fruta em si, as folhas, raízes, casca e sementes têm grande tradição de uso em compostos medicinais, sendo utilizados como remédio natural para doenças como infecções, febre, problemas digestivos.

O fruto da Graviola tem uma longa história de uso terapêutico em culturas antigas, sendo atualmente utilizado na produção de remédios fitoterápicos. O chá feito com a infusão das folhas serve para reduzir o inchaço das membranas mucosas (diminui a produção de catarro) e para tratar doenças do fígado. As sementes pretas esmagadas são usadas como vermífugo.

Benefícios da Graviola Para Saúde:

Valor Nutricional da Graviola:

Uma porção de 100g da fruta fornece cerca de 62 Kcal, aproximadamente 16g de carboidratos, predominantemente frutose, 0,8 g de proteínas, 1,9 g de fibras e não contém quantidade significativa de gorduras. Além disso, apresenta uma enorme variedade de vitaminas e minerais: cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, zinco, cobre, e vitamina C, B1, B3, B2 e B6, além de folato.

1. Atua no Tratamento Contra Câncer:

As folhas da graviola provaram ser eficaz em matar 12 tipos de células cancerosas, impedindo assim, o câncer do cólon, mama, próstata, pulmão e do pâncreas. Ao contrário da quimioterapia, pode atacar as células cancerosas, sem quaisquer efeitos secundários, tais como náusea, perda de peso, perda de cabelo, etc.

2. Previne a Osteoporose:

A graviola contém cálcio e fósforo que são benéficos para ossos fortes e ajuda a prevenir a osteoporose.

3. Acelera o Metabolismo:

Vitamina B1 na fruta acelera o metabolismo, a circulação sanguínea e evita distúrbios nervosos. Portanto, ela também contém vitamina B2, que é vital para a produção de energia do corpo, o armazenamento de gordura, o funcionamento do sistema nervoso e manutenção do músculo cardíaco.

4. Alivia a Enxaqueca:

Riboflavina presente na graviola ajuda a reduzir dores de enxaqueca

5. Alivia a Dores:

As folhas da planta de graviola têm propriedades analgésicas que podem aliviar a dor. Estas folhas são mastigadas ou aplicadas em feridas abertas. Além disso, Seu suco é eficaz na cura da ferida, enquanto alivia a dor de uma lesão.

6. Combate os Radicais Livres:

Fonte rica em vitamina C e o ácido ascórbico, a graviola, aumenta a quantidade de antioxidantes no corpo, que desempenham um papel importante no combate dos radicais livres que são responsáveis ​​pelo envelhecimento da pele.  Portanto, ao eliminar os radicais livres, os sinais de envelhecimento, tais como linhas finas, rugas e pigmentação, diminuem.

7. Graviola Mata os Piolhos:

Os nutrientes na fruta como aminoácidos, cálcio, hidratos de carbono, ferro, fósforo, tiamina e fibras podem inibir parasitas no corpo, como piolhos.

8. Previne Infecções do Trato Urinário:

Devido ao seu alto teor de água, a fruta é eficaz no tratamento e prevenção de infecções do trato urinário, uretrite e hematúria (sangue na urina). Portanto, O sumo do fruto pode ser tomado por via oral, no caso de uretrite, hematúria e doenças do fígado.

9. Graviola Promove o Sono:

Graviola contém uma substância química chamada triptofano, que promove a sonolência e relaxamento. Portanto, folhas da gravioleira são muitas vezes utilizadas em aromaterapia e infusões para o sono.

10. Hidrata o Corpo:

A polpa desta fruta é quase 84% de água, que hidrata o corpo. Além disso, ele age como um diurético natural para o tratamento de edema ou retenção de água.

11. Combate a Hemorroida:

Graviola é eficaz na cura de hemorroidas. Para este efeito, beba duas vezes por dia, de manhã e à tarde, 1 xícara de água para o alívio. Portanto, em caso de diarreia infantil, as crianças devem tomar 2-3 colheres de sopa desta água.

graviola

12. Benefícios da Graviola Contra Infecções:

O ácido ascórbico na Graviola aumenta a quantidade de antioxidantes no corpo, que desempenham um papel importante na luta contra os radicais livres, mantendo assim um número de infecções e distúrbios afastada.

13. Graviola Trata o Reumatismo:

A aplicação tópica da Graviola é conhecida por aliviar a dor e inflamação ocasionada devido à artrite e reumatismo.

14. Combate a Hipertensão:

A Graviola tem uma alta proporção de potássio (278mg / 100g) e sódio (14mg / 100 g), o que torna benéfico para aqueles que sofrem de hipertensão.

15. Ajuda a Combater o Câncer:

As folhas de Graviola são eficazes para matar 12 tipos de células cancerosas, prevenindo o câncer de cólon, mama, próstata, pulmão e pancreático. Portanto, ao contrário da quimioterapia, as folhas podem atacar as células cancerosas sem quaisquer efeitos colaterais como náuseas, perda de peso, perda de cabelo, etc.

16. Graviola Para o Sistema Imunológico:

Além disso, a Graviola contém substâncias que permitem que nosso corpo permaneça apto e melhore a imunidade de encontro a várias doenças.

17. Auxilia no Tratamento da Insônia:

A Graviola contém uma substância química chamada triptofano, que promove a sonolência e relaxamento. Folhas da gravioleira são muitas vezes utilizadas em aromaterapia e infusões para o sono.

18. Graviola Para o Aumento de Energia:

A Graviola tem um alto teor de frutose, um açúcar simples (monossacáride). Sendo uma fonte natural de carboidratos, pode mantê-lo fresco e drenar energia. Portanto, também aumenta a resistência devido ao seu alto teor de vitamina C.

19. Acelera o Metabolismo:

A Vitamina B1 na Graviola acelera o metabolismo, a circulação sanguínea e evita distúrbios nervosos. Além disso, ela também contém vitamina B2, que é vital para a produção de energia do corpo, o armazenamento de gordura, o funcionamento do sistema nervoso e manutenção do músculo cardíaco.

20. Combate a Diabetes:

A Graviola é recomendada para prevenir a diabetes. É rico em fitoquímicos, conhecidos como acetogeninas. Estes fitoquímicos poderosos podem ajudar a regular o nível de açúcar no corpo. Além disso, é rica em fibra dietética, que ajuda a abrandar o processo de digestão no corpo e ajuda a controlar o nível de glicose.

21. Regula a a Pressão Arterial:

A Graviola contém um produto químico chamado triptofano que promove a sonolência e relaxamento. Desta forma, é benéfico para os insones. Além disso, as folhas são frequentemente utilizadas na aromaterapia e infusões para dormir. Ajuda no controle da pressão arterial e hipertensão.

22. Combate a Dor nas Costas:

Agora você pode despedir o anti-inflamatório e analgésico favorito que afasta a dor nas costas. Portanto, você pode tomar o chá de folha de Graviola para reduzir essas dores indesejadas. Certifique-se que o chá seja concentrado.

23. Auxila na Digestão:

Na América do Sul e no Caribe costumam tratar doenças como a diarreia e a disenteria com a Graviola, além disso, já que as folhas da planta supostamente ajudam a matar parasitas e vermes. O suco também é consumido com a mesma finalidade.

24. Ajuda e Previne a Depressão:

Alguns herbalistas acreditam que os alcaloides da Graviola podem reduzir os sintomas da depressão por captação cérebro, reduzindo os níveis de serotonina. A serotonina regula o humor e emoções como a felicidade e a tristeza. A investigação sobre os alcaloides indica, contudo, que esses compostos químicos podem causar efeitos adversos no sistema nervoso e, ainda, doenças como o Mal de Parkinson.

25. Sedativo Natural:

Os Sul-americanos e caribenhos usam as folhas, casca e as raízes da graviola como sedativo. A planta também é utilizada para tratar problemas de coração. Portanto, os efeitos exatos ou colaterais de tais utilizações não são conhecidos e não há registros de nenhuma pesquisa científica que apoie essas alegações.

26. Possui Propriedades Antimicrobianas:

A Graviola também pode ter propriedades antimicrobianas, que matam bactérias na pele, na vagina e no intestino. O uso em longo prazo pode levar a infecções fúngicas. As substâncias químicas presentes também foram encontradas em pessoas com Mal de Parkinson, embora nenhuma relação de causa e efeito tem sido firmemente estabelecida.

27. Trata a Febre:

As folhas de Graviola têm sido muito utilizadas em lugares como Haiti, Jamaica e Antilhas para tratar a febre. Junto com o suco da fruta, são usadas para ajudar a manter a temperatura ideal do corpo, de acordo com a Base de Dados de Nutrição Raintree plantas tropicais.

beneficios da graviola

Outros Benefícios da Graviola Para Saúde:

  • Graviola é rica em ferro, que é útil na prevenção da anemia;
  • Ela contém cobre, o que promove a absorção de cálcio, um nutriente que é essencial para uma boa saúde do osso;
  • potássio presente nesta fruta é conhecido por ser eficaz na prevenção de cãibras nas pernas;
  • O suco de graviola, quando tomado em jejum, pode tratar lepra;
  • Devido à sua textura cremosa, é frequentemente usada em bebidas, sorvetes e outros alimentos doces;
  • Graviola tem propriedades anti-inflamatórias, portanto, é útil contra o inchaço e artrite;
  • Dor nas articulações e nas costas pode ser reduzida por sua ingestão;
  • É rico em fósforo e cálcio, assim, ajuda no fortalecimento dos ossos. As possibilidades de osteoporose pode ser reduzida por sua ingestão;
  • Graviola é rico em um composto conhecido como triptofano. Ele ajuda na redução da ansiedade e depressão;
  • Ele atua como um potenciador de humor, portanto, e pode promover um sono profundo;
  • Infecções do trato urinário pode ser evitada pelo consumo devido ao seu elevado teor de água;
  • Suas propriedades anti-bacterianas, além disso, pode ser útil contra doenças como a gonorreia;
  • Graviola tem propriedades anti-piréticos e anti-parasitárias.

Efeitos Colaterais da Graviola:

  • Essa fruta pode não ser seguro para mulheres grávidas;
  • A Graviola pode não ser seguro para as pessoas com hipotensão (pressão arterial baixa);
  • Pessoas com hipertensão (pressão arterial alta) devem consultar o seu médico antes de comer a fruta, pois pode interagir com medicamentos;
  • Se você quiser os benefícios que a fruta fornece, coma a fruta ou beba o suco da fruta. Além disso, o extrato de folhas, cascas e raízes pode ser feito sob a forma de chá.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.