Chá de Picão da Praia – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Picão da Praia – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, apesar do nome bastante semelhante aos de outras espécies da mesma família, o picão da praia é uma planta que possui características e propriedades medicinais próprias. Como o próprio nome sugere, essa espécie é encontrada facilmente em áreas litorâneas, no Brasil, destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

cha de picao da praia beneficios

Trata-se de uma planta rasteira, com caules peludos e folhas verdes ovaladas. As flores do picão da praia chamam bastante atenção, devido à cor amarelo vibrante. Elas são frequentes na parte extrema dos ramos. Já em relação aos frutos, eles são bem pequenos, no formato oval e ligeiramente curvo.

Encontrada nas regiões tropicais e subtropicais, a planta conhecida como picão da praia é comumente tratada como uma praga. A maioria das pessoas conhece a planta devido ao fato de suas sementes se “agarrarem” nas roupas.

A erva é anual e possui caule ereto, quadrangular e chega a apenas 1,5 cm de altura. Suas folhas são pecioladas, opostas e podem alcançar 10 cm de comprimento, sendo membranosas, simples ou decompostas. Facilmente encontrada na América do Sul, África, Caribe e Filipinas, a planta denominada picão tem longa história de aplicações medicinais entre os nativos do Amazonas e regiões próximas.

Chá de Picão da Praia é preparada a partir de uma planta medicinal conhecida como picão, mas que também é chamada pelos nomes de picão-preto, carrapicho, carrapicho-agulha, carrapicho-picão, erva-picão, gariofilata, guambu, macela-do-campo, piolho de padre, pica-pica e amor de mulher. Já seu nome científico é Bidens pilosa.

Origem do Chá de Picão da Praia:

Ela é natural da Europa, África, Ásia e América do Norte. O picão da praia é uma planta que faz parte da família da Asteraceae. Esta erva se dá apenas uma vez no ano e floresce em toda parte do Brasil.

Os benefícios do Chá de Picão da Praia estão presentes em todas as partes da planta. Sendo ela uma planta cercada por propriedades medicinais, uma das utilidades do picão na medicina geral envolve também o tratamento do diabetes.

Propriedades do Chá de Picão da Praia:

O Chá de Picão da Praia é uma planta que possui algumas propriedades curativas. São elas: tônica, diaforética, diurética, anti-leucorreica, febrífugo e antiblenorrágico. Por isso ela pode ser usada no processo de tratamento e cura de várias doenças, seja com características mais graves ou amenas.

Benefícios do Chá de Picão da Praia Para Saúde:

A planta é conhecida como hipoglicemiante, ou seja, tem o efeito de causar uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue. Embora isso possa parecer vantajoso para quem sofre com taxas descontroladas de glicose no sangue como acontece em um quadro de diabetes, também é fundamental consultar o médico antes de usar a erva.

Por exemplo, se a pessoa já seguir um tratamento e tomar medicamentos para reduzir os níveis de açúcar no sangue, o Chá de Picão da Praia poderá influenciar para que haja um quadro de hipoglicemia, que é quando as taxas de glicose ficam baixas demais.

Um quadro de hipoglicemia pode trazer problemas como confusão mental, dificuldade para realizar as atividades rotineiras do dia a dia, convulsão, perda de consciência, coma, palpitação, tremores, ansiedade, suor frio, fome excessiva e formigamento ao redor da boca.

A planta medicinal que dá origem ao chá possui propriedades diuréticas, como acabamos de ver no tópico anterior. Isso significa que ela promove a eliminação de água do organismo por meio da urina.

Tal mecanismo ajuda a tratar a retenção de líquido e a combater o inchaço que surge em decorrência da condição. Só é preciso tomar cuidado para não exagerar na dosagem da bebida e acabar sofrendo com uma desidratação.

Como Usar o Chá de Picão da Praia:

Uma das formas mais usuais de incluir o picão da praia no tratamento de saúde é através do preparo do Chá de Picão da Praia. Para isso você vai precisar de 200 ml de água filtrada e quatro gramas de folhas da planta seca. O primeiro passo é colocar a água para ferver em um recipiente com tampa.

Assim que os primeiros sinais de fervura forem identificados, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe o recipiente tampado por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover toda a erva antes de consumir a bebida. A indicação é que a ingestão não ultrapasse as três doses diárias.

Como fazer Chá de Picão da Praia:

INGREDIENTES:

  • 3 colheres de sopa da erva picão;
  • 1 litro de água.

MODO DE PREPARO:

  • Despejar a água em uma panela e levar ao fogo;
  • Então, acrescentar a erva e esperar atingir o ponto de fervura;
  • Quando isso acontecer, desligar o fogo e tampar a panela, deixando abafado durante 10 minutos;
  • Após, basta coar e consumir;
  • A quantidade de ingestão recomendada é de uma a duas xícaras diariamente.

cha de picao da praia

Cuidados e Contraindicações do Chá de Picão da Praia:

O consumo de Chá de Picão da Praia é contraindicado para mulheres gestantes, pois apresenta atividade estimulante uterina fraca em cobaias. Além disso, por conter uma pequena quantidade de cafeína, o Chá de Picão da Praia não deve ser consumido por pessoas alérgicas ou sensíveis à cafeína.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Camarão Amarelo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Cipó Mil Homens – Origem, Benefícios e Como Usar!