Os 40 Benefícios da Lima Doce Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

A lima Doce possui diversos benefícios, tanto em seu suco quanto em seu óleo, entre eles podemos citar o seu alto teor de vitamina C, que atua como desintoxicante em nosso organismo. Além disso, possui sais minerais, potássio e cálcio, que são muito importantes para a saúde.  A Lima Doce tem ramificações irregulares e relativamente macio, cinzento – madeira marrom.

Tem numerosos espinhos que pode se desenvolver em qualquer parte da árvore, com um comprimento entre 1,5 e 7,5 cm. Os pecíolos desta árvore é estreita, alado, entre 8 e 29 mm long. Eles têm folhetos mais folhas, que são ovais e 5,5 a 17 cm de comprimento e 2,8 a 8 cm de largura.

beneficio da lima doceA Lima Doce é nativa do Sul e Sudeste Asiático e é cultivada na região do Mediterrâneo. 3 foi introduzido em outras regiões do mundo por seres humanos. Habitualmente, é transmitida por semente. A Lima Doce é comestível. A árvore da Lima Doce é utilizada como ornamental e como padrão para enxertos. Então, confira Os 40 Benefícios da Lima Doce Para Saúde:

1. Tem Ação Antioxidante:

A lima Doce é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

2. Trata Hipertensão:

A Lima Doce diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

3. Auxilia na Saúde dos Vasos Sanguíneos:

vitamina C presente na Lima Doce ajuda na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

4. Reduz a Toxicidade do Chumbo:

A Lima Doce ajuda a reduzir o nível de chumbo no sangue dramaticamente. A toxicidade do chumbo pode levar a vários problemas comportamentais e de desenvolvimento, especialmente em crianças que vivem em áreas urbanas. Isso leva a dificuldades de aprendizagem, QI reduzido e crescimento atrofiado em crianças. Os adultos podem sofrer de danos nos rins e pressão alta devido à toxicidade do chumbo.

5. Ajuda no Emagrecimento:

Os frutos e sucos de vitamina C são provados para ajudar as pessoas a perder gordura e manter um peso saudável. Dietistas e nutricionistas populares sempre incluem frutas e vegetais de vitamina C em gráficos de dieta porque há evidências científicas que mostram que comer alimentos ricos em vitamina C ajuda regularmente a perder peso significativamente.

Os médicos descobriram que comer frutas com vitamina C reduz insulina. Assim, em vez de armazenar açúcar e convertê-lo em gorduras, ele o usa como um combustível que leva à perda de peso.

6. Mantém Pele Saudável:

Aplicar externamente na pele, tanto o suco de lima Doce quanto o seu óleo ajuda a trabalhar no rejuvenescimento, além de manter a pele viçosa, a protegendo de infecções. Isso ocorre em função da grande quantidade de vitamina C e antioxidantes , que eliminam as células mortas, eliminando consequentemente problemas como caspa, erupções cutâneas e contusões.

7. Cura Escorbuto:

A lima é famosa como cura para o escorbuto, a doença que é causada devido à deficiência de vitamina C e caracterizada por infecções frequentes com tosse e resfriado; os lábios e os cantos dos lábios rachados; úlceras na língua e boca; gengivas esponjosas, inchadas e com sangramento, etc que hoje em dia até uma criança pode ter.

8. Previne Contra Gota:

Há duas principais causas de gota. Enquanto o primeiro motivo é o acúmulo de radicais livres no organismo, o segundo é a acumulação de toxinas, ácido úrico principalmente. Agora, a lima doce pode ajudá-lo com ambas. É um reservatório de anti-oxidantes e desintoxicantes (vitamina C e flavonoides) que combatem os radicais livres, bem como desintoxicam o corpo.

9. Trata as Infecções Urinárias:

O alto teor de Potássio da lima é muito eficaz na remoção de substâncias tóxicas e dos cálculos depositados nos rins e bexiga, e as suas propriedades desinfetantes ajudam a curar infecções no sistema urinário. Ela também impede o crescimento da próstata (muito comum em homens acima dos 40 anos) e limpa o bloqueio da urina devido à deposição de cálcio no trato urinário.

10. Trata a Úlcera Péptica:

A lima Doce, além de vitamina C, contém compostos especiais chamados flavonoides (limoníades, como Glucosídeo Limonina), que têm propriedades antioxidantes, anti-cancerígenas, anti-bióticas e desintoxicantes, que ajudam na cicatrização de úlceras pépticas e orais.

11. Acaba com as Doenças Respiratórias:

O óleo extraído da lima, que contém flavonoides é amplamente utilizado em medicamentos anti-congestivos, como bálsamos, vaporizadores, inaladores devido à presença de Kaempferol. Apenas arranhando a casca de uma lima doce e inalando dá um alívio imediato da congestão e náuseas.

12. Cura o Resfriado:

A Lima Doce reduz a gravidade dos sintomas do frio e atua como um anti-histamínico eficaz que diminui os efeitos desagradáveis ​​do resfriado comum, incluindo inflamação, corrimento nasal e dores. Também controla a alergia que causa o resfriado. Reduz o nível de histamina e muitas vezes reduz a duração do resfriado.

13. Ajuda na Saúde dos Olhos:

As suas propriedades antioxidantes da Lima Doce protegem os olhos do envelhecimento e da degeneração macular. Os flavonoides ajudam a protegê-los de infecções.

14. Trata o Sangramento das Gengivas:

A origem dos problemas das gengivas são a deficiência de vitamina C (escorbuto, o que dá o sangramento das gengivas e textura esponjosa) e o crescimento microbiano.Às vezes, as úlceras, feridas de ossos, objetos duros etc, são também as causas. Em todos esses casos, a lima pode ajudá-lo. A vitamina C cura o escorbuto, os flavonoides inibem o crescimento microbiano e o Potássio juntamente com os flavonoides ajudam a curar úlceras e feridas.

lima doce15. Combate as Hemorroidas:

A lima Doce ajuda a curar úlceras e feridas no sistema digestivo e no sistema excretor e alivia a obstipação também, eliminando todas as causas de hemorroidas.

16. Regula o Intestino:

O consumo regular o Lima Doce ajuda imensamente na atividade intestinal, evitando episódios de prisão de ventre, constipação e até mesmo infecções e demais doenças no aparelho excretor.

17. Previne o Envelhecimento Precoce:

Tanto pela vitamina C quanto pelas demais substâncias contidas no Suco de Lima Doce, ela atua de forma muito favorável para o rejuvenescimento dos olhos.

18. Trata Úlceras Estomacais:

Tanto no caso de úlceras estomacais, quanto hemorroidas e feridas na pele, o consumo do Suco de Lima Doce ajuda a combater a grande causa dessas doenças: a inflamação.

19. Combate Doenças nos Rins:

Por conter propriedades diuréticas, ou seja, que favorecem a atividade urinária e consequentemente eliminam as toxinas do organismo, a fruta  atua na limpeza dos rins, tornando-os mais saudáveis e menos suscetíveis à presença de pedras e bactérias.

20. Diminui Problemas Estomacais:

O consumo regular da fruta é de grande valia para as pessoas que sofrem de problemas estomacais em virtude do excesso de acidez, incluindo uma doença chamada de refluxo.

21. Combate a Insônia:

Em virtude das propriedades calmantes do Suco de Lima Doce, ela atua como uma grande aliada para boas noites de sono, auxiliando também no tratamento natural da ansiedade e até mesmo depressão.

22. Regula o Intestino:

O consumo regular a Lima Doce ajuda imensamente na atividade intestinal, evitando episódios de prisão de ventre, constipação e até mesmo infecções e demais doenças no aparelho excretor.

23. Combate os Radicais Livres:

A Lima Doce é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

24. Trata Hipertensão:

A Lima Doce diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

25. Previne Várias Doenças:

A vitamina C presente no Suco de Lima Doce ajuda na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

26. Fortalecer a Imunidade:

Pelo fato de esta fruta ser muito rica em vitamina C, a Lima Doce é considerada uma importante amiga das defesas imunológicas, ou seja, diminui a incidência de diversas doenças como infecções, inflamações, gripes, resfriados etc. Além disso, é indispensável que os níveis de vitamina C estejam sempre adequados no organismo, evitando uma série de complicações oriundas.

27. Trata a Anemia:

Graças também à vitamina C, que atua no organismo potencializando a absorção do ferro contido nos alimentos, a ingestão de Lima Doce ajuda no tratamento natural da anemia, uma doença ocorrida em virtude da baixa quantidade de glóbulos vermelhos.

28. Trata Infecções de Urina:

Devido à boa concentração de Potássio e vitamina C a Lima Doce contribui para limpar os rins e eliminar as bactérias causadoras das infecções urinárias, que geralmente causam terríveis desconfortos como ardor ao urinar.

29. Elimina o Excesso de Açúcar e Gordura Acumulada:

Em virtude da elevada quantidade de fibras contidas nesta fruta, contribui para o processo de emagrecimento, fazendo com que o corpo elimine naturalmente o excesso de açúcar e gordura acumulados no organismo.

lima doce benefícios30. Diminui a Acidez no Estômago:

O consumo regular da fruta é de grande valia para as pessoas que sofrem de problemas estomacais em virtude do excesso de acidez, incluindo uma doença chamada de refluxo.

Outros Benefícios do Suco de Lima Doce Para Saúde:

  • Ajuda na Cicatrização;
  • Limpa as Artérias;
  • Previne Problemas nos Rins;
  • Combate o Estresse;
  • Rico em Potássio;
  • É fonte de vitamina C;
  • Elimina Toxinas Nocivas do Organismo;
  • Lima Doce Combate Várias Inflamações;
  • Purifica os Poros da pele;
  • Reduz a Caspa.

Efeitos colaterais:

Não há estudos científicos comprovados de que ela faça mal a saúde, o que se deve é sempre lavar bem toda fruta que irá consumir, para que não acarrete em doenças parasitarias. Porém nenhuma planta ou fruto deve ser consumido em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 25 Benefícios do Suco de Melão Para Saúde

betula

Os 30 Benefícios da Bétula Para Saúde