Chá de Rubim – Origem, Benefícios e Como Usar!

Saiba Mais Sobre o Chá de Rubim – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Rubim – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, rubim, conhecido também como macaé, erva das lavadeiras e estrela é uma planta medicinal que muitas vezes passa despercebida nos jardins. Originária da Ásia, adaptou-se bem ao solo brasileiro e cresce fácil em qualquer região.

Alguns a consideram planta daninha, pela facilidade de proliferação. Na planta nova, as folhas são arredondadas e depois se tornam estreladas e não passam de um metro e vinte de altura na fase adulta.

cha de rubim

A espécie contém uma substância chamada flavonoide, considerada um anti-inflamatório natural. Além disso, tem ação cicatrizante e antioxidante, prevenindo o envelhecimento. O remédio, conservado em álcool, pode ser utilizado de forma tópica para picadas de insetos, inflamações e torções.

O rubim é uma planta de caule ereto, quadrangular e ramificado, que mede entre 0,60 a 1,20 metros de altura, as suas folhas são alongadas com pecíolos. Suas inflorescências formam umas espigas longas e bem flexíveis, podendo ter a cor rosa, branca ou vermelha, com lobos do cálice espiniforme.

É uma planta anual, de clima temperado, mas que adapta-se bem às regiões subtropicais. Prefere solos úmidos e argilosos, com boa fertilidade. Outros nomes populares da planta são amor-deixado, macaé, chá-de-frade, coração-de-frade e cordão-de-são-francisco.

Propriedades do Chá de Rubim:

Entre as principais propriedades do Chá de Rubim podemos citar ser diurético, vermífugo, expectorante, cicatrizante, eupéptico, febrífugo, estomáquico, antirreumático, antidiarreico, aperiente, antiemético, antiasmático, anti-inflamatório interno e externo, entre outras.

Origem do Chá de Rubim:

A espécie é Leonotis nepetaefolia, da família Labiatae, originária da África oriental mas, distribuída na Ásia e em toda a América. Tem uso o chá de suas folhas, a alcoolatura (tintura em álcool e água feita com folhas frescas) e a tintura, tanto para usos internos como externos.

Esta é uma planta bem conhecida de quem mora no campo, interior, sertão – e, como é espécie exótica, estrangeira, invasora e agressiva, se espalhou pelo chão brasileiro em adaptação bem conseguida em todas as condições climáticas. Assim, do nordeste aos campos sulinos, todos podem ter cordão-de-frade pertinho de casa.

Benefícios do Chá de Rubim Para Saúde:

Chá de Rubim é usado no tratamento da gastroenterite, afecções do estômago e intestino, resfriado, gripe, inapetência, cólicas intestinais, dores varicosas, cardiopatias, úlceras embaraço gástrico, irritação do estômago e intestino, gripe intestinal, febre palustre, erisipela e doenças de pele. As flores, que tem aroma de óleo de bacalhau, são usadas para o tratamento de bronquite e coqueluche.

Os benefícios medicinais do Chá de Rubim são diversos, isso se deve à sua composição: alcaloides naturais, flavonoides, polifenois, glicosídeos entre outros. O Chá de Rubim é indicado para curar resfriado, febre, no tratamento de asma, gastroenterite, afecções do estômago e intestino, gripe, inapetência, cólicas intestinais.

Outros Benefícios do Chá de Rubim Para Saúde:

1. Promove a Saúde da Pele:

Embalado com vitamina A e vitamina E, os dois poderosos antioxidantes, esta bebida de Chá de Rubim impacta a pele de uma forma positiva. Junto com as propriedades de hidratação e aperto, o Chá de Rubim proporciona uma nova vida à pele. Reduz as rugas e linhas finas. É um remédio caseiro eficaz para olheiras também.

2. Combate os Radicais Livres:

O Chá de Rubim contém outra interessante propriedade que devemos levar em conta: seus níveis de antioxidantes, em especial catequina polifenóis. Recordemos que os antioxidantes são substâncias que protegem nosso corpo do dano dos radicais livres, os quais podem nos causar câncer.

3. Trata Alergias:

O Chá de Rubim também é um anti-alérgeno eficaz. Permita que o chá infundido esfrie completamente e use-o para enxaguar a área sujeita a erupções cutâneas e alergias. Uma lavagem com Chá de Rubim frio todos os dias vai tonificar a pele. Ele também irá curar danos causados pelo sol durante um período de tempo.

4. Combate Infecções da Pele:

Chá de Rubim é naturalmente rico em enxofre, que passa a ser um ingrediente muito potente quando se trata em combater as infecções. A razão pela qual este ingrediente funciona é que ele tem antibacteriano natural e propriedades antimicrobianas.

Como Usar o Chá de Rubim:

Para fazer a alcoolatura é preciso misturar duas xícaras de café de álcool e uma xícara de café de água com duas colheres de sopa de erva fresca picada. Deixe em maceração por sete dias, agitando com frequência.

Em seguida, coe e coloque em um vidro escuro. Tome uma colher de café do preparado diluído em água. Pode ainda ser aplicado em articulações inflamadas. Para fazer o chá, coloque 20 gramas de folhas ou flores secas em meio litro de água, deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Em seguida coe e tome até três vezes ao dia.

Para o uso externo, friccione as folhas ainda frescas sobre as partes afetadas. Para fazer o xarope, coloque duas colheres de sopa de folhas e flores picadas em uma xícara de chá de água fervente e abafe. Em seguida coe e adicione duas xícaras de cafezinho de açúcar e mexa até que a mistura fique homogênea.

Adultos devem beber uma colher de sopa do xarope três vezes ao dia e crianças uma colher de chá do  xarope três vezes ao dia. Plantar as sementes em saquinhos com terra boa, e fazer o replante das mudas quando atingirem 15 centímetros.

cha de rubim beneficios

Cuidados e Contraindicações do Chá de Rubim:

À parte seu efeito psicoativo já comentado acima, quando se usa o fumo das folhas secas, não se conhecem outras contraindicações. Porém, se você se interessou pelo Chá de Rubim, antes de iniciar seu uso, consulte seu médico ou busque mais estudos científicos que possam servir de orientação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

cha de ipe roxo

Chá de Ipê Roxo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 20 Benefícios do Chá de Bugre Para Saúde!