Frutas

Umari fruta: 10 benefícios, informação nutricional e malefícios

umari

Umari, é uma fruta nativa típica da Amazônia, sem muito valor comercial, poderá dar a volta por cima e ganhar mais valor no mercado e ficar mais valorizada no mercado.

Começa a ser trabalhado por pesquisadores do INPA e hoje já tem amazonense saboreando bolos e tortas de Mari.

Conhecida popularmente pelo nome de ‘mari’ ou ‘Umari, cujo o nome cientifico é poraqueiba sericeia Tul, a fruteira nativa da Amazônia pode ser encontrada nas feiras de Manaus nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Os frutos são consumidos basicamente na forma in natura.

Umari fruta: 10 benefícios, informação nutricional e malefícios

De sabor e aroma acentuado e marcante, foi alvo de experiências culinárias do engenheiro florestal que tiveram a ideia de utilizar a polpa do Umari em receitas simples, que estão constantemente em nossas mesas.

De baixo valor comercial, com o custo aproximado de R$ 2,00 reais a dúzia, o Umari é encontrado apenas nas feiras regionais e nos pequenos quiosques na beira das estradas, o que dificulta a conhecimento deste fruto para a população.

Para Rabelo, isso se acontece porque os jovens, principalmente os de 30 anos para baixo, não conhecem esses frutos. Porque eles não têm o hábito de ir em feiras regionais, vão apenas em supermercados.

Predominante no alto Rio Negro, Solimões e Madeira, o umarizeiro é uma fruteira de porte médio, que pode alcançar até 15 metros de altura. A sua folhagem é abundante e ramificada. Suas flores amarelo-clara são pequenas e pouco vistosas.

São encontrados na Amazônia duas espécies de Umari, uma com frutos de casca com coloração roxo-escuro e a outra com coloração amarelo laranja. O umarizeiro é altamente produtivo, gerando renda extra, principalmente para os agricultores familiares. Rico em vitamina A, fibras, carboidratos, óleos e proteínas, o Umari tem alto valor nutricional.

O umarizeiro é uma fruteira de porte médio, que pode alcançar até 15 metros de altura. A sua folhagem é abundante e ramificada. Suas flores amarelo-clara são pequenas e pouco vistosas. São encontrados na Amazônia duas espécies da fruta, uma com frutos de casca com coloração roxo-escuro e a outra com coloração amarelo laranja.

Benefícios do Umari Para Saúde

1. É Rico em Antioxidantes:

O Umari contém uma boa quantidade de antioxidantes, que ajudam seu corpo a resistir aos efeitos nocivos dos radicais livres. Ele ajuda a combater os efeitos do envelhecimento, trazendo grandes benefícios para a saúde.

2. Umari Para Circulação do Sangue:

Os Benefícios do Umari e bom principalmente por ele ser rico em ferro, que ajuda a manter os níveis de hemoglobina no sangue. E também regula o número de células vermelhas do sangue no corpo. O fruto aumenta a oxigenação do sangue, estimula o crescimento do cabelo e acelera a cicatrização.

3. Combate os Radicais Livres:

O Umari tem bastante vitamina E, que é conhecida como a vitamina da vida e da juventude, pois ela é uma das responsável pela neutralização dos radicais livres na pele. Pois, os radicais livres são os principais responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento precoce. Além disso, deve ingerir, diariamente, cerca de 15 mg de vitamina E.

4. Controla Colesterol:

Os Benefícios do Umari é rico em fibras e pode ajudar a reduzir os coágulos do sangue. O fruto também pode diminuir o risco de aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.

5. Ajuda a Ter mais Disposição:

As proteínas contidas no Umari são componentes importantes que são feitos de aminoácidos essenciais para a energia do corpo. As proteínas controlam muitas funções metabólicas no corpo e são componentes fundamentais para todas as células vivas.

6. Combate a Diabetes:

Uma ótima alternativa para ajudar a combater a diabetes é utilizar o Umari na parte da manhã com o estômago vazio, bem como meia hora antes das refeições. O consumo ideal para esse fim é cerca de 3 ou 4 pedaços. Então, por isso é uma das melhores frutas para a diabetes.

7. Benefícios do Umari Para Infecções Virais:

O Umari é rico em vitamina A, a deficiência de vitamina A pode levar à cegueira e aumento das infecções virais, porém a deficiência só é considerado um problema nos países em desenvolvimento, onde é a principal causa de cegueira em crianças.

8. Umari Como Analgésico:

O Fruto têm propriedades analgésicas que ajudam a aliviar dores ósseas e musculares. Esmagar a folha e casca da planta e topicamente aplicá-lo para obter melhores resultados. É uma terapia natural para dores no corpo.

9. Beneficia o Sistema Digestivo:

A fibra acoplada no Umari com consumo adequado atreves de líquidos, irá mover-se rapidamente através de seu sistema digestivo. Também contribui com para um bom funcionamento do sistema digestivo. Outros benefícios da fibras são a diminuição do risco de diabetes, doença cardíaca e obesidade.

Umari fruta: 10 benefícios, informação nutricional e malefícios

10. Aumenta a Imunidade:

O fruto de Umari são especialmente ricos em antioxidantes, como vitamina C e vitamina A. Estes nutrientes ajudam a aumentar a imunidade e a eliminar os radicais livres. A vitamina A também ajuda a retardar o envelhecimento e restringe a doença crônica. A vitamina C também garante uma melhor saúde da pele.

Malefícios do Umari:

Evite o Umari durante a gravidez pois pode estimular contrações uterinas, danificando o feto e durante à amamentação. No caso de você ser alérgico a outras frutas deste grupo, seja criterioso antes de usar a fruta, para evitar reações alérgicas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.