Os 30 Benefícios do Chá de Maracujá Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Maracujá oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Maracujá é uma fruta tropical, bastante conhecida pela sua propriedade calmativa. Tem um sabor azedo e cor amarelada. É conhecido também por baixar os altos níveis de açúcar no sangue. O maracujá não tem muitas calorias, uma porção de 100 gramas da fruta contém, em um valor próximo, 70 calorias, sem mencionar que esta delícia ainda ajuda a emagrecer.

O maracujá contém propriedades e ação calmante, ansiolítica, antiespasmódica, diurética e analgésica. Não é indicado para pacientes que tem pressão baixa. Saiba mais em: Benefícios do Chá de Maracujá.

Você conhece o Chá de Maracujá mas não sabe bem quais são seus benefícios ? Iremos listar seus nutrientes e propriedades. Conheça mais sobre o maracujá e apresente suas propriedades para sua família.

Benefícios do Chá de Maracujá

Valor Nutricional:

O Chá de Maracujá contém ainda boas quantidades de sais minerais como o cálcio, o ferro, o sódio e o fósforo. Possui também muitas vitaminas como a vitamina A, vitamina B e vitamina C. Sendo uma ótima fonte de nutrientes essenciais.

1. Maracujá na Produção de Hemoglobina

No Chá de Maracujá encontramos cerca de 20% da necessidade diária de ferro, a vitamina C, já mencionada aqui, auxilia na absorção do ferro, fazendo com que o corpo aproveite mais o nutriente. O ferro auxilia na produção da hemoglobina que é essencial para a oxigenação das células, além de evitar a anemia.

2. Ajuda no Controle da Diabetes:

O consumo regular de Chá de Maracujá auxilia na redução da quantidade de glicose no sangue. Seu baixo incide glicêmico e suas propriedades mantêm os picos de insulina sob controle atuando também como um “bloqueador” de gorduras.

3. Ajuda a Relaxar:

Quando ingerimos o Chá de Maracujá nosso corpo experimenta momentos de profundo relaxamento. Nos ajudando a combater o estresse e o nervosismo. Então se você é uma pessoa muito agitada, um dos benefícios do Chá de Maracujá é ajudar a acalmar sem a necessidade de remédios mais fortes.

4. Melhora a Digestão:

O Chá de Maracujá Ajuda no funcionamento do sistema gastrointestinal, a presença de fibras ajuda no equilíbrio da flora intestinal. As fibras ainda ajudam a melhorar as condições ósseas em idosos.

5. Auxilia no Tratamento de Doenças:

Estudos apontam que o Chá de Maracujá, atua como auxiliar no tratamento de algumas doenças como o vício em drogas e o alcoolismo.

6. Auxilia no Emagrecimento:

O chá feito com as suas folhas é uma ótima alternativa para o emagrecimento. Os benefícios do Chá de Maracujá para o emagrecimento são muitos.

7. É um Vermífugo Natural:

As sementes e o Chá de Maracujá podem atuar como vermífugo para crianças que vivem em contato com o chão e também colocando objetos na boca.

8. Ajuda no Controle da Pressão Arterial:

Quem é hipertenso, deve incluir o Chá de Maracujá na rotina. Um dos nutrientes que auxilia no controle da pressão arterial é o potássio, que é encontrado em grandes níveis nos maracujás.

9. Melhora o Sistema Imune:

Outro benefício que a presença da vitamina C no Chá de Maracujá consegue proporcionar. Esse nutriente ajuda a aumentar as defesas do nosso organismo fazendo com que o corpo produza mais células de defesa. O Chá de Maracujá é excelente para combater gripes e resfriados no inverno.

10. Reduz os Sintomas da Asma:

Um estudo feito por Ronald Ross Watson, mostrou que o Chá de Maracujá pode trazer alívio para as pessoas com asma. A fruta pode ser considerada um remédio natural, devido as funções antialérgicas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

11. Chá de Maracujá Para Melhorar a Saúde do Coração:

As quantidade de fibra presentes no Chá de Maracujá auxiliam a redução do colesterol ruim (LDL) e estimula o aumento do bom colesterol (HDL). Mantendo os bons níveis de colesterol no sangue, evita-se que apareça algum bloqueio do fluxo de sangue, evitando diversos problemas cardíacos, principalmente o AVC, trombose e infarto.

Os antioxidantes, encontrados com fartura no maracujá, também ajudam a proteger as artérias dos radicais livres, evitando a arteriosclerose, que é o enrijecimento das paredes das artérias.

12. Atua Como Anti-inflamatório e Analgésico:

O Chá de Maracujá possui outras propriedades medicinais ao nosso organismo. Ele tem efeito anti-inflamatórios e analgésico, sendo capaz de aliviar certas dores e desconfortos no corpo.

13. Faz bem Para a Visão:

Já te disseram que tomar Chá de Maracujá ajuda a melhorar a visão? Os problemas de visão estão se tornando mais comuns a cada dia, especialmente por causa da quantidade de horas que passamos em frente às telas do computador, Smartphone ou tabletes.

14. O consumo de Maracujá Previne o Câncer

O Chá de Maracujá fornece em média 50% das necessidades diárias de vitamina C. A vitamina C é um dos antioxidantes mais importantes para combater o câncer, além de impulsionar o sistema imunológico, essa vitamina também combate radicais livres que podem alterar o DNA das células e deixá-las cancerosas. O Chá de Maracujá ainda contém vitamina A e flavonoides que se mostraram eficazes na prevenção de câncer de boca e de pulmão.

Benefícios do Chá de Maracujá

15. Limpa o Cólon:

A fibra solúvel e os antioxidantes encontrados no Chá de Maracujá limpam as toxinas que estão localizadas no cólon. As toxinas são as responsáveis por causarem infecções ou doenças no cólon. Essas substâncias encontradas na fruta servem para ajudar a suavizar o cólon e mantê-lo saudável.

Confira Outros Benefícios do Chá de Maracujá Para Saúde:

  • Combate a insônia induzindo à sonolência e provocando o adormecimento.
  • O maracujá reduz a ansiedade e os sintomas da depressão, ajudando a reduzir a agitação.
  • Diminui a inquietação, nervosismo e agitação em crianças.
  • Os tremores causados pelo Mal de Parkinson também são amenizados com o uso do maracujá.
  • Ajuda a aliviar dores de cabeça, rigidez muscular, tensões, já que suas propriedades calmantes relaxam o corpo de maneira geral.
  • Consumir Maracujá alivia as dores menstruais pois atua diminuindo as contrações do útero.
  • Além das propriedades calmantes, alguns estudos acerca do maracujá mostraram que ele também traz outros benefícios, entre eles:
  • A casca do maracujá possui propriedades que evitam os picos de insulina.
  • As sementes da fruta são ricas em ácidos graxos que tem forte ação antioxidante, sendo bastante adequado para ser utilizado em cosméticos.
  • Suas folhas apresentam mais agentes tranquilizantes do que a polpa da fruta, sendo mais eficiente no combate à insônia.
  • Suas sementes trituradas de Maracujá servem como esfoliantes para a pele.
  • O chá das folhas do maracujá agem como vermífugo.
  • O chá de Maracujá também é benéfico para mulheres na menopausa, sua ação alivia as alterações de humor e os calores corporais.

O chá das folhas do maracujá além de ser utilizado para o tratamento de insônia e depressão, também tem sido usado juntamente com outros medicamentos e procedimentos no tratamento do vício de drogas e alcoolismo.

O chá de Maracujá mantém todas as propriedades nutricionais e agem no sistema nervo como antidepressivo e forte calmante natural, além disso ele também contribui para diminuir a intensidade das crises de abstinência.

Os 30 Benefícios do Marmelinho Para Saúde

beneficios da jabuticaba

Os 40 Benefícios da Jabuticaba Para Saúde