Chá de Carobinha – Origem, Benefícios e Como Usar!

Saiba Mais Sobre Chá de Carobinha – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Carobinha – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, a árvore também é bem conhecida como carobinha do mato, marupá, simaauba-falsa, caraúca, carabussú, caruba, curoba, marupauba, parapará. Apesar de não ser a primeira opção nas indicações dos especialistas.

A medicina natural é imensamente rica, com diversos benefícios. Uma planta muito comum nos mais diversos jardins, e até mesmo em praças, parques e calçadas, talvez seja o ingrediente ideal para uma infusão poderosa, que combate várias doenças o chá de carobinha.

cha de carobinha

Esta planta tipicamente brasileira, apesar de não possuir muitos estudos sobre as suas propriedades, é indicada pela cultura popular como muito benéfica para a saúde. A árvore pequena também pode ser conhecida por outras denominações, como jacarandá branco, jacarandá de minas, caiuá, caroba branca, pau de colher, carobeira e caroba, e geralmente é encontrada nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Se você nunca ouviu falar, talvez a conheça pelas suas lindas flores roxas que aparecem na primavera. A planta é tem um campo de aplicação bem amplo e, por isso, alguns herbalistas têm afirmado que ela pode entrar em extinção.

O poder medicinal da planta está concentrado em suas folhas e na casca, que possui uma composição química rica em taninos, carobina e alcaloides. A forma mais comum do uso desta planta é o chá de carobinha, mas é possível encontrar extratos e tinturas feitas a partir da planta, principalmente em lojas de produtos naturais.

De toda forma, o chá ainda é uma das melhores opções, já que mantém seus componentes ativos, tornando este remédio caseiros um ótimo adstringente, depurativo, cicatrizante, laxante, amético, diurético e tônico. Conheça todos os benefícios do chá de carobinha e como ela pode fazer bem para a sua saúde.

Origem do Chá de Carobinha:

A carobinha é uma árvore brasileira, de até 15 metros de altura, com casca fina e acinzentada que geralmente é encontrada na região entre Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. É encontrada na região entre Minas Gerais e o Rio Grande do Sul.

Suas folhas são colhidas em plena primavera e suas raízes e cascas no outono. A madeira extraída do caule da Caroba é usada, principalmente, na construção civil, para carpintaria, forros, etc. Além desse uso, a planta também pode ser usada para tratar certas doenças, como é o caso da sífilis.

Propriedades do Chá de Carobinha:

As cascas dessa planta são bastante conhecidas por serem antirreumáticas, ou seja, ajudam na melhora de reumatismos;

  • A propriedade depurativa é uma das mais desejadas para quem toma o chá de carobinha;
  • Para quem sofre com problemas de prisão de ventre, esse chá pode ser um excelente laxante;
  • Impingem, feridas, afecções na pele e outros problemas nela são melhoradas com seu efeito cicatrizante.
  • É também adstringente, aperiente, emética e tônica.

Benefícios do Chá de Carobinha Para Saúde:

1. Estimula o Apetite:

Se você tem um apetite fraco, o chá de carobinha é uma ótima opção para melhorá-lo. Estudos têm mostrado que ele pode relaxar a tensão do estômago, o que, em seguida, estimula o apetite. Dilua chá de carobinha em água e use a mistura no banho, como um tratamento de vapor quente ou esfregando-o em sua pele para incentivar o aumento do apetite.

2. Trata a Sífilis:

Um dos usos mais conhecidos do chá de carobinha é no tratamento da sífilis. A sífilis é uma doença venérea que é transmitida por uma bactéria através das relações sexuais. Com isso, o chá de carobinha, quando utilizado regularmente, pode ser um ótimo agente para o tratamento desta condição, já que ajuda o corpo a se livrar da bactéria.

3. Combate o Resfriado:

O chá de carobinha é um poderoso antioxidante e tem propriedades antissépticas que limpam o seu sistema, sendo assim um excelente tratamento para o resfriado comum. Quando sentir aquela dorzinha de garganta começando, adicione três gotas em um copo de chá de carobinha e beba essa mistura uma vez por dia por até cinco dias até que os sintomas desapareçam.

4. Melhora o Reumatismo:

Outra função muito conhecida do chá de carobinha é no tratamento do reumatismo e da artrose. Isso porque a casca da planta possui elementos que são conhecidos como antirreumáticos, por isso, fortemente indicados para estas condições.

5. Promove a Saúde do Coração:

O chá de carobinha também é uma grande fonte de Potássio, um substância que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, o chá de carobinha em sua dieta pode neutralizar o consumo elevado de sódio e outras substâncias que são perigosas para a saúde do coração.

6. É um Depurativo do Sangue:

O chá de carobinha é um ótimo depurativo do sangue, devido a componentes que são encontrados nas folhas da planta. Ou seja, os seus elementos ajudam a eliminar as toxinas que podem estra presentes no organismo, tornando-o muito mais purificado, o que sem dúvidas beneficia a saúde como um todo.

Como Usar o Chá de Carobinha:

A carobinha pode ser usada na forma de chá, óleo essencial ou em pó, que devem ser utilizadas de acordo com orientação médica. Em geral, o óleo essencial ou o chá devem ser consumidos 4 xícaras por dia para estimular a transpiração e para curar doenças como malária, sífilis, gonorreia, dor nos ossos, reumatismo e artrite. Além disso, gargarejar chá de carobinha também ajuda no combate de gripes e dores de garganta.

Para melhorar a cicatrização, deve-se usar o chá de carobinha morno para lavar feridas no corpo e bolhas de catapora 3 vezes por dia, ou em banhos de assento para tratar úlceras e doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a carobinha em pó pode ser aplicada em feridas e úlceras para combater infecções, pois atua como desinfetante, combatendo micro-organismo que aumentam a gravidade dos ferimentos.

Como Fazer o Chá de Carobinha:

Depois de conhecer os vários componentes medicinais benéficos dessa planta, surge a dúvida de como fazer uso da carobinha da melhor forma. Uma solução simples e acessível é o seu chá, que é de fácil execução. Confira a receita a seguir:

INGREDIENTES:

  • 1 litro de água mineral fervente;
  • 2 colheres de sopa (1grama) de folhas da carobinha.

MODO DE PREPARO:

Quando a água levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas da carobinha. Deixe a mistura em infusão por alguns minutos, até que a água encorpe bem a planta. Beba uma xícara três vezes ao dia.

beneficios do cha de carobinha

Cuidados e Contraindicações do Chá de Carobinha:

Apesar dos benefícios, o chá de carobinha pode não ser ideal para alguns organismos. Para evitar qualquer reação indesejada, a melhor ideia é simplesmente se prevenir e visitar um médico de sua confiança para saber se o caso em que se encontra pode ser tratado pelas propriedades da carobinha.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Olho de Boi – Origem, Benefícios e Como Usar!

Rábano-Silvestre – Origem, Benefícios e Como Usar!