Benefícios das Plantas

Torênia é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

torenia como usar

Torênia é mais conhecia amor-perfeito-de-verão e faz parte da família Scrophulariaceae e está inserida na categoria de flores anuais, o que ajuda a identificar algumas de suas funções e características gerais.

São plantas coloridas e que servem para enfeitar o visual dos jardins, deixando-os muito mais alegres. Por isso, diversos paisagistas escolhem a Torênia como principal elemento para a sua decoração. Suas flores aparecem quase o ano todo.

Torênia é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

É chamado popularmente de Amor-perfeito-de-verão justamente porque as suas coloridas pétalas costumam surgir nesta época do ano.

Origem da planta Torênia:

Essas lindas florzinhas são originárias da Ásia Tropical e atingem de 20 a 30cm de altura.A espécie original tem o tubo branco amarelado e a corola azul, mas hoje em dia há variedades brancas e róseas.

A Torênia é uma planta cuja altura geralmente fica em torno de 15 a 35 cm. Suas flores de aparência delicada podem ser encontradas em combinações de tons de rosa, violeta, roxo, branco e amarelo.

Formam um belo visual quando cultivadas formando grupos, ou em bordas no jardim, especialmente em áreas levemente sombreadas.

Também são uma excelente escolha para plantio em vasos e jardineiras, podendo permanecer floridos por um longo tempo durante os meses mais quentes do ano.

Qual o Melhor Clima para Cultivar a planta Torênia?

Os climas ideais para o cultivo desta espécie foram determinadas pela sua origem, que provém dos países asiáticos, onde foram encontrados os seus primeiros vestígios de existência.

Por isso, alguns tipos de climas são muito importantes para o bom desenvolvimento da Torênia. São eles: continental, equatorial, mediterrâneo, oceânico, subtropical, temperado e tropical.

Por ser uma planta facilmente adaptável aos países tropicais, embora seja típica da China e do Japão, ela costuma ser muito cultivada no Brasil e em diversos locais da América do Sul, dentro de jardins decorativos, sejam eles públicos ou privados.

Torênia é bom para quê? para que serve, benefícios e malefíciosA espécie é considerada uma planta de pequeno porte e que pode alcançar a altura mínima de 0,3 m ou até menos, podendo atingir tamanhos de apenas 0,1 m.

Para que a planta cresça de forma correta, enaltecendo as suas características, é preciso optar por sol pleno ou meia sombra nos locais de plantio. Vale lembrar que as Torênias possuem ciclo de vida anual, se renovando a cada ano.

Maneiras de Plantar a Torênia:

Antes mesmo de começar a cultivar a espécie, é preciso conhecer a sua variação, já que as maneiras de cultivo podem acabam se diversificando também. Por isso, sigas as regras básicas a seguir para não fazer feio na hora de plantar a Torênia.

Benefícios da planta Torênia:

1. Preste atenção ao solo de cultivo:

Ele deve ser bastante adubado, utilizando muita matéria orgânica para a fertilização do mesmo. Além disso, ele deve ser humoso, bem drenável e irrigado de maneira regular.

2. Beliscamento:

Para realizar o adensamento da espécie, é preciso fazer o que os especialistas chamam de beliscamento na ponta dos ramos, já que a espécie é um tanto quanto ramificada. Isso facilita a multiplicação da mesma.

3. Fertilize a Sua Planta na Primavera e no Verão:

Esse hábito deve ser constante, além de muito importante para o bom florescimento da espécie nessas épocas de pico. Vale lembrar que este processo deve ser feito semanalmente para estimular o seu desenvolvimento.

4. Temperatura:

A espécie aprecia mais o clima ameno, sem muitas variações bruscas de temperatura, sendo muito cultivadas no sul do Brasil, nas regiões serranas. Por isso, antes de plantar, preste atenção nos climas ideais para cultivo.

Torênia é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

5. Prepare Bem o Canteiro de Cultivo:

Use bastante adubo animal de curral bem curtido, incorporando à terra do canteiro para fazer a mistura. Adicione também um pouco de composto orgânico de folhas ou adubo organo-mineral, o que se torna bastante completo para a nutrição do primeiro período de desenvolvimento da muda.

Não se esqueça de nivelar e plantar as mudas de Torênias logo em seguida, abrindo um buraco no solo maior do que o torrão da mesma. Aperte de leve a terra ao redor para finalizar.

Cuidados Com a planta Torênia:

Essas plantinhas tem o ciclo anual. Ou seja nascem, crescem, florescem e morrem, tudo isso dentro de 1 ano. Portanto, depois que acabar a floração ela vai começar a ficar feiinha e com o tempo terá que ser trocada. É assim mesmo. Esse é o ciclo dela. Você não fez nada de errado no cultivo, ok? O seu dedo é verde!

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.