Os 40 Benefícios do Suco de Pitomba Para Saúde!

Os 40 Benefícios do Suco de Pitomba Para Saúde!

Revisado por

Formado em Medicina Geral pela USP!

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios do Suco de Pitomba Para Saúde que além de ser refrescante nos dias quentes também possui propriedades nutricionais. A Pitomba Pertencente à família das Myrtaceae, a pitomba é uma planta típica da região Amazônica até a Mata Atlântica. Pode chegar a alcançar 13 metros de altura e é usada na recuperação de regiões degradadas, pois ela serve como alimento para diversas espécies de aves. Além disso, é comum vê-la como elemento de arborização de praças e parques.

suco de pitombaDe nome científico Talisia Esculenta, a planta produz um fruto conhecido como pitombeira que aparece entre os meses de janeiro e abril. Sua polpa é protegida por uma casca de coloração marrom que, apesar de dura, é quebradiça. Com polpa suculenta e de coloração esbranquiçada, seu sabor é agradável, levemente ácida e doce.

Valor Nutricional do Suco de Pitomba:

Rica em vitamina C, vitamina A, Ferro, Cálcio e proteína, o fruto ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e também age na proteção do sistema vascular. Rica em Ferro, o Suco de Pitomba combate à anemia e colabora na formação de hemoglobina.

Além disso, age como um fortalecedor dos ossos e auxiliar na função glandular, favorecendo, inclusive, a cicatrização de feridas. Então, confira Os 30 Benefícios da Pitomba Para Saúde:

1. Previne a Osteoporose:

A Fonte é fonte de vitamina K, cuja deficiência está associada a um risco mais alto de desgastes e fratura nos ossos. O consumo adequado de vitamina K melhora a saúde dos ossos porque age diretamente na sua composição aumentando a absorção de cálcio e evitando a sua perda através da urina.

2. Alivia o Estresse Oxidativo:

O Suco de Pitomba ajuda a aliviar o estresse oxidativo e podem ajudar a prevenir danos ao DNA, reduzir a inflamação e o risco de aterosclerose devido ao estresse oxidativo.

3. Benefícios do Suco de Pitomba Para Pele:

Os benefícios desta especiaria para a pele são explicados de vido a sua alta concentração de antioxidantes poderosos, que combatem rugas, manchas na pele e outros distúrbios na pele.

4. Melhora a Circulação Sanguínea:

O fato do alimento possuir ferro em sua composição faz com que a melhoria da circulação também seja um dos benefícios do Suco de Pitomba. É que ao ter uma boa dose de ferro no organismo, também há a garantia de que haverá a taxa adequada dos glóbulos vermelhos do sangue, que são responsáveis pela circulação de oxigênio para as diversas partes do corpo.

5. Previne Doenças Cardiovasculares:

Considerada um dos melhores antioxidantes existentes, a vitamina C presente no Suco de Pitomba ajuda a diminuir o acúmulo do colesterol nas artérias, prevenindo e combatendo a arteriosclerose e a hipertensão arterial, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio.

6. Combate as Rugas:

Ela funciona como um remédio natural contra as rugas. Esse poder medicinal se deve a elevada concentração de vitamina C, presente na frutinha.

benefícios do suco de pitomba7. Benefícios do Suco de Pitomba Para Tratar Problemas Intestinais:

Ela contêm fibras e ação antidiarreica e adstringente, podendo ser usada por quem sofre de problemas intestinais.

13. Benefícios do Suco de Pitomba Para Saúde dos Cabelos:

Para os cabelos, ela traz benefícios também quando ingerida, ajudando a manter os fios mais bonitos e revitalizados. Seus nutrientes ajudam ainda a devolver a elasticidade e a maciez natural dos fios.

8. Benefício do Suco de Pitomba Para Melhorar o Sistema Imunológico:

Esta fruta é rica em vitamina Cvitamina Aferrocálcio e proteína, o fruto ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

9. Retarda o Envelhecimento Precoce:

Suco de Pitomba possui uma grande concentração de vitamina C, e ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres. Com isso, previne o envelhecimento precoce da pele.

10. Possui Propriedades Cicatrizantes:

Ela auxilia na função glandular, favorecendo, inclusive, a cicatrização de feridas.

11. Prevenir a Anemia:

Rica em ferro, esta fruta combate à anemia e colabora na formação de hemoglobina.

12. Benefício do Suco de Pitomba Para Circulação Sanguínea:

ferro presente nela, contribui para a formação de hemoglobina, além de ser essencial para o bom funcionamento das células, melhorando a circulação sanguínea.

14. Auxilia a Função Glandular:

Os nutrientes encontrados ajudam no funcionamento das glândulas vitais do organismo, as mesmas responsáveis pelo metabolismo e regularização de algumas reações do corpo humano ao estresse.

15. Fortalece os Ossos:

Esta fruta também rica em cálcio, contribuindo para o desenvolvimento dos ossos e a proteção contra problemas como osteoporose.

16. Combate os Radicais Livres:

vitamina C presente nela é um antioxidante potente contra os radicais livres que agem no organismo, eles são responsáveis pelas células aumentando o risco de adquirir inúmeras doenças.

17. Combate a Fungos e Carunchos em Plantações:

Estudos já mostraram que uma proteína retirada do Suco de Pitomba promete ser eficiente para combater fungos e carunchos em plantações de cana-de-açúcar e café, além de grãos de feijão e de soja que ficam estocados.

18. Combate Problemas Intestinais:

Possui também fibras e ação antidiarreica e adstringente, podendo ser usada por quem sofre de problemas intestinais. O caroço da Pitomba, especialmente, é eficaz no tratamento de diarreias graves.

pitombaOutros Benéficos da Pitomba Para Saúde:

  • Contribui para a formação de hemoglobina;
  • Age ainda como um adstringente e antidiarreico, sendo muito eficaz para ajudar aqueles que possuem problemas intestinais.
  • Facilita a digestão;
  • Saúde dos olhos (rico em vitamina A);
  • Aumento da imunidade (rico em vitamina C e taninos com propriedades antimicrobianas);
  • Fonte de minerais (ferrofósforocálcio, potássio e cobre);
  • Combate bronquite;
  • Ajuda a emagrecer (consumida com moderação);
  • Combate diarreia;
  • Previne gripes e resfriados;
  • Contribui para a perda de peso;
  • Combate dor de cabeça enxaqueca;
  • Ajuda na expulsão de vermes;
  • Combate enfermidades dos rins e da bexiga;
  • Atua contra hemorroidas e varizes;
  • Rica em antioxidantes;
  • Ajuda no combate ao câncer de cólon pois promove limpeza eficiente da região.
  • Funciona como um remédio natural contra as rugas;
  • Age como um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres;
  • Também ajuda no combate à anemia e colabora com a formação de hemoglobina;
  • Intestino (rico em fibras) e tratar prisão de ventre;
  • Pitomba também rica em cálcio, contribuindo para o desenvolvimento dos ossos.

Receita de Suco de Pitomba:

INGREDIENTES:

  • 6 a 8 pitombas bem lavadas e descascadas batidas no liquidificador;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • Gelo;
  • 100 ml de água ou mais dependendo da densidade desejada.

MODO DE PREPARO:

Bater os ingredientes no liquidificador e adoçar a gosto.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Osmar Junior Costa

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Dr. Saúde" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

Os 33 Benefícios da Pimenta do Reino Para Saúde

Os 25 Benefícios do Chá da Casca de Maçã Para Saúde