Os 40 Benefícios do Chá de Bardana Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Bardana Para Saúde que todos devem saber. Além disso, a bardana, cientificamente referida como arctium lappa, tem sido usada durante séculos na Europa, América do Norte e Ásia como um tratamento digestivo e um diurético. Mais recentemente tem sido usado para tratar doenças crônicas, como câncer, diabetes e AIDS. Embora a raiz de bardana seja consumida como um vegetal cozido, você obtém benefícios de saúde semelhantes ao beber chá feito com a água em água fervente.

Chá de Bardana

O que é Chá de Bardana?

O chá de bardana é feito a partir da raiz de Bardana, que é cientificamente é bem conhecido como planta bienal do gênero Arctium e entre a grande variedade, Arctium lappa é o mais popular. Algumas das culinárias mais populares feitas a partir de bardana vêm do Japão e da Coréia, porque a bardana é uma planta de flores e cultivada principalmente por sua raiz, mas os japoneses e coreanos também estão consumindo os talos de flores e as folhas.

Hoje, a popularidade da bardana atingiu o mundo todo porque esta planta herbácea contém muitos nutrientes e é conhecida como a excelente fonte de fibra alimentar e tem sido usada como parte da dieta macrobiótica que já foi popular no início do século XX.

Valor Nutricional do Chá de Bardana:

O chá da raiz de bardana é a parte usada para fins terapêuticos. É um vegetal de raiz magra, marrom que pode crescer até 2 metros de comprimento, é composta principalmente de carboidratos, óleos essenciais, taninos, óleos graxos e esteróis de plantas.

O chá de bardana contém vários minerais, incluindo Magnésio, Potássio, Fósforo, Cálcio, Ferro e Cobre. Também contém Vitamina C, Vitamina B6 e Folato. Agora, confira Os 40 Benefícios do Chá de Bardana Para Saúde:

1. Aumenta a imunidade:

Muitos estudos registraram como o chá de bardana ajuda a aumentar a imunidade de uma pessoa. Ajuda a combater bactérias e contém muitos antioxidantes.

2. Estimula a Circulação Sanguínea:

Pesquisadores descobriram muitas propriedades do chá de bardana, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Também foi registrado para reduzir a inflamação e o inchaço causados ​​pela artrite reumatoide.

3. Ajuda a Remover a Acne:

O chá de bardana é um dos melhores tratamentos naturais para a Acne. Não só ajuda a pele a se livrar da Acne, mas também ajuda a reduzir a frequência da Acne. Devido à presença de muitos minerais como Ferro, tanino, Potássio e poliacetilenos, e outros flavonoides e antioxidantes, o chá de bardana ajuda a limpar o corpo da Acne. Normalmente, o chá de bardana é ingerido, mas pode ser resfriado e aplicado topicamente à acne também.

4. Fornece Antioxidantes Potentes:

O chá de bardana contém poderosos antioxidantes, como os ácidos fenólicos, a quercetina e a luteolina. Antioxidantes são substâncias que ajudam a proteger seu corpo dos radicais livres, que são moléculas instáveis ​​que danificam as células saudáveis. O chá da raiz de bardana é uma bebida promissora devido às suas propriedades antioxidantes e à sua capacidade de retardar o crescimento das células tumorais.

5. Protege o Fígado:

Doenças do fígado, como cirrose ou hepatite alcoólica, podem resultar do abuso de álcool. Com o tempo, o consumo excessivo de álcool causa inflamação e cicatrização do fígado. As propriedades do chá de bardana ajudam a prevenir danos ao fígado e são eficazes no tratamento de danos no fígado causados ​​pelo uso de álcool.

6. Desintoxica o Sangue:

Chá de Bardana

Como o sangue é o fluido da vida do seu corpo, é importante mantê-lo livre de toxinas quanto possível. Tradicionalmente, o chá de bardana tem sido usada como um purificador do sangue – eliminando toxinas da corrente sanguínea. O chá de bardana desintoxica o sangue e promove a circulação sanguínea na superfície da pele, melhorando a textura da pele e atenuando doenças como o eczema.

7. Purifica o Sangue:

O chá de bardana tem sido tradicionalmente usada para purificar o sangue. Textos à base de plantas descrevem a bardana como um ‘alterativo’ e acreditam que ela pode limpar o sangue de toxinas.

Além disso, o chá possui vários compostos ativos que podem desintoxicar o corpo e purificá-lo de metais pesados. Isso ajuda a melhorar a saúde de seus órgãos e aumenta a saúde geral. Também é conhecido por promover uma melhor circulação do sangue para a superfície da pele, tornando-a útil para a saúde da pele

8. Solução Para a Pressão Arterial:

Como rica em Potássio, o chá de bardana é uma solução natural para controlar a pressão arterial, eliminando a quantidade excessiva de Sódio na corrente sanguínea para manter a pressão arterial sempre sob controle.

9. Auxilia na Digestão:

chá de bardana contém alguns compostos que não só são capazes de liberar todas as toxinas de sua digestão, mas também podem agir como laxantes leves para ajudar a digestão e melhorar o seu movimento intestinal para otimizar a excelente absorção de nutrientes.

10. Elimina a Constipação:

Uma das principais causas da constipação é quando a digestão não pode mover-se em ritmo normal, os fatores que a causam podem variar, mas seja o que for, o chá rico em fibra ajuda a lidar com essa condição de forma muito mais fácil do que você esperado.

11. Alimento Amigável Para Paciente Diabético:

Como é tão pobre em calorias, o chá de bardana é ótimo para manter seu índice glicêmico e, ao mesmo tempo, o chá também é capaz de manter seu nível de açúcar sob controle apenas tomando uma xícara de chá de bardana diariamente.

12. Excelente Fonte de Fibra:

O chá de bardana é relativamente rica em fibras alimentares. Certamente você já sabe como é importante a fibra para sua saúde.

13. Reduz o Colesterol no Sangue:

Como rico em fibra, o chá controla e reduz o colesterol no sangue é apenas um pedaço de bolo, porque a fibra vai ligar o colesterol “ruim” e o sistema do corpo automaticamente aumentará a produção de colesterol “bom”.

14. Protege o Sistema Cardiovascular:

Se você quer proteger seu sistema cardiovascular, você deve certificar-se primeiro de que seu coração não é forçado a trabalhar duro. Colesterol e condições coronárias podem ser o principal fator para problemas cardíacos. Bem, o chá de bardana é uma excelente solução para manter o nível de colesterol sob controle e manter afastado o coágulo de manchas que poderia causar condições coronárias.

15. Promove a Saúde da Pele:

Chá de Bardana

chá de bardana é embalado com algumas propriedades curativas e antioxidantes. Essas combinações não são apenas para manter sua pele limpa e saudável, mas também eficaz para tratar algumas condições da pele, como espinhas, acne e até mesmo eczema.

16. Ajuda a Tratar o Câncer:

Quando se trata de câncer, não há um caminho fácil, mas a combinação de anti-inflamatórios, antioxidantes e pode agir como desintoxicante é possível para o chá de bardana manter o câncer longe de seu corpo e prevenir sua recorrência.

17. Regula Atividades Hormonais:

Quando você acha que seu corpo está bem, mas não com sua condição hormonal e mantê-lo sempre em boa atividade irá manter o seu equilíbrio e o chá de bardana é um dos alimentos que é para você.

17. Promove Sistema o Imunológico:

Como é rico em Vitamina C e Vitamina C, essas vitaminas são ótimas para promover o seu sistema de imunidade, porque eles poderiam atuar como antioxidantes também.

18. Cura Natural Para Gripe e a Febre:

Desde tempos antigos chá de bardana tem sido usada como remédio natural para o frio e febre. As propriedades descongestionantes e expectorantes são eficazes no tratamento da gripe, dor de garganta, tosse e, claro, febre.

19. Atua Como Purificador de Sangue:

Como purificador do sangue, os agentes depurativos encontrados no chá de bardana podem manter seu sangue livre de toxinas e radicais livres, enquanto ao mesmo tempo também reduzem o risco de acúmulo desnecessário de coágulos sanguíneos nas artérias e veias.

20. Bom Para o Sistema Linfático:

Se você não está familiarizado com o sistema linfático, é como o sistema interno de drenagem do corpo. Como desintoxicante, alguns compostos encontrados no chá de bardana são essenciais para manter seu sistema linfático em boas condições.

21. Promove a Saúde Renal:

Ser um desintoxicante natural, certamente chá de bardana é ótimo para a saúde renal, porque ele irá certificar-se de que todas as toxinas e material desnecessário dentro de seu corpo serão lavados completamente e facilitar o trabalho do rim.

22. Diurético Natural:

Desidratação pode ser perigosa para o seu corpo, bem como a condição inversa, muita água poderia ser tão perigosa também. O chá de bardana contém algum composto para manter seu corpo de quantidade excessiva de água.

23. Contém Propriedades Anti-inflamatórias:

Chá de Bardana

Um dos benefícios surpreendentes do chá de bardana para a saúde humana é; Ele contém algumas propriedades anti-inflamatórias poderosas que não só tratam todos os tipos de condições inflamatórias de forma eficiente, mas também mantêm-se longe de doenças perigosas causadas por inflamação.

24. Acalma a Artrite:

Na verdade, não só para aliviar a Artrite, o chá de bardana também é ótimo para aliviar algumas doenças inflamatórias como o Reumatismo, porque, como mencionado anteriormente, o chá de bardana contém algumas propriedades anti-inflamatórias poderosas.

25. Trata Amigdalite Naturalmente:

A Amigdalite é causada por certos vírus da inflamação e, como planta herbácea que contém propriedades anti-inflamatórias, o chá de bardana é a solução perfeita para o tratamento da Amigdalite.

26. Ajuda na Perda de Peso:

chá de bardana é muito baixo em calorias, por isso é comida perfeita durante a sua dieta de perda de peso. Além disso, como desintoxicante, o chá de bardana garante a absorção ideal de nutrientes para manter seu corpo sempre em boa forma.

27. Solução Para Condições Neurológicas:

Às vezes as pessoas simplesmente esquecem que seu sistema neurológico também é tão importante quanto outros sistemas e o chá de bardana contém algumas vitaminas e minerais, como Vitamina C e Vitamina E, que poderiam manter-se afastados de algumas condições neurológicas.

28. Promove a Mente mais Saudável:

O que você precisa para uma mente mais saudável e um super impulsionador de memória é uma dieta saudável rica em Vitamina B6 e o chá de bardana é uma das plantas herbáceas que estão no topo da lista quando se trata de alimentos para o cérebro.

29. Estimulante do Apetite:

Você tem problema com seu apetite? O chá de bardana pode aliviar o refluxo ácido e acidez e em nenhum momento seu apetite será melhorado também.

30. Contém Alguns Antioxidantes Poderosos:

Como embalado com vitaminas como Vitamina C e Vitamina E faz o chá de bardana como uma das principais fontes de antioxidantes poderosos.

31. Melhora a Função Sexual:

Muitas pessoas ainda não sabem disso, mas estudos recentes mostraram um efeito significativo do chá de bardana em melhorar a função sexual em homens e mulheres.

32. Antibacteriano e Anti-séptico:

Chá de Bardana

chá de bardana é a fonte de agentes anti-bacterianos e anti-sépticos, pois é repleta de poliacetilenos e fitoquímicos que podem atuar como uma excelente solução para todos os tipos de condições causadas por infecções fúngicas e bacterianas.

33. Combate a Perda de Cabelo:

O caso de perda de cabelo é mais sofrido pelos homens, mas algumas mulheres podem sofrer também, chá de bardana pode ajudar no condicionamento do couro cabeludo seco, que se torna um dos fatores que causam a perda de cabelo e promover o crescimento saudável do cabelo.

34. Solução Natural Para Caspa:

Um dos efeitos do couro cabeludo seco e insalubre é a caspa. O chá de bardana não está apenas eliminando a caspa de seu couro cabeludo, mas, ao mesmo tempo, também lida com a coceira.

35. Condicionador Caseiro:

De agora em diante, você poderia dizer adeus aos seus caros produtos de tratamento capilar, porque você poderia fazer o condicionador caseiro do chá de bardana para manter seu cabelo saudável e completamente nutrido naturalmente.

36. Manutenção da Pressão Arterial:

chá de bardana é um vasodilatador, que é a capacidade de relaxar os vasos sanguíneos e artérias. Ajuda a manter a pressão arterial, ajudando a reduzir suas chances de desenvolver doenças cardíacas. Esse benefício é atribuído principalmente ao generoso teor de potássio do chá de bardana.

37. Desintoxicação do Fígado:

Os compostos que dão ao chá de bardana seu sabor amargo também podem beneficiar o seu fígado. Eles podem ajudar a estimular a produção de bílis, ajudando seu corpo a eliminar as toxinas de maneira mais rápida e fácil.

38. Manutenção de um Sistema Imunológico Saudável:

Chá de bardana contém altos níveis de vitaminas C e E, que são essenciais para manter um sistema imunológico saudável e eliminar os radicais livres. Isso ajuda a reduzir suas chances de desenvolver doenças, ao mesmo tempo em que apoia o crescimento saudável das células.

39. Tratamento de Úlceras:

As propriedades antibacterianas, antissépticas e anti-inflamatórias, permitem que o chá de bardana seja usada como um remédio seguro e natural para o tratamento de problemas de pele, incluindo eczema, úlceras, acne, Psoríase e Dermatite.

40. Aumenta as Bactérias Saudáveis:

A desintoxicação natural promovida pelas raízes é uma excelente fonte de insulina. Este ingrediente, enquanto auxilia na digestão e liberação de toxinas, também atua como um laxante suave e alivia problemas de gás.

Estas raízes são também conhecidas para aliviar problemas de acidez e refluxo e, ao mesmo tempo, melhoram os níveis de apetite. As folhas e caule servem como um estimulante do apetite. E também contém inulina, uma fibra dietética natural que aumenta as bactérias saudáveis no intestino.

Como Fazer o Chá de Bardana?

Ingredientes:

  • 2 a 6 gramas da raiz de bardana
  • 150 ml de água

Modo de Preparo:

  • Deixe a água ferver,
  • Adicione a raiz de bardana,
  • Deixe por 10 minutos,
  • Coe e deixe esfriar.
  • Você pode beber três vezes por dia.

Cuidados de Chá de Bardana:

Chá de Bardana

O chá de bardana é uma das plantas herbáceas poderosas com uma lista relativamente longa de benefícios para a saúde do chá de bardana. No entanto, existem algumas precauções de chá de bardana que você deve saber também, e algumas delas podem ser fatais, por isso, não as reconheça.

  • A precaução número um que você deve saber sobre o chá de bardana é que ela pode danificar o feto, portanto, a mãe grávida não pode consumir chá de bardana a todo custo.
  • Reação alérgica pode ocorrer para aqueles que são alérgicos a margaridas ou crisântemos.
  • Devido às suas propriedades diuréticas, as pessoas que atualmente sofrem desidratação devem evitá-lo.
  • O consumo de chá de bardana após e antes de uma grande cirurgia pode aumentar o risco de sangramento, portanto, se você tiver um cronograma de cirurgia, deve parar de consumir pelo menos duas semanas antes do horário.
  • Você deve saber de onde vem seu chá de bardana, porque a ele é muito parecida com a beladona, que é muito tóxica.
  • Para aqueles que estão atualmente tomando suplementos de potássio como parte da terapia medicamentosa, é melhor evitar tomar chá de bardana, porque sua alta quantidade de potássio pode causar toxicidade ao potássio.

Bem, mesmo que você não sofra de nenhuma das condições mencionadas acima, ainda seja a chave para um ótimo benefício para a saúde do chá de bardana, você deve consumi-la apenas com moderação ou os efeitos de reserva podem ocorrer.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Os 35 Benefícios do Suco de Caqui Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá de Framboesa Para Saúde