Benefícios do Chás

Os 10 Benefícios do Chá de Rosa Branca Para Saúde

cha de rosa branca

Os 10 Benefícios do Chá de Rosa Branca Para Saúde aprenda agora, sobre todos os benefícios desse vegetal para saúde. Além disso, também conhecida como rosa, rosa arbustiva ou rosa de corte, a rosa branca é facilmente encontrada em mercados ou em floriculturas. Muito usada como enfeite ou presente, seu nome científico é Rosa Alba L. e também possui utilidades medicinais.

De acordo com a mitologia grega, no inicio todas as rosas eram brancas e, quando Vênus e Adônis brigaram e as lágrimas de Vênus caíram nas flores, alguns botões tornaram-se vermelhos. Antigamente, as rosas eram usadas pelas mulheres do oriente ao se prepararem para a vida amorosa e sexual.

cha de rosa branca

Suas propriedades incluem ação adstringente, calmante, laxativa, digestiva, anti-inflamatória e depurativa. É muito útil no tratamento de inflamações nos olhos, nos rins e no útero, para desinfetar ferimentos, tratar prisões de ventre, ansiedade, nervosismo, tosse, dores de garganta e bronquite, além de ser usada para limpeza de pele.

Com um perfume suave usado como essência para muitos cosméticos, sabonetes e cremes hidratantes, é ainda muito usada para banhos de pétalas de rosas de várias cores para relaxamento e cuidados de pele. Este banho serve também para tratamento de insônia.

Encha a banheira com água quente, mais para morna. Coloque pétalas de quinze rosas, preferencialmente de cores diferentes e meio quilo de sal marinho, misture e deixe por alguns minutos. Feito isso, tome um banho de imersão por aproximadamente quarenta minutos. O banho é eficaz no combate à insônia, ao estresse e à ansiedade.

Bom para o tratamento de irritações nos olhos seja por alergia, conjuntivite ou outras razões, o chá de pétala de rosas brancas é muito fácil de ser preparado. Coloque dois copos de água em um recipiente, adicione dez pétalas de rosas brancas bem lavadas e leve ao fogo. Deixe ferver por aproximadamente dez minutos.

Quando a mistura amornar, use o Chá de Rosa Branca para lavar os olhos ou para fazer compressas com algodão embebido de duas em duas horas. Para a limpeza de pele, leve água ao fogo e deixe ferver. Adicione as pétalas e as sementes da rosa branca e deixe por aproximadamente dez minutos. Após este período, deixe esfriar e lave a pele.

Benefícios do Chá de Rosa Branca Para Saúde:

1. Promove a Saúde Cardíaca:

O Chá de Rosa Branca é rico em polifenóis, que são solúveis em água, além de uma série de outros antioxidantes, incluindo o ácido gálico, que também é solúvel em água. Os polifenóis ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, bem como a osteoporose e, possivelmente, até mesmo o câncer.

2. Suaviza a Dor da Úlcera:

O Chá de Rosa Branca, quando tomado em uma base regular, pode aliviar dores de úlcera. Se você passou por uma operação após uma formação de pedra do Estômago, tomar chá de Matricária pode impedir o aparecimento de pedras novamente.

3. Atua Como Depurativo:

Consumir regulamente o Chá de Rosa Branca vai nos permitir em primeiro lugar de depurar nosso organismo, pois atua no nível do fígado e da vesícula, limpando-os e ativando os demais mecanismos diuréticos, com os quais podemos regular perfeitamente nossa retenção de líquidos.

4. Benefícios da Matricária Para Artrite:

Os compostos presentes no Chá de Rosa Branca são úteis no alívio da dor e inflamação associada com Artrite. Ela mantém as plaquetas do sangue isentas de materiais inflamatórios. Isso também ajuda a aliviar a Febre.

5. É Fonte de Vitamina C:

Chá de Rosa Branca é uma fonte natural de vitamina C. A vitamina C é um antioxidante natural, que pode bloquear alguns dos danos que podem resultar da exposição a toxinas e radicais livres. Esses danos podem levar ao aumento das taxas de envelhecimento.

6. Regula a Glicose no Corpo:

O Chá de Rosa Branca ajuda a manter os níveis de glicose no sangue e, portanto, ajuda a controlar a Diabetes mellitus. Você pode consultar o seu médico para incluir uma dose necessária de Chá de Rosa Branca.

7. Fortalece o o Sistema Imunológico:

Chá de Rosa Branca possui em si importantes benefícios para a saúde, como já sabemos, e entre eles, cabe destacar a importante presença de vitamina C. Foi demonstrado que os botões, o caule e as pétalas de rosa branca têm altos níveis de vitamina C, sobretudo em sua forma crua.

8. Interrompe a Queda de Cabelo:

Chá de Rosa Branca ajuda a reduzir Queda de Cabelo. Como mencionado anteriormente, ela possui uma natureza anti-inflamatória e as pessoas que o usam experimentaram uma redução drástica na Queda de Cabelo.

9. Promove a Saúde da Pele:

Embalado com vitamina A e vitamina E, os dois poderosos antioxidantes, o Chá de Rosa Branca impacta a pele de uma forma positiva. Junto com as propriedades de hidratação e aperto, o chá proporciona uma nova vida à pele. Reduz as rugas e linhas finas. É um remédio caseiro eficaz para olheiras também. Os antioxidantes restringem os radicais livres que danificam a pele, retardando o envelhecimento prematuro.

beneficios do cha de rosa branca

10. Controla a Pressão Sanguínea:

O Chá de Rosa Branca contêm ômega 3, um ácido gordo essencial, que proporciona a produção de hormônios para controlar a contração e relaxamento da parede das artérias. Caso esse mecanismo esteja indo bem, a pressão arterial pode ser controlada para o nível normal.

Cuidados e Contraindicações do Chá de Rosa Branca :

Não são conhecidos efeitos colaterais e nem contraindicações para o uso do Chá de Rosa Branca.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.