Dieta e Nutrição

Caroço de Seriguela: 10 benefícios, informação nutricional e malefícios

caroço de seriguela

seriguela não é uma fruta muito comum para os brasileiros, a maioria, talvez, nunca tenha visto uma, ela é uma fruta exótica e não tão facilmente encontrada em supermercados.

A cor amarela-avermelhada indica que a colheita deve ser feita o quanto antes, aproveitando-se da época quando a fruta é ainda mais doce, possuindo mais propriedades e benefícios.

Assim é a Spondias purpúrea, nome científico para a seriguela. Também conhecida por cajá vermelho, ciriguela, ciruela, ambu, ameixa da espanha.

Caroço de Seriguela: 10 benefícios, informação nutricional e malefícios

Esta planta pertence a família das Anacardiaceae e tem o seu surgimento marcado na América Central. Apesar disso, o pé de seriguela se adaptou bem ao clima do Brasil, principalmente nas regiões Nordeste e Norte, localidades mais secas. Contudo, aos poucos a planta vem ganhando espaço em outras áreas brasileiras, como o Sudeste.

Mas esta fruta só vem conquistando toda esta dimensão por três razões. A primeira delas econômica, uma vez que é uma alternativa de plantio para os agricultores conseguirem produzir renda em épocas de seca. Já o segundo motivo diz respeito aos benefícios proporcionados pelo consumo de seriguela. E, por fim, a doçura que esta fruta possui e que vem ganhando o paladar de muitos brasileiros.

O Caroço da Seriguela melhora a digestão, por ser rica em fibras, ajuda no bom funcionamento do intestino, prevenindo e auxiliando no tratamento de doenças como diarreia, gases e disenteria. Além disso, devido à grande quantidade de fibras presentes na fruta, ela auxilia no emagrecimento, pois as fibras dão a sensação de saciedade, por muito mais tempo.

Sem contar que ele é uma fruta com baixas calorias, cada 100 gramas de Caroço da Seriguela contêm cerca de 76 calorias. Graças as fibras e outras propriedade, essa fruta também ajuda a abaixar o colesterol ruim, LDL. Ela é rica em ferro, por isso, ela é uma ótima fruta no combate da anemia, auxiliando o processo de oxigenação das células, fortalecendo todo o organismo.

E não para por aqui, o Caroço da Seriguela também é uma forte aliada do sistema imunológico, isso porque ela é rica em ferro e outros nutrientes, como vitamina A, B e C, fósforo e cálcio. E é um cicatrizante natural, eficaz no tratamento de feridas e queimaduras.

Muito usada pelos atletas, ela também é uma rica fonte de energia, os carboidratos e ferros presentes tornam a fruta uma bomba de energia para o organismo. E, por fim, o Caroço da Seriguela previne o envelhecimento precoce, pois tem ação antioxidante no organismo, combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento precoce.

Benefícios do Caroço de Seriguela Para Saúde:

1. Estimula o Crescimento do Cabelo:

O Caroço da Seriguela é excelente para ter um cabelo mais grosso, mais brilhante e mais forte. O Caroço da Seriguela é particularmente eficaz para promover o crescimento de cabelo novo, pois melhora a circulação para o couro cabeludo, proporcionando mais nutrientes para os folículos capilares.

2. Previne a Osteoporose:

O desgaste ósseo ocorre muito em casos de deficiência de cálcio e a reposição deste mineral através da ingestão de frutas e vegetais todos os dias é muito importante. Os Benefícios do Caroço da Seriguela, por ser fonte de cálcio, mantem o PH do organismo e ajuda na correta absorção deste nutriente, levando a ossos saudáveis e prevenindo a osteoporose.

3. Trata Disenteria e Gases:

O acúmulo de gases pode levar a distensão, dores abdominais, prisão de ventre, má digestão, diarreia, entre outros problemas gastrointestinais, causando desconforto em quem sofre disso.

4. Melhora a Memória:

O Caroço da Seriguela pode aumentar a capacidade de concentração e memorização em um longo prazo. É porque é capaz de estimular a atividade bioelétrica do cérebro que melhora a energia e a memória do cérebro.

5. Regula o Intestino:

Os Benefícios do Caroço da Seriguela é rica em fibras, oque ira ajudar no bom funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre e outros desconfortos intestinais. A ingestão correta de fibras faz com que o intestino libere qualquer obstrução existente, garantindo conforto ao organismo e melhor qualidade de vida.

6. Melhora a Saúde Mental:

O Caroço da Seriguela a tem uma longa tradição de ser usado para ajudar a aumentar a resistência, concentração e bem-estar mental.

7. Hidrata o Corpo:

Mais de 75% de água é encontrada no Caroço da Seriguela pode ser considerada diurética. Com isso, tem grande poder em hidratar o corpo e repor os nutrientes perdidos em situações de gasto calórico, gripes ou qualquer condição em que se perdem líquidos e minerais.

8. Auxilia na Perda de Peso:

O Caroço da Seriguela auxilia na perda de peso. Isso ajuda o corpo a queimar gordura como combustível de forma mais eficaz. É porque tem um composto ativo, conhecido como rosavina, que é capaz de desencadear a resposta de queima de gordura no corpo.

Caroço de Seriguela: 10 benefícios, informação nutricional e malefícios

9. Provoca Saciedade:

Os Benefícios do Caroço da Seriguela é rica em fibras, por isso, ajuda a provocar maior sensação de saciedade e diminuir a fome ao longo do dia e, por esse motivo, pode ser um aliado para o emagrecimento durante a dieta.

10. Elimina os Radicais Livres:

O composto presente no Caroço da Seriguela, atua como um antioxidante. Eliminando os radicais livres e defendendo o dano às células nervosas. A pesquisa sugere que o salicosídeo também pode suportar o reparo do nervo e, possivelmente, interromper a morte celular prematura.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.