Chá de Sassafrás – Origem, Benefícios e Como Usar!

Chá de Sassafrás – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Sassafrás Origem, Benefícios e Como Usar que todos devem saber. Além disso, embora existam riscos para a saúde de consumir um excesso de chá de sassafrás, este chá pode ter um impacto positivo no fígado, no sistema circulatório, no sistema imunitário, na pele, nos pulmões, nas vias respiratórias e nas articulações. Muitos desses benefícios vêm dos compostos voláteis do chá, incluindo o alfa-pineno e os taninos antioxidantes.

Chá de Sassafrás

No entanto, o uso deste chá deve ser cuidadosamente monitorado e preparado apenas nas concentrações corretas. Se você começar a sentir quaisquer efeitos colaterais adversos, interrompa o uso imediatamente.

O que é Chá de Sassafrás?

O chá de sassafrás é feito da raiz e da casca da árvore de sassafrás, uma árvore nativa da América do Norte. O sabor do chá é uma reminiscência de cerveja de raiz, razão pela qual muitas receitas iniciais para essa bebida refrescante incluem sassafrás.

No entanto, a alta concentração de safrol, um agente cancerígeno que pode ter sérios efeitos colaterais no organismo, tornou esse remédio menos popular nas últimas décadas, e na verdade é proibido nos Estados Unidos. Mesmo assim, a árvore é nativa do leste da América do Norte e ainda é usada em muitas áreas do mundo. Agora, confira Os Benefícios do Chá de Sassafrás Para Saúde:

1. Fortalece o Sistema Imunológico:

O chá de sassafrás tem sido tradicionalmente usado em pequenas quantidades para tratar os sintomas do Resfriado e Gripe. Além disso, pode ajudar a reduzir a congestão nasal e aliviar a inflamação nas cavidades sinusais e na garganta.

2. Saúde da Pele:

As propriedades antibacterianas e anti-sépticas deste chá tornam particularmente eficaz para a saúde da pele. Pode ajudar na eliminação de Eczema, Psoríase e outros problemas inflamatórios quando consumidos em quantidades baixas a moderadas.

3. Ajuda a Desintoxicar o Corpo:

Como um estimulante do fígado, o chá de sassafrás pode ajudar a desintoxicar o corpo mais rapidamente e também fazer com que o corpo sue, o que pode eliminar ainda mais as toxinas através da pele.

Este chá também funciona como um grande diurético, o que significa que acelera a micção, que é quando o excesso de toxinas, gorduras, sal e água pode ser expelido para fora do corpo. Portanto, o chá de sassafrás também é conhecido por aumentar a saúde renal quando consumido de forma responsável.

4. Alivia a Febre:

Um dos usos clássicos deste chá é para febres teimosas que não parecem quebrar. Praticantes de medicina tradicional têm confiado nas propriedades anti-inflamatórias do chá de sassafrás por gerações, quando precisam quebrar a febre e iniciar o processo de cura.

5. Auxilia na Digestão:

Pequenas quantidades de chá de sassafrás pode ajudar a aliviar a digestão por redução inflamação no intestino e digestivos tratos, ao mesmo tempo, ajuda a regular seus movimentos intestinais, o que significa que ele pode eliminar tanto Diarreia e Constipação.

6. Ajuda na Circulação:

Chá de Sassafrás

O chá de sassafrás tem uma natureza anticoagulante a ele que ajuda com desbaste do sangue, tornando-o menos provável para você sofrer de coágulos sanguíneos, coração ataques e derrames. Embora, isso possa ser perigoso se você estiver planejando fazer uma cirurgia ou se recuperar de uma lesão. Manter sua corrente sanguínea livre de coágulos geralmente é uma coisa muito boa.

7. Elimina Problemas Inflamatórios:

Pessoas que sofrem de Gota, doenças articulares e outras condições inflamatórias crônicas, tais como a Artrite, podem se beneficiar da natureza desintoxicante e estimulante do chá de sassafrás. Quando consumido com responsabilidade, este chá pode aliviar a dor e o desconforto de forma muito eficaz.

Como Fazer Chá de Sassafrás?

  • O chá de sassafrás pode ser preparado muito facilmente em casa, e só requer raiz de sassafrás, uma panela de água fervente e um filtro, bem como mel ou adoçante para melhorar o sabor.
  • Compre ou junte a raiz de sassafrás e lave-a bem.
  • Leve uma panela de água a ferver e adicione as raízes. Enquanto as raízes são íngremes, a cor começa a mudar para vermelho escuro ou marrom.
  • Uma vez que as raízes tenham mergulhado por 5-10 minutos.
  • Coe a mistura para separar as raízes e qualquer material vegetal.
  • Adicione mel ou adoçante para dar sabor.

Este chá pode ser servido quente ou frio, e a maioria dos herboristas não recomenda mais do que 1-2 xícaras por dia por não mais do que um mês. Isso deve ser usado como um tratamento, em vez de uma medida preventiva usada de forma consistente, devido às preocupações de saúde associadas a este chá.

Efeitos Colaterais do Chá de Sassafrás:

Chá de Sassafrás

Há uma série de efeitos colaterais graves que podem resultar do consumo de chá de sassafrás, incluindo o seguinte:

  • Suor
  • Pressão alta
  • Vômito
  • Erupções cutâneas
  • Alucinações
  • Doença crônica
  • Câncer
  • Dano hepático
  • Abortos espontâneos

Como mencionado anteriormente, o safrol é um dos principais ingredientes ativos em sassafrás, e é um carcinógeno comprovado, o que significa que pode aumentar significativamente o risco de câncer.

Na verdade, o óleo concentrado de sassafrás e o extrato de sassafrás podem ser letais quando consumidos em quantidades moderadas. Além disso, apenas 5 ml de óleo concentrado de sassafrás podem ser letais. Embora o chá de sassafrás não seja tão forte, ainda é bastante poderoso, e o uso a longo prazo não é incentivado.

Mulheres grávidas, mulheres que amamentam e crianças devem evitar o uso de chá de sassafrás. Pois pode causar abortos em mulheres grávidas, e pode causar efeitos colaterais graves em crianças (conforme listado acima).

Se você está fazendo uma cirurgia, beber chá de sassafrás pode ser muito perigoso. Ele retarda o sistema nervoso, o que proporciona alguns de seus benefícios para a saúde. Mas, em conjunto com a anestesia, a quantidade de safrol encontrada neste chá pode ser uma complicação importante e pode ser fatal.

Use somente o chá de sassafrás em quantidades extremamente limitadas, e somente com a permissão de um médico treinado. Que possa garantir que ele não terá interações negativas com quaisquer outras prescrições ou medicamentos que você esteja usando.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Gatária – Origem, Benefícios e Como Usar!

Capeba – Origem, Benefícios e Como Usar!