Os 55 Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Saúde

Os 55 Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Chá de Alcaçuz que poucas pessoas conhecem suas propriedades. Além disso, de nome científico Periandra mediterranea, o alcaçuz da Terra é uma planta doce da raiz às folhas, utilizada para diversas finalidades fitoterápicas. Desde tempos imemoriais, esta planta vem sendo empregada para fins medicinais, especialmente para aliviar sintomas de moléstias inflamatórias.

alcaçuzTambém conhecido como pau doce, o alcaçuz da Terra é considerado pela medicina natural como um substituto do alcaçuz verdadeiro.

Trata-se de um arbusto de pouco mais de um metro de altura, de casca esbranquiçada, que apresenta vagens achatadas, folhas trifolioladas e flores nas cores azul, roxa ou purpúrea. Outros nomes populares são alcaçuz-do-brasil, raiz doce e alcaçuz-do-cerrado. A raiz do alcaçuz da Terra pode ser usada em forma de chá para tratar uma série de condições de saúde.

Propriedades do Chá de Alcaçuz:

As propriedades medicinais do alcaçuz da Terra incluem a sua ação adoçante, antialérgica, anti-inflamatória, antisséptica, antidepressiva, antitússica, espasmódica, tônica pulmonar, laxante suave, resolutiva, expectorante, diurética, demulcente, desintoxicante e descongestionante das vias respiratórias. Os seus constituintes químicos incluem a glicirrizina e saponinas triterpenicas.

Devido às suas propriedades medicinais, o Chá de Alcaçuz da Terra pode ser útil no tratamento dos seguintes problemas de saúde: afecções (brônquica, pulmonar e vias urinárias), bronquite, catarro crônico, asma, diabetes, dispneia e dor de garganta.

Além de erisipela, estômago, espasmos musculares, expectoração, prevenção de cáries dentárias, fígado, náuseas, rouquidão, tabagismo, tosse, úlceras, inflamações do ventre e das vias urinárias, defluxos e congestão hepática.

O alcaçuz da Terra ainda produz efeito laxativo suave e, reza a lenda, que o hábito de mastigar a planta pode acabar com o vício de fumar. Então, confira Os 40 Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Saúde:

1. Trata e Combate a Diabetes:

Como um adoçante natural que não contém glicose, ajuda a quem tem problemas com diabetes. O Chá de Alcaçuz é extremamente benéfico e pode ser usado também como diurético. A propriedade amorfrutins contida na planta ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue favorecendo os uma vida normal para pessoas resistentes a insulina.

2. Combate Doenças no Fígado:

Auxiliar da natureza para tratamentos de hepatites do tipo, A, B e C, a raiz de alcaçuz é usada milenarmente no Japão para acelerar a recuperação do fígado contra a doença. Além disso, a planta também auxilia na redução de gordura no acumulada no fígado como resultado de má alimentação ou propensão genética que causam grandes males a saúde.

3. Melhora o Equilíbrio Hormonal:

Suas substâncias flavonoides proporciona um maior equilíbrio dos hormônios secretados pela hipófise. Traz assim então, um resultado ideal para quem sofre com distúrbios menstruais ou de glândulas como a tireoide por exemplo. Também eficaz em controlar sintomas de TPM e climatério.

4. Potente Anti inflamatório:

Rico em flavonoides, a raiz de alcaçuz contribui para uma melhor recuperação de doenças inflamatórias. Age de dentro para fora e é eficaz até mesmo em inflamações da pele.

5. Auxilia na Redução do Colesterol:

Para quem tem problemas de colesterol prejudicial acima do ideal, a planta ajuda na redução natural dos índices de HDL e Triglicérides. Com propriedades altamente antioxidantes, ela age no organismo prevenindo avc, paradas cardíacas e até mesmo o câncer.

6. Previne Úlceras:

Protetor gastro intestinal, a erva serve para como uma proteção natural no estômago e ajuda na cicatrização de úlceras e gastrites de origem nervosa.

7. Melhora a Dor de Garganta e Tosse:

O Chá de Alcaçuz inclsuive tem um efeito expectorante, acaba com a tosse seca, bronquite e asma. A bebida estimula a eliminação de secreções brônquicas, tornando a tosse menos dolorosa e diminuindo o desconforto.

As características antivirais e anti-inflamatórias da raiz de alcaçuz também auxiliam a lubrificar o trato respiratório irritado e inflamado, além da dor de garganta. Desde então, basta tomar o chá duas a três vezes por dia.

8. Previne Colesterol e Doenças Cardíacas:

O Chá de Alcaçuz regula os níveis de colesterol, melhorando o fluxo biliar. Alguns estudos afirmam que os ácidos biliares representam o metabolismo do colesterol, mas, quando em exagero, sua eliminação é benéfica.

cha de alcaçuz beneficios

Apesar disso, a atividade antioxidante da raiz de alcaçuz pode inibir o desenvolvimento da placa arterial, o que previne doenças do coração.

9. Ajuda Minimizar os Sintomas de Menopausa:

Alguns elementos existentes no Chá de Alcaçuz servem para reduzir distúrbios hormonais, como fadiga, mudanças de humor e ondas de calor em mulheres na menopausa. No entanto, beber uma xícara desse chá por dia pode auxiliar a equilibrar e regular a produção hormonal nas mulheres que estão nessa fase.

10. Protege Sua Pele e Dentes:

Géis tópicos contendo alcaçuz são recomendados para o tratamento de eczema. O Chá de Alcaçuz pode ser um tratamento dermatológico de sucesso devido às suas propriedades antibacterianas. Por essa razão, os profissionais de saúde holística costumam sugerir a aplicação de alcaçuz na cárie dentária para matar as bactérias.

11. Auxilia no Tratamento do Câncer:

Alguns estudos dizem que a raiz de alcaçuz pode ajudar potencialmente no tratamento de cânceres de mama e próstata . E algumas práticas chinesas também incorporam isso no tratamento do câncer. A FDA ainda não aprovou esses métodos de tratamento nos Estados Unidos. Mas, a pesquisa está em curso, de acordo com a American Cancer Society.

12. Reduz o Estresse:

Com o tempo, o estresse pode deixar a glândula supra-renal exaurida pela produção constante de adrenalina e cortisol . Suplementos de alcaçuz podem dar à glândula supra – renal algum alívio. Extrato de raiz de alcaçuz pode estimular a glândula adrenal, que promove um nível saudável de cortisol no corpo. Leia cerca de 10 maneiras mais simples de aliviar o estresse.

13. Limpa o Seu Sistema Respiratório:

O alcaçuz é recomendado para tratar problemas respiratórios. Tomar alcaçuz como suplemento oral pode ajudar o corpo a produzir muco saudável. Aumentar a produção de fleuma pode parecer contra-intuitivo para um sistema brônquico saudável.

No entanto, o oposto é verdadeiro. A produção de fleuma limpa e saudável mantém o funcionamento do sistema respiratório sem que o muco velho e pegajoso o obstrua.

14. Acalma seu Estômago:

Raiz de alcaçuz é usado para aliviar problemas gastrointestinais . Em casos de intoxicação alimentar , úlceras de estômago e azia , extrato de raiz de alcaçuz pode acelerar o reparo do revestimento do estômago e restaurar o equilíbrio. Isto é devido às propriedades anti-inflamatórias e de reforço imunológico do ácido glicirrízico.

Um estudo descobriu que o ácido glicirrízico pode suprimir as bactérias tóxicas H. pylori , e pode impedi-lo de crescer no intestino. Há também uma pesquisa que mostra que as pessoas que têm úlcera péptica , azia ou gastrite apresentaram melhora dos sintomas ao tomar DGL.

15. Combate Úlceras no Estomago:

É um dos melhores benefícios do Chá de Alcaçuz. Licorice contém ácido glicirrízico, que é os principais componentes entre outros fitoquímicos em alcaçuz. O ácido glicirrízico tem efeito antiúlcera. Pode aumentar o nível de prostaglandinas que promovem a secreção mucosa e a proliferação celular no estômago.

beneficios do cha de alcaçuz O ácido glicirrízico também tem atividade anti-bacteriana que pode suprimir o crescimento de Helicobacter pylori . Horyory é uma das bactérias que podem causar úlcera.

16. Impulsionar o Sistema Imunológico

O alcaçuz também tem propriedades antivirais e aumenta o nível de interferon, uma proteína que é usada para combater a infecção por vírus. Chá de Alcaçuz também contêm antioxidantes que podem ajudar a função do sistema imunológico na luta contra os radicais livres e outras infecções bacterianas que é prejudicial para o seu corpo. Consumir Chá de Alcaçuz regularmente fortalecerá seu sistema imunológico e o ajudará a combater a doença.

17. Cura o Problema Respiratório:

Chá de Alcaçuz encontrado para ser eficaz no tratamento do problema respiratório, como catarro brônquico, dor de garganta e até mesmo asma. O fitoquímico contido no alcaçuz diminuiu a irritação na garganta e produziu efeito expectorante. Estes benefícios que você pode sofrer quando se sentir com problemas respiratórios.

18. Aliviar a Dor, o Stress e a Depressão:

Chá de Alcaçuz contém fitoquímicos que têm o mesmo efeito com o analgésico, tal como a aspirina. O Chá de Alcaçuz também pode melhorar a atividade do cérebro e do cortisol e ajudar a reduzir o estresse. Ter Chá de Alcaçuz após o trabalho pode ajudá-lo a acalmar sua mente e relaxar seu músculo.

19. Combater a Inflamação:

Alcaçuz contém propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar o corpo a combater a inflamação e reduzir o sintoma, como em pessoas que sofrem de artrite. Um estudo científico descobriu que o ácido glicirretínico no extrato de alcaçuz tem efeito anti-inflamatório que inibe a atividade da ciclo-oxigenase e a formação de prostaglandinas (proteína que desencadeia a inflamação)

20. Cura a Hepatite:

As propriedades anti-virais e anti-inflamatórias do alcaçuz podem ajudar a manter o fígado saudável. Como sabemos que o fígado é um órgão do corpo humano que é importante na desintoxicação do corpo, o componente pthyochemical do alcaçuz protege o fígado e cura o fígado se ocorrer algum dano. Danos no fígado serão facilmente infectados pelo vírus da hepatite. O consumo de Chá de Alcaçuz pode ajudar a curar a inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite.

21. Ajuda a Tratar Síndrome Pré-menstrual:

PMS ou síndrome pré-menstrual é irritante para as mulheres no período. O fitoestrogénio contido no alcaçuz também tem um efeito estrogénico moderado que pode aliviar os sintomas da SPM, tais como sensibilidade mamária, irritabilidade e inchaço.

22. Promove o Crescimento do Cabelo:

Alcaçuz contém hidro-alcoólicas que podem promover o crescimento do cabelo. Muitos produtos para cabelo usam extrato de alcaçuz como remédio para curar a calvície. O consumo de Chá de Alcaçuz também tem quase o mesmo efeito com o uso de extrato de alcaçuz como medicamento.

23. Evitar o Frio e Gripe:

Como mencionado anteriormente, o alcaçuz contém muitos benefícios para combater bactérias e infecções virais. O frio e a gripe são um problema de saúde causado pelo vírus da gripe. As propriedades antivirais do Chá de Alcaçuz podem livrar o corpo do vírus da gripe e reduzir os sintomas do frio.

beneficio do cha de alcaçuz

24. Cura Malária:

A licochalcona A (chalcona) presente no alcaçuz relatou atividade antimalárica muito boa. Este componente pode inibir o crescimento do plasmódio que está causando a malária.

25. Trata a tosse Seca:

Um estudo foi realizado para avaliar a atividade antitússica do extrato de alcaçuz em camundongos. Pesquisadores posteriores descobriram que o ácido glicirrênico presente no alcaçuz é a substância que atua como propriedades antitússicas.

Quando você está sofrendo, beber Chá de Alcaçuz pode ajudá-lo a curar. Composto etanólico encontrado no alcaçuz também responsável pela inibição do gás SO2 que pode induzir tosse.

26. Evita a Cárie Dentária:

A atividade antibacteriana do Chá de Alcaçuz ajuda a remover as bactérias dentro da boca, o que pode causar cáries dentárias. Um estudo foi realizado para encontrar a atividade anti-bacteriana do Chá de Alcaçuz. O estudo relatou que o extrato de Chá de Alcaçuz tem efeito antibacteriano significativo contra algumas bactérias patogênicas, incluindo bactérias orais.

27. Alivia Alergia:

O Chá de Alcaçuz contém componentes chamados glicirrizina e liquiritigenina que têm efeito antialérgico. Estes componentes podem aliviar IgE ou Imunoglobulina E (proteína que promove o sintoma alérgico). Isso faz alcaçuz é um remédio caseiro para tratar sintomas alérgicos, como dermatite e asma.

28. Evitar Doenças Cardíacas:

Alcaçuz pode diminuir o nível de colesterol no sangue, que impede o espessamento do vaso sanguíneo. O colesterol pode causar danos às artérias sanguíneas e promover a formação de placas obstrutivas das artérias que mais tarde podem causar pressão alta e doenças cardíacas. Sugere-se consumir 100mg de pó de Chá de Alcaçuz para fornecer este efeito.

29. Melhore a Memória:

Um estudo foi relatado que o alcaçuz tem efeito na modulação do processo de aprendizagem e memória que investigou em camundongos. Os cientistas também acreditam que o alcaçuz tenha um efeito significativo na melhoria da atividade cerebral. Consumir 150mg de dose de Chá de Alcaçuz por dia pode servir a esses benefícios.

cha de alcaçuz

30. Clarear a Pele:

Um estudo publicado no International Journal of Herbal Medicine o extrato de alcaçuz pode diminuir a produção de melanina da pele que causam a pigmentação. Licorice tem sido usado no tratamento de beleza por muito tempo. Consumir Chá de Alcaçuz regularmente não só pode clarear a pele, mas também proteger a pele do efeito da luz UV e age como antioxidante para manter a pele jovem.

Outros Benefícios do Chá de Alcaçuz Para Saúde:

  • Trata inflamações
  • Ameniza infecções
  • Regula a produção hormonal
  • Controla o ph do estômago
  • Combate gastrite
  • Trata úlceras
  • Combate doenças virais
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Elimina toxinas
  • Auxilia no funcionamento dos rins
  • Melhora a qualidade do sangue
  • Trata furúnculos
  • Age como expectorante
  • Diminui a tosse
  • Combate as alergias respiratórias
  • Limpa os pulmões
  • Diminui a sinusite
  • Combate a bronquite
  • Evita a rouquidão
  • Trata dermatites
  • Acaba com o mau hálito
  • Previne infecções urinárias
  • Melhora o funcionamento intestinal
  • Aumenta a fertilidade

Contraindicações do Chá de Alcaçuz:

A raiz de Alcaçuz não é indicada para pessoas com problemas cardiovasculares, problemas renais, gestantes e hipertensos. Isto porque o consumo de altas doses do alimento pode causar o aumento da pressão sanguínea, já que causam uma perda de potássio devido a sua ação diurética.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 40 Benefícios do Chá da Casca de Laranja Para Saúde

Os 25 Benefícios do Chá de Carqueja Para Saúde