Os 20 Benefícios do Chá de Bambu Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Chá de Bambu que poucas pessoas conhecem. Além disso, a Planta originária da Índia, o bambu tem um papel importante na história dos países asiáticos, especialmente da China. Seu uso vai muito além do medicinal, servindo como alimento, de base têxtil e como matéria para a indústria. Também tem um papel religioso e cultural importante em países como Japão e China.

beneficios do cha de bambuO bambu, que também é cultivado, hoje, no Brasil inteiro, pode crescer até 30 metros de altura. Possui espinhos curvos, colmos curvados e muito resistentes, folhas curto-pecioladas, ápice rígido e híspido, margens escabrosas e base arredondada e ciliada.

Propriedades do Chá de Bambu:

Nas suas ricas propriedades medicinais, é possível destacar nas folhas, o poder afrodisíaco, antiartrose, anti-helmíntico, emenagogo, estimulante, peitoral, remineralizante, tônico. O brotos têm propriedades antidisentéricas, depurativas e estomáquicas. O suco do brotos é calmante (nas afecções nervosas).

Os entre-nós são usados pelo seu poder contra veneno (para qualquer substância tóxica), antiparalisia, antiflatulência, febrífugo e depurativo. A água dos colmos tem propriedades contra venenos (em geral), anti-hemorrágica, anticontrafações nervosas, anti-hemorroidária, antidiarreica e digestivas.

Por estas propriedades, o bambu é indicado em tratamentos contra afecções nervosas, artrose, veneno (substância tóxica), diarreia, doenças da pele (rizoma), disenteria, febre, gases, hemorragias, hemorroidas, intoxicações, osteoporose, paralisia, perturbações do estômago; remineralizar unhas, cabelos e cartilagens. Então, confira Os 20 Benefícios do Chá de Bambu Para Saúde:

Faz Bem Para a visão:

A vitamina A presente no broto de bambu é excelente para melhorar a visão noturna, muito importante para pessoas que trabalham à noite como os caminhoneiros. Também conhecida pelo nome retinol, ao entrar no nosso corpo se transforma no ácido retinoico, uma substância ativa que ajuda na proteção dos olhos.

Esse ácido atua, principalmente, na córnea que é o local por onde a luz entra. Por isso, a deficiência de vitamina A pode causar dificuldade visual em ambientes com pouca luz.

2. O Chá de Bambu é Antioxidante:

Chá de Bambu possui vitamina E que é um excelente agente antioxidante. Essas substâncias ajudam na prevenção de uma série de doenças, pois combatem um dos grandes causadores: os radicais livres. Eles modificam a estrutura do DNA da célula e assim, quando ocorre a replicação, o “defeito” se reproduz. Assim, o Chá de Bambu consegue diminuir as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, cognitivas e até mesmo o câncer.

3. Faz Bem Para o Sistema Nervoso:

O Chá de Bambu guarda uma substância importante para o nosso sistema nervoso, especialmente o do bebê, o ácido fólico. Esse nutriente é essencial para a formação do tubo neural da criança e a falta dele pode causar uma condição chamada de espinha bífida.

Mesmo depois do nascimento até ao longo da nossa vida, o ácido fólico é necessário para manter as funções cerebrais e a passagem de informação através dos nervos adequadas.

4. Melhora a Saúde dos Ossos:

Muita gente acha que basta tomar a quantidade ideal de cálcio todos os dias para ter ossos fortes e saudáveis. Mas a absorção desse nutriente depende de outros como o magnésio que é encontrado em abundância no Chá de Bambu.

5. Ajuda no Emagrecimento Saudável:

As dietas milagrosas e sem nenhum sentindo são coisas do passado. Estamos vivendo numa era na qual a perda de peso é feita com base em estudos científicos e eles mostram que as fibras são ótimas aliadas da perda de peso saudável.

6. Benefícios do Chá de Bambu Para Saúde do Coração:

Os fitosteróis e fitonutrientes que contem o Chá de Bambu, são ideais para dissolver o colesterol LDL prejudicial no corpo. Isso facilita o colesterol fora das artérias para o fornecimento suave e o movimento do sangue em todo o corpo.

7. Benefícios do Chá de Bambu Melhora a Saúde Urinário:

O Chá de Bambu desempenhando um papel na cura dos problemas da bexiga. Além disso, para recuperar este tipo de problemas de saúde, você pode ter que beber Chá de Bambu regularmente para prevenir a dor durante a micção.

8. Benefícios do Chá de Bambu Previne o Câncer:

O Chá de Bambu também faz com que os efeitos dos compostos antioxidantes se tornem mais fortes. O processo de formação é um excelente composto antioxidante para afastar os radicais livres causadores de câncer no organismo.

9. Benefícios do Chá de Bambu o Chá de Bambu é ótima formação de dentes:

Como descreve, a composição de sílica no Chá de Bambu está ajudando a fortalecer os dentes.

10. Benefícios do Chá de Bambu Para Função da Tireoide:

Consumir o Chá de Bambu é útil para influenciar hormônios tireoidianos, como tiroxina e também tri-iodo tironina. Pode regular a migração neuronal cerebral cortical em um cérebro fetal.

11. Benefícios do Chá de Bambu Ajuda a Curar Feridas:

As substâncias isorientadas encontradas no Chá-de-Bambu frescas têm um sistema muito bom para ajudar a curar feridas e fechar a ferida de maneira mais rápida.

12. Benefícios do Chá de Bambu Ajuda Perder Peso:

O Chá-de-Bambu pode ajudar a perder peso. Isto é devido ao baixo teor calórico. Além disso, os rebentos de bambu também contêm fibras elevadas, por isso tornará a saciedade do estômago quando consumada.

Outros Benefícios do Chá de Bambu Para Saúde:

  • Fortalecimento Ósseo
  • Fortalecimento do Cabelo
  • Fortalecimento das Unhas
  • Desintoxicação
  • Anti-Inflamatório
  • Antioxidante
  • Regula a Imunidade
  • Previne tumores
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 30 Benefícios da Moringa Para Saúde

Ninfeia – Origem, Benefícios e Como Usar!