Chá de Matricária – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Matricária – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, usada como remédio natural para acabar com a enxaqueca, a matricária é uma planta que pertence à família das Asteraceae. Para muitos fins, as partes da planta que podem ser utilizadas são raízes, folhas e flores.

Dependendo do local onde a matricária é encontrada, ela pode ser conhecida por várias outras denominações. Entre as principais delas, destaque para artemigem-dos-jardins, artemijo, camomila-pequena, macela-da-serra, macela-do-reino, margaridinha, monsenhor-amarelo, piretro-do-cáucaso, artemísia dos ervanários e artemísia romana.

cha de matricaria

A matricária é uma planta de pequeno porte que possui folhas verdes e caules longos. Ela chama bastante atenção pela beleza das suas flores, que são formadas por inúmeras pétalas brancas com o centro na cor amarelo esverdeado.

Como já foi dito anteriormente, o Chá de Matricária pode ser usada em benefício da saúde humana, seja no processo de tratamento ou cura de algumas doenças. Perturbações gástricas, insônia, males do coração e dos nervos, febres baixas, picada de mosquito, abelha e borrachudo são algumas delas.

A planta também é indicada para tratar problemas de artrite, diarreia, dor de cabeça, leucorreia, anemia, cólica, atonia do útero, afecções gástricas, debilidade do Estômago, enterite, epilepsia, flatulência, gastrite, hidropsia, icterícia, nervosismo, nevralgia, reumatismo, além da enxaqueca.

Origem do Chá de Matricária:

A matricária é originária da Europa, América do Norte e Ásia. Porém, é facilmente encontrada no Brasil. A erva medicinal geralmente floresce no verão, sendo desenvolvida em solo com boa drenagem e exposição ao sol. A planta recebe outros nomes, como macela da serra, margaridinha, artemijo, monsenhor amarelo, entre outros.

É também conhecida por vários outros nomes. Desde muito tempo, os europeus usavam a matricária como um remédio herbal para tratar várias doenças. As folhas da matricária ainda são usadas para fazer remédios. A matricária, vulgarmente conhecida como Camomila selvagem, é uma planta que pertence à família do girassol.

Benefícios do Chá de Matricária Para Saúde:

1. Alivia Cólicas Menstruais:

Chá de Matricária ajuda a aliviar as Cólicas menstruais. Isso ocorre porque ela tende a restringir a liberação de um hormônio chamado prostaglandina, que é responsável pela dor e irritação que vem com os períodos pré-menstruais.

2. Suaviza a Dor da Úlcera:

O Chá de Matricária, quando tomado em uma base regular, pode aliviar dores de úlcera. Se você passou por uma operação após uma formação de pedra do Estômago, tomar Chá de Matricária pode impedir o aparecimento de pedras novamente.

3. Aumenta o Sistema Imunológico:

A Vitamina C em 1 xícara de Chá de Matricária (145mg) pode atingir o valor diário de 86% que o corpo precisa. Você pode aumentar o sistema imunológico com esta planta.

4. Benefícios da Matricária Para Artrite:

Os compostos presentes na matricária são úteis no alívio da dor e inflamação associada com Artrite. Ela mantém as plaquetas do sangue isentas de materiais inflamatórios. Isso também ajuda a aliviar a Febre.

5. Auxilia na Saúde dos Olhos:

Além da Vitamina C, Chá de Matricária é rico em Vitamina A. Ele é indicado para manter os olhos saudáveis, acuidade visual e prevenir doenças nos olhos como catarata, miopia e cegueira.

6. Regula a Glicose no Corpo:

O Chá de Matricária ajuda a manter os níveis de glicose no sangue e, portanto, ajuda a controlar a Diabetes mellitus. Você pode consultar o seu médico para incluir uma dose necessária de Chá de Matricária.

7. Auxilia na Digestão:

O Chá de Matricária é alto em fibras alimentares que ajudam a absorver e digerir bem os alimentos. Chá de Matricária pode fazer com que fique longe dos problemas digestivos, como indigestão, constipação e também diarreia.

8. Interrompe a Queda de Cabelo:

Chá de Matricária ajuda a reduzir Queda de Cabelo. Como mencionado anteriormente, ela possui uma natureza anti-inflamatória e as pessoas que o usam experimentaram uma redução drástica na Queda de Cabelo.

Como Usar o Chá de Matricária:

Uma das formas mais comuns de fazer uso das propriedades medicinais da matricária é a partir da preparação do Chá de Matricária. Para isso, você vai precisar seguir algumas indicações. Basta separar 200 ml de água, três folhas da planta e três flores. O primeiro passo é colocar a água para ferver em um recipiente com tampa.

Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente as partes da planta. Deixe descansar por cerca de 10 minutos, com o recipiente tampado. Passado esse tempo, use uma peneira para que fique somente o líquido. A indicação é que o Chá de Matricária seja consumido de duas a três vezes por dia.

cha de matricaria beneficios

Cuidados e Contraindicações do Chá de Matricária:

Assim como acontece com tantas outras plantas que apresentam utilização medicinal, o médico deve ser consultado. Só esse profissional vai certificar que a espécie em questão realmente vai fazer bem para a sua saúde.

Caso contrário, alguns outros problemas podem estar associados a sua utilização. Entre as contraindicações do Chá de Matricária, no topo da lista aparecem as mulheres grávidas. Seu uso indiscriminado pode causar aborto. Por isso que é tão importante que o paciente consulte o médico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 20 Benefícios do Pinhão de Madagascar Para Saúde

Rícino – Origem, Benefícios e Como Usar!