Fentermina: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Fentermina: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais de seu uso que você precisa saber. Além disso, o Fentermina é usado com um exercício físico aprovado pelo seu médico, mudança de comportamento e programa de dieta de baixa caloria para ajudar na perda de peso.

É utilizado por certas pessoas com excesso de peso, como as que são obesas ou têm problemas médicos relacionados com o peso. Perder peso e mantê-lo pode diminuir os muitos riscos de saúde que vêm com a obesidade, incluindo doenças cardíacas, diabetes, pressão alta e uma vida mais curta.

Fentermina: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais!

Não se conhece como este medicamento ajuda as pessoas na perda de peso. Pode funcionar diminuindo o apetite, aumentando a quantidade de energia usada pelo seu corpo ou afetando certas partes do cérebro. Este medicamento é um inibidor de apetite e pertence a uma classe de medicamentos chamados aminas simpaticomiméticas.

Como Usar Fentermina:

Tome o Fentermina por via oral, conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez por dia, 1 hora antes do café da manhã ou 1 a 2 horas após o café da manhã. Se necessário, o seu médico pode ajustar a dose para tomar uma pequena dose até 3 vezes por dia. Siga cuidadosamente as instruções do seu médico. Tomar este medicamento no final do dia pode causar problemas para dormir (insônia).

Caso esteja usando cápsulas de liberação sustentada, a dose é geralmente tomada uma vez por dia antes do café da manhã ou pelo menos 10 a 14 horas antes de dormir. Engula a medicação inteira. Não esmague ou mastigue as cápsulas de liberação prolongada. Isso pode liberar toda o remédio de uma só vez, aumentando o risco de efeitos colaterais.

Caso esteja usando os comprimidos produzidos para dissolver na boca, a dose é geralmente tomada uma vez por dia pela manhã, com ou sem alimentos. Primeiro, seque suas mãos antes de manusear o tablet. Coloque a dose no topo da língua até se dissolver e depois engula com ou sem água.

A dosagem do Fentermina é baseada em seu problema médica e resposta à terapia. O seu médico irá ajustar a dose para constatar a melhor dosagem para o seu problema. Use este medicamento regularmente e exatamente como prescrito, a fim de conseguir extrair o maior benefício. Para ajudá-lo a lembrar, tome no mesmo horário todos os dias.

Este medicamento é geralmente tomado por somente algumas semanas de cada vez. Não deve ser tomado com outros inibidores de apetite. A possibilidade de efeitos colaterais graves aumenta com o uso prolongado deste medicamento, assim como o uso deste medicamento juntamente com outros remédios dietéticas.

Fentermina pode causar reações de abstinência, especialmente se tiver sido usado regularmente por muito tempo ou em altas doses. Em tais casos, os sintomas de abstinência (como depressão e cansaço grave) podem ocorrer caso interrompa o uso deste medicamento de repente.

Para evitar reações de abstinência, seu médico pode diminuir a dose gradualmente. Consulte o seu médico ou farmacêutico para mais detalhes, e relatar imediatamente quaisquer reações de retirada.

Embora ajude muitas pessoas, esta medicação pode, às vezes, causar dependência. Esse risco pode ser maior caso tenha um transtorno por uso de substâncias (como uso excessivo ou dependência de drogas ou álcool). Não aumente a dosagem, tome com mais frequência ou use por mais tempo do que o prescrito.

Fentermina pode deixar de funcionar bem depois de o tomar durante algumas semanas. Converse com seu médico se este medicamento parar de funcionar bem. Não aumente a dose a menos que indicado pelo seu médico. Seu médico pode direcioná-lo a parar de tomar este medicamento.

Efeitos Colaterais do Fentermina:

Tontura, boca seca, dificuldade para dormir, irritabilidade, náuseas, vômitos, diarreia ou constipação podem ocorrer. Se estes efeitos persistirem ou piorarem, informe à seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque julgou que o benefício é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.

Este medicamento pode elevar sua pressão arterial. Verifique a a pressão arterial regularmente e informe à seu médico caso os resultados sejam altos.

Informe imediatamente à seu médico caso algum destes efeitos secundários pouco frequentes, mas graves ocorra: batimento cardíaco rápido, alterações mentais e do humor (agitação, raiva descontrolada, alucinações e nervosismo), movimentos musculares descontrolados e também alterações na capacidade e interesse sexual.

Pare de tomar este medicamento e procure atendimento médico imediato caso ocorra qualquer um desses efeitos colaterais raros, mas muito graves: dor de cabeça intensa, fala arrastada, convulsão, fraqueza em um lado do corpo e alterações na visão (por exemplo, visão turva).

Fentermina raramente pode causar problemas pulmonares ou cardíacos sérios (hipertensão pulmonar e problemas nas válvulas cardíacas). O risco aumenta com o uso prolongado deste medicamento e com o uso deste medicamento, juntamente com outros medicamentos que inibem o apetite ou também produtos fitoterápicos.

Caso note qualquer um dos seguintes efeitos colaterais improváveis, mas muito graves, pare de tomar este medicamento e consulte o seu médico ou farmacêutico imediatamente: dor no peito, dificuldade em respirar, diminuição da capacidade de exercício, desmaios, inchaço das pernas, tornozelos e pés.

Uma reação alérgica muito grave a este remédio é rara. No entanto, procure assistência médica imediatamente caso note qualquer um dos seguintes sintomas de uma reação alérgica grave: erupção cutânea, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves e dificuldade em respirar.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Caso note outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções:

Antes de tomar o Fentermina, informe à seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico a esse composto; ou a quaisquer outras aminas simpaticomiméticas (por exemplo, descongestionantes, tais como pseudoefedrina, estimulantes, tais como anfetamina, supressores do apetite, tais como dietilpropiona); ou se você tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe à seu médico ou farmacêutico seu histórico médico, especialmente de: diabetes, hipertensão arterial, glaucoma, histórico de um transtorno por uso de substâncias, doenças cardíacas (como dor no peito, ataque cardíaco, batimentos cardíacos acelerados e irregulares, problemas nas válvulas cardíacas), problemas mentais e de humor (como depressão, pensamentos de suicídio, ansiedade e agitação graves), pressão arterial elevada nos pulmões (hipertensão pulmonar), acidente vascular cerebral, hipertireoidismo (hipertireoidismo), doença renal e convulsões.

Esse remédio pode deixá-lo tonto ou ofuscar sua visão. Também pode raramente deixá-lo sonolento.

Álcool ou maconha podem deixá-lo mais tonto ou sonolento. Não dirija, use máquinas ou faça qualquer coisa que precise de atenção ou visão clara até que possa executar com segurança. Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Converse com seu médico caso esteja usando maconha.

Caso tenha diabetes, verifique seu nível de açúcar no sangue regularmente conforme as instruções e compartilhe os resultados com o seu médico. Seu médico pode precisar ajustar sua medicação para diabetes durante o tratamento com este medicamento.

Caso esteja usando os comprimidos feitos para dissolver na boca, sua medicação pode conter aspartame.

Caso tenha fenilcetonúria (PKU) ou qualquer outro problema que exija que limite ou evite o aspartame (ou fenilalanina) em sua dieta, pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre o uso seguro dessa medicação.

Antes de fazer uma cirurgia, informe à seu médico ou dentista que você está usando este medicamento.

A função renal diminui na medida em que envelhecemos. Este medicamento é removido pelos rins. Portanto, os idosos podem estar em maior risco de tontura e pressão alta durante o uso deste medicamento.

Fentermina não deve ser usado durante a gravidez. Pode prejudicar o feto. Caso esteja grávida ou pensa que estar grávida, informe à seu médico imediatamente.

Este medicamento pode passar para o leite materno e pode ter efeitos indesejáveis em lactentes. Portanto, a amamentação não é recomendada durante o uso deste remédio. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Interações:

O seu médico ou farmacêutico pode já estar ciente de quaisquer possíveis interações medicamentosas e pode estar monitorando você por esses fármacos. Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento antes de verificar com eles primeiro.

Este medicamento não deve ser usado com certos medicamentos, porque podem ocorrer interações muito sérias. Caso esteja tomando ou tiver tomado outros medicamentos supressores do apetite no ano passado, informe à seu médico ou farmacêutico antes de iniciar este medicamento.

Tomar inibidores de monoamina oxidase com este medicamento pode causar uma interação medicamentosa grave (possivelmente fatal). Evite tomar inibidores durante o tratamento com esta medicação. A maioria dos inibidores de monoamina oxidase também não deve ser tomada por duas semanas antes do tratamento com esta medicação. Pergunte ao seu médico quando iniciar ou parar de tomar este medicamento.

Fentermina: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais!

Antes de usar este medicamento, informe à seu médico ou farmacêutico sobre todos os medicamentos que pode está usando, especialmente: medicamentos para pressão alta (por exemplo, guanidina e metildopa), fenotiazinas (por exemplo, proclorperazina e clorpromazina), outros estimulantes (por exemplo, anfetaminas e metilfenidato).

Informe à seu médico ou farmacêutico caso esteja tomando outros produtos que causam sonolência, como opióide para dor ou remédios para a tosse (como codeína e hidrocodona), álcool, maconha, remédios para dormir ou ansiedade (como alprazolam, lorazepam e zolpidem), relaxantes musculares (como carisoprodol e ciclobenzaprina) ou anti-histamínicos (como cetirizina e difenidramina).

Verifique os rótulos de todos os seus medicamentos (como alergia ou produtos para tosse e resfriado), pois podem conter ingredientes que causam sonolência. Pergunte ao seu farmacêutico sobre o uso desses produtos com segurança.

Alguns produtos possuem ingredientes que podem elevar sua frequência cardíaca ou pressão sanguínea.

Diga ao seu farmacêutico quais produtos você está usando e pergunte como usá-los com segurança (especialmente produtos para tosse e resfriado ou dietas auxiliares).

A cafeína pode aumentar os efeitos colaterais deste medicamento. Evite beber grandes quantidades de bebidas que contenham cafeína (café, chá, colas) ou comer grandes quantidades de chocolate.

Este medicamento pode interferir com certos exames médicos ou laboratoriais (incluindo o exame cerebral para a doença de Parkinson), possivelmente causando resultados falso-positivo. Garanta que o pessoal de laboratório e todos os seus médicos saibam que você usa este medicamento.

Este documento não contém todas as interações possíveis. Portanto, antes de usar este produto, informe à seu médico ou farmacêutico de todos os produtos usados. Mantenha uma lista de todos os seus medicamentos com você e compartilhe a lista com seu médico e farmacêutico.

Overdose:

Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência. Os sintomas de sobredosagem podem incluir: respiração rápida, agitação incomum, batimento cardíaco rápido e irregular, dor no peito, alucinações, convulsões e perda de consciência.

Notas:

Os inibidores de apetite não devem ser usados no lugar da dieta adequada. Para melhores resultados, este remédio deve ser usada junto com um programa de dieta e exercícios aprovado pelo médico.

Não compartilhe este medicamento com os outros. Compartilhar é contra a lei.

Testes laboratoriais e/ou médicos (por exemplo, exames de pressão arterial, cardíacos e renais) podem ser realizados periodicamente para monitorar seu progresso ou verificar efeitos colaterais. Consulte o seu médico para mais detalhes.

Dose Perdida

Caso perca uma dose, tome assim que lembrar. Se estiver perto da hora da próxima dose ou no final da noite, pule a dose em falta e retome o seu esquema posológico habitual. Não duplique a dose para recuperar o atraso.

Armazenamento do Fentermina:

Armazene o Fentermina em um recipiente bem fechado à temperatura ambiente entre 20 e 40 graus Celsius longe da luz e da umidade. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja instruído a fazê-lo. Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Lorazepam

Lorazepam: Para que Serve, Como usar e Malefícios do Uso!

Flagyl: Para que Serve, Como usar e Efeitos Colaterais!