Os 20 Benefícios do Cajuí Para Saúde

Os 20 Benefícios do Cajuí Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Cajuí que poucas pessoas ainda conhecem. Além disso, Cajuí, cajuzinho-do-cerrado ou cajuzinho-do-campo são os nomes dados aos cajus nativos do bioma Cerrado. Espécies ainda pouco estudadas, Anacardium nanum e Anacardium humile, são plantas de porte arbustivo encontradas nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e no Distrito Federal.

cajui beneficiosO pseudofruto é conhecido possui cores que variam entre amarelo e vermelho. É pequeno, de sabor ácido e suculento. Pode ser consumido ao natural ou em sucos, bebidas, doces. Porém, seu fruto verdadeiro é a castanha.

O óleo da castanha contém cardol e ácido anacárdico. É utilizado para fins medicinais, em virtude de sua ação antisséptica e cicatrizante.

A planta floresce entre os meses de setembro e outubro, dando frutos em novembro. Alguns animais se alimentam do Cajuí, como é o caso da raposa do campo. O animal ajuda, dessa forma, a dispersar as sementes.

Valor Nutricional do Cajuí:

O Cajuí oferece diversos benefícios à saúde graças à variedade de vitaminas e minerais que possui. Riquíssimo em vitamina C, o Cajuí também é fonte de betacaroteno (pró-vitamina A) e vitaminas do complexo B, além de minerais como cálcio, potássio, fósforo, manganês e magnésio. Então, Confira Os 20 Benefícios do Cajuí Para Saúde:

1. Ajuda a Aumentar a Imunidade:

Por conter zinco entre os seus nutrientes, o Cajuí pode ser a fruta que você estava precisando incluir na alimentação diária para fortalecer o sistema imunológico e ficar livre de uma vez por todas de doenças virais ou infecciosas, como é o caso de gripes ou resfriados. Portanto, coma pelo menos uma unidade da fruta todos os dias para melhorar a proteção do corpo e evitar consequências ao seu bem-estar e qualidade de vida.

2. Benefícios do Cajuí Contra o Câncer:

Atualmente, a doença atinge inúmeras pessoas, e sabemos que a melhor forma de prevenção é mantendo uma alimentação saudável e rica em nutrientes. O Cajuí é uma das frutas que pode fortalecer o corpo e auxiliar com efeito preventivo contra o Câncer, pois ele é ricos em flavonoides, importantes agentes antioxidantes e que oferecem efeitos anti-inflamatórios.

3. Benefícios do Cajuí Melhora o Despenho Sexual:

Após algumas pesquisas, o Cajuí foi apontado como funcional para melhorar a função sexual. O suco de Cajuí pode melhorar os níveis energéticos, o que promoverá o bom desempenho físico, tanto em homens quanto em mulheres, fortalecendo o sistema cardiovascular, dessa forma, elevando a qualidade das elações sexuais.

4. Benefícios do Cajuí para Ossos e a Boca:

O Cajuí também fornecem fósforo, que é essencial para o desenvolvimento saudável dos dentes e ossos. fósforo também ajuda na síntese de proteínas, a absorção de carboidratos e gorduras e para a manutenção da saúde celular.

5. Benefícios do Cajuí Para diabetes:

O controle de consumo de açúcar deve ser mantido não só com diabéticos, mas principalmente para evitar esta condição, a qual leva a limitações alimentares e efeitos prejudiciais à saúde de modo geral.

beneficios do cajui Destacando-se de diversas frutas que possuem grande quantidade de açúcar, o Cajuí não é prejudicial ao colesterol, e não fornece riscos para o desenvolvimento de diabetes.

6. Benefícios do Cajuí Para Anemia:

O Cajuí é uma fonte de dietética, de ferro, que é vital para o transporte de oxigênio ao redor do corpo e auxilia no funcionamento das enzimas e do sistema imunológico. A deficiência de ferro na dieta pode levar à fadiga do corpo, anemia e um aumento da susceptibilidade a infecções.

7. Benefícios do Cajuí Para o Sistema Nervoso:

O Magnésio é um mineral importante para o controle sobre o sistema nervoso. Controlar a alimentação contribui com a saúde, mas muitas vezes a limitação pode gerar algumas mudanças de humor, as quais podem oferecer consequências não só no bem estar, mas também influenciando negativamente nas atividades e compromissos.

De olho no equilíbrio psicológico, a porção de Magnésio contida no Cajuí pode auxiliar sobre neurotransmissores. O mineral apoia a produção de Dopamina, que resulta em efeito relaxante e conveniente, principalmente, para mulheres na fase de TPM.

8. Ajuda a Evitar os Cálculos Biliares:

Os cálculos biliares são a geração de pedra na bexiga devido à expansão da formação de bílis. Os cálculos biliares são em grande parte composta de colesterol. Estudos científicos têm encontrado que o consumo de Cajuí pode reduzir as chances de pedras em até 25%.

9. Previne de Doenças do Sangue:

A ação antioxidante é muito conveniente para quem deseja manter o funcionamento do organismo equilibrado, além de ajudar na eliminação de células que não mais contribuem com o comportamento saudável do corpo. O Cajuí contém Cobre, mineral importante para efeito antioxidante.

Essa contribuição da fruta pode ser importante para a prevenção de doenças do sangue, pois o Cobre pode apoiar a produção de hemoglobina, favorecendo a saúde do corpo, e reduzindo os impactos causados por radicais livres.

10. Fortalece os Ossos e os Dentes:

O Cajuí também fornecem fósforo, que é essencial para o desenvolvimento saudável dos dentes e ossos. fósforo também ajuda na síntese de proteínas, a absorção de carboidratos e gorduras e para a manutenção da saúde celular.

cajui

11. Cajuí Atua na Prevenção do Câncer de Pele:

Os radicais livres são causados pela exposição constante à luz solar e à poluição ambiental. Os antioxidantes nos Cajuí matam os radicais livres e protegem a pele contra os danos causados pelo sol e Câncer de pele.

12. Promove a Regeneração de Células:

Inclua este fruto em sua dieta diária para aumentar o processo de cura e rejuvenescimento da pele. Ele também ajuda a curar a ferida em um ritmo mais rápido e substitui o tecido danificado.

13. Promove o Equilíbrio Hormonal:

Um desequilíbrio no hormônio é uma das maiores causas de perda de cabelo em mulheres. Esta fruta ajuda a alcançar o equilíbrio hormonal e restaura vitalidade do cabelo.

14. Dá mais Disposição:

Para atletas de exercícios de resistência, o Cajuí é um alimento indispensável. Ele é rico em aminoácidos de cadeia ramificada (conhecidos como BCAA), que aumentam a capacidade de utilização da gordura como fonte de energia e assim melhorando a capacidade física.

O BCAA aumenta o glicogênio hepático e muscular, o que culmina numa maior utilização da gordura como fonte energética durante o exercício.

Confira Outros Benefícios do Cajuí Para Saúde:

  • Toda a planta dessa fruta é empregada na medicina popular.
  • A infusão de suas folhas e da casca do caule subterrâneo é utilizada para curar diarreias.
  • O óleo encontrado na castanha tem ação antisséptica e cicatrizante, sendo também empregado na indústria para a produção de matérias plásticas, vernizes e isolantes.
  • Os efeitos positivos de minerais contidos no fruto também pode se estender à produção de melanina.
  • O magnésio presente nesta fruta é um mineral importante para o controle sobre o sistema nervoso.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 20 Benefícios da Beladona Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá de Rosa Para Saúde!