Os 35 Benefícios da Castanha de Caju Para Saúde

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Castanha de Caju São Excelente Para nossa Saúde, Portanto O cajueiro é uma árvore originária do Nordeste brasileiro que pode chegar a ter dez metros de altura. Ela produz um fruto (a Castanha de Caju) e um pseudofruto muito conhecido (o caju). Tanto o caju quanto a Castanha de Caju contêm diversas propriedades que oferecem diversos benefícios à saúde. as oleaginosas podem ser pequenas, mas carregam dentro de si diversos nutrientes benéficos.

Castanha de Caju beneficio

A castanha de Caju faz parte do grupo das oleaginosas (assim como as nozes, avelãs e amêndoas) e possui um sabor bem característico ao paladar brasileiro. A vantagem é que não há tempo ruim: ela cresce o ano todo, servindo de ingrediente para saladas, lanches, iogurtes e outros alimentos em todas as épocas.

Valor Nutricional da Castanha de Caju Para Saúde:

O caju e muito nutritivos e são uma potência de proteínas e minerais essenciais, incluindo cobre , cálcio , magnésio , ferro , fósforo , potássio e zinco. O sódio também está presente em quantidades muito pequenas. Os cajus também contêm vitaminas como vitamina C , vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B6 , folato, vitamina E(alfa-tocoferol) e vitamina K (filoquinona). Eles são uma fonte de ácido oleico e fornecem uma boa quantidade de gordura monoinsaturada e baixas quantidades de gorduras poli-insaturadas sem colesterol nocivo se forem consumidas adequadamente.

1. Previne o Câncer:

Devido à alta concentração de antioxidantes em sua composição, como é o caso dos flavonoides chamados de pro antocianinas, a Castanha de Caju pode atuar no combate às células danificadas do DNA que contribuem com a formação de tumores. Além disso, o efeito dos flavonoides é potencializado com o reforço do cobre, que também é eficiente na função anticancerígena.

2. Protege o Coração:

A Castanha de Caju contém baixo teor de gorduras, o que significa que o seu consumo pode fazer muito bem não só em dietas de emagrecimento como também para cuidar do nosso coração. Além disso, o ácido oleiteco contido no alimento, junto aos antioxidantes e ausência de colesterol, que podem prevenir doenças cardiovasculares, como é o caso da hipertensão.

3. Controla a Pressão Arterial:

Por conta da alta concentração de magnésio presente em sua composição, a Castanha de Caju também pode ajudar a controlar a pressão arterial, o que evita que uma série de doenças cardiovasculares, como é o caso da aterosclerose.

4. Fortalece os Cabelos:

A boa notícia para as vaidosas de plantão é que o cobre presente na composição da Castanha de Caju também pode ser útil nos cuidados com os cabelos. Isso porque o mineral ajuda na manutenção e pigmentação dos fios, além de estimular uma maior produção de melanina, o que retarda o aparecimento de fios brancos e, ainda, protege as nossas madeixas.

5.  Ajuda na Perda de Peso:

Excelente fonte de gorduras boas, a iguaria pode reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis do bom colesterol (HDL), um fator crucial para a perda de peso. Para se ter uma ideia, algumas pesquisas realizadas comprovaram que o consumo regular de Castanha de Caju na rotina auxiliou pessoas a ganharem menos peso, se comparadas àquelas que, durante o processo de análise, não consumiram o fruto.

Castanha de Caju beneficios

6. Fortalece os Ossos:

Outro benefício do consumo de Castanha de Caju é o seu poder de ajudar na melhora da saúde óssea, sendo capaz de fortalecer nossos ossos e dentes. Isso porque o alimento é rico em cálcio e magnésio, dois minerais essenciais para a manutenção e formação da densidade óssea.

Sendo assim, ao inserir a iguaria na sua alimentação, é possível tornar os ossos e dentes mais resistentes à fraturas e lesões, além de cáries.

7.  Previne Cálculos Renais:

Por auxiliar na saúde da nossa bile, a Castanha de Caju também pode ser consumida para retardar o aparecimento de cálculos renais. Estudos mostram que a redução pode ser de até 25%.

8.  Melhora a Digestão:

As propriedades nutricionais contidas na Castanha de Caju podem contribuir para a melhora do funcionamento do nosso sistema digestivo, o que é ideal também para quem está em processo de perda de peso ou pessoas que sofrem com a prisão de ventre.

O consumo da iguaria pode ajudar para que as refeições sejam digeridas de forma correta e em períodos regulares, evitando desconfortos pela má eliminação de toxinas e, ainda, na retenção e líquidos.

9.  Combate os Sintomas da TPM e Menopausa:

Se você está perto de ficar naqueles dias, é bom que saiba que a Castanha de Caju também pode diminuir os impactos causados pela TPM e menopausa, como é o caso da mudança de humor. Portanto, a oleaginosa é apontada como apoio para o relaxamento, indutor ao bom humor, garantindo, desta forma, para um sono de melhor qualidade.

10.  Aumenta a Imunidade:

Rica em ferro, a Castanha de Caju pode ser ideal para aumentar a nossa imunidade, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico e potencializando as defesas do organismo contra uma série de doenças.

Isso porque o mineral possui como papel fundamental auxiliar no processo de eliminação dos radicais livres, que são os principais responsáveis por prejudicar a nossa saúde e bem-estar. Portanto, ao incluir o alimento no seu cardápio diário, você pode prevenir males como a anemia e seus sintomas, como fadiga, moleza no corpo, sonolência e enjoos.

11. Melhora a Visão:

Quando consumida de forma moderada e regular na alimentação, a Castanha de Caju pode ajudar na proteção da saúde dos olhos contra os raios UV, evitando riscos como a possibilidade de ocorrência de catarata, degeneração macular e cegueira noturna, doenças que costumam atingir mais comumente pessoas idosas e que podem levar à perda total da visão.

12. Controla a Diabetes:

Com baixo teor de gorduras, a Castanha de Caju pode ajudar também no controle da diabetes. Isso porque o alimento, quando incluído na dieta de pacientes portadores da doença, que deve conter outros alimentos com poucas gorduras, pode reduzir os níveis de triglicerídeos, melhorando a saúde das pessoas que lidam com a oscilação dos níveis e açúcar na corrente sanguínea.

13. Ajuda no Ganho de Massa Muscular:

A Castanha de Caju também pode ser uma grande aliada na dieta de atletas ou praticantes de atividades físicas regulares que busquem a hipertrofia. Isso porque a iguaria contém entre os seus nutrientes o magnésio, além do cálcio, que são minerais essenciais ao bom funcionamento do tônus muscular e, portanto, ajudar na construção e recuperação de músculos junto aos treinos.

14. Melhora a Saúde Dentária:

Os cajus também contêm ácidos que podem matar bactérias gram positivas e proteger seus dentes da cárie dentária. Também é acreditado, mas ainda não comprovado, que os cajus são prevenção de dentes abscessados.

15. Previne a Doença do Sangue:

O consumo de Castanha de Caju em uma base regular e de maneira limitada pode ajudar na prevenção de doenças do sangue . As castanhas de caju são ricas em cobre, o que desempenha um papel importante na eliminação de radicais livres do corpo. A deficiência de cobre pode levar a deficiências de ferro, como a anemia. Portanto, nossa dieta deve conter quantidade recomendada de cobre. E as castanhas de caju são uma boa fonte.

16. Bom Para a Pele:

Derivada das sementes de caju , “o óleo de caju faz maravilhas para sua pele “,  O óleo da Castanha de Caju é rico em selênio, zinco, magnésio, ferro e fósforo. Além disso, são ótimas fontes de fitoquímicos, proteínas e antioxidantes. A alta porcentagem de selênio em Castanha de Caju não é apenas boa para sua pele, mas também ajuda a prevenir o câncer.

17. Boa Fonte de Fibras Dietéticas:

De acordo com estudos, as castanhas de caju têm uma grande porcentagem de fibras alimentares . As duas fibras dietéticas essenciais exigidas pelo nosso corpo são, ácido oleico e ácido palmítico. “Essas fibras não são produzidas pelo nosso corpo, portanto, precisam ser consumidas externamente”.

As castanhas de caju são boas fontes dessas fibras. As fibras dietéticas ajudam a digerir melhor os alimentos , no entanto o consumo excessivo pode causar inchaço e produção significativa de gás intestinal. Consumo de nozes e caju têm sido relacionados à diminuição da incidência de várias doenças digestivas.

18. Reduz o Risco de Diabetes:

A presença de quantidades muito baixas de açúcar e nenhum colesterol prejudicial nos cajus os torna seguros para pacientes diabéticos! Isso até ajuda na redução do risco de diabetes tipo 2.

19. Reduz o Risco de Anemia:

Os cajus são uma fonte de ferro dietético que é vital para transportar oxigênio ao redor do corpo e auxilia no funcionamento das enzimas e do sistema imunológico. Uma deficiência de ferro na dieta pode levar a fadiga, anemia e aumento da susceptibilidade a infecções.

20. Prevenção de Cálculos Biliares:

Os cálculos biliares são depósitos de pedra que geralmente consistem em colesterol, que se acumula na vesícula biliar. Uma inclusão regular de porcas saudáveis ​​como o caju pode ajudar a reduzir o risco de formação de cálculos biliares.

21. Reduz a Pressão Arterial Elevada:

As castanhas de caju reduzem a pressão arterial com a ajuda do magnésio presente nelas.

22. Ajuda Manter o Cabelo Mais Bonito:

O cobre é o mineral que ajuda seu cabelo a obter essa cor. Então, se você tomar cajus cheios de conteúdo de cobre, você pode pegar aquele cabelo preto que você sempre quis.

23. Bom para Acabar com a Insonia:

Após a menopausa, estas castanhas de caju podem dar-lhe um sono relaxado e agradável durante as noites.

24. Prevenção da Osteoporose:

porque o Caju contém fósforo que ajuda na absorção do cálcio e está presente na composição óssea;

25. Melhora o Humor:

A Castanha de Caju é rica em triptofano, uma substância essencial para que a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar e que ajuda a controlar a ansiedade, seja produzida em quantidade suficiente. Um outro exemplo de alimento que contém triptofano é o chocolate.

Castanhas de Caju tem beneficios

Quais são as propriedades Medicinais da castanha de caju?

  • Adstringente
  • Antidiabético
  • Anti-hemorrágico
  • Anti-inflamatório
  • Antioxidante
  • Antirreumático
  • Antitérmico
  • Ulcerogênica
  • Diurético
  • Vermífugo

Efeitos Colaterais do Caju:

Ajuda na Prevenção das Pedras nos Rins:

cajus contém sais de oxalato, que interferem com a absorção de cálcio no organismo. O cálcio acumulado pode resultar na formação de cálculos renais. Pesquisas conduzidas sobre este assunto concluíram que as pessoas que são propensas a desenvolver cálculos renais devem considerar comer apenas quantidades pequenas ou moderadas de castanha de caju.

Alergia ao Caju:

apesar de uma série de benefícios para a saúde, o consumo de caju pode causar riscos à saúde para aqueles que são alérgicos a nozes. É informativo saber que, juntamente com a mudança dos padrões nacionais em práticas de fabricação, manipulação e processamento de alimentos, tais alergias também variam para diferentes regiões ou países.

As reações alérgicas causadas por nozes como castanha de caju, nozes e pistache podem ser leves ou severas. É aconselhável consultar um médico se alguém desenvolver alergias após consumir castanha de caju.

Castanha de Caju

Dermatite de contato:

A dermatite de contato é uma doença de pele com coceira causada como resultado de a pele entrar em contato com o alérgeno. As urticárias e o inchaço podem se desenvolver em torno da boca ou de outras partes que entraram em contato com as nozes ou suas conchas. O ácido anacárdico presente nos cajus é também o motivo da vesicação do líquido cascavel e pode levar a erupções cutâneas agudas e alergias.

Desconforto Gastrointestinal:

algumas pessoas podem experimentar náusesas, diarréia, cólicas abdominais, tosse e vômitos se tiverem alergia aos castanhos de caju.

Dificuldades Respiratórias:

pode-se sentir um nariz escorrendo, tosse e falta de ar. Reações mais graves podem resultar em uma condição fatal, comoedemaglótico ou anafilaxia.

Anafilaxia:

A anafilaxia é uma reação alérgica progressiva rápida que pode acontecer ao corpo inteiro devido a alguma substância ou produto químico ao qual o corpo desenvolveu sensibilidade. É mais comumente desencadeada por alergias alimentares . Conforme demonstrado por vários estudos de pesquisa , castanha de caju pode representar um alto risco de anafilaxia. Isso pode levar a sintomas como respiração barulhenta, inconsciência, aparência pálida, inchaço da língua ou garganta e rouquidão na voz. A anafilaxia é uma emergência médica e deve ter a máxima atenção.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

pessego

Os 40 Benefícios do Pêssego Para Saúde

Os 30 Benefícios da Casca de Laranja Para Saúde