Os 40 Benefícios da Berinjela Para Saúde

Os 40 Benefícios da Berinjela Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Berinjela que muitos ainda não conhecem. Além disso, a Berinjela de hábito arbustivo, com caule semilenhoso, que pode alcançar altura superior a um metro. Apresenta vegetação vigorosa, com ampla formação de ramificações laterais. Pode ser inerme ou provida de espinhos e suas folhas, com formato ovado, apresentam a página inferior recoberta por inúmeros pelos.

berinjelaO produto comercial da planta é o fruto ainda imaturo, de coloração vinho-escura, intensamente brilhante. Á medida que ocorre a perda do brilho externo do fruto observa-se internamente a formação de raízes.

Valor Nutricional da Berinjela:

A Berinjela é um alimento de baixíssimo teor calórico, ela só tem 30 calorias para cada 100 gramas, além disso, é rica em fibras, minerais, vitaminas e carboidratos. Na Berinjela você encontra vitaminas do Complexo B, vitamina K, vitamina C, potássio, ferro, zinco, cálcio e magnésio. Então, confira Os 40 Benefícios da Berinjela Para Saúde:

1. Berinjela Para Prevenir Doenças:

Ela pode prevenir doenças como câncer, doenças do coração e diabetes, além de ajudar no bom funcionamento do cérebro. Isso tudo porque ela é rica em antioxidantes como a tripsina, e em ácido clorogênico.

2. Rica em antioxidantes:

A Berinjela apresenta uma boa atividade antioxidante pela presença do ácido clorogênico, cafeíco e flavonoides que atuam combatendo o envelhecimento celular e protegendo a oxidação das gorduras nas membranas celulares.

3. Ajuda na Perda de Peso:

1 xícara de Berinjela apresenta em torno de 8% de fibra dietética, sendo uma excelente fonte de fibras, o que por sua vez auxilia na perda de peso e redução do colesterol. Além disso, esse fruto tem a vantagem de conter poucas calorias.

4. Rica em Vitaminas do Complexo B:

A Berinjela é rica em vitaminas B1, B2 e B6 que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, para produção de energia, equilíbrio hormonal e função hepática.

5. Fonte de Cálcio, Magnésio e Potássio:

Esses minerais são essenciais para o adequado funcionamento do organismo atuando na construção, manutenção dos ossos e melhora da contração muscular.

6. Mantém a Pele Saudável:

A presença de vitamina C é um dos nutrientes que ajudam a manter a pele saudável, macia e hidratada, tendo também função antioxidante. Há outros antioxidantes na Berinjela, como a antocianina. Todos esses ajudam a combater o excesso dos radicais livres no organismo, que podem causar envelhecimento precoce e rugas.

7. Ajuda na Prevenção de Diversos Tipos de Cânceres:

A casca da Berinjela apresenta um potente antioxidante chamado Nasunin que atua no organismo, estimulando a formação de novos vasos e a melhora do suprimento sanguíneo, o que por sua vez contribui para prevenção de diversos tipos de cânceres.

8. Fortalece os Ossos:

O vegetal é rico em minerais como ferro, cálcio, zinco e potássio que atuam no organismo garantindo o bem-estar dos músculos, ossos e dentes. O potássio e o cálcio ainda previnem as cãibras musculares, melhorando o desenvolvimento das atividades físicas regulares.

berinjela beneficios

9. Faz com que o Intestino Funcione de Forma Saudável:

Segundo Bianca, a Berinjela também é rica em fibras alimentares, que garantem a saciedade e fazem com que o intestino exerça a função de maneira correta.

10. Reduz os Níveis de Colesterol:

Por ser rica em fibras alimentares, a Berinjela também se torna uma aliada para diminuir os níveis de colesterol no sangue e deixando o coração mais saudável. Vale ressaltar que o vegetal também é livre de gorduras saturadas que são prejudiciais ao músculo cardíaco.

11. Ajuda a Controlar a Glicemia:

Com pouca quantidade de carboidratos e fonte de fibras alimentares, a Berinjela se torna uma poderosa aliada para controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo e ajudando no tratamento de pessoas diabéticas.

12. Atua na Prevenção do Câncer:

Na composição da Berinjela podemos encontrar a enzima tripsina, substância capaz de combater as células cancerígenas. Além disso, o vegetal contém agentes antioxidantes que diminui os riscos dos radicais livres e o desenvolvimento dessas células.

13. Melhora o Funcionamento do Cérebro:

Como destacou a nutricionista, a Berinjela é rica nas vitaminas do complexo B que, por serem antioxidantes, também previnem as ações dos radicais livres. Além disso, essas vitaminas também ajudam a melhorar as capacidades de concentração e de memória do cérebro.

14. Fortalece o Sistema Imunológico:

O vegetal também é rico em vitamina C, nutriente responsável por deixar o nosso corpo livre de gripes, resfriados e alergias causadas pela mudança de tempo.

15. Proporciona um Bom Humor:

A vitamina B6, componente do complexo B, também está presente na Berinjela e é a responsável por melhorar o humor, prevenir a depressão e ainda pode combater os sintomas da ansiedade.

16. Benefícios da Berinjela para a Circulação Sanguínea:

A Antocianina (Nasunin) atua também como substância redutora dos coágulos no sangue e trabalha na prevenção do entupimento das artérias, evitando o surgimento de placas de gorduras nos vasos.

17. Benefício da Berinjela como Anticoagulante:

Devido à presença da Vitamina K e dos bioflavonóides, a Berinjela ajuda na prevenção de coágulos sanguíneos e das doenças relacionadas a este processo.

18. Benefício da Berinjela por ser Baixo Em Carboidratos:

Um dos benefícios desse vegetal e chama a atenção de quem quer emagrecer é por ele ser baixo em carboidratos. Em uma porção de 99 gramas, por exemplo, a Berinjela possui somente 6 gramas de carboidratos e 35 calorias. Ela também possui fibras dietéticas.

19. Fonte Rica de Manganês:

O manganês é um mineral essencial para a sua saúde. Na Berinjela você encontra 5% da quantidade diária necessária de manganês. Apesar dele estar presente no seu organismo, é importante ingerir alimentos que contenham o manganês.

beneficios da berinjelaEle atua no seu organismo como um antioxidante poderoso, o seu papel é de encontrar os radicais livres no seu corpo e eliminá-los para que não causem danos corporais e o estresse oxidativo. É uma forma de manter o equilíbrio do seu organismo e o bom funcionamento.

Entre os incríveis benefícios desse mineral, está o papel importante na regulação e funcionamento normal da glândula tireóide e na saúde óssea. O manganês também combate a depressão e auxilia no controle do açúcar no sangue.

20. Combate os Radicais Livres:

Sendo um excelente antioxidante, a Berinjela é especialista na luta contra os radicais livres. Ela protege as células combatendo e atrasando seu envelhecimento. Também funciona como depurativo , ajudando a eliminar uma grande quantidade de toxinas .

21. Melhora o Funcionamento do Cérebro:

Os fitonutrientes contidos na Berinjela são benéficos para o sistema cognitivo e a saúde mental. Eles mantêm o cérebro livre de toxinas e aumentam o fluxo de sangue para o cérebro, estimulando a boa memória e uma melhor capacidade de análise.

22. Previne a Anemia:

Uma das principais causas da anemia é a falta de ferro no sangue. A Berinjela, por ser rica em ferro, é recomendável para evitar e tratar a anemia. Da mesma forma, desempenha um papel importante no desenvolvimento de glóbulos vermelhos, ajudando a metabolizar proteínas.

23. Melhora a Visão:

Uma vez que a Berinjela contém antocianina (um composto solúvel que ajuda a melhorar o sistema nervoso central), recomenda-se seu consumo para manter uma visão saudável e evitar cataratas.

24. Mantém os Cabelos Saudáveis:

Contendo vitamina B3, a Berinjela é usada para estimular o crescimento do cabelo. Também é carregada de vitamina A , que estimula a produção de oleosidade, conseguindo hidratar o cabelo e evitar sua queda.

25. Trata as Queimaduras:

Para queimaduras na pele, recomenda-se a utilização de polpa de Berinjela na forma de mingau. Ele contém propriedades curativas e calmantes que ajudam a atenuar a dor e suavizar a pele.

26. Ajuda no Controle da Gordura Abdominal:

Considerado um dos principais benefícios, a Berinjela contém uma substância chamada saponina, na qual o legume age como detergente no organismo, rompendo as moléculas de gordura presente no sangue e impedindo o organismo de absorvê-la.

Além disso, a Berinjela possui um alto teor de fibras alimentares solúveis, que formam um gel no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade, e reduz a absorção de determinadas gorduras, eliminando-as pelas fezes.

27. Controla a Diabetes:

A Berinjela possui um grande teor de fibras, como dito anteriormente. Para exemplificar, em cada 100g do legume, 2,9g são de fibras. Esta vantagem torna a água de Berinjela um importante aliado no controle de diabetes, já que ao entrar em contato com a água no estômago, as fibras solúveis criam uma “capa” em torno da comida e dificultam a absorção de açúcar.

28. Combate a Celulite:

A celulite é uma inflamação nas células, muitos podem ser as suas causas. Porém, o consumo de alguns alimentos gordurosos podem agravar e aumentar as celulites. A água de Berinjela possui substâncias anti-inflamatórias que, consequentemente, irá resultar na redução de celulites.

29. Previne Doenças do Coração:

A antocianina, um fitoquímico presente na casca do legume atua na redução do colesterol ruim (LDL) no sangue. A presença das fibras também contribui para a prevenção, já que auxiliam na diminuição da absorção de colesterol pelo intestino.

beneficio da berinjelaA Berinjela também conta com a presença de flavonoides, que impedem a oxidação do colesterol, evitando a inflamação, conhecida como aterosclerose, que leva à formação de placas nas paredes dos vasos.

30. Ajuda a Emagrecer:

A água do legume, misturada ao limão, é responsável por acelerar o metabolismo, desintoxicar o fígado e combater a fome. A liberação da saponina durante o tempo de maturação da bebida contribui para a destruição da gordura corporal.

31. Auxilia na Digestão:

A água de Berinjela é incrivelmente eficiente para quem tem problemas com o intestino. Mesmo que seja intestino preso ou ao relacionado a diarreia. A água de Berinjela regula o intestino e melhora a digestão por seu alto teor de fibras. Também possui efeito diurético, evitando assim a retenção de líquidos.

32. Combate Bactérias e Vírus:

Além das vitaminas do complexo B, a água de Berinjela é considerada uma ótima fonte de vitamina C, o que é essencial no combate de diversas doenças, já que essas vitaminas irão contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico do indivíduo que faz uso da bebida.

Confira Também Outros Benefícios da Berinjela Para Saúde:

  • Diminui o colesterol ruim e protege o fígado da gordura;
  • O suco de Berinjela é usado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como diurético;
  • A hortaliça é rica em vitamina B5, que regula o sistema nervoso e o aparelho digestivo;
  • O cálcio, o fósforo e o ferro presentes no vegetal contribuem para a saúde dos ossos, a
  • contração muscular e a coagulação do sangue;
  • Na hora da compra, prefira as Berinjelas que se apresentam firmes e tenham cor uniforme e
  • lustrosa;
  • O legume deve ser guardado em geladeira, dentro de sacos plásticos;
  • Outra dica é utilizar a farinha da Berinjela.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 30 Benefícios do Anis Estrelado Para Saúde

Os 40 Benefícios do Abiu Para Saúde