Os 40 Benefícios da Berinjela Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Berinjela que muitos ainda não conhecem. Além disso, a Berinjela de hábito arbustivo, com caule semilenhoso, que pode alcançar altura superior a um metro. Apresenta vegetação vigorosa, com ampla formação de ramificações laterais. Pode ser inerme ou provida de espinhos e suas folhas, com formato ovado, apresentam a página inferior recoberta por inúmeros pelos.

berinjelaO produto comercial da planta é o fruto ainda imaturo, de coloração vinho-escura, intensamente brilhante. Á medida que ocorre a perda do brilho externo do fruto observa-se internamente a formação de raízes.

Valor Nutricional da Berinjela:

A Berinjela é um alimento de baixíssimo teor calórico, ela só tem 30 calorias para cada 100 gramas, além disso, é rica em fibras, minerais, vitaminas e carboidratos. Na Berinjela você encontra vitaminas do Complexo B, vitamina K, vitamina C, potássio, ferro, zinco, cálcio e magnésio. Então, confira Os 40 Benefícios da Berinjela Para Saúde:

1. Berinjela Para Prevenir Doenças:

Ela pode prevenir doenças como câncer, doenças do coração e diabetes, além de ajudar no bom funcionamento do cérebro. Isso tudo porque ela é rica em antioxidantes como a tripsina, e em ácido clorogênico.

2. Rica em antioxidantes:

A Berinjela apresenta uma boa atividade antioxidante pela presença do ácido clorogênico, cafeíco e flavonoides que atuam combatendo o envelhecimento celular e protegendo a oxidação das gorduras nas membranas celulares.

3. Ajuda na Perda de Peso:

1 xícara de Berinjela apresenta em torno de 8% de fibra dietética, sendo uma excelente fonte de fibras, o que por sua vez auxilia na perda de peso e redução do colesterol. Além disso, esse fruto tem a vantagem de conter poucas calorias.

4. Rica em Vitaminas do Complexo B:

A Berinjela é rica em vitaminas B1, B2 e B6 que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, para produção de energia, equilíbrio hormonal e função hepática.

5. Fonte de Cálcio, Magnésio e Potássio:

Esses minerais são essenciais para o adequado funcionamento do organismo atuando na construção, manutenção dos ossos e melhora da contração muscular.

6. Mantém a Pele Saudável:

A presença de vitamina C é um dos nutrientes que ajudam a manter a pele saudável, macia e hidratada, tendo também função antioxidante. Há outros antioxidantes na Berinjela, como a antocianina. Todos esses ajudam a combater o excesso dos radicais livres no organismo, que podem causar envelhecimento precoce e rugas.

7. Ajuda na Prevenção de Diversos Tipos de Cânceres:

A casca da Berinjela apresenta um potente antioxidante chamado Nasunin que atua no organismo, estimulando a formação de novos vasos e a melhora do suprimento sanguíneo, o que por sua vez contribui para prevenção de diversos tipos de cânceres.

8. Fortalece os Ossos:

O vegetal é rico em minerais como ferro, cálcio, zinco e potássio que atuam no organismo garantindo o bem-estar dos músculos, ossos e dentes. O potássio e o cálcio ainda previnem as cãibras musculares, melhorando o desenvolvimento das atividades físicas regulares.

berinjela beneficios

9. Faz com que o Intestino Funcione de Forma Saudável:

Segundo Bianca, a Berinjela também é rica em fibras alimentares, que garantem a saciedade e fazem com que o intestino exerça a função de maneira correta.

10. Reduz os Níveis de Colesterol:

Por ser rica em fibras alimentares, a Berinjela também se torna uma aliada para diminuir os níveis de colesterol no sangue e deixando o coração mais saudável. Vale ressaltar que o vegetal também é livre de gorduras saturadas que são prejudiciais ao músculo cardíaco.

11. Ajuda a Controlar a Glicemia:

Com pouca quantidade de carboidratos e fonte de fibras alimentares, a Berinjela se torna uma poderosa aliada para controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo e ajudando no tratamento de pessoas diabéticas.

12. Atua na Prevenção do Câncer:

Na composição da Berinjela podemos encontrar a enzima tripsina, substância capaz de combater as células cancerígenas. Além disso, o vegetal contém agentes antioxidantes que diminui os riscos dos radicais livres e o desenvolvimento dessas células.

13. Melhora o Funcionamento do Cérebro:

Como destacou a nutricionista, a Berinjela é rica nas vitaminas do complexo B que, por serem antioxidantes, também previnem as ações dos radicais livres. Além disso, essas vitaminas também ajudam a melhorar as capacidades de concentração e de memória do cérebro.

14. Fortalece o Sistema Imunológico:

O vegetal também é rico em vitamina C, nutriente responsável por deixar o nosso corpo livre de gripes, resfriados e alergias causadas pela mudança de tempo.

15. Proporciona um Bom Humor:

A vitamina B6, componente do complexo B, também está presente na Berinjela e é a responsável por melhorar o humor, prevenir a depressão e ainda pode combater os sintomas da ansiedade.

16. Benefícios da Berinjela para a Circulação Sanguínea:

A Antocianina (Nasunin) atua também como substância redutora dos coágulos no sangue e trabalha na prevenção do entupimento das artérias, evitando o surgimento de placas de gorduras nos vasos.

17. Benefício da Berinjela como Anticoagulante:

Devido à presença da Vitamina K e dos bioflavonóides, a Berinjela ajuda na prevenção de coágulos sanguíneos e das doenças relacionadas a este processo.

18. Benefício da Berinjela por ser Baixo Em Carboidratos:

Um dos benefícios desse vegetal e chama a atenção de quem quer emagrecer é por ele ser baixo em carboidratos. Em uma porção de 99 gramas, por exemplo, a Berinjela possui somente 6 gramas de carboidratos e 35 calorias. Ela também possui fibras dietéticas.

19. Fonte Rica de Manganês:

O manganês é um mineral essencial para a sua saúde. Na Berinjela você encontra 5% da quantidade diária necessária de manganês. Apesar dele estar presente no seu organismo, é importante ingerir alimentos que contenham o manganês.

beneficios da berinjelaEle atua no seu organismo como um antioxidante poderoso, o seu papel é de encontrar os radicais livres no seu corpo e eliminá-los para que não causem danos corporais e o estresse oxidativo. É uma forma de manter o equilíbrio do seu organismo e o bom funcionamento.

Entre os incríveis benefícios desse mineral, está o papel importante na regulação e funcionamento normal da glândula tireóide e na saúde óssea. O manganês também combate a depressão e auxilia no controle do açúcar no sangue.

20. Combate os Radicais Livres:

Sendo um excelente antioxidante, a Berinjela é especialista na luta contra os radicais livres. Ela protege as células combatendo e atrasando seu envelhecimento. Também funciona como depurativo , ajudando a eliminar uma grande quantidade de toxinas .

21. Melhora o Funcionamento do Cérebro:

Os fitonutrientes contidos na Berinjela são benéficos para o sistema cognitivo e a saúde mental. Eles mantêm o cérebro livre de toxinas e aumentam o fluxo de sangue para o cérebro, estimulando a boa memória e uma melhor capacidade de análise.

22. Previne a Anemia:

Uma das principais causas da anemia é a falta de ferro no sangue. A Berinjela, por ser rica em ferro, é recomendável para evitar e tratar a anemia. Da mesma forma, desempenha um papel importante no desenvolvimento de glóbulos vermelhos, ajudando a metabolizar proteínas.

23. Melhora a Visão:

Uma vez que a Berinjela contém antocianina (um composto solúvel que ajuda a melhorar o sistema nervoso central), recomenda-se seu consumo para manter uma visão saudável e evitar cataratas.

24. Mantém os Cabelos Saudáveis:

Contendo vitamina B3, a Berinjela é usada para estimular o crescimento do cabelo. Também é carregada de vitamina A , que estimula a produção de oleosidade, conseguindo hidratar o cabelo e evitar sua queda.

25. Trata as Queimaduras:

Para queimaduras na pele, recomenda-se a utilização de polpa de Berinjela na forma de mingau. Ele contém propriedades curativas e calmantes que ajudam a atenuar a dor e suavizar a pele.

26. Ajuda no Controle da Gordura Abdominal:

Considerado um dos principais benefícios, a Berinjela contém uma substância chamada saponina, na qual o legume age como detergente no organismo, rompendo as moléculas de gordura presente no sangue e impedindo o organismo de absorvê-la.

Além disso, a Berinjela possui um alto teor de fibras alimentares solúveis, que formam um gel no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade, e reduz a absorção de determinadas gorduras, eliminando-as pelas fezes.

27. Controla a Diabetes:

A Berinjela possui um grande teor de fibras, como dito anteriormente. Para exemplificar, em cada 100g do legume, 2,9g são de fibras. Esta vantagem torna a água de Berinjela um importante aliado no controle de diabetes, já que ao entrar em contato com a água no estômago, as fibras solúveis criam uma “capa” em torno da comida e dificultam a absorção de açúcar.

28. Combate a Celulite:

A celulite é uma inflamação nas células, muitos podem ser as suas causas. Porém, o consumo de alguns alimentos gordurosos podem agravar e aumentar as celulites. A água de Berinjela possui substâncias anti-inflamatórias que, consequentemente, irá resultar na redução de celulites.

29. Previne Doenças do Coração:

A antocianina, um fitoquímico presente na casca do legume atua na redução do colesterol ruim (LDL) no sangue. A presença das fibras também contribui para a prevenção, já que auxiliam na diminuição da absorção de colesterol pelo intestino.

beneficio da berinjelaA Berinjela também conta com a presença de flavonoides, que impedem a oxidação do colesterol, evitando a inflamação, conhecida como aterosclerose, que leva à formação de placas nas paredes dos vasos.

30. Ajuda a Emagrecer:

A água do legume, misturada ao limão, é responsável por acelerar o metabolismo, desintoxicar o fígado e combater a fome. A liberação da saponina durante o tempo de maturação da bebida contribui para a destruição da gordura corporal.

31. Auxilia na Digestão:

A água de Berinjela é incrivelmente eficiente para quem tem problemas com o intestino. Mesmo que seja intestino preso ou ao relacionado a diarreia. A água de Berinjela regula o intestino e melhora a digestão por seu alto teor de fibras. Também possui efeito diurético, evitando assim a retenção de líquidos.

32. Combate Bactérias e Vírus:

Além das vitaminas do complexo B, a água de Berinjela é considerada uma ótima fonte de vitamina C, o que é essencial no combate de diversas doenças, já que essas vitaminas irão contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico do indivíduo que faz uso da bebida.

Confira Também Outros Benefícios da Berinjela Para Saúde:

  • Diminui o colesterol ruim e protege o fígado da gordura;
  • O suco de Berinjela é usado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como diurético;
  • A hortaliça é rica em vitamina B5, que regula o sistema nervoso e o aparelho digestivo;
  • O cálcio, o fósforo e o ferro presentes no vegetal contribuem para a saúde dos ossos, a
  • contração muscular e a coagulação do sangue;
  • Na hora da compra, prefira as Berinjelas que se apresentam firmes e tenham cor uniforme e
  • lustrosa;
  • O legume deve ser guardado em geladeira, dentro de sacos plásticos;
  • Outra dica é utilizar a farinha da Berinjela.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 30 Benefícios do Anis Estrelado Para Saúde

Os 40 Benefícios do Abiu Para Saúde