Os 40 Benefícios da Chia Para Saúde

Conheça quais são Os 40 Benefícios da Chia Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Chia Para Saúde são muitos e variados, logo, ela é repleta de propriedades que a faz ajudar no bom funcionamento e manutenção da saúde geral do corpo. Além disso, cientificamente conhecida como Salvia hispanica, as sementes de Chia são consideradas como uma das poucas substâncias que a natureza nos confere. Originando-se no México, e que remontam às culturas maia e asteca, essas sementes são conhecidas por sua riqueza em ácidos graxos ômega-3, fibras, proteínas, antioxidantes e cálcio. Eles também atuam como um laxante natural.

A mais conhecida é a sua semente – que é muito utilizada no auxílio do emagrecimento – bem como as suas folhas usadas para fazer chá, também são muito benéficas para emagrecer. Hoje, existem no mercado as seguintes variedades:a folha, a semente, o óleo, em potes, ou em cápsula e que podem ser agregados a uma dieta alimentar equilibrada.

A Salvia hispanica, mais conhecida como Chia ou sementes de Chia, é nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas e Colômbia. Há evidência de que os astecas já cultivavam o vegetal. Mais conhecida por sua semente, a qual é comercializada integralmente, moída ou em forma de óleo, a chia também pode ser encontrada em forma de folhas que podem ser aproveitadas para infusões.

A semente de Chia se tornou um dos alimentos mais populares da comunidade de saúde: elas são fáceis de digerir quando preparadas adequadamente, e é um ingrediente muito versátil que se mescla facilmente às receitas. Entre os seus benefícios estão propriedades que auxiliam o emagrecimento saudável.

Valor Nutricional da Chia:

As sementes Chia são uma excelente fonte de antioxidantes, ainda mais do que os Mirtilos frescos. Eles também são carregados com ácidos graxos ômega-3, fibras, proteínas, Cálcio, manganês, magnésio, fósforoferro.

Eles também contêm uma boa quantidade de zinco, vitamina B3 (niacina), potássio, Vitamina B1 (tiamina) e Vitamina B2. Além disso, eles são um alimento de grãos inteiros e são naturalmente sem glúten. Então, confira Os 40 Benefícios da Chia Para Saúde:

Benefícios da Chia Para Saúde:

1. Boa Para a Visão:

A semente de Chia contém 21% das nossas necessidades diárias de Vitamina A,
contribuindo para a saúde dos olhos

2. Coração mais Saudável:

Por ser rica em ômega-3, a Chia ajuda a prevenir doenças do coração como infartos e arritmias. Enquanto o ômega-3 é considerado essencial para a nossa saúde, ele não é produzido pelo corpo humano. Por isso, é importante investir em alimentos ricos neste ácido graxo!

3. Impulsiona a Energia e o Metabolismo:

Um estudo publicado concluiu que o consumo de sementes de Chia aumentou o desempenho do exercício para exercícios que duraram 90 minutos da mesma forma que uma bebida esportiva carregada de açúcar, mas sem todo o açúcar insalubre.

4. Absorção Lenta de Açúcar:

O alto nível de açúcar no sangue faz uma gravidez arriscada. Tem sido associado a complicações como o alto peso ao nascer, aumento das chances de partos em C e pré-eclâmpsia. Quando consumido, as sementes de Chia criam uma substância semelhante a uma gelatina no estômago. Isso diminui a digestão e mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis.

5. Doença Cardiovascular e Colesterol:

O aumento da ingestão de fibras mostrou diminuir a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Uma revisão de 67 ensaios controlados separados descobriu que mesmo um aumento modesto de 10 gramas por dia na ingestão de fibra reduziu LDL, ou colesterol “ruim”, bem como o colesterol total.

Estudos recentes mostraram que a fibra dietética pode desempenhar um papel na regulação do sistema imunológico e da inflamação. Desta forma, pode diminuir o risco de doenças relacionadas à inflamação, como doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e obesidade.

6. Fonte do Magnésio:

O Magnésio é importante para o metabolismo, bem como para a função muscular e nervosa. Uma porção de sementes de Chia fornece 98,3 miligramas, ou 23% da DV.

7. Melhora o Humor:

A Chia é considerada um superalimento, acredita que melhora seu humor sobre o consumo regular. De acordo com um estudo de Pittsburgh, os ácidos graxos ômega-3 estão associados ao melhor humor e comportamento. Consumir sementes de Chia também pode ajudá-lo a combater a depressão.

8. Benéfica Para a Pele:

A Chia também ajuda a deixar a pele mais saudável. Por ser fonte de Vitamina A, que
retarda o envelhecimento e reduz a incidência de acne. E fonte de fibras que ajudam o intestino a trabalhar melhor, eliminando toxinas também contribui para uma
pele mais bonita.

9. Ricas em Proteínas:

As sementes Chia contêm uma quantidade decente de proteína. Em peso, eles são cerca de 14% de proteína, que é muito alta em comparação com a maioria das plantas.

Eles também contêm um bom equilíbrio de aminoácidos essenciais, portanto nossos corpos devem poder usar a proteína neles. A proteína possui todos os tipos de benefícios para a saúde. É também o nutriente mais amigável para perda de peso na dieta, de longe.

Uma alta ingestão de proteínas reduz o apetite e demonstrou reduzir os pensamentos obsessivos sobre os alimentos em 60% e o desejo de lanches noturnos em 50%.

10. Reduz seu Risco de Síndrome Metabólica:

As sementes de Chia são ricas em fibras solúveis que se dissolvem na água, reduz inchaço ao formar uma substância semelhante a um gel. Isso ajuda a melhorar a saúde do seu coração, mantendo os picos de açúcar no sangue e diminuindo o colesterol.

chia beneficio

11. Fonte do Selênio:

O selênio mineral atua como um antioxidante para limitar o dano celular dos radicais livres e também ajuda seu corpo a absorver a Vitamina E. Cada porção de sementes de Chia contém 15,5 microgramas de selênio, ou 22% da DV.

12. Tem Propriedades Anti-Inflamatórias:

A presença de ômega-3, fibra e proteína fazem das sementes de Chia um dos melhores alimentos anti-inflamatórios lá fora. As propriedades anti-inflamatórias das sementes de Chia também podem ajudar no tratamento da artrite.

13. Trata a Diverticulose:

As dietas com fibras elevadas demonstraram diminuir a prevalência de surtos de diverticulite ao absorver a água no cólon e facilitar a passagem dos movimentos intestinais.

Comer uma dieta saudável e cheia de fibras com abundância de frutas e vegetais pode reduzir a pressão e a inflamação no cólon.

As causas exatas da doença diverticular não são conhecidas, mas a condição tem sido repetidamente associada a uma dieta com pouca fibra.

14. Reduz o Risco de Câncer de Cólon:

Com 36% de teor de fibra e um equilíbrio perfeito de 80% insolúvel versus 20% solúvel, a Chia ajuda a reduzir o colesterol, melhora a saúde intestinal e a regularidade e pode reduzir o risco de câncer de cólon.

15. Fonte do Manganês:

O manganês é essencial para metabolizar carboidratos, formar ossos e regenerar os glóbulos vermelhos. Uma dose de 2 colheres de sopa de sementes de Chia contém 0,8 miligramas de manganês, ou 38% da DV.

16. Rico em Ácidos Graxos Ômega-3:

As sementes de Chia são um dos poucos tipos de sementes que são uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3. E a importância do ômega-3 não é desconhecida. Na verdade, um estudo realizado pela Universidade do Arizona sobre pintos de frango registrou uma melhora no teor de ácidos graxos e no desempenho do crescimento após a ingestão de ômega-3.

17. Saúde Dental:

Com sementes de Chia embaladas com cálcio, fósforo, Vitamina A e zinco, não é de admirar que eles sejam um alimento superior para ajudar seus dentes. O cálcio é o bloqueio dos dentes e é necessário para a saúde dentária.

O zinco evita o tártaro, mantendo a placa de mineralização em seus dentes e tem um efeito antibacteriano que evita os germes de mau hálito. A Vitamina A e fósforo também são importantes para dentes fortes e uma boca saudável.

18. Contém Niacina e Tiamina:

Cada dose de 2 colheres de sopa de sementes de Chia fornece 12 por cento da DV para niacina e tiamina. Estas vitaminas B são importantes para transformar os alimentos que você come em energia e manter seu sistema nervoso e nervoso funcionando corretamente.

19. Possui Propriedades Anti-Inflamatórias:

A presença de ômega-3, fibra e proteína fazem das sementes de Chia um dos melhores alimentos anti-inflamatórios lá fora. As propriedades anti-inflamatórias das sementes de Chia também podem ajudar no tratamento da artrite.

20. Controle da Diabetes:

Quando a Chia é consumida junto com alimentos que são fontes de carboidratos, ela diminui a velocidade com que eles são absorvidos. Isso faz com que a glicose também seja liberada mais lentamente, impedindo que o pâncreas fique sobrecarregado com a produção de insulina.

21. Fonte de Antioxidantes Naturais:

Os antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres, que podem causar doenças cardiovasculares, diversos tipos de câncer e envelhecimento precoce. A Chia, por ser rica em antioxidantes naturais, ajuda a manter a saúde do coração, além de deixar a pele, o cabelo e as unhas ainda mais saudáveis!

22. As Sementes Chia são sem Glúten:

Isso significa que os Celíacos e aqueles intolerantes à lactose também podem aproveitar os benefícios dessas sementes super! Além disso, eles não vêm com os efeitos potencialmente prejudiciais do glúten quando consumidos em excesso.

23. Potencializa a Massa Muscular:

Para completar as funcionalidades para os atletas – e para vegetarianos –, a semente de Chia é fonte considerável de proteína, e seus ácidos graxos também incentivam o ganho de massa magra no organismo. Isso faz com que o corpo, já ativo com as atividades físicas e uma alimentação saudável, ganhe músculos e queime a gordura ruim naturalmente, mantendo sua saúde intacta.

24. Reduz o Apetite:

Se você quiser perder algum peso, incluindo sementes de Chia em sua dieta é uma boa ideia. Sendo alta em fibras, as sementes de Chia se tornam geladas quando expostas à água, aumentando o tamanho e o peso. Isso ajuda a manter seu estômago cheio, suprimindo assim o apetite.

25. Previne a Constipação:

Uma vez que são embalados com fibras, especialmente fibras insolúveis, as sementes de Chia se transformam em gel quando entram em contato com a água. Isso aumenta suas fezes e ajuda a evacuações intestinais, aliviando o constipação. Fibra também foi encontrada para melhorar a digestão.

beneficios da chia

26. Contém Cobre:

Você precisa de cobre para manter seus nervos saudáveis ​​e formar glóbulos vermelhos e ossos fortes. Você obterá 0,3 miligramas de cobre, ou 13% da DV, em cada porção de sementes de Chia.

27. Promove a Saúde Digestiva:

O rico conteúdo de fibra em sementes de Chia também ajuda as pessoas a sentir-se mais cheias, pois absorvem uma quantidade considerável de água e se expande imediatamente no estômago quando são comidas. Isso pode explicar por que estudos clínicos provaram que a Chia restringe a fome e suprime o apetite, o que também pode levar à perda de peso.

28. Fornece Fósforo:

Seu corpo precisa de Fósforo para formar DNA e ossos fortes e para armazenar energia. As sementes de Chia fornecem 240,8 miligramas, ou 24% da DV, em cada porção.

29. Ajuda a Evitar Cãibras:

A Chia possui mais potássio que a Banana. Em uma porção de 25 g você estará
ingerindo 6,4% da necessidade diária de potássio.

30. Digestão e Desintoxicação:

Uma dieta com fibras adequadas evita a constipação e promove a regularidade de um trato digestivo saudável. Os movimentos intestinais regulares são cruciais para a excreção diária de toxinas através da bile e fezes.

31. Alimento de Beleza Natural:

A mistura de nutrientes em sementes de Chia, como gorduras saudáveis, proteínas e minerais, incluindo o zinco, promove pele, cabelo e unhas saudáveis.

32. Combate o Câncer:

As sementes de Chia são uma boa fonte de ácido alfa-linoléico, que pode ajudar a prevenir o câncer de mama. O mesmo vale para ácidos graxos ômega-3 também.

33. Ajuda a Tratar a Anemia:

Além de fornecer nutrientes essenciais, as sementes de Chia ajudam a limpar o corpo e a aumentar a contagem de glóbulos vermelhos.

Comer 2 colheres de sopa de sementes de Chia fornece seu corpo com 2,2 miligramas de Ferro, ou 12% da dose diária recomendada.

34. Previne o Envelhecimento Precoce:

Os ácidos graxos ômega-3 em sementes de Chia ajudam a tratar uma série de problemas de pele como rugas e manchas da idade, manter a pele hidratada e promover a cicatrização de feridas.

35. Contém Cálcio:

O cálcio ajuda a construir ossos fortes e também desempenha um papel na coagulação do sangue e na função muscular e nervosa. Cada porção de sementes de Chia tem 176,7 miligramas de cálcio, ou 18% da DV.

Outros Benefícios da Chia Para Saúde:

  • Tem mais proteínas do que as verduras.
  • É três vezes mais rica em Ferro do que o Espinafre (perfeito para anêmicos).
  • Oferece o triplo de antioxidantes que os Mirtilos.
  • Contém o dobro de fibras que a Aveia (recomendado para as pessoas com prisão de ventre).
  • Tem 5 vezes mais cálcio do que o leite (ideal para intolerantes à lactose ou veganos).

chia beneficios

Efeitos Colaterais da Chia:

Como as sementes de Chia são altas em fibras, pode, às vezes, piorar. A fibra excessiva pode causar flatulência, Diarreia e constipação.

As sementes de Chia também atuam como diluentes de sangue natural. Por isso, se você já possui alguma medicação para diluir o sangue (como a varfarina), evite as sementes de Chia. Além disso, fique longe das sementes de Chia imediatamente após a cirurgia para evitar sangramentos.

Dado o teor de proteína das sementes de Chia, elas também podem causar alergias se você é alérgico a elas. Se você tem alergia a uma noz ou semente, você deve evitar as sementes de Chia.

Existe também o risco de sufocar as sementes de Chia. Se você não pré-mergulhar as sementes ou comê-las sem assar, você pode sufocar as mesmas. Isso ocorre porque as sementes de Chia secas e não torradas podem absorver 27 vezes o peso da água. Isso pode fazer com que a massa pegajosa se expanda e fique presa em seu esôfago.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

beneficio do mirtilo

Os 40 Benefícios do Mirtilo Para Saúde

Os 40 Benefícios da Pimenta Caiena Para Saúde