Os 30 Benefícios da Taiúva Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios da Taiúva Para Saúde a Taiúva mesmo sendo originária do México, pode também ser encontrada no sudeste do Brasil, Bolívia Argentina e Paraguai. Seu nome vem do tupi guarani e significa “Fruta ou árvore do leite amarelo” visto que tanto os frutos ou o tronco e galhos feridos exsudam um látex amarelado.

Também recebe o nome de Amora branca, Amora de espinho, Amora do mato, Amora amarela, Amora brava, Apé, Jataúba, Licorana, Tapiúba, Tajuba de espinho, Tajuva, Tatané, Tatajuba, Tatarema. Por possuir propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e analgésicas o látex extraído do fruto da Taiúva é muito utilizado na medicina popular.

taiuva

Seu nome Taiúva, vem do tupi, os frutos maduros adquirem a coloração amarelo esverdeado, são muito doces, com sabor forte e agradável, porém, se não bem maduros, possuem látex amarelo abundante, que irrita a boca e a garganta.

Podem ser consumidos in-natura e na forma de sucos e doces. A arvore é essencial em projetos de revegetação pois seus frutos são fonte de alimento para diversas espécies de pássaros e animais.

Valor Nutricional da Taiúva:

A Taiúva é uma excelente fonte de Vitamina C, Vitamina A, Vitamina E, vitaminas do complexo B, e como a Vitamina B6, Riboflavina, Niacina e Ácido Fólico. Além disso, é rica em muitos minerais, incluindo ferro, Potássio, Manganês e Magnésio.

Benefícios da Taiúva Pra Saúde:

1. Previne o Envelhecimento:

A Taiúva contém um bom nível de Vitamina A e flavonoides antioxidantes que ajudam a tratar a o envelhecimento. Além disso, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

2. Possui Propriedades Antibacterianas:

Por possuir propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e analgésicas o látex extraído do fruto da Taiúva é utilizado na medicina popular para aliviar Dores de Dente, hérnias e também para curar ferimentos.

3. Trata Febre:

A Taiúva ajuda os pacientes a se recuperarem rapidamente das febres. Além disso, reduz a sensação de queimação que ocorre quando o corpo atinge uma temperatura elevada.

4. Taiúva Ajuda na Curar da Sífilis:

O látex exsudado do caule, ajuda no tratamento da Sífilis, que para tal, é necessário um fortalecimento do Sistema Imunológico, e a Taiúva ajuda a potencializar a saúde de um modo geral em virtude de seu efeito antioxidante.

5. Promove a Saúde dos Rins:

As pessoas que bebem 1 litro de suco de Taiúva diariamente reduzem o risco de desenvolver pedra nos rins. Devido ao alto teor de Vitamina C, o suco ajuda a aumentar o pH urinário e acelerar a taxa de secreção do ácido cítrico. Isso reduz o risco de formação de pedras nos rins.

6. Possui Propriedades Anti-nociceptivas:

Nos experimentos relatados, a Taiúva demostrou possuir propriedades anti-inflamatória e anti-nociceptiva, que é descrita como redução na capacidade de perceber e transmissão de estímulos que causam a dor, sendo importante componente para o organismo.

7. Inibe o Apetite:

A Taiúva funciona como um excelente supressor de apetite em comparação com muitas outras substâncias e alimentos. O cheiro da fruta reduz a sensação de fome, razão pela qual as pessoas freqüentemente incluem em seus programas de perda de peso.

8. Ajuda no Reumatismo:

O reumatismo não é uma doença única, mas sim um termo que engloba sintomas musculoesqueléticos de várias doenças diferentes. Uma alimentação saudável, rica em frutas é fundamental não só para prevenir o reumatismo, como para desintoxicar o corpo de tudo aquilo que tem nos prejudicado e a Taiúva por seu efeito adstringente ajuda a tratar e prevenir o reumatismo.

9. Previne o Câncer:

A Taiúva é cheia de flavonoides que ajudam o corpo a combater as infecções e mantém o corpo livre de agentes cancerígenos que podem causar câncer. Contém um alto nível de pectina que atua como um laxante em massa e auxilia na proteção da membrana mucosa do cólon, diminuindo a exposição à substância tóxica no cólon.

10. Possui Efeito Cicatrizante:

Existem importantes alimentos que desempenham função essencial no auxílio para cicatrizar os cortes e ferimentos, e os resultados são satisfatórios. E a Taiúva funciona como um cicatrizante natural, e na medicina alternativa, essa fruta para os adeptos renovam a pele com bom resultado.

11. Trata Infecções:

O teor de flavonoides encontrados na fruta ajuda a combater as infecções e mantém o corpo seguro de doenças. Comer uma Taiúva todos os dias ou beber suco diariamente também fornece imunidade contra doenças cardiovasculares.

12. Taiuva Serve Como Adstringente:

Funcionando também como adstringente, a Taiúva além das funções comuns aos tônicos, complementa a limpeza da pele, fecha temporariamente os poros e ajuda a controlar a oleosidade da pele.

13. Trata Diabetes:

Os pacientes diabéticos podem comer Taiúva com segurança, porque o consumo pode reduzir o nível de amido no organismo. Se um paciente é diabético, a ingestão irá ajudá-lo a regular o fluxo de açúcar em seu corpo, efetivamente tratando a doença.

14. Possui Propriedades Antibacterianas:

Por possuir propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e analgésicas o látex extraído do fruto da Taiúva é utilizado na medicina popular para aliviar Dores de Dente, hérnias e também para curar ferimentos.

15. Taiúva Para Problemas de Colesterol:

Os antioxidantes apresentados na também ajudam a reduzir os níveis de colesterol em uma pessoa. Milhões de pessoas sofrem de problemas de colesterol que podem levar a conseqüências perigosas. Os médicos recomendam mudanças na dieta para pessoas que desejam reduzir o colesterol.

beneficios da taiuva

Outros Benefícios da Taiúva Para Saúde:

  • Sua ação terapêutica nas membranas mucosas faz com que seja uma erva altamente eficaz para dores de garganta;
  • Por seu efeito adstringente ajuda a tratar e prevenir o reumatismo;
  • Ajuda na limpeza e liberação dos centros nervosos e chakras, expandindo-os;
  • Funciona como um cicatrizante natural, e na medicina alternativa, essa fruta para os adeptos renovam a pele;
  • A provocação do chá reduz o eczema, bem como a acne;
  • Demostrou possuir atividades anti-inflamatória e antinociceptiva;
  • Tem níveis elevados de ferro, o que torna boa para combater a anemia, bem como fadiga;
  • Funcionando também como adstringente, a Taiúva além das funções comuns aos tônicos, complementa a limpeza da pele;
  • Acredita-se que seja uma importante aliada para os ossos;
  • O látex exsudado do caule, ajuda no tratamento da Sífilis;
  • Têm sido utilizadas historicamente para tratar a artrite, bem como para os músculos doridos;
  • O látex extraído do fruto da Taiúva é utilizado na medicina popular para aliviar Dores de Dente;
  • A fruta tem ação emética e purgante, é usado macerado em água, cozido e torrado, para tratamento de dores de estômago;
  • O látex extraído do caule e do fruto apresentam propriedades Antimalária;
  • Pode ajudar a curar as células mais rápida e melhorar a aparência das áreas afetadas.

Efeitos Colaterais da Taiúva Para Saúde:

O extrato líquido deve utilizado sempre muito diluído, vez que pode ser cáustico. Deve-se tomar cuidado para não cair nos olhos. Caso isso ocorra, deve-se enxaguar com água fresca por 10 minutos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 25 Benefícios da Semente da Toranja Para Saúde

Os 40 Benefícios do Caroço de Ameixa Para Saúde