Os 40 Benefícios do Abiu Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Abiu para saúde são incríveis, pois o Abiu contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além disso, o Abiu é fruto do abieiro, uma árvore da família das Sapotáceas, a mesma família do quixaxá, tutiribá, sapoti, etc. Originário do Peru acha-se perfeitamente adaptado em nosso país. O Abiu tem uma coloração amarela e a casca lisa, apresentando látex leitoso que coagula em contato com ar. A polpa é translúcida, branca ou amarelada, mucilaginosa e doce. Em seu interior de 1 a 4 sementes lisas e pretas.

Abiu 

Valor Nutricional do Abiu:

O Abiu possui as vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3vitamina B5 e vitamina C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de fibras. A fruta contém propriedades adstringente, amarga, emoliente, tônica, desinfetante e nutriente. Então, confira os benefícios do Abiu para saúde:

1. Melhora a Sensação de bem Estar e Vitalidade:

Sem dúvidas o principal benefício do Abiu é o seu total envolvimento na ativação do sistema de enzimas que auxiliam na oxidação do açúcar, que é a principal fonte de energia para o corpo. Graças a essa ativação das enzimas, o corpo poderá obter maiores quantidades de energia, além da sensação de bem estar e vitalidade.

2. Combate Anemia:

O Abiu é rico em clorofila, que funciona como um purificador sanguíneo. O elevado teor de vitamina C aumenta a velocidade de absorção de ferro. Beber suco desta fruta aumenta regularmente o teor de hemoglobina no organismo para curar a anemia.

3. Cura Infecções no Ouvido:

O Abiu ajuda na cura das infecções de ouvido e surdez. O óleo desta fruta, cozido tem pode de lhe ajudar a tratar infecção no ouvido.

4. Combate a Febre:

A casca do abieiro é antidisentérica e baixa a febre, o azeite extraído das sementes desta fruta abranda inflamações na pele, sendo aplicado em forma de cataplasma sobre a região afetada.

5. Desintoxica o Organismo:

O Abiu e rico em sais minerais e diversos tipos de vitaminas, esta fruta atua também na desintoxicação do organismo. Ou seja, o consumo dessa fruta ajuda a eliminar as toxinas existentes no organismo, principalmente aquelas que prejudicam o funcionamento dos rins e do fígado.

6. Combate a Diarreia:

Graças à presença dos sais minerais no Abiu ela favorecer o desempenho dos defensores imunológicos, o consumo dela é capaz de ajudar no combate da diarreia, regulando naturalmente a flora intestinal.

7. Inibe a Formação de Tumores:

Esta fruta favorece na desintoxicação do organismo e fortalecimento da imunidade, o consumo regular dessa fruta contribui para evitar a formação de tumores nas mais diversas partes do corpo.

8. Trata Inflamações na Pele:

O óleo desta fruta é um dos tratamentos naturais mais eficazes para inflamações na pele. Ele é aplicado por meio de cataplasmas sobre a região afetada, auxiliando na limpeza e cicatrização do local.

9. Ajuda a Emagrecer:

O Abiu por estimular a eliminação das toxinas acumuladas no organismo, e também por manter o corpo hidratado, essa fruta contribui imensamente para o processo de emagrecimento, já que ela favorece também a eliminação da gordura na corrente sanguínea.

10. Melhora a Saúde Nervosa:

A Abiu  também oferece benefícios para a saúde nervosa. Isso porque em quantidades corretas, essa vitamina tem a função de estimular uma boa memória, concentração e raciocínio. Segundo pesquisas, ela também é capaz de prevenir o mal de Alzheimer.

11. Melhora a Saúde do Coração:

A Abiu também é ótima para o coração, pois ela é responsável por estimular a produção da acetilcolina que são neurotransmissores os quais possuem a função de transmitir mensagens dos neurônios até os músculos. E isso inclui o coração. Além disso, ela também tem o papel de proteger a regularidade das funções do coração. Ela faz isso enquanto melhora a comunicação entre esse músculo e sistema nervoso.

12. Melhora a Saúde Ocular:

Segundo pesquisas, a Abiu é capaz de retardar o desenvolvimento da catarata. Estudos em pacientes mostraram que há menor ocorrência da doença em pessoas que possuem quantidades adequadas desta fruta no organismo.

13. Ação Antioxidante:

A Abiu tem a função de proteger o corpo dos radicais livres, que são substâncias nocivas e as grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce.

14. Melhora o Ganho de Massa Muscular:

Ótimas notícias para quem quer ganhar massa muscular. Essa vitamina também garante que os músculos recebam o oxigênio necessário para se desenvolverem. Além de melhorar a comunicação do sistema nervoso, o que garante que os movimentos de contração muscular sejam melhor executados durante o treino.

15. Melhora a Visão:

O Abiu é benéfica para melhorar a visão devido ao seu maior conteúdo de Vitamina A. Além disso, o ela também ajuda a prevenir vários distúrbios oculares.

16. Fortalece a Imunidade:

O Abiu contém grandes quantidades de vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade e a melhorar o mecanismo de defesa contra infecções e outros tipos de doenças.

Abiu fruta

17. Boa Fonte de Vitamina B3:

O Abiu é uma boa fonte de Niacina, que suporta a saúde da pele, sistema nervoso central e sistema digestivo. NAD (nicotinamida adenina dinucleótida) e NADP (nicotinamida adenina dinucleótido fosfato) as duas coenzimas, são derivados da vitamina B3 e são necessárias para o metabolismo da glicose e da gordura.

18. Combate ao Transtorno Respiratório:

O Abiu é uma excelente mucilaginisa que ajuda a aliviar a tosse, resfriados, bronquites e entre outros distúrbios pulmonares.

19. Boa Fonte de Fibra:

O fibra encontrada na Abiu pode ajudar na rotina de perda de peso. Além disso, a fibra pode facilmente otimizar um sistema de digestão e acabar com os problemas intestinais.

20. Auxiliar na Perda de Peso:

O Abiu contem grandes quantidades de fibra que são essenciais para a perda de peso. Além disso esta fibra ajuda na boa digestão fazendo com que a pessoa perca o excesso de gorda do corpo.

21. Contribui Para a Prevenção do Câncer Cervical:

A Abiu auxilia o nosso corpo a combater as células pré-cancerígenas, pois ela se relaciona diretamente à confecção de novas e saudáveis células. Deste modo, esta vitamina é um grande aliado à prevenção do câncer cervical.

22. Combate as Acnes:

As ações positivas da Abiu contempla os tecidos que, quando danificados, costumam causar o surgimento de acne. A acne costuma surgir quando os tecidos estão inflamados por conta dos poros entupidos.

23. Diminui as Cãibras:

Abiu tem relação com a produção das células vermelhas, grandes responsáveis pelo transporte do oxigênio no nosso corpo. As cãibras têm relação com a baixa oxigenação dos músculos, e a produção de saudáveis células vermelhas é essencial para que o problema seja evitado.

24. Previne os Danos aos Nervos dos Tornozelos e Pés:

a principal causa da desconfortável sensação de queimação nos nossos pés e tornozelos é a falha de comunicação que ocorre entre os nervos e o cérebro. O consumo de Abiu contribui para que a transmissão dos dados aconteça de forma eficaz, prevenindo assim os danos aos nervos dos pés e tornozelos.

25. Protege dos Distúrbios no Sangue:

Um dos grandes responsáveis pelo surgimento da anemia são o e excesso ou a falta de glóbulos vermelhos defeituosos, que têm como consequência uma deficiente distribuição de oxigênio e nutrientes no corpo.

26. Reduz os Riscos de Catarata:

a concentração de Abiu é essencial para que as enzimas responsáveis pelo combate à opacidade do cristalino funcionem de maneira saudável, protegendo os nossos olhos de possíveis problemas, como a catarata.

27. Combate a Infertilidade:

todas as vitaminas do complexo B, o que inclui a Abiu, são importantes para as mulheres que desejam engravidar, bem como para a saúde do feto, já que elas ajudam a produzir novas e saudáveis células.

28. Reduz os Riscos de Perda de Memória e mal de Alzheimer:

a Abiu beneficia a formação da bainha de mielina, que reveste e protege as fibras nervosas, permitindo assim que os neurônios possam trocar mensagens entre si.

29. Reduz a Enxaqueca:

Os benefícios da Abiu para a enxaqueca são comprovados por diversos estudos. As causas da enxaqueca são irrelevantes, já que o problema pode ser combatido com a ingestão de altas doses da vitamina, desde que sob orientação médica.

É benéfica para os cabelos, unhas e pele: as unhas, cabelos e peles são beneficiadas pela Abiu, pois esta garante uma aparência mais bonita e saudável.

30. Retarda o Envelhecimento:

Por ser um antioxidante, esta frutaé positiva para a pele, já que combate a ação dos radicais livres.

31. Decompõe Gordura e Libera Hormônios:

Abiu ajuda a garantir a energia que nosso corpo precisa, já que ela decompõe os carboidratos, as gorduras e as proteínas, promovendo assim uma melhor performance física. Além disso, a Abiu libera hormônios que são importantes durante a realização de atividades físicas, contribuindo assim para uma sensação de satisfação e bem estar.

32. Previne o Câncer:

O Abiu contem enzimas que têm a capacidade de combater o câncer. Além disso, a Abiu possui acetogenina que é uma célula anti-cancerígenas.

33. Melhora a Digestão:

Esta fruta é rica em fibra que pode ajudar a facilitar o sistema digestivo, evitando a obstipação exposta. Além disso, o conteúdo dos benefícios da fibra também ajuda a nutrir os órgãos digestivos, como o estômago e o intestino.

fruta Abiu

Outros Benefícios da Abiu Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima a Abiu desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Prevenção de câncer;
  • Melhoria da saúde dos ossos, dentes e gengivas;
  • Aumenta a absorção de ferro no intestino.
  • Ótimo para combater o transtorno respiratório;
  • Ajuda a combater a catarata.

Como Usar o Abiu:

O Abiu é consumido quase sempre ao natural, mas pode ser conservada em até uma semana quando refrigerada.

Como fruta seca, deve ser consumida quando estiver bem madura (com a casca toda amarela), do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios. O Abiu é consumido ao natural, mas também pode ser usado no preparo de sucos, doces, saladas de frutas, sorvetes e geleias.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

berinjela

Os 40 Benefícios da Berinjela Para Saúde

Os 40 Benefícios do Amendoim Para Saúde