Cromo: Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Cromo é muito importante para a saúde, pois está envolvido em muitos processos o nosso corpo. Além disso, o Cromo é um dos minerais que precisamos consumir diariamente através dos alimentos para garantir o bom funcionamento do organismo.

Assim como o zinco e o selênio, ele é conseguido por meio da alimentação, e quando consumido nas doses diárias recomendadas ajudam o organismo a prevenir e combater diversos tipos de males e doenças.

beneficios do cromo

Como principal função, o Cromo ajuda a potencializar a função da insulina, que é responsável pela distribuição do açúcar no corpo sempre que comemos. Estudos demonstraram que ele também age ajudando a diminuir o colesterol, e a evitar doenças do coração.

Além disso ele pode ser usado como complemento na perda de peso, pois na sua forma de picolinato de Cromo (quando ligado a um aminoácido) ajuda a manter um metabolismo saudável, queimar a gordura e acelerar a perda de peso em pessoas obesas. Também ajuda no aumento da massa muscular.

Lista de alimentos ricos em Cromo

Os principais alimentos ricos em Cromo são:

  • Carnes, frango e frutos do mar;
  • Ovos;
  • Leite e derivados;
  • Grãos integrais como aveia, linhaça e chia;
  • Alimentos integrais, como arroz e pão;
  • Frutas, como uva, maçã e laranja;
  • Vegetais, como espinafre, brócolis, alho e tomate;
  • Leguminosas, como feijão, soja e milho.

O organismo precisa apenas de pequenas quantidades de Cromo diariamente, e sua absorção no intestino é melhor quando ele é ingerido com alimentos ricos em vitamina C, como laranja e abacaxi. Então confira os Benefícios do Cromo Para Saúde:

Benefício do Cromo Para Retardar o Envelhecimento:

Esse nutriente tem vitamina C que é uma ótima arma antioxidante que previne a oxidação do organismo, deixando-o mais saudável e preservando a saúde das células, ou seja, retardando o envelhecimento.

Benefício do Cromo Para o Sistema Imunológico:

Por trazer vitamina C e ter efeito antioxidantes, esse nutriente faz bem ao sistema imunológico e previne o organismo contra problemas de saúde relacionados a infecções trazidos por fungos e micróbios. Ele também possui ação antisséptica e antimicrobiana, que reduzem a incidência de parasitas no corpo. A fruta também é antibacteriana e age contra bactérias que trazem a pneumonia e infecções na pele..

Ajuda a Reduzir a Gordura Corporal:

Entre as funções e benefícios do Cromo, sua ação antioxidante é provavelmente a mais importante. Através dessa função ele é capaz de neutralizar os radicais livres, ajudando a eliminar as toxinas do corpo, sua ação antioxidante elimina a gordura do corpo, substâncias que figuram como uma das causas de muitas doenças crônicas e degenerativas.

Benefício do Cromo Para o Ganho de Massa Muscular:

O Cromo certamente contribui para o ganho de massa muscular.. Além de influenciar a saúde muscular indiretamente através do sistema circulatório e dos níveis de cálcio e potássio, a atuação dos seus antioxidante protege os músculos dos radicais livres que são normalmente liberados após os treinos de resistência muscular. Dessa forma, os músculos se recuperam mais rápido e melhor, o que facilita o ganho de massa muscular.

Ajuda a Diminuir o Colesterol Ruim:

A absorção do colesterol nas artérias é impedida pela ação da ligação das fibra com os sais biliares. As fibras com a ajuda do Cromo diminuem a reabsorção do colesterol, evitando assim quaisquer doenças relacionadas com o coração.

fontes de cromo

Benefício do Cromo Para Tratar o Diabetes:

Ele ajuda a combater a diabetes, Juntamente com a sua capacidade de parar com o ganho de peso, inibindo a enzima alfa-amilase e principalmente carboidratos de ser absorvido, que são facilmente convertidos em açúcares simples e gorduras.

Uma dieta de carboidratos -pesado pode aumentar as chances de glicose descontrolada e os níveis de insulina, que é um dos maiores problemas para as pessoas que sofrem de diabetes. Esse nutriente pode ajudar a monitorar e controlar estas flutuações.

Beneficio do Cromo Para a Inflamação:

A inflamação é um grave problema de cuidados da pele e também afeta alguns órgãos internos do corpo que pode causar uma grande dose de desconforto e até mesmo dor. Ele ainda é um bom remédio para o tratamento da inflamação.

Ajuda a Combater à Insônia:

Um dos minerais presentes no Cromo é o magnésio e a cafeina, que está ligado à melhoria da qualidade, duração e tranquilidade do sono, o que contribui com o combate à insônia para as pessoas que sofrem com o problema.

Benefício do Cromo Para Combater à Celulite:

Na dieta ele ajuda a reduzir aquela vontade de comer doces,e a transformar o carboidratos que você come em energia, assim não estocando eles em seu corpo se transformando em gordura, assim ela evita a gordura localizada e a celulite.

cromo

Sintomas da Deficiência de Cromo:

Os principais sintomas são:

  • Excesso de fome;
  • Sensação de necessidade por comer massas e doces;
  • Crises de hipoglicemia (queda do açúcar no sangue).

É por meio de Exames de Sangue que conseguimos verificar se realmente há uma deficiência de Cromo em nosso organismo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Magnésio – Fontes, Benefícios e Deficiência

Manganês – Fontes, Benefícios e Deficiência