Nutrientes

Cromo – O que é, Para que Serve, Fontes e Benefícios

fontes de cromo

O Cromo é muito importante para a saúde, pois está envolvido em muitos processos o nosso corpo. Além disso, o Cromo é um dos minerais que precisamos consumir diariamente através dos alimentos para garantir o bom funcionamento do organismo.

Assim como o zinco e o selênio, ele é conseguido por meio da alimentação, e quando consumido nas doses diárias recomendadas ajudam o organismo a prevenir e combater diversos tipos de males e doenças.

beneficios do cromo

Como principal função, o Cromo ajuda a potencializar a função da insulina, que é responsável pela distribuição do açúcar no corpo sempre que comemos. Estudos demonstraram que ele também age ajudando a diminuir o colesterol, e a evitar doenças do coração.

Além disso ele pode ser usado como complemento na perda de peso, pois na sua forma de picolinato de Cromo (quando ligado a um aminoácido) ajuda a manter um metabolismo saudável, queimar a gordura e acelerar a perda de peso em pessoas obesas. Também ajuda no aumento da massa muscular.

o que é cromo?

O cromo é um mineral encontrado em certos alimentos e no meio ambiente. Existem duas formas conhecidas: trivalente e hexavalente.

A forma trivalente é encontrada nos alimentos (e será o foco das seguintes informações). O cromo hexavalente é tóxico e é encontrado na poluição industrial.

Em suplementos, você pode encontrar  disponível em várias formas, incluindo:

  • Cloreto de cromo;
  • Nicotinato de cromo;
  • Picolinato de cromo;
  • Levedura com alto teor de cromo;
  • Citrato de cromo.

Não se sabe qual forma é mais eficaz no corpo humano, mas o cloreto de cromo, em particular, tem baixa biodisponibilidade. Isso significa que não é muito bem decomposto e absorvido pelo corpo.

Para que serve o cromo?

O cromo é um mineral que existe em várias formas. Embora uma forma perigosa possa ser encontrada na poluição industrial, uma forma segura é encontrada naturalmente em muitos alimentos.

Esta forma segura, o trivalente, é normalmente considerada essencial, o que significa que deve ser obtida na dieta. Embora alguns pesquisadores questionem se este mineral é realmente essencial, ele serve a várias funções do corpo.

Por exemplo, é parte de uma molécula chamada cromodulina, que ajuda o hormônio insulina a realizar suas ações no corpo. A insulina, uma molécula liberada pelo pâncreas, é importante no processamento de carboidratos, gordura e proteína pelo corpo.

Curiosamente, a absorção de cromo no intestino é muito baixa, com menos de 2,5% ingerido sendo absorvido. No entanto, o picolinato de cromo é uma forma alternativa que é melhor absorvida.

Por esse motivo, esse tipo é comumente encontrado em suplementos dietéticos, sendo geralmente a versão de cromo mais utilizada qunado se diz respeito a suplementos, principalmente quando a pessoa quer tomar algo para ajudar emagrecer.

fontes de cromo

Lista de alimentos ricos em Cromo

Os principais alimentos ricos em Cromo são:

  • Carnes, frango e frutos do mar;
  • Ovos;
  • Leite e derivados;
  • Grãos integrais como aveia, linhaça e chia;
  • Alimentos integrais, como arroz e pão;
  • Frutas, como uva, maçã e laranja;
  • Vegetais, como espinafre, brócolis, alho e tomate;
  • Leguminosas, como feijão, soja e milho.

No entanto, as quantidades de cromo nesses alimentos variam amplamente. Dependendo das condições locais do solo e da água, bem como dos processos agrícolas e de manufatura usados ​​para produzi-los.

Por exemplo, a quantidade de cromo pode variar 50 vezes em amostras de farinha de aveia devido às diferenças de crescimento e processamento, por isso é importante saber a origem dos alimentos.

Algum cromo também pode ser transferido para alimentos de equipamentos de aço inoxidável durante o processamento de alimentos e de potes e panelas durante o cozimento.

Benefícios do cromo:

Retardar o Envelhecimento:

Esse nutriente tem vitamina C que é uma ótima arma antioxidante que previne a oxidação do organismo, deixando-o mais saudável e preservando a saúde das células, ou seja, retardando o envelhecimento.

Para o Sistema Imunológico:

Por trazer vitamina C e ter efeito antioxidantes, esse nutriente faz bem ao sistema imunológico e previne o organismo contra problemas de saúde relacionados a infecções trazidos por fungos e micróbios.

Ele também possui ação antisséptica e antimicrobiana, que reduzem a incidência de parasitas no corpo. A fruta também é antibacteriana e age contra bactérias que trazem a pneumonia e infecções na pele..

Reduzir a Gordura Corporal:

Entre as funções e benefícios do Cromo, sua ação antioxidante é provavelmente a mais importante. Através dessa função ele é capaz de neutralizar os radicais livres, ajudando a eliminar as toxinas do corpo, sua ação antioxidante elimina a gordura do corpo, substâncias que figuram como uma das causas de muitas doenças crônicas e degenerativas.

Ganho de Massa Muscular:

O Cromo certamente contribui para o ganho de massa muscular. Além de influenciar a saúde muscular indiretamente através do sistema circulatório e dos níveis de cálcio e potássio.

Seus antioxidante protege os músculos dos radicais livres que são normalmente liberados após os treinos de resistência muscular. Dessa forma, os músculos se recuperam mais rápido e melhor, o que facilita o ganho de massa muscular.

Diminuir o Colesterol Ruim:

A absorção do colesterol nas artérias é impedida pela ação da ligação das fibra com os sais biliares. As fibras com a ajuda do Cromo diminuem a reabsorção do colesterol, evitando assim quaisquer doenças relacionadas com o coração.

Tratar o Diabetes:

Ele ajuda a combater a diabetes, Juntamente com a sua capacidade de parar com o ganho de peso, inibindo a enzima alfa-amilase e principalmente carboidratos de ser absorvido, que são facilmente convertidos em açúcares simples e gorduras.

Uma dieta de carboidratos -pesado pode aumentar as chances de glicose descontrolada e os níveis de insulina, que é um dos maiores problemas para as pessoas que sofrem de diabetes. Esse nutriente pode ajudar a monitorar e controlar estas flutuações.

Para a Inflamação:

A inflamação é um grave problema de cuidados da pele e também afeta alguns órgãos internos do corpo que pode causar uma grande dose de desconforto e até mesmo dor. Ele ainda é um bom remédio para o tratamento da inflamação.

Combater à Insônia:

Um dos minerais presentes no Cromo é o magnésio e a cafeina, que está ligado à melhoria da qualidade, duração e tranquilidade do sono, o que contribui com o combate à insônia para as pessoas que sofrem com o problema.

Combater à Celulite:

Na dieta ele ajuda a reduzir aquela vontade de comer doces,e a transformar o carboidratos que você come em energia, assim não estocando eles em seu corpo se transformando em gordura, assim ela evita a gordura localizada e a celulite.

cromo

Sintomas da Deficiência de Cromo:

Os principais sintomas são:

  • Excesso de fome;
  • Sensação de necessidade por comer massas e doces;
  • Crises de hipoglicemia (queda do açúcar no sangue).

É por meio de Exames de Sangue que conseguimos verificar se realmente há uma deficiência de Cromo em nosso organismo.

Cromo emagrece?

A perda de peso com cromo depende do tipo de metabolismo. Devido ao papel no metabolismo dos nutrientes, alguns estudos examinaram e apontaram que é um suplemento eficaz para perda de peso.

Uma grande análise analisou 9 estudos diferentes, incluindo 622 pessoas com sobrepeso ou obesas, para entender completamente se este mineral é útil para perda de peso.

No geral, este estudo descobriu que o cromo causa uma quantidade muito pequena perda de peso. Mas a perda de peso no relatório é principalmente na gordura corporal, o que é muito bom.

Muitos outros estudos em adultos saudáveis ​​mostraram o efeito deste suplemento na composição corporal (gordura corporal e massa corporal magra), especialmente quando combinado com exercícios.

Cromo é bom para diabetes?

Como o cromo tem um papel bem documentado na ação da insulina o cromo geralmente é super indicado para aqueles que sofrem com diabete. Experimentos mostram que a deficiência pode causar diabetes.

E o valor crucial do mineral para prevenir e tratar diabetes em pacientes com TPN foi descoberto no final dos anos 1970. E diversos estudos produziram resultados positivos do cromo até para amenizar os sintomas da diabete crônica.

Avaliações de vários estudos mostram que os suplementos de cromo diminuíram significativamente os níveis de açúcar no sangue e triglicerídeos em pessoas com diabetes tipo 2.

Uma revisão sistemática de 25 estudos descobriu que a suplementação com 200 microgramas (mcg) de cromo melhorou o controle glicêmico sem aumento dos efeitos colaterais em comparação com o placebo.

Interações do cromo com medicações:

Certos medicamentos podem afetar a absorção de cromo no corpo ou aumentar a excreção (o que significa que seu corpo se livra de mais). Esses incluem:

Antiácidos;
Corticosteróides;
Bloqueadores H2 (cimetidina, famotidina e nizatidina);
Inibidores da bomba de proteína (omeprazol, lansoprazol, rabeprazol, pantoprazol e esomeprazol);

Outros medicamentos podem ter seus efeitos potencializados pela ingestão de cromo. Esses incluem:

Bloqueadores beta;
Corticosteróides;
Insulina;
Ácido nicotinico;
Antiinflamatórios não esteroidais;
Inibidores de prostaglandina.

O cromo picolinato é seguro?

Picolinato de cromo é a forma de cromo comumente encontrada em suplementos dietéticos. Que é usado para melhorar a resposta do corpo à insulina ou reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

Além do mais, pode ajudar a reduzir a fome, os desejos e a compulsão alimentar. No entanto, não é eficaz na produção de perda de peso significativa.

A deficiência parece ser rara, e existem preocupações de que a forma picolinato de cromo possa produzir efeitos prejudiciais em seu corpo.

No geral, o picolinato de provavelmente não vale a pena tomar para a maioria das pessoas. Se quiser tomá-lo, discuta os riscos e benefícios com um profissional de saúde experiente.

Possíveis efeitos colaterais do cromo:

A boa notícia é que a maioria das pessoas consegue ingerir sem problemas. Os possíveis efeitos colaterais mais comuns são dificuldade para dormir no início da ingestão de suplementos de cromo; muitos sonhos vívidos; e tremores leves.

Em geral, também é seguro, portanto, se o cromo for um tratamento potencial para a depressão, é provável que seja fácil de usar para a maioria das pessoas.

Mulheres grávidas ou amamentando podem ser a única exceção, pois não foi testado para segurança durante a gravidez e a lactação.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.