Chá de Papo de Peru – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Papo de Peru – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, o Papo de Peru, de nome científico Aristolochia clematitis, é uma planta da família das Aristolochiaceae.

Sendo também popularmente conhecida como mil-homens, jarrinha, raiz de cobra e outras denominações. Trata-se de uma planta trepadeira vigorosa, com flores não convencionais, casca espessa e caule volúvel, lenhoso e ramificado.

cha de papo de peru

De rápido crescimento, a espécie é indicada para cobrir cercas, caramanchões, treliças, arcos e telas, entre outros suportes. Além disso, o papo de peru é conhecido graças às suas propriedades medicinais.

Origem do Chá de Papo de Peru:

O Papo de Peru ou cassaú, como também é chamada esta planta de mais de 50 espécies, é uma trepadeira nativa do Brasil, que cresce enroscada em árvores vizinhas. Possui caules com sulcos revestidos de casca espessa e folhas em forma de coração ou semelhantes a um rim.

As flores são de coloração amarelo clara e muito grandes. O fruto é constituído por cápsulas de 10 centímetros de comprimento. Esta planta é muito encontrada nas matas brasileiras e, em cada região, há uma predominância de determinada espécie. Não só no Brasil é utilizada como planta medicinal, mas em toda a América do Sul.

Propriedades do Chá de Papo de Peru:

Os princípios ativos incluem óleo essencial, ácido aristolóquico, taninos, pigmentos e aristoloquina. Dentre as propriedades medicinais da planta estão a sua ação relaxante, calmante (atuando em dores cardíacas, gástricas, intestinais ou respiratórias), diaforética, emenagoga, febrífuga, oxitócica e estimulante.

O Chá de Papo de Peru é indicado para tratar uma série de condições de saúde, incluindo chagas, asma, febre, diarreia, eczemas, erupções cutâneas, feridas, dores, indigestão, problemas menstruais, cãibras, trombose, picada de cobra e úlceras na perna.

Benefícios do Chá de Papo de Peru Para Saúde:

1. Chá de Papo de Peru Para o Coração:

O Chá de Papo de Peru ajuda na saúde do coração. Em um dos estudos realizados pela USP em São Paulo, foi observado que seus polifenóis ajudam a prevenir a aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nas artérias.

2. Trata a Sífilis:

Um dos usos mais conhecidos do Chá de Papo de Peru é no tratamento da sífilis. A sífilis é uma doença venérea que é transmitida por uma bactéria através das relações sexuais. Com isso, o chá, quando utilizado regularmente, pode ser um ótimo agente para o tratamento desta condição, já que ajuda o corpo a se livrar da bactéria.

3. Chá de Papo de Peru Para Queimar Calorias:

O Chá de Papo de Peru ajuda a acelerar o organismo, dando mais disposição aos sonolentos pela manhã e também na queima de calorias.

4. Melhora o Reumatismo:

Outra função muito conhecida do Chá de Papo de Peru é no tratamento do reumatismo e da artrose. Isso porque a casca da planta possui elementos que são conhecidos como antirreumáticos, por isso, fortemente indicados para estas condições.

Como Usar o Chá de Papo de Peru:

Para fazer uso do Chá de Papo de Peru, com segurança, é preciso conhecer muito bem o material pois, muitas espécies do gênero Plumeria são medicinais e tóxicas. Alguns estudos sobre usos medicinais possíveis do gênero Plumeria.

Uma revisão de constituintes fitoquímicos, usos tradicionais e propriedades farmacológicas, realizado aponta a possibilidade de usos medicinais do Chá de Papo de Peru em uma diversidade de tratamentos como sejam:

cha de papo de peru beneficios

Cuidados e Contraindicações do Chá de Papo de Peru:

Algumas literaturas recomendam o uso oral do papo de peru, no entanto, é preciso ressaltar que a planta é muito tóxica. O ácido aristolóquico é um princípio ativo de algumas das espécies e pode paralisar os rins. O Chá de Papo de Peru deve ser utilizado apenas sob orientação médica.

A erva pode ser encontrada em casas de produtos naturais. Para preparar o Chá de Papo de Peru, basta colocar duas colheres de sopa da planta em um litro de água fervente. Deixe ferver por 10 minutos. Para uso externo, o chá é indicado para lavar feridas e pode amenizar dores.

Pulsátila – Origem, Benefícios e Como Usar!

Briônia Branca – Origem, Benefícios e Como Usar!